SME Server 9.0 – O seu servidor Linux em apenas 20 minutos

13 Comentários

Baseado no CentOS 6.5

Como sabemos, a grande maioria das distribuições Linux têm as características ideais para funcionarem como servidor. Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e flexíveis, e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).

Depois de apresentarmos aqui o SME Server, hoje vamos conhecer as novidades da versão 9.0.

sme_06

O SME Server (conhecida também como e-smith at the time) é uma distribuição Linux, criada por Joseph e Kim Morrison, em 1999, que oferece flexibilidade, segurança, simplicidade de configuração para quem necessita de ter um servidor altamente disponível.

Excepcionalmente fiável, o SME Server pode ser instalado e configurado em apenas 20 minutos. De referir que foi em Abril de 1999 que os responsáveis pela distribuição incluíram os serviços flagship da empresa, o e-smith server e gateway, na primeira versão da distribuição.

sme_03

Principais características
  • Simples de Administrar
    • O SME oferece uma interface Web que permite gerir todos os serviços da máquina
  • Partilha de ficheiros e serviço de impressão
    • Com o SME Server pode partilhar facilmente ficheiros através dos mais diversos protocolos, como por exemplo, FTP. Além disso, pode também funcionar como um serviço de impressão, podendo partilhar uma ou várias impressoras na rede
  • Servidor de e-mail
    • O SME pode também funcionar como servidor de e-mail, oferecendo suporte para os protocolos mais populares (IMAP, POP3 e SMTP). O serviço tem também suporte para SSL e na área do SPAM/Vírus temos disponível o ClamAV Antivirus e SpamAssassin
  • Firewall
    • Como qualquer distribuição Linux, o SME Server oferece uma solução de firewall muito flexível e potente
  • Mais há mais…
    • Acesso remoto
    • Web Hosting
    • Sistema de Backups
    • Updates
    • Suporte para extensões, como por exemplo Asterisk VOIP PBX, HylaFax , DansGuardian para filtro de conteúdos, Joomla CMS, Jinzorra jukebox, Mediawiki, etc.

sme_04

Novidades do SME Server 9.0 
  • Baseado no CentOS 6.5
  • Possibilidade de ser instalado via dispositivo USB – ver aqui
  • Melhorias ao nível do
    • File Server
    • backups
    • LDAP
    • Servidor de e-mail

Conheça, ao pormenor, todas as novidades aqui

O SME Server é baseado no CentOS, considerada uma das melhores distribuições para servidores. Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar esta nova versão. Estejam atentos.

Licença: GPL
Download: smeserver-9.0-x86_64.iso (639MB, MD5).

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oupa
    Oupa

    Off-topic: Para quando as notificações push no site?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas,

        Para breve, para breve 🙂 Estamos a trabalhar 🙂

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Boas, alguém me explica em concreto o que é isso? Eu sei o que push significa mas quero saber como é que isso vai ser aplicado ao site 😀

          1. Avatar de Oupa
            Oupa

            Quando eles publicam um novo artigo, aparece-te uma notificação no Mac (não sei se no Windows também existe) com isso mesmo. Ao clicares na notificação és redireccionado para o site para veres a notícia completa.

          2. Avatar de Oupa
            Oupa

            PS: assim sabes sempre quando há uma nova notícia e não tens de andar sempre a aceder ao site como eu :p

        2. Avatar de Oupa
          Oupa

          Vamos lá vamos lá, sinto falta :/

          1. Avatar de Mota
            Mota

            Isso é tipo RSS certo? :p

            No windows é preciso um software extra (obviamente)

            Obrgd pela explicação.

  2. Avatar de francisco
    francisco

    Boas a todos

    Não conhecia esta distribuição, no dia a dia utilizo o Centos e Debian.
    Um pouco off-topic o site distrowatch não está disponivel.

    obrigado

    1. Avatar de Mota
      Mota

      O site está funcionar cmg.

        1. Avatar de francisco
          francisco

          Obg o .org esta a funcionar mas o .com continua indisponível.

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Ora boas,

    gostaria de fazer uma pergunta, correndo o risco de ser um pouco estranha.
    Qual a diferença entre este SME server e o “ubuntu server 14.04tls”. Acabei por não entender totalmente.

    Desde já obrigado.