SUSE Studio, faça o seu Linux

18 Comentários

Por uma razão ou outra, todos nós temos necessidades e preferências pessoais. Num sistema operativo pode acontecer o mesmo. E apesar de existirem actualmente várias distribuições de Linux, a sensação é que por vezes falta sempre algo mais.

Foi com base nesta ordem de ideias que a Novell lançou recentemente o seu mais recente projecto denominado SUSE Studio. O novo “pet project” desta empresa, pretende ser uma aplicação web flexível e gratuita, que lhe permite construir a sua distribuição de Linux, à sua imagem e semelhança. Sem grandes conhecimentos de Linux e apenas à distância de poucos cliques, qualquer pessoa em questão de alguns minutos, pode construir um Sistema Operativo à sua imagem e semelhança, pronto para descarregar. Sem chatices, nem complicações e tudo acessível através de um site de internet, mais fácil não poderia ser.

O SUSE Studio permite-lhe criar:

  • Uma appliance VMware ou Xen , apenas com os componentes que precisa para poder fazer deploy da sua aplicação para sistemas de produção.
  • A sua própria Distribuição de Linux, com todas aquelas aplicações que quer e nenhuma outra distribuição traz, em formato Live CD ou DVD.
  • A a sua Distribuição de Linux numa Pen USB, para que possa andar com Linux para onde quer que vá.
  • Um meio de instalação no seu computador pessoal, do seu CD, DVD, ou Pen USB.

Talvez o SUSE Studio do meu ponto de vista, não interesse tanto ao “Average Joe”, que apenas quer correr o seu Linux no seu computador pessoal. Mas claramente esta solução é bastante inteligente por parte da Novell em piscar o olho a possíveis clientes na área empresarial, sendo obviamente uma ferramenta bastante útil para construir soluções específicas à base de virtualização, talhadas para correr em servidores dedicados. Ora e se o que esta página por baixo gera, não será mais que uma versão personalizada do OpenSUSE (a versão comunitária com suporte da Novell), obviamente esta poderá tirar todo o partido deste facto ao nível de suporte técnico.Como a aplicação actualmente se encontra em estado alpha, apenas um grupo selecto de utilizadores se encontra a testar esta plataforma. Porém, para todos os interessados em testar a plataforma podem dar o seu email na página principal e mal sejam abertas novas slots, serão convidados para testar a plataforma.

Deixo apenas um pequeno vídeo, que descreve de como todo o processo de geração de uma imagem de Linux, se processa:

Homepage: SUSE Studio

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aospapéis

    A mim, que utilizo o Linux diariamente, o que mais falta me faz é… o Windows 🙂
    A sério, experimentem o Firefox para Linux e até choram, por vezes.

    http://aospapeis.blogspot.com

  2. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Parece-me uma boa ideia!

  3. Avatar de deepix
    deepix

    Se quiserem fazer a vossa distribuição Linux sem ter que esperar pela abertura ao público do SUSE Studio podem experimentar estes dois sites:
    http://custom.nimblex.net/
    http://www.slax.org/build.php
    Quando todos podermos usar o SUSE Studio a sua qualidade deve ser superior a qualquer um destes dois mas para quem quiser experimentar aqui…

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    @aospapéis

    não noto grande diferença entre o firefox windows e linux. Que problemas tens?

  5. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Será que esta ideia genial vai acabar com as dezenas de distros? Em vez de cada um inventar uma distro porque acha que é melhor que a do vizinho, cada utilizador simplesmente cria um OS com as ferramentas que precisa… nem mais nem menos!

    Parece-me o ovo de Colombo das distros!

    Infelizmente é um projecto beta limitado em que é preciso increver-se para ser convidado… Fico à espera de notícias…

  6. Avatar de deepix
    deepix

    Não é a primeira distro a fazer uma coisa do género mas talvez resulte melhor do que as outras (Slax e Nimblex)

  7. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    O Slax é muito interessante, mas como o criador do Slax não tem tempo para actualizar os módulos ou sequer para verificar se são compatíveis, acaba por ter uma evolução muito lenta… (o que é que interessa ter o kernel actualizado se depois não tens programas para correr?)

    Este modelo, como tem a Novell e a Suse por trás, pode ser que seja melhor!

  8. Avatar de Bruno Bernardino

    @aospapéis

    Pois eu até acho que o Firefox se porta melhor em Linux do que em Windows…

    A única extensão que tenho no Windows que não tenho em Linux é o Cooliris, mas também posso muito bem viver sem ela 🙂 é só eye-candy e mesmo em windows não a costumo usar 🙂

  9. Avatar de souza
    souza

    @offtopic
    Conseguem no firefox em linux, que as páginas tenham a mesma aparência que teriam na versão windows do firefox? Os tipos de letra ficam diferentes e chateia um bocado!

  10. Avatar de xguest

    Utilizo o Opera quer em Windows quer em Linux, e nunca notei grandes diferenças na apresentação das páginas.

    http://invisibleflamelight.wordpress.com/

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    @souza

    Basta instalar as fonts da microsoft:

    $ sudo apt-get install msttcorefonts

  12. Avatar de Penguin Community

    Uma boa ferramenta, hei de experimentar.

    Só há uma coisa que eu sinto falta no Linux; jogos! Se a EA vendesse uma versão para Linux, paga! A industria dava uma grande volta, e iria-mos ter uma realidade diferente da que temos hoje em dia… Enfim..

    __
    http://penguincommunity.blogspot.com/

  13. Avatar de individo

    excelente
    era tao bom que houvesse isto mas versao m$ e que assim retirava todas as mariquices que nao me interessam

  14. Avatar de Metralha
    Metralha

    Instalar as fontes da microsoft não resulta em muitos casos…Façam o que fizerem o browser comporta-se de forma diferente. Abram por exemplo o myepisodes.com e mesmo com todas as alterações o aspecto final no linux é sempre diferente.

  15. Avatar de bytewax
    bytewax

    Para mim que uso o Ubuntu Studio não há windows nenhum com kernel em tempo real e com tantas e tão boas soluções profissionais de software de edição/ criação multimedia. Basta googlarem ubuntu studio…

    http://orangemarket.co.cc

  16. Avatar de Bruno Bernardino

    @Metralha

    Isso já são casos em que os sites são (mal) feitos a não pensar em standards (como usar fonts que existam em todos os SO’s, não adicionar alternativas, etc.).

    Aconselho a leitura disto: http://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm

  17. Avatar de aospapéis

    Aos que não sabem a que problemas me refiro no Firefox (KDE), aqui ficam os mais frequentes:

    1) bloqueia muitas vezes
    2) faz mal o posicionamento dos objectos (nomeadamente camadas e flash)

  18. Avatar de Bruno Bernardino

    @aospapéis

    No KDE nunca tive esses problemas, mas não o uso frequentemente, só de vez em quando.

    No Gnome, não detecto nenhum desses problemas…

    Aconselho-te a leres também o que falei em cima.