Super Ubuntu 9.10 “O ubuntu com super poderes”

36 Comentários

Hoje quando passava pelo site distrowatch chamou-me à atenção uma distribuição com o nome SuperOS (também definida de Super Ubuntu 9.10). Basicamente esta distribuição, baseada no Ubuntu inclui um conjunto de patches, ferramentas e tecnologia que não vem por omissão numa instalação standard do Ubunut 9.10 (karmic Koala).

Super_OS_9.10_playing_DVD

Um exemplo é a inclusão de browsers como o Google Chrome e Opera, uma versão do Mozilla Firefox com o moonlight e os plugins flash, o player VLC com suporte para reproduzir DVD e os mais populares formatos de audio e video, etc etc.

O que há de diferente do Ubuntu 9.10

  • 169 novos updates
  • VLC media player com suporte para DVD, MP3, QuickTime, realVideo, Windows Media Video, Flash, Divx, XviD,e outros
  • Instante Messenger aMSN
  • Browsers Opera e Google Chrome
  • Skype VoIP e clientes de chat
  • Suporte para aplicações portable
  • Suporte para NTFS
  • Plugin Java da SUN
  • Ubuntu Tweak
  • GParted
  • Novos repositórios de software
  • cd2usb, para criar Live USBs
  • inclusão de algumas bibliotecas do KDE e QT para desenvolvimento de aplicações

Screenshoots

800px-Super_OS_9.10_App_Runner_Part_1

800px-Super_OS_9.10_App_Runner_Part_2

Licença: GNU GPL
Download: SuperUbuntu 9.10
Download: SuperUbuntu 9.10 – Torrent
Homepage: hacktoLive

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Parece-me mais uma distro ubuntu-based do que outra coisa qualquer. A descrição de modificações não vai alem de meia dúzia de aplicações que com o mínimo de tempo disponível se efectuam. Pelo menos pelo conteúdo do tópico foi o que deu a entender. E a nível de patches de kernel e outras configurações que visam o aumento de performance?
    Cumps..

    1. Avatar de Bruno M.

      Se é Ubuntu é normal que seja uma distro ubuntu based? E como o conteúdo indica é o UBUNTU com updates tweaks codecs, etc…

  2. Avatar de Nuno Amaral

    Qualquer dia são mais versões de linux do que utilizadores.

    1. Avatar de Bruno M.

      Não é a questão de ser versões linux, é mesmo o “sabores” para todos os gostos e para testes (ou não). Desta maneira são mais utilizadores a converterem-se para Linux (falo por mim e por mais uns quantos que conheço)

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Pois mas existem projectos completamente compativeis com outros, deve haver competicao claro, mas devia tambem haver um organizacao por parte dos criadores das distribuicoes para melhorar as distribuicoes que muitas das vezes o seu conceito ja existe, e poderia ser muito melhor com muitos mais apoios que tem na altura.

    2. Avatar de delaorden

      concordo Nuno … um dia vou entender isso. Como é que se pode aspirar a ter uma fatia de mercado com tanta dissidência ? Ja não se tata de 5 ou 6 ou até 10 versões… são milhares. É impossivel acompanhar um sistema desse tipo. Eu dou uma olhada em varios, mas não uso no dia a dia. Se houvesse uma mínima organização para se focar em apenas uma distro, ou dois, ou até tres versões, poderia ser pareo, mas desse jeito irmão só para quem gosta de teclar mesmo… Minha opinião.

      Valeu !

    3. Avatar de JohnTH

      Queres dizer: “Qualquer dia são mais versões de Ubuntu do que utilizadores/outras distros.”

      Já não basta ser Ubuntu por todo o lado, ainda há montes de spins inúteis -.-

  3. Avatar de prom

    Por acaso esse software é o que uso no meu ubuntu. lol Tenho é o trabalho de o instalar.

  4. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Bem, basicamente o objectivo do Linux não é criar um SO para os utilizadores, mas sim que sejam os próprios utilizadores a criarem e recriarem o seu próprio SO, oferecendo-lhes um vasto leque de software onde cada um pode optar qual mais de insere e adequa ao seu estilo de vida, ao seu modo de trabalhar e pensar, à sua personalidade, à sua perspectiva, ao modo como se organiza no trabalho e lazer, entre outros critérios..
    Isto é, Linux torna-se assim versátil, dando oportunidade de criatividade a quem o utiliza e liberdade de escolha para criar um SO que se torne único.
    Já agora, também se poderia era deixar a dica a esses senhores para que nuns próximos packs, colocassem scrips do IRC, eheheh.

    1. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      Concordo completamente 😉 Existem tantos linux como utilizadores, pois o linux de cada utilizador é único, é dele 😉

      1. Avatar de delaorden

        @tiago s., tudo bem, a frase é bonita, mas se cada utilizador é único, como se pode então chamar isso de “comunidade” ?

        1. Avatar de Marisa Pinto
          Marisa Pinto

          A Sociedade também é uma comunidade, composta por pessoas únicas e diferentes.

          1. Avatar de delaorden

            @marisa, sim, pessoas… que precisam de serviços voltados À comunidade 😉 Ja pensou,uma empresa de ônibus para cada pessoa ?ou um Correio ou um restaurante? estamos falando de serviços.O sistema Operativo é um serviço. Concordas ?

          2. Avatar de Tiago S.
            Tiago S.

            Concordo no facto de um sistema operativo ser um serviço, mas isso não implica que cada utilizador dê utilização a este da mesma forma.
            Cada utilizador personaliza-o à sua maneira de trabalhar. Num restaurante, todas as pessoas que lá vão não pedem orbigatoriamente a mesma coisa 😉

            Cumprimentos e boas entradas,

            Tiago Silva 😉

        2. Avatar de Bruno M.

          @delaorden

          É simples… Cada utilizador é unico, existem tantas distros de Linux quase como utilizadores..

          Pode-se chamar de comunidade precisamente porque havendo diferentes distros, os utilizadores podem contribuir para melhorar o sistema operativo, e sendo este maleável (coisa que o windows não o é) esses mesmos patches, tweaks, fixes dão para cada utilizador, seja integralmente, seja com alguma modificação que os vários utilizadores (ou seja, a comunidade) insere….

  5. Avatar de Morgana
    Morgana

    Viva a Liberdade. Isso é Linux, seja qual for o sabor…

    1. Avatar de delaorden

      @Morgana, as pessoas que usam Mac ou Windows não são livres ? Nâo vejo tanta importância nos sistemas operativos a não ser como um elo entre vc e a web. Liberdade no sentido de ser gratis ? bom, sob este ponto de vista então, sim.

      1. Avatar de Morgana
        Morgana

        Todos são igualmente livres, no entanto o Linux tem a particularidade de ser mais personalizável, cada utilizador pode fazê-lo à sua exacta medida, coisa que Win e Mac não permitem assim tanto…

        1. Avatar de Bruno M.

          @delaorden
          Utilizadores de Win e Mac não são livres… Perdem a liberdade a partir do momento que o SO é de código fechado, sendo assim proibido modificar(devido a certas e determinadas patentes registadas pelas empresas).

          Quando ao Open Source (Software Livre) todo e qualquer utilizador, pode modificar á sua maneira o código, para seu bel.prazer.

          Liberdade no sentido não só nem apenas de ser grátis (pois não é este o verdadeiro sentido) mas sim por poder ser modificado, como disse acima.

          Existe software open-source que pode ser pago.. MAS pode ser modificado, é daqui que vem a liberdade 😉

  6. Avatar de Melech
    Melech

    pplware, em vez de fazerem reviews de distros baseadas em distros que são baseadas noutras distros, porque não fazem de distros de raiz, que são rápidas, fiáveis, e tudo o que se quer num sistema Linux? Estou farto de ver *buntu’s e derivados… :S

  7. Avatar de K@rlos
    K@rlos

    Gostava de saber na vossa opinião qual a distribuição Linux que me aconselham para eu me poder iniciar, nesse sistema operativo pois estou farto do Windows e como tenho que formatar o pc, porque o XP deu o berro agradecia a vossa opinião.

    1. Avatar de Drone
      Drone

      A resposta é sempre óbvia: Ubuntu ou Fedora.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Comcordo com o Drone quanto ao ubuntu. Agora quanto ao Fedora não, trocava-o pelo mandriva. o Fedora é um sistema operativo muito bom, mas um pouco complicado para se começar.

    3. Avatar de Gil
      Gil

      Se for para uso particular recomendo o Ubuntu. Cada vez se assemelha mais ao Windows e portanto não precisa de grande aprendizagem.
      Para uso profissional recomendo o CentOS.

    4. Avatar de João Campos
      João Campos

      Linux Mint! Para mim é a distro mais user friendly e estável do momento. E um dos meus pontos de preferência é a maneira como lida com o meu hardware, coisa que as restantes distros fazem mal.

    5. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Mint

      E se tiveres indeciso entre Ubuntu e Mint, então escolhe mesmo Mint, visto que é baseado no Ubuntu, mas com algumas modificações para tornar a adaptação mais fácil.

  8. Avatar de UKN
    UKN

    Já está a tirar …

  9. Avatar de KOISO
    KOISO

    alguem sabe se com este so consigo as drives p uma lexmark x7675, e k tou interessado em experimentar mas n sei s da

  10. Avatar de MARCOS

    Eu realmente tento usar linux. antigamente eu usava o kurumin. até o ubuntu aparecer e extermina-lo. fora a aparencia de icones e afins, os drivers são complicados e a exigencia de um hardware voltado para linux deixa muitos usuarios longe do pinguin mundo afora.
    todos deveriam juntar esforços para ser uma alternativa válida a xp, 7, etc.
    enquanto isso, tudo permanece na mesma …

    1. Avatar de JohnTH

      Acho que as drivers não têm muito a ver com a distro, pois todas têm a mesma base: o kernel Linux 🙂

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não compreendo tanta discussão em redor do tema, o facto de alguém estar farto de ler sobre distros de distros de distros, só fica farto porque as lê. Ninguem nasce ensinado, como utilizador de ubuntu desde a versão 6.06 todos os dias vou aprendendo um pouco. A questão do “os utilizadores do windows não são livres” são só balelas, porque prendem-se a ele assim que o compram mas quando o querem diferente lá vem mas memória, board nova ou gráfica XPTO. Esta distro parece ser interessante porque já traz tudo aquilo que temos de instalar assim que temos o ubuntu. Portanto, PORREIRO boa mas pequena review.

  12. Avatar de carlos
    carlos

    já não chega o linux mint? lol

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      O Linux Mint é neste momento muito mais que uma distro ubuntu based. São até distros bastante distintas, com propósitos diferentes, neste momento…

    2. Avatar de Bruno M.

      Para ti talvez, para outros talvez não… Nem tens os gostos iguais ao resto dos utilizadores nem o resto dos utilizadores têm os gostos iguais a ti.

      Acho muito bem, que dêm a conhecer a comunidade todas e quaisquer distros (desde que interessantes e boas) e que os utilizadores aprendas um pouco mais.

  13. Avatar de Eduardo Romcy
    Eduardo Romcy

    Falem bem, falem mal, mais falem de Gnu/Linux, isso que é um verdadeiro debate.
    Qto as distros, concordo com comentário acima, qdo um prefere um “sabor” diferente.

  14. Avatar de Diego Gomes
    Diego Gomes

    Olhem só este aqui. Pelo que li na descrição, é parecido com este Super OS.
    http://www.linuxnopc.com.br