Questão semanal: Qual o programa que mais utilizam em Linux?

52 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde colocamos semanalmente uma questão, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez a questão foi colocada no Pplware @ Linux, onde ficámos a saber “Qual o programa que mais utilizam em Linux?”.
Qual o programa que mais utilizam em linux


Obtivemos  643 votos válidos e, para os leitores, o programa que mais utilizam em Linux é…

 

1. Mozilla Firefox (126 votos)

Mozilla

 

2. Terminal (85 votos)
3. Google Chrome (75 votos)
4. VLC Media Player (37 votos)
5. LibreOffice (33 votos)
6. Sublime Text (29 votos)
7. GIMP (24 votos)
8. Mozilla Thunderbird (23 votos)
9. Gedit (19 votos)
10. Bash (17 votos)
11. Vi (15 votos)
13. Spotify (14 votos)
14. Nano (12 votos)
15. Transmission (12 votos)
16. Steam (12 votos)
17. Terminator (12 votos)
18. InkScape (10 votos)
19. Vim (9 votos)
20. NetBeans (9 votos)
21. Kodi (7 votos)
22. GParted (7 votos)
23. K3b (5 votos)
24. Python (4 votos)
25. Adobe Photoshop (4 votos)
26. Atom (4 votos)
27. Grub (4 votos)
28. Geany (3 votos)
29. Qt Creator (3 votos)
30. Rhythmbox (3 votos)
31. Kate (3 votos)
32. Amarok (3 votos)
33. Grep (2 votos)
34. Emacs (2 votos)
35. VMWare (2 votos)
36. Kdenlive (2 votos)
37. Guake (2 votos)
38. IceWeasel (1 votos)
39. TOR Browser (1 votos)
40. Systemd (1 votos)
41. DarkTable (1 votos)
42. XSane (1 votos)
43. Pac (1 votos)
44. KWrite (1 votos)
45. RTorrent (1 votos)
46. Scribus (1 votos)
47. Evolution (1 votos)

Concordam com estes resultados? E para vocês? Qual o programa que mais utilizam em Linux?

Questão desta semana [Pplware@Fotografia]: Qual a melhor marca de câmaras DSLR?” 

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SoulReaver
    SoulReaver

    Clementine…é um ótimo programa para reprodução e gestão da biblioteca de músicas…está um pouco obsoleto,já temos programas mais recentes que basicamente fazem tudo o que o Clementine faz, mas o facto de existir uma app para android que permite controlar o player através do smartphone faz com que seja o meu programa favorito…utilizo também com frequência o chromium e o guitarix.

  2. Avatar de Osvander
    Osvander

    VLC Media Player e Terminal

  3. Avatar de Piropo
    Piropo

    O botão para desligar!

    1. Avatar de Dinis Coelho
  4. Avatar de Frederico
    Frederico

    Se “BASH”, “GRUB”e “GREP” são considerados programas, então o mais usado (nem é preciso votos) é o “KERNEL”.

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      +1

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      +10000000000000000000

      lmao

    3. Avatar de Toni
      Toni

      São consideradas apps roflol

    4. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Querer aumentar o numero de artigos dá nisto.

    5. Avatar de César Teixeira
      César Teixeira

      Por vezes a mania que sabem mais que os outros só vos deixa ficar mal… Um pouco de conhecimento e de pesquisa antes de falar era porreiro. Mas como às vezes custa pesquisar e perde-se tempo, cá vai:

      BASH: “Bash is a Unix shell and command language written by Brian Fox for the GNU Project as a free software replacement for the Bourne shell.”
      – Portanto, se é um software substituto, é um programa…

      GRUB: “GNU GRUB (short for GNU GRand Unified Bootloader) is a boot loader package from the GNU Project.”
      – Isto não é um programa então… Ahhh… Espera!
      BootLoader: “A boot loader is a computer program that loads an operating system or some other system software for the computer after completion of the power-on self-tests”
      – Ah pronto, está certo, então o GRUB também é um programa…

      GREP: “First appearing in Version 4 Unix, grep was created by Ken Thompson as a standalone application…”
      – Damn it! É também um programa :S

      Abraço gente e estudem, pesquisem e deixem-se de criticar só porque sim…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Se consideramos o Firefox um programa, também é o meu mais usado… de seguida Terminal, Transmission e Vlc.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Se não é um programa…seria o quê?

      1. Avatar de Dinis Coelho
        Dinis Coelho

        Mesmo

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Um browser, mas sim é um programa…

      3. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Uma aplicação.

      4. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Uma aplicação.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Se consideramos o Firefox um programa, também é o meu mais usado… de seguida Terminal, Transmission e Vlc.

  7. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Desculpem, mas vão concordar comigo quando digo que o programa mais usado são os vossos File Managers (Nautilus, Nemo, etc)

    1. Avatar de Jhonathan
      Jhonathan

      Concordo com você, uso bastante o Nautilus no Ubuntu. Mas discordo com a votação que coloca o terminal em segundo lugar. Eu mesmo praticamente não o utilizo.

  8. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Para mim é o Eclipse e Android Studio, depois é o Chrome (a aceleração de hardware é outra coisa), depois é o VMware Player e depois ainda é o VLC, Spotify, Skype e Facebook Messenger.

  9. Avatar de sSs
    sSs

    Firefox é um programa, já bash grub grep é discutivel. Para isso antes do grep tem de aparecer o LS e o CD.

    Alguém me sabe explicar o que é o KDENDRIVE? Só encontro Kdenlive.

    Acho que esta lista foi escrita por um entusiasta e não um conhecedor.

    Deviam (isso sim, era um bom artigo mas dá muito trabalho) colocar os links para cada um dos programas (eu sei que dá trabalho mas servia para confirmar os nomes da “reportagem” e mostrar em concreto qual o programa a que se referem).

    1. Avatar de pentestbox
      pentestbox

      So esta escrito errado, é Kdenlive mesmo, quando a LS, CD, Grep, MV, etc… todos esses são programas , por mais que rodem no terminal via linha de comando, todos são softwares e sim, se o grep está na lista acredito que outros como o Ls e Cd que são mais usados tambem deveriam estar na lista, poderiam dividir em duas listas os softwares CLI mais utilizados e os softwares GUi mais utilizados, seria uma boa.

      1. Avatar de Myrddin Emrys
        Myrddin Emrys

        Por acaso ‘cd’ não é um programa, mas sim implementação directa de uma syscall no código por trás do bash, tal como o ‘exit’.
        Já o ls, grep, mv são.
        Try “which program_name” 😀

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Olá

      Estava mal escrito, já alterei, penso que não seja caso para tanto drama 😉

      A lista foi elaborada pelos próprios leitores, não se deviam tirar conclusões precipitadas, é natural que sejam respostas diferentes de pessoa para pessoa.

      Obrigada, no entanto, pela dica! Cumps 🙂

      1. Avatar de sSs
        sSs

        Não é drama mas quando o assunto é Linux, a ambiguidade pode fazer com que haja confusão e dessa forma afastar “potenciais clientes” porque “é confuso ou não achei o que estavam a falar”

        O que utlizo mais:
        em GUI: firefox, chrome, terminator, keepass, virtualbox,sublime
        em CLI: nano, git, diff, grep, python, ruby, puppet

  10. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Gostei da lista, Mozilla Thunderbid em oitavo?, me surpreendi, pensei que seria menos usado nos dias de hoje, quanto ao chromium não devia estar nessa lista?
    Hoje em dia não é desculpa dos usuários windows falar que não existe softwares para linux, existem e muitos softwares de excelente qualidade para linux, essa lista mostra alguns excelentes softwares para esse incrivel sistema.

  11. Avatar de jaime
    jaime

    terminal, rutorrent , plex, Deluge, ZNC, e mais um ou dois xD

  12. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    A lista prova que existem excelentes softwares pra linux, diferente do que os usuários windows pensam, os users windows acham que linux não possui softwares so pq não possuem um photoshop ou Corel, porem existem excelentes softwares como o Gimp, Inkscape, Blender, etc…
    Não tem desculpa hoje em dia para não querer usar linux.

  13. Avatar de night
    night

    a sério numa sondagem destas vão por o terminal? LOL

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Foram os votantes que colocaram. Por que não poderia ser?

      1. Avatar de night
        night

        para isso também metiam o synaptic

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Volto a repetir que as opções são colocadas pelos leitores… 🙂

  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Kdendrive? Não será Kdenlive?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Vou alterar, foi lapso, obrigada 🙂

  15. Avatar de João C.
    João C.

    Qt Octave e Scilab. (Duas alternativas open source ao Matlab) e o Qucs para simulações electrónicas.

  16. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    GRUB ?? LOL .. pois.. é bastante usado.. por quase todos que usam dual boot.. já agora ponham a BIOS/UEFI na lista.. vai logo parar ao topo da lista 😀

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    No Linux só podia ser o Terminal… é preciso digitar informação para tudo. Nem sei para que precisam da GUI.

    1. Avatar de LG
      LG

      Simples, um GUI é muito limitado. Só tem operações básicas. Com um Terminal consegues fazer de tudo…

    2. Avatar de pentestbox
      pentestbox

      Em servidores o melhor é usar terminal mesmo e evitar o ambiente gráfico, um dos motivos e para evitar o consumo excessivo de RAM, um servidor tem que ser um ambiente rápido e funcional, por isso é bom utilizar somente ambiente em modo texto.

  18. Avatar de Joao
    Joao

    File manager e terminal

  19. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Já que o Terminal está no topo da lista, porque não especificar o programa de terminal que usam?
    O que eu uso mais é o Thunderbird e o Terminator.

    1. Avatar de jaime
      jaime

      Quem não usa GUI fica-se pelo terminal.. Das ultimas vezes que usei linux (tirando quando experimento algumas versões novas) não quero ambiente gráfico para nada.

  20. Avatar de Maria
    Maria

    Olá, eu o que mais uso é Office 2016 mais propriamente o Word. Bjs adoro este blog :*

  21. Avatar de Vltor I
    Vltor I

    Easy Stroke para controlar todo o sistema com gestos do rato. Entretanto não esqueçam que já podem instalar o Linux Mint 17.3 em KDE e Xfce (o melhor de todos).

  22. Avatar de !@#$%¨&*()_+
    !@#$%¨&*()_+

    Só não utilizo linux pois odeio o terminal.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Mas tens versões Linux onde quase não usas terminal… experimenta o Mint

  23. Avatar de lmx
    lmx

    Sem duvida o terminal o mais usado, 80-90 % das vezes
    thunderbird,
    opera,
    pluma,
    etc

  24. Avatar de Fábio Roma Pires
    Fábio Roma Pires

    Sabem se há alguma app semelhante a esta para linux?

    https://www.microsoft.com/en-us/store/apps/radio-tuga/9wzdncrdg922

    Cumps

  25. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    buildroot!

  26. Avatar de luis
    luis

    Neste momento já não há motivo para não se usar linux, principalmente o ubuntu. É um sistema fantástico e para começar podem começar com o dual boot mas com o tempo vão utilizar exclusivamente o linux.

    1. Avatar de vitor
      vitor

      Mas você tá louco?