SteamOS – Crie a sua própria Steam Machine

35 Comentários

Tudo o que precisa de saber para instalar

Tal como anunciado pela Valve, o SteamOS ficou disponível ontem (sexta-feira 13/12). Este sistema operativo que será usado nas “consolas” Steam Machine, promete revolucionar o mundo dos jogos já que os utilizadores poderão começar a tirar partido dos grandes ecrãs (ex. TVs).

Mas os utilizadores poderão também, desde já, criar as suas Steam Machine…saiba o que é preciso.

steam_os_01

Foi ontem perto das 0h (hora portuguesa) que chegou o tão esperado SteamOS. Como seria de esperar, os servidores não aguentaram a quantidade de pedidos à escala mundial e foram muito poucos os que ainda ontem tiveram um primeiro contacto com este “novo” sistema operativo.

steam_os_02

O SteamOS é um fork do Debian Linux, sendo que esta primeira versão é baseada no Debian 7.1. Actualmente apenas funciona com gráficas Nvidia mas os trabalhos para dar suporte à AMD e Intel estão em curso.

steam_os_00

Requisitos para o SteamOS

Aquando da disponibilização do SteamOS, a Valve deu também a conhecer os requisitos, ao nível do hardware, necessários para correr o SteamOS num PC. Para criarmos a nossa própria Steam Machine necessitamos:

  • CPU: Intel ou AMD a 64-bits
  • Memória RAM: 4G ou mais
  • Memória de armazenamento: 500GB de espaço em disco
  • Placa gráfica: NVIDA (AMD e INTEL com suporte para breve)
  • Adicional: Suporte para interface UEFI
Instalação

A Valve oferece dois métodos de instalação para o SteamOS: Default e Personalizado. No caso de uma instalação Default  basta que tenha uma PEN com  4GB (SteamOS ocupa 960 MB). No caso da versão personalizada, o SteamOS ocupa cerca de 2.4GB. Podem descarregar as vossas imagens nos seguintes links:

Podem também descarregar aqui

Aconselhamos neste momento uma instalação Default.Para isso basta sigam os seguintes passos – ver aqui

steam_os_03

Neste momento estamos já a preparar uma máquina com o SteamOS para que possamos apresentar o nosso tutorial. O suporte apenas para placas Nvidia não ajudou muito…

Já tem o SteamOS a funcionar? Quais as primeiras impressões?

Homepage: SteamOS

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D!
    D!

    No pplware é so AMD’s está visto hehe

  2. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    já estou a instalar! 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aproveita e saca os screens de instalação sff

  3. Avatar de NN
    NN

    Acho que é uma aposta acertada usar NVIDIA, isto porque muito sinceramente a AMD tem excelente placas com um enorme poder grafico, mas os drivers são o calcalhar de Aquilles da AMD.

    A Nvidia pode nao ser uma empresa tao generosa como a AMD na dispobililização de drivers para opensource… mas os que eles lançam são fiaveis.

    1. Avatar de César
      César

      Acho que tens razão até a ultima atualização de drivers da amd… Antes crashava muito mesmo, estava sempre a fazer recovery ao pc. Mas agora… 5*, pelo menos aqui aumentou-me os fps em jogos como ACIII e COD MW3, por exemplo. Excelente 🙂

    2. Avatar de lmx
      lmx

      A AMD sempre teve graficas muitissimo poderosas em directx, praticamente sem concorrência…

      Mas em OpenGL, é precisamente o cotrario…a AMD entrou tarde…e o seu suporte a openGL nâo é tão eficiente, como na NVidea..

      Mas a AMD tem um driver opensource que dá 10-0 ao da NVidea, em opengl…

      É uma pena a AMD ter desinvestido no Linux, porque apostou por caminhos errados e agora tenta a todo o custo recuperar…esta a melhorar muito.

      cmps

      1. Avatar de NUK
        NUK

        Claro que apostou mal. Só está presente nas 3 consolas do mercado… Entre ter a Nintendo, a Sony e Microsoft a comprarem-lhes GPUS e CPUs (a Nintendo só GPU) para as últimas gerações das suas consolas, ou apostar no mercado de PCs GNU/Linux que ainda é muitíssimo pequeno e só agora a começar com jogos. Realmente é uma perda do camandro fogo para a AMD, a NVIDIA é que está bem, a chular nos preços (tanto que as 3 grandes consolas fliparam-na)e sem consolas e um pouco melhor no GNU/Linux.

        Mas olha, espera então não é que a consola da Steam também vai ter AMD (sim e NVIDIA também)? Epá, fogo esta AMD só faz maus negócios… Então agora também anda a meter CPUs e GPUs nas consolas Steam. A sério que burros!

        lmx, depois deste sarcasmo todo, digo-te que estás com as palas de quem usa desk ou laptop com Linux e não olhas para mais nada. Passou-te tudo ao lado e regurgitaste-te todo com esse post.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          em primeiro lugar…eu não entendo o teu comentario … :S

          Do meu ponto de vista apostou mal, porque sai tarde a concorrer em opengl…se reparares a NVidea é muito melhor(em alguns casos apenas melhor ou igual)…em OpenGL é claro…

          Sim , mas isso deve-se ao mantle, outra tecnologia, a meu ver é uma boa ideia, mas ela apenas apareceu, porque a AMD percebeu que está anos atrás da NVidea em opengl, e não consegue competir taco a taco…e vai demorar muito tempo a chegar ao Linux, apesar de haver avanços nesse sentido…

          não e que os drivers sejam maus…é que os da NVidea, apesar de não serem ideias, estão bem melhor…estou a falar dos proprietarios claro…

          Não é uma questão de mau negócio, mas quem quiser poder de topo, vai para a NVidea, porque não o vai conseguir num futuro próximo com a AMD…porque os drivers para linux são mais limitados…tens que dar uma olhadela nas novas graficas…só ha uma que vale a pena em linux…

          E digo isto com muita pena minha porque gosto muito da AMD e dos seus preços, mas sem um suporte de topo, fica complicado…

          Por acaso até estou a escrever de uma maquina AMD(proc+gpu)…a ver vamos no que dá a nova arquitectura que vai surgir salvo erro a 14 de janeiro…mas eu já sei que o suporte a linux deve ser afinado muito para lá do lançamento…

          A jogada das consolas foi boa, mas peca por tardia…ja devia ter acontecido!!
          E não não correm directx mas sim mantle!!Portanto não percebo porque as trouxes-te para a conversa…enfim.

          sim cada um pensa naquilo que usa…eu é desktop’s/Laptop’s/servidores/telemóveis/routers a correr linux, cada um olha para as coisas baseado na sua utilização…no windows é igual…ou não??

          Eu acho é que quem adoptou umas palas foste tu…que pelos vistos não percebes-te o meu comentario…

          Não sei se sabes, mas o tema aqui era Consola Steam a correr debian Stable 7.1…e não windows/Consolas/tablets/telefones…

          cmps

        2. Avatar de AlexAlex
          AlexAlex

          Tanto a AMD apostou mal que está com problemas financeiros…

  4. Avatar de Everton
    Everton

    Steam OS instalado mas sem som 🙁

  5. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Ainda andava sequer na faculdade quando falava com os meus amigos, porque não fazer um sistema operativo dedicado a jogos,dedicando assim todos os recursos da máquina ao jogo.
    Parece que mais de 13 anos depois chegou

    1. Avatar de NUK
      NUK

      Chamam-se consolas e existem há muito, muito tempo.

  6. Avatar de Cap
    Cap

    Tenho um Acer Aspire Revo R3600, tem um processador intel atom. Será que dá para instalar o steamOS? Obrigado.

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      Teóricamente sim, mas tinhas de colocar mais 2 GB de ram e trocar o disco por um maior pois de origem tras 160GB. processador 64bit tem, e gpu nvidia tb.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      não sei qual o teu atom…as series n2600/n2800 são uma treta!!por dois motivos…

      Não são 64bits
      a Grafica é uma powerVR540 salvo erro com um soporte pessimoa a qualquer OS…mesmo a windows…no linux ainda é pior…porque aceleração frafica 2D so até ao ubuntu 12.4(o 12.10 já é mau)…esquece aceleração 3D,é um mito….porque para isso o teu processador até se passa…não ha pura e simplesmente…
      A intel voltou a dar um tiro no pé e mostra que não consegue competir com a AMD no sector de baixo consumo(eu tenho um destes…para pisa papeis e pouco mais :()!!

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        humm

        o teu é dos antigos…estas safo acho eu 😉

        cmps

  7. Avatar de Rui Correia
    Rui Correia

    Parece que tanto a PS4 como a Xbox one vão perder algumas vendas.. Podem não ser muitas mas se eu fosse para comprar uma consola talvez considera-se investar antes num pc e num bom comando para depois instalar o steam OS

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Aqui fica uma screen do login
    http://i.imgur.com/4C8YpP8.png
    Estou com alguns problemas em relação as drivers da vm a ver se consigo resolver isto e posto umas screens do ambiente de trabalho.

    1. Avatar de Nuno Matos
      Nuno Matos

      qual o user e pass.?

      1. Avatar de Nuno Matos
        Nuno Matos

        é o user steam..?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          User e pass é steam

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Aqui está uma do ambiente de trabalho, podem utilizar se quiserem.
    http://i.imgur.com/giTqH4U.png

  10. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    boas noites… 500gb de disco mas ele vai ocupar tanto espaço???? 4gb de ram 😀 isso e mesmo power…
    tem de ser mesmo o maquina dedicada so para isso 😛 kkkkkk
    cumps

    1. Avatar de David S.
      David S.

      Só pode ser piada tua certo… Então se quiseres teres os teus jogos filmes series etc não tens que tem um HD com uns bons Gigas xD e a Ram é para os jogos…

      Abraços.

  11. Avatar de AJSB
    AJSB

    500GB nao e’ obrigatorio, apenas recomendado para se ter bastante espaço para jogoa.

    ARS Technica descobriu que num disco de 500GB ficavam 406GB livres.

  12. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Epah estive a ver e tanto o modo default como o personalizado apagam tudo que temos no disco. Estarei enganado? e que no modo personalizado não aparece em momento nenhum a opção de escolher ou formatar partições por exemplo.

    No meu caso tenho um pc relativamente novo e dentro da garantia e não queria abri-lo só para trocar o HD. Alguem que já instalou esse OS tem a opção de criar partições no modo personalizado?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Penso que se escolheres a opção de “expert install” podes escolher onde instalar.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        NÃO! em modo expert só serve para correres módulos extra no kernel quando estas a instalar, praticamente. Apaga tudo na mesma, ja cometi esse erro.

        Podes até utilizar uma gráfica ATI ou AMD, só que não é suportado oficialmente pela Valve. Ou seja, podes iniciar com drivers opensource se estiverem disponiveis (o que duvido) e depois instalares outras a partir dos repos do Debian.

  13. Avatar de AJSB
    AJSB

    Nao, e’ realmente verdade, seja qual o sistema usado para instalar, TUDO o que estiver no HDD sera’ APAGADO.

    Alem disso, NAO se tem qualquer escolha a como a particoes sao feitas….esta’ tudo automatizado.

    Devo lembrar que isto e’ uma VERSAO BETA do SteamOS.

    Boas notcias para quem tem graficos AMD ou Intel:
    Fincionam mas possivelmente com fraca performance e bugs nos jogos (no caso da Intel tyem de se editar o grub e remover todas as vezes que diz “nomodeset” vao ao Phoronix para saber mais)….mais uma vez , isto e’ uma VERSAO BETA.

    Espera-se que num curto espaço de tempo a Intel e em especial a AMD, melhorem os drivers de video para se ter o mesmo nivel de performance que a NVIDIA.

  14. Avatar de Matos
    Matos

    alguem me pode ajudar na parte do login… não estou a conseguir entrar. ..

  15. Avatar de AJSB
    AJSB

    Existem duas contas….
    Uma como user e outra com acesso previligiado.

    Sao elas…

    UN: steam
    PW: steam

    UN: desktop
    pw: desktop

    claro que depois convem substitui-las 😉