Terminator: O mais poderoso gestor de terminais para Linux?

20 Comentários

O acesso à linha de comandos no Linux pode ser realizada de diferentes formas. No entanto existem ferramentas que facilitam toda a interacção do utilizador com o sistema e também disponibilizam outras funcionalidades que não estão normalmente presentes nas ferramentas nativas.

Ao nível dos terminais, hoje voltamos a sugerir o Terminator.

terminator_00


Originalmente criado pelo programador Chris Jones, o objectivo deste projecto é permitir ter vários terminais numa única janela. Inspirado em programas como o gnome-multi-term, quadkonsole, etc, o Terminator permite ainda que estas estejam dispostos na posição horizontal ou vertical.

Principais funcionalidades do Terminator

  • Possibilidade de organizar os terminais em grelha
  • Suporte para separadores
  • Suporte para atalhos
  • Possibilidade de guardar os layouts
  • etc

terminator_01

Como instalar o Terminator?

A instalação do Terminator no Ubuntu e derivados é muito simples. Para isso basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:gnome-terminator
sudo apt-get update
sudo apt-get install terminator

Alguns atalhos do terminator:

  • Ctrl+Shift+W: Fecha um terminal
  • Ctrl+Shift+E: Permite dispor um terminal na vertical
  • Ctrl+Shift+O: Divide na horizontal
  • Ctrl+Shift+N: Selecciona o terminal seguinte
  • Ctrl+Shift+P: Selecciona o terminal anterior

Para quem usa e abusa da linha de comandos do Linux  então o terminator é sem dúvida uma uma excelente aplicação para ter instalada no seu sistema. Deste forma, não necessitamos de ter várias janelas abertas com terminais do Linux, espalhadas pelo nosso ambiente de trabalho.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fox
    Fox

    A Funcionalidade mais interessante desta aplicação é a possibilidade de ‘linkar’ um input de um terminal a vários outros.
    Para quem gere clusters de máquinas em que as máquinas são todas clones, pode usar apenas um terminal para executar instruções em várias máquinas de uma só vez (função broadcast).

    1. Avatar de Mikas
      Mikas

      Para isso tens o Cluster SSH: cssh
      Usa o Xterm, mas funciona muito bem.

  2. Avatar de José Carlos Ferreira
    José Carlos Ferreira

    No Debain o terminal que uso não abre uma janela por cada terminal que eu precise. Usa tabulações! O que é realmente útli!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    e para Windows?
    Neste momento uso o superputty, é o que mais me agrada, mas lá está falta o broadcast de comandos para várias tabs.

  4. Avatar de Miguel F.
    Miguel F.

    Os meus terminais favoritos são:
    – o yakuake: ao carregar em F12 mostra/esconde o terminal; permite multiplas abas, etc
    – konsole: terminal para KDE que além de permitir múltiplas abas, etc, integra no editor de texto kate (podemos ter um terminal por baixo do texto que estamos a editar, muito útil para desenvolver scripts) e no gestor de ficheiros Dolphin (podemos ter um terminal por baixo para fazer comandos dentro de uma diretoria, por exemplo: rename ‘s/\.log/\.txt/’ *.log)

  5. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Gosto muito do terminator. Eu ja usei lxterminal ou o gnome-terminal, mas o terminator é o meu favorito.
    Gosto bastante a funcionalidade que dá para fazer split, para ter 2 terminais lado-a-lado dentro da mesma janela.
    E tabs, customização, excelente!

  6. Avatar de Simão
    Simão

    Como é que se faz para alterar as cores do terminator? Gostava de ter a pantalha que está ativa de uma cor diferente.

  7. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    A ultima vez que usei, estava incompleto sem opçoes de copy paste etc…. hoje em dia uso o terminology

  8. Avatar de Karkaju
    Karkaju

    Para o OSX temos o iTerm. É bem parecido.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como se compara o gnome connection manager a estes?

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Uso e recomendo.

  11. Avatar de Fernando Machado
    Fernando Machado

    Já usei o Terminator, hoje uso o AltYo.

  12. Avatar de Noob
    Noob

    O tmux é 30 vezes melhor corrido no guake ou terminal.

    1. Avatar de rand
      rand

      Pessoalmente também prefiro o tmux.

  13. Avatar de lmx
    lmx

    uso o tilda, mas o AltYo é muito bom.

  14. Avatar de rap
    rap

    O verdadeiro multiplexer é o tmux. Corre perfeitamente no Terminal do Linux, como também em OSX.
    https://github.com/tmux/tmux

  15. Avatar de Drakonian
    Drakonian

    Terminal, IDE, etc etc a serio? só emacs… ponto final :)))