Sushi, huh? Actualize o seu Linux sem estar ligado à Internet

16 Comentários

O Sushi, huh é uma aplicação que permite de forma muito simples obter actualizações de várias distribuições Linux através de um computador ligado à Internet, guardar essas actualizações por exemplo numa PEN USB e instalar num outro computador que não tenha qualquer acesso á Internet. Basicamente, esta aplicação permite a instalação offline de updates.

sushi_hum

A aplicação possui uma interface Web, onde é possível definir a distribuição, repositórios e pacotes que se pretendem obter. Actualmente possui suporte para as distribuições Debian, Fedora, Ubuntu, Mandriva e openSuse.

Esta aplicação foi desenvolvida em Python e é multi-plataforma (Windows e Linux). Está traduzida para os seguintes idiomas: inglês, espanhol, italiano e português.

Como usar o Sushi?

  • Windows

Depois de descompactar, correr o ficheiro sushi_huh.bat, que se encontra na pasta ‘src’

  • Linux

Depois de compactar, definimos permissões de execução (+x) para o ficheiro  sushi_huh.py

chmod +x sushi_huh.py

Para executar a aplicação web-based, basta escrever o seguinte comando:

./sushi_huh.py

A aplicação recorre a um WebServer integrado, e usa o porto 7874 para funcionamento (http://localhost:7874)

sushi_1

Após carregarmos em Next, definimos qual a distribuição para a qual pretendemos fazer o download dos pacotes:

sushi_2

Definimos a arquitectura da máquina que não tem acesso à Internet:

sushi_3

Em seguida, é apresentada uma lista de pacotes para download.

sushi_packs

Seleccionamos as que pretendemos, e carregamos no botão Download. Os pacotes serão guardados em sushi-huh\src\downloads

sushi_4

A seguir carregamos copiamos toda a pasta sushi-huh para uma Pen USB e levamos para o outro computador. Mandamos  executar a aplicação e carregamos no botão Synchronize

sushi_6

O processo de instalação offline de pacotes é bastante simples. O conceito da aplicação é deveras interessante, no entanto consideramos que o aspecto gráfico poderia estar melhor. A capacidade da aplicação ser multi-plataforma abre um leque de possibilidades e novos desafios.

Licença: GNU General Public License (GPL v3)

Sistemas Operativos: Windows e Linux

Download: Sushi huh 0.5.3

Homepage: Sushi huh

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruthless
    ruthless

    Nice !

    Dá jeito.

  2. Avatar de lmx
    lmx

    sim especialmente se estivermos fora de um sistema igual ao que queremos actualizar.
    Se estivermos num ubuntu e quisermos actualizar outro ubuntu, podemos fazer isso sem este aplicativo, pois podemos apenas fazer download das actualizações, mas se estivermos noutro sistema, é mais dificil.
    Agora estou em xp com rede vou ja poupar a minha 3g e actualizar o meu ubuntu de casa(em casa não uso outro os).
    Bom trabalho tem vindo esta equipa do pplware a desenvolver, tenho que “tirar o chapeu” ao trabalho que voces teem vindo a fazer.
    parabéns e continuem o bom trabalho.

    cmps

  3. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    não me aparece a pagina web e também ja tentei http://localhost:7874 e nada, voces conseguiram correr bem isto?
    cmps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim. Estás a correr em Windows ou Linux? Atenção a Firewall.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas em winxp, mas ja desactivei karsperky e firewall entretanto adicionei uma excepção também a firewall para esta porta de saida.
        mas andei a dar umas voltas a isto e a perceber como a coisa funciona e fui ate a pasta src e corri a ultima linha do ficheiro *.bat e deu-me isso abaixo.
        não pecebo nada de python mas algo esta errado para mim pelo menos, a linha que corri do *.bat:
        J:\sushi-huh\src> il_cuore\python25python.exe sushi_huh.py

        o erro logo a seguir:

        Traceback (most recent call last):
        File “sushi_huh.py”, line 43, in
        sushi_huh = Server() “<–***passa-se quando cria este objecto***********"
        File "il_cuore\engine\sushi_huh_Server.py", l
        self.local_ip_address = socket.gethostbynam
        socket.gaierror: (11001, 'getaddrinfo failed')

        o ficheiro deve ter algum erro na linha quarenta, embora ele diga linha 43:
        from sushi_huh_Server import Server
        ja fui ver em J:\sushi-huh\src\il_cuore\engine e esta la esse ficheiro sushi_huh_Server, mas…apartir daqui para mim começa a ser mais hardcore eu nem conheço python…
        existe alguma confirmação que ja correu convosco em windows?
        obrigado

        cmps

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          não esta a conseguir criar o servidor acho eu não sei é porque, pois eu ja corri o fichiro bat varias vezes e termina sempre com esse erro.

          cmps

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Boas lmx,

            Fiz uma pesquisa na blogosfera, alguem também tem esse erro mais não encontrei a solução.
            Tenta colocar isso em c:\

  4. Avatar de mezulig

    Excelente dica!!! Vai figurar nos meus favoritos.

  5. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    A aplicação recorre a um WebServer integrado, e usa o porto 7874 para funcionamento (http://localhost:7874)
    ________________________________________________________________________________

    Obs.: Não queres dizer, e usa a porta 7874

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Alvaro

      A “guerra” de sempre 🙂 Porto ou porta para mim é igual, uso os dois termos.

      1. Avatar de Alvaro Anjos
        Alvaro Anjos

        Ok 😉

  6. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    quando voltar ao windows vou experimentar, eu acho que sera um erro devido aos sockets pelo que vi do codigo socket.getxpto é uma função onde tenho um erro.
    Corri o codigo no python para ver os erros a surgirem.
    o que fiz foi saquei o programa e corri a partir do desktop,
    corri o *.bat e nem sequer via o erro pois era muito rapido a mostar o erro, mas não me mostrava nada.
    pelo que agarrei no codigo e corri a seguir na consola de python (ou IDE), e foi aqui que vi os erros.
    depois puxei o prog para a raiz da pen e a mesma coisa realmente ainda não experimentei na raiz do windows.
    quando estiver no windows vou experimentar.

    cmps

  7. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Pelo erro que deu, diria que não conseguiu obter o endereço da máquina para activar essa porta.
    Por exemplo:
    placa de rede 1 : 192.168.1.10
    placa de rede 2 : 10.0.0.123
    e tu queres correr o server SÓ na placa 1
    tens q lhe indicar onde ele vai “agarrar” a porta, nem que seja na 127.0.0.1 😀

    tive o mmo problema com o web2py 😀 até ler o manual 😀 😀 😀

    1. Avatar de lmx
      lmx

      mas…ñão consegui como?
      realmente a minha rede estava sempre a cair hummm.
      vou experimentar novamente.
      cmps

  8. Avatar de BSD
    BSD

    Se o Synaptic estiver instalado basta selecionar os pacotes que voce deseja instalar, ai no meu arquivo “Generate package download list” e salvar. Com essa lista voce baixa em qualquer outro computador os pacotes, basta usar o wget.exe ou algum gerenciador de downloads que importe a lista.

  9. Avatar de dockme
    dockme

    Arch linux -> ABS
    Gentoo -> Portage