SystemRescueCD 8.0 – O Linux que pode ‘salvar’ o Windows

20 Comentários

Já ouviu falar no SystemRescueCD? Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade… mas isso não quer dizer que seja perfeito. Apesar do elevado grau de estabilidade e suporte, o sistema pode falhar no arranque impossibilitando assim o acesso à informação (tais situações esporádicas também acontecem com o próprio Linux).

Nesses momentos nada melhor que ter o SystemRescueCD à mão! Vamos saber quais as novidades da versão 8.0.

SystemRescueCD 8.0 – O Linux que pode ‘salvar’ o Windows


SystemRescueCd 8.0 tem na base o Linux Kernel 5.10 LTS

O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada agora no Arch Linux), que pode correr através de um CD/DVD ou de um dispositivo USB, permitindo a reparação do sistema e recuperação de dados depois de o sistema ter “emperrado”.

Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar e editar partições no disco, reparar o sistema, reparar o boot, etc.

SystemRescueCD 8.0 – O Linux que pode ‘salvar’ o Windows

Novidades do SystemRescueCd 8.0.0

  • Baseada no Linux Kernel 5.10 LTS
  • Atualização das ferramentas de particionamento: parted-3.4, gparted-1.2.0
  • Atualização dos sistemas de ficheiros: btrfs-progs 5.10.1, xfsprogs 5.10.0, e2fsprogs 1.46.2
  • Atualização de algumas ferramentas: nwipe-0.30, dislocker-0.7.3, fsarchiver-0.8.6
  • XFCE 4.16
  • Python 3.9.2 
  • exfat-utils foi removido e deu lugar ao exfatprogs
  • Podem ver aqui todas as mudanças

O SystemRescueCD é sem dúvida uma ferramenta fantástica para usar quando o sistema “emperra” e queremos, por exemplo, resgatar todos os dados do disco. É simples de executar, rápido e traz consigo ferramentas fantásticas. Experimentem!

SystemRescueCd 8.0.0

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dajosova
    dajosova

    Que estratégia de clonagem/migração recomendam para passar um Windows Server 2012 num RAID 0 para um RAID 1 (no mesmo servidor). Fujitsu Primergy dos básicos com LSI MegaRAID.
    Usei o EASEUS ToDo Backup.
    Perdi o acesso por RDP e a ligação ao SQL a partir das outras máquinas na rede.
    Estava convencido que com a clonagem as bases de dados não seriam problema mas parece que ficou com um problema de certificado.
    Entretanto resolvi o RDP; era a Firewall.

    1. Avatar de dofino
      dofino

      Também me era útil a resposta a esta questão…
      Alguém?

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Clonar servidores? Só mesmo P2V, de resto é inútil, mais vale reinstalar.

  2. Avatar de euclides machado
    euclides machado

    Com ele consigo editar o Registro de um Windows que não está iniciando (boot) ?

  3. Avatar de Nuno Cardeiro
    Nuno Cardeiro

    Alguém experimentou face a winpe e derivados?

  4. Avatar de GreenTuxer
    GreenTuxer

    “ Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade”.

    E lá se perdeu a credibilidade toda do artigo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Na tua opinião, porque de facto, não há nenhum com tanta tentacularidade, diversidade de suporte e ferramentas para o mundo académico e profissional. 😉

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se for a vermos a profissão de engenheiro de eletrónica então perdeu-se a total credibilidade porque todas a ferramentas nesta profissão estão no Linux (e grátis) e se existir 1 no Windows então já é um milagre.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás a misturar tudo.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            “, diversidade de suporte e ferramentas para o mundo académico e profissional”
            Isto não é misturar também?

          2. Avatar de Vítor M.

            Não, até porque no mundo empresarial, tendo em conta as tecnologias e softwares usados, não consegues usar Linux.

        2. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Existe quase tudo em Win e Mac além de linux.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Vê se consegues encontrar um software para fazer placas de circuitos impressos para o Windows.

          2. Avatar de buuuuu
            buuuuu

            @Samuel MG, JLCPCB / EasyEDA não dá?

          3. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Só se encontra umas largas dezenas…

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Estaria a falar do SO ou das aplicações? Pela resposta do Vítor ele estava a falar das aplicações. É um facto que existem aplicações nas escolas que não funcionam em Linux, mas o Linux como SO bate o Ruim aos pontos.

  5. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Ser o SO mais utilizado,não quer dizer que seja o melhor..

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Também não quer dizer que não seja o melhor.
      Não qualifico nem utilizo SOs pelo seu rank ou user base, qualifico como cada SO tem os seus pontos fortes e pontos fracos, cabe fazer a utilização de cada SO conforme aquilo que se procura.
      Para mim é indiferente se é Windows, Linux, BSD, Unix, Xen, Solaris, MacOS, escolho o que uso de acordo com os meus objectivos, entrar em flame wars é para pessoas com necessidades limitadas que nunca tiveram que usar um pc para mais nada do que ir ao google.

  6. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    O que é que isto faz que o hirens não faça ?

    1. Avatar de buuuuu
      buuuuu

      Trabalha mais de 72 horas 😀