SystemRescueCd 1.6.0 – O Linux que ‘salva’ o Windows

22 Comentários

Foi anunciado recentemente a versão 1.6.0 do SystemRescueCD, criado por François Dupoux. O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada no Gentoo e utiliza o Xfce como desktop padrão), que corre através do leitor de CD/DVD ou dispositivo USB  e que permite a reparação do sistema e recuperar os dados depois de o sistema ter “emperrado”. Esta nova versão traz um conjunto de utilitários e métodos de gestão de dados, assim como a gestão/edição de partições no disco rígido.

SystemRescueCD_2

Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar editar partições no disco. Contém imensas ferramentas do sistema (parted, partimage, fstools, …) e ferramentas básicas (editores, ferramentas de rede…).

rescue_00

É bastante fácil de usar, bastar colocar no leitor de CDRom e iniciar a partir do cd. O kernel suporta a maior parte das partições de ficheiros (Ext2, Ext3 e Ext4, ReiserFS, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660 e btrfs), assim como sistemas de ficheiros de rede (samba e nfs). Veja aqui as ferramentas existentes.

É possível também correr o SystemRescueCD através de uma PENUSB. Veja aqui como fazer.

Licença:GPL
Sistemas Operativos: Linux/Windows/Mac/Solaris
Download: SystemRescueCd 1.6.0 [270 MB]
Homepage: SystemRescueCd

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D@nilo M@thias
    D@nilo M@thias

    Para mim uma ferramenta essencial, pois o ruwindows vive travando e corrompendo seus arquivos!!! Fora as ferramentas de particionamento.
    Vou baixar e testar.
    Ferramentas sempre úteis!!!

    Vlw

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, bastante útil

      Pedro Pinto
      ——————-
      Página de fãs do pplware no facebook: aqui

    2. Avatar de maximilian
      maximilian

      É estranho, o meu Windows funciona sem problemas. Deves ter algum problema para o teu windows passar a vida travando e corrompendo os dados…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        desculpa??
        faz la um uname -a e posta mas é aqui o resultado, deves estar a confundir a coisa, a tua maquina deve correr linux de certeza lol. Tens uma maquina windows que nunca empanca, fica mais lenta, n tem problemas de registry, virus,etc…epa não acredito.

        cmps

        1. Avatar de -_-'
          -_-‘

          O meu Windows não empanca, não fica mais lento, não tem problemas de vírus nem de registry. Tem tudo a ver com a pessoa que mexer nele. Se sabes o que fazes, o teu sistema operativo (qualquer que seja) andará sempre bem.

          1. Avatar de Axys
            Axys

            Concordo plenamente com o “maximilian” e com o “-_-“.
            Quando o computador emperra, botam a culpa no Windows.
            Quando o computador pega vírus, bota culpa no Windows.
            Quando dá algum erro desgraçado que ferra com os dados do computador, botam a culpa no Windows.
            Isso é muito interessante, como se o Windows tivesse vontade de corromper os seus dados.
            Se não cuida do seu computador, se não limpa, não o mantém organizado, sai acessando tudo qualquer site que ver pela frente, pegando vírus e mais vírus… não é culpa do Windows quando seus dados se corromperem.
            As pessoas não sabem cuidar do seu sistema e/ou do seu computador e ficam botando a culpa no Windows.
            Eu acho isso uma palhaçada

          2. Avatar de D@nilo M@thias
            D@nilo M@thias

            Meu sistema esta ok.
            Sempre ha clientes com problemas no windows, suas bibliotecas e registros!!!!

        2. Avatar de maximilian
          maximilian

          boas, já percebi que és um fan boy do linux. Eu não sou fan boy de nada a não ser de gajas e de euros. Quanto ao meu windows, repito o que escrevi no outro post: O meu Windows não empanca, não tem virus e nem tem problemas de registry.

          Concordo com tudo o que o “Axys” e o “-_-” muito bem escreveram.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Digo o mesmo, não tenho problemas com o Windows a mais de 4 anos, na altura era um puto.

            Mas não tão puto, que culpa-se o Windows, a culpa era minha.

            E vê-se agora, não tenho qualquer tipo de problema, quer seja virus ou dados, isto a mais de 4 anos.

        3. Avatar de Bzaina
          Bzaina

          Eu não percebo o pessoal que diz que o windows empanca por causa disto ou daquilo. Só sei que tenho instalado o meu w7 desde que a rtm saio e até hoje só tive 2 ecrans azuis devido a um adaptador wireless que tive…

          De resto já fiz a transição de ide mode para ahci,e consequentemente para raid mode, já instalei catrafulhada de software (uns por desinstalação normal e outros por restauro… falta de paciência para Maquinas virtuais), já tive 3 antivírus instalados no sistema e duas firewalls, já reinstalei actualizações do windows para voltar a colocar a minha chave original, entre muitas outras coisas que nem vale a pena descrever…
          Claro que há que ter em atenção a manutenção do próprio sistema operativo que muita gente não o faz. Mas acho que não é por ai que o sistema dá o berro, pois há já algumas ferramentas de qualidade que ajudam e bastante essa tarefa e que são aconselhadas aqui no pplware, no que toca a limpeza de temporários espalhados no disco, registo (faço manualmente também), arranque, entre outros.

          É de visar que nunca tive um virus activo no sistema.

          Acho que tudo é uma questão de ter atenção principalmente ao software que parece de confiança e depois não o é, estar minimamente ciente dos perigos que as páginas escondem e ter o sistema operativo actualizado pelo windows update…

          1. Avatar de Bzaina
            Bzaina

            Ah, para completar…

            Em termos de performance no meu sistema, sinceramente não noto degradação nenhuma, repito, nenhuma… Tanto em jogos como em arranque ou nos manuseio geral do sistema operativo.
            Ponho uma máquina com hardware semelhante ao meu, com uma instalação de sistema, com uma semana nem tanto de utilização normal, e não noto diferença nenhuma.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            boas…
            epa tendo em conta tantas provas de saúde da parte dos vossos sistemas, só tenho a dizer parabéns vocês são uns iluminados, e eu a pensar que eu é que fazia parte dos iluminados…
            de duas uma tenho sérias reticencias em relação a esses comentários acerca da não degradação, pois isso é um sintoma típico da MS, e faz com que a vossa maquina tenha que ter muita manutenção.
            Agora é claro, eu se quiser guardar o meu carro 50 anos, basta para isso sempre que avaria uma coisa substitui-la, e claro ao fim de 50 anos posso dizer que “o vosso carro não presta o meu tem 50 anos e ainda funciona” há pois claro, agora quando não tinha alternativa, eu também não me queixava, a partir do momento que descobri o que é bom e me habituei, ja nem sequer paciência tenho para andar a fazer manutenção no sistema, e mais a desfragmentação e um dos problemas mais graves, e contra este chega a uma altura que por mais que desfragmentes a maquina “deita-se” pelo que o melhor é pensares em um método masoquista que é a instalação…Again.lol
            parece que o w7 ja traz alguma esperteza nesse aspecto, corrijam-me se estiver enganado.

            cmps

          3. Avatar de Bzaina
            Bzaina

            Eu pelo menos falo por mim lol. Eu com o xp formatava 3 vezes por ano ou até mais…

            Só para teres noção, eu com o vista nunca me dei bem, preferi fazer uma workstation do w2008, que era visivelmente mais estável e rápido.

            Falaste na fragmentação, o próprio algoritmo de escrita do ntfs já não fragmenta os dados tão desnecessariamente e, além disso, o w7 já se desfragmenta levemente sozinho, pelo menos nas áreas mais criticas.
            Não sei como funciona no ext3/4 com ou sem journal, mas suponho até que o algoritmo de organização até seja mais eficiente q o do ntfs 🙂

            Sinceramente para linux já não tenho paciência, de andar as voltas e voltas, por coisas que poderiam ser tão simples, desde que instalo até a ter o sistema como eu quero. O pior é q entretanto acontece alguma coisa que estraga tudo lol
            Falta de skill e cabeça para comandos e tal.

            Cumps

  2. Avatar de arkan
    arkan

    Não estou ainda vendo utilidade para essa distro de salvador do windows, é so usar um ubuntu live cd, e ai vc tem acesso as partiçoes do windows, e fora q tem gravador de cd pequeno e simples, e lê pendrive, drive portatil, e tal….

    E o hirens boot cd com o mini winxp pe, ajuda bem. Que tal o pplware fazer uma materia sobre o mini pe atualizado como drivers de rede sem fio, eu acho ele bem util, para apagar o windows, e os linux que vem nos pcs de clientes e que ninguem gosta, ainda mais qndo o grub GRUDA na partição e nem sai com o fixmbr.

    mas bem vou testar isso….

    1. Avatar de D@nilo M@thias
      D@nilo M@thias

      Sempre uso o Hiren´s boot 10.4, que resolve o problema em 95% dos casos!!!
      Mais sempre bom ter uma ferramenta a + !!!

  3. Avatar de RF
    RF

    Tenho ali um netbook que encrava depois do logótipo do Windows (o costume), vou experimentar isto por USB.

  4. Avatar de Agatho
    Agatho

    Esta ferramenta parece-me bem útil, no entanto fica-me a duvida, se ao carregar o Windows o computador encravar, vamos iniciar com o CD, mas como sabemos que ferramenta do CD usar?

    1. Avatar de maximilian
      maximilian

      Pois isso é necessário experiência para o fazer. Geralmente usam-se ferramentas para verificar erros no disco. Mas cada caso é um caso…

  5. Avatar de delaorden

    Concordo com a maioria…. o Hiren’s boot resolve quase tudo. Acho o Windows o melhor sistema tambem.Ha muito tempo não tenho problemas com ele.Uso o Win Xp numa máquina e o Win7 em outra.O Win7 esta quase perfeito. O Linux é porreiro e tal mas só pra brincar mesmo de geek.
    Abraço a todos

    P.S.: as únicas telas azuis que vez por outra acontecem é por causa de um driver da placa gráfica.Facil solução

  6. Avatar de assis oliveira
    assis oliveira

    Tambem não soou fan boy de nada mas quero fazer coro ao pessoal que defendeu o Windows aqui. Muita coisas ruim acontecia antes e por isso virou quase unanimidade resaltar a pessima qualidade de versões antigas do windomws. Visto que os usuarios ficaram mais espertos e gritou geral, eu penso que do vista e definitivamente com W7, a microsoft parece ter tomado jeito.Digo que abuso do meu W7 a mais de tres anos não tenho mais as cosntantes quebras de sistemas que tinha antes e os problemas que eu tinha com versões anteriores diminuiram e muito. Não relaxo cuido do meu sistema como uma coisa muito preciosa. Esse é o segredo.

  7. Avatar de flavio
    flavio

    alguem me pode ajudar?
    eu necessito mesmo disto, o meu windows nao arranca e eu ja gravei isto num cd mas como e que eu consigo ter acesso aos meus ficheiros?
    se alguem me puder ajudar eu agradecia
    cumps.

  8. Avatar de flavio
    flavio

    preciso mesmo