Smartphones com Ubuntu vão custar entre 150€ a 300€

58 Comentários

Foi durante a edição de 2014 da CeBIT que Mark Shuttleworth deu a conhecer o intervalo de preços que serão praticados na comercialização de Smartphones com Ubuntu. Segundo o CEO da Canonical, os preços dos smartphones rondarão os 200 e os 400 dólares (~entre 150€ a 300€) e ainda estarão à venda este ano.

Shuttleworth aponta também armas ao Android referindo que este não foi desenhado para ser o nosso “sistema pessoal”.

bq_10

Foi durante uma apresentação na CeBIT – maior exposição comercial do mundo no domínio dos serviços de telecomunicações digitais e TI que se realiza em Hanôver que Mark Shuttleworth tornou publicas algumas informações interessantes.

Como o Pplware já informou, a espanhola BQ e a chinesa Meizu serão as duas primeiras empresas a disponibilizar smartphones com o Ubuntu Phone OS. Shuttleworth revelou agora que os equipamentos com  Ubuntu  Phone vão custar entre os 200 e os 400 dólares, preço esse que foi pensado com o objectivo de oferecer uma equipamentos de alto nível para garantir a melhor experiência de utilização.

mark_00

Ours will come out in the mid-higher edge, so $200 to $400. We’re going with the higher end because we want people who are looking for a very sharp, beautiful experience and because our ambition is to be selling the future PC, the future personal computing engine

Shuttleworth reconhece também que a Canonical chegou atrasada ao mercado dos smartphones mas não vê que isso seja um problema até porque assim, é possível, pensar no que a concorrência não pensou. Para Shuttleworth o Android não foi desenhado para ser o nosso “sistema pessoal”…algo que a Canonical aproveitou para implementar aquilo que designa de “unificação de sistemas”

“Android wasn’t designed or built to be your personal computer,”. “We have the benefit of starting late so we were able to think about it very deeply before it got going.”

Android has served its purpose for sure, but perhaps it’s time for something new. If you really look at the heart of Google’s business model I don’t think it totally depends on Android, because they have great services

O Ubuntu Phone chegará em breve  aos mercados e o ecossistema de aplicações está também a  rescer. A Canonical está empenhada em trazer as melhores aplicações para a sua plataforma, pois só assim conseguirá ombrear com as plataformas concorrentes (iOS, Android e Windows Phone).

Qual a sua opinião relativamente ao intervalo de preços divulgado por Shuttleworth ?

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Sem impostos…

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      E se os chatos pagassem impostos, estavas todo carimbado.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Chatos são pessoas como tu, que só escrevem baboseiras, e vêm para a net insultar os outros…

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Nelson Porque és tão hostil , quando a noticia é referente a um sistema Linux ?

      1. Avatar de Marisa Pinto

        O comentário está aqui.. retido nos pendentes 😉 relax que ninguém está a censurar!

      2. Avatar de int3
        int3

        Ele esqueceu-se que iOS baseou-se em BSD e OSX. Que por acaso, o Linux baseou-se em Minix que foi uma distro feita por um professor do Linus que era baseada em BSD (unix).
        Basicamente tem as mesmas raízes.
        O Windows é o unico que começou do 0, segundo Linux kernel (é unix-like porque metade é minix e o resto é do GNU Hurd acho eu), e depois o iOS que praticamente copiou pelo BSD (Legalmente) e o seu OSX (Darwin kernel/XNU).

        1. Avatar de lmx
          lmx

          hummm…

          O windows não começou do zero…todos teem linhagem directa ou indirecta do unix 😉

          Alias, o windows copiou carradas de coisas dos unixes, e renomeou-as porque eles sentiam-se mal em manter os nomes das coisas…o pior nem é isso…é que a maioria das implementações que eles criaram do unix, são uma bosta…exemplo…a win32api, é uma porcaria,só macros para a api posix usada nos unix’s, etc…
          Tenho pena dos masoquistas que usam essa api em windows…porque não implementaram a api posix logo directamente como os outros??Hã ja parcebi…problemas de orgulho…

          O kernel do linux não é de base minix, ele foi crescendo como uma implementação grátis do unix…que era o que existia na altura como expoente máximo…mas “caro pa caraças”…aliás a estructura do kernel linux começou por sem apenas monolitico…enquanto o minix é um microkernel, são completamente diferentes…se bem que hoje em dia o kernel linux já é híbrido, ou permite utilizar os dois conceitos…

          O GNU HUrd, não tem nada a aver para o caso, porque ainda é uma outra implementação, e muito atrasada ainda em relação ao Linux…é um esforço da GNU Foundation de poder vir a ter o seu SO próprio sem que tenha que usar o kernel linux…

          O Hurd usa o kernel mach 3.0(microkernel) como base, e os drivers do linux versão 2.0(emulados).

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Foi um bom remate mas foi pena ter ido ao poste…

            Nem o Linux é baseado no Minix, e se tens duvidas procura na net o “debate” entre os Srs. Tanenbaum e Torsvalds (facto interessante: ambos concordavam que nem o Windows nem a Intel alguma vez iriam a algum lado…), e muito menos o Windows NT é baseado no Unix.

            O Linux foi desenvolvido do zero, mas com o objetivo de ser compatível POSIX. Até pode ter sido inspirado pelo Minix, mas não tem lá nada do Minix.

            O Windows NT, que foi concebido pelas mesmas pessoas que conceberam o VAX/VMS, tinha vários objetivos, ser extremamente portável (as primeiras versões suportavam uma meia dúzia de plataformas diferentes) e facilmente extensível usando “subsistemas” (as primeiras versões, para além do subsistema Win32 tinham um subsistema POSIX e outro OS/2). E é claramente inspirado no VMS, a forma como o NT funciona por subsistemas era (ou é…) um dos pontos fortes do VMS.

            Agora se disseres que o VMS foi buscar coisas ao Unix, eu digo-te nada mais natural, e o Unix também não surgiu do nada, também foi buscar coisas a outros sistemas da época.

          2. Avatar de int3
            int3

            Concordo com tudo, excepto o facto do kernel windows NT ter algumas coisas parecidas com Unix. Eu não acho, se bem me lembro, eles dependiam do MS-DOS até ao windows ME +- porque o ‘windows’ era apenas um programa executavel. Depois começaram com o kernel NT mas aquilo que falas sobre o POSIX: http://en.wikipedia.org/wiki/Interix

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Estás a fazer confusão entre as versões do Windows cujo alvo era o público geral com o NT. Desde a primeira versão que o NT não depende do DOS.

          4. Avatar de int3
            int3

            @Carlos Não digas disparastes. Se tiveres dúvidas vê o post mais conhecido da comunidade Linux: https://groups.google.com/forum/#!msg/comp.os.minix/dlNtH7RRrGA/SwRavCzVE7gJ
            E mais não digo, porque a falta de conhecimento e história é tramada…

          5. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Pelos vistos não consegues distinguir quando um SO têm semelhanças com outro, ou quando um SO é baseado noutro. O Linux têm muitas semelhanças com o Unix, no entanto não é baseado no Unix. O Android no entanto é baseado no Linux.

            E mais não digo, porque a falta de compreensão linguística é tramada…

          6. Avatar de int3
            int3

            Claro que não. Linux não é baseado em nada. Nem o darwin, nem o FreeBSD, nem o SunOS, nem o OpenSolaris.
            Baseado e parecido é diferente.
            Quando um kernel é implementado de forma igual a outro então é “BASEADO”. Mas é fácil, dá-me a lista de SO que conseguem executar ficheiros ELF, e depois dá-me os PE.

          7. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Claro que não. Linux não é baseado em nada. Nem o darwin, nem o FreeBSD, nem o SunOS, nem o OpenSolaris.
            Baseado e parecido é diferente.
            Quando um kernel é implementado de forma igual a outro então é “BASEADO”. Mas é fácil, dá-me a lista de SO que conseguem executar ficheiros ELF, e depois dá-me os PE.

            O FreeBSD é baseado no BSD original, o XNU (Darwin é um SO e não um Kernel) é baseado no Mach Kernel e freeBSD, o SunOS é baseado no BSD, o OpenSolaris é baseado no Solaris que por sua vez deriva do Unix System V. O Linux, não não deriva de nada, foi um kernel construído de raiz.

            Os ficheiros ELF não prova que o Kernel é baseado em quer que seja. O ReactOS é compatível binariamente com o Windows, no entanto não é baseado no Windows. Ou será que a Microsoft entregou o código fonte a ReactOS Foundation?

          8. Avatar de int3
            int3

            Sim, o reactOS é do tipo “windowsNT-like” por causa da arquitetura do kernel. e além disso executa os PE (Portable Executable). Não copiou o source code do windows obviamente, mas copiou o “design” ou a arquitetura nuno.
            E não, o “Linux” é mesmo “GNU/Linux”, mas o stallman disse que não se importava que as pessoas apenas digam que se chama “Linux”. É uma das coisas que a maior parte das pessoas não sabiam, e eu também não. Mas a verdade é que o Kernel sosinho é “Linux”. E o sistema todo (não é distros que estou a falar) é “GNU/Linux”
            http://www.gnu.org/gnu/gnu-linux-faq.html#why
            http://www.gnu.org/gnu/gnu-linux-faq.html#always

            Eu nunca vi nenhum sistema em que na shell diga apenas Linux (Meu edubuntu ‘uname -a’): “Linux hiddenlinux 3.8.0-35-generic #50-Ubuntu SMP Tue Dec 3 01:24:59 UTC 2013 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux”

            por falar em Kernel, tenho que compilar o 3.13.5 🙂

            Nuno, estou disposto a ouvir mais. Vejo que sabes muito mais ‘deeper’ que eu.

          9. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            És mesmo teimoso.

            Do link que colocaste.

            Should we always say “GNU/Linux” instead of “Linux”?

            Not always—only when you’re talking about the whole system. When you’re referring specifically to the kernel, you should call it “Linux”, the name its developer chose.

            Na versão do teu Kernel aparece GNU/Linux porque o teu SO é GNU/Linux. No Android já não aparece tal, embora este corra o kernel Linux.

            Eu sei que o Richard Stallman diz que só deveríamos chamar Linux aos SO GNU/Linux. Mas ele não é dono do nome Linux pois este pertence ao Linus Torvalds. E nem o Linus concorda com o ponto de vista dele. O Linus diz que se usa o kernel Linux então é um SO Linux. Como por exemplo o Linus considera o Android um SO Linux, o Stallman já não.

          10. Avatar de int3
            int3

            Eu sou teimoso xD
            Não sabia que linus chama o android de um SO linux. Eu concordo com ele, mas porque é que o stallman discorda? (vou investigar) 🙂

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          WTH!!!

          O Minix foi criado por Tanenbaum e este não era um professor de Torvalds. Torvalds frequentou a Universidade de Helsínquia, onde Tanenbaum nunca foi professor.

          Linux baseado em Minix? Onde é que fostes buscar esta jóia? Os kernels não poderiam ser mais diferentes, um é monolítico e o outro é um micro-kernel. Sim o Torvalds trabalhou no Minix, e sim o Minix serviu de inspiração para Torvalds criar o Linux. Mas não, o Linux não foi baseado no Minix. A única coisa em comum entre os dois foi que no lançamento o Linux utilizava o sistema de ficheiro do Minix. Lê um bocado sobre o debate entre Tanenbaum e Torvalds de 92, vai te fazer bêm.

          “segundo Linux kernel (é unix-like porque metade é minix e o resto é do GNU Hurd acho eu)” A sério, dêem-me uma pistola que já vi tudo que havia para ver.

          1. Avatar de int3
            int3

            “…resto é do GNU Hurd ACHO EU”. Eu disse ACHO, não dei certezas. Não sei onde vi, mas agora já tenho a certeza que não foi de facto um prof de Linus. O Tanenbaum era sim professor em ciências de computadores (mas não em Helsínquia). Deve ter sido confusão minha.
            http://www.cs.vu.nl/~ast/brown/
            Tens aqui o site que te explica tudo e todos 😀
            by the way, O kernel chama-se GNU/Linux por alguma razão. E eu acho que é de facto de o kernel já ter programas GNU integradas (foi o que deu origem ao linux quando Linus juntou o seu kernel com os programas do Stallman).

            Parabéns por saberes o que é um microkernel e um kernel monolitico… Uma pessoa que está bastante tempo em plataformas Linux deve saber isso…
            Não me estás a dar novidades.
            Outra coisa, Linux é híbrido (caso não saibas)

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O Kernel não se chama GNU/Linux, chama-se simplesmente Linux. GNU tem a ver com o userspace. Refere-se GNU/Linux a junção de ambos, mas os dois podem existir sem o outro. Como por exemplo o GNU/Hurd e o Android.

            Sim, sei que o Kernel Linux não é bem monolítico porque temos hipótese de se carregar módulos, entre outros. Mas mesmo assim está mais próximo dos kernel Monolíticos que de entre os Monolíticos e os Micro.

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ele esquece-se, cala-te, nunca me viste a atacar o Linux, pelo contrário.

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Hostil?

        A mim que me interessa?

        Só não concordo quando põem a notícia, e as pessoas esperam esse preço, mas não põem que é sem IVA… Estamos habituados a ver preços com IVA.

    3. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      fazendo a conversão para Portugal, 200$ e os 400$ passam para os 300€ e os 500€.
      e Caso tenha lançamento na fnac fica entre os 600€ e os 900€ como “produtos tecnológicos inovadores”
      como eu amo os Serviços Aduaneiros ….

      1. Avatar de int3
        int3

        Eu fiquei estrábico a ler essas contas…
        200 USD = 150 EUR
        Não sei se sabes que o EURO tem mais valor que o DOLAR Americano….

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Lol.

          Por ter mais valor é que 1 € é mais que $1, logo são mais dólares para os mesmos euros…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Edit.: li mal, P.f. Apagar.

          2. Avatar de int3
            int3

            ahah Admin such a scumbag 😀

    4. Avatar de sergio
      sergio

      Eu queria um…

  2. Avatar de João Silva
    João Silva

    Se for possível fazer docking e utilizar um teclado, rato e um monitor, penso que vai ser meu próximo smartphone e meu pc de trabalho. E o preço parece-me justo.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Já agora, porquê?

      Precisas na mesma do teclado, rato e monitor, porque não também o PC?

      1. Avatar de Miguel

        o telefone Ubuntu poderá substituir/passará a ser o PC

        teclado porque escrever textos longos no vidro do telefone não funciona
        [ nos 8″+ nunca experimentei ]

        rato também será necessário
        exceto se der para usar o telefone como trackpad
        [ nunca tive ratos pelo que gostava de poder continuar a não ter 😉 ]

        1. Avatar de Miguel

          este vídeo já é antigo mas serve para perceberes o que é um telefone Ubuntu
          https://www.youtube.com/watch?v=66S8is1E9MI

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu sei a ideia…

          Não vejo a lógica…

          Chromebook, por exemplo, já ouviste falar?

          Cloud app’s, essas cenas?

          Claro que estou a falar de um carro, quando vocês querem um cavalo mais rápido…

          1. Avatar de Miguel

            não vejo a lógica de meter chromebook ao barulho
            acho que nem cabem num bolso
            e cloud apps não entendi mesmo

            e isso de carros é coisa do século passado

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Quando falei em Chromebooks, não falei dos próprios portáteis.

            Se já usaste qq serviço Web, como se baseia o Chrome OS, vias a lógica.

            Qualquer computador pode ser o teu… fazes log-in e pronto.

            Tens o teu software, os teus ficheiros, app’s, defenições etc instantaneamente e trabalhas aí…

          3. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            Poupar + portabilidade + espaço = mais produtividade

      2. Avatar de João Silva
        João Silva

        É menos um equipamento que tenho que transportar para o trabalho, já que tenho monitor, teclado e rato no escritorio e em casa. Andar de transportes públicos sem a mala do pc é bem mais agradável.

        Lembro-me das minhas viagens diarias que tinha uma mala para as tecnologias: um telemovel, uma maq. fotografica, uma camcorder, um pc portatil, uma consola de jogos portátil e carradas de carregadores e cabos. Isso há meia duzia de anos.

        Outra vantagem para mim é ter um único aparelho onde está instalada todas as aplicações que preciso e com a vantagem de já não necessitar aplicar actualizações em todos os dispositivos quando estas sairem.

        Que venha o supersmartphone! Estou curioso.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Que coisa estranha…

      Quando a Microsoft propõe isso, toda a gente diz que é um disparate, quando é a Canonical, toda a gente diz que é a melhor coisa a seguir ao pão fatiado…

      A diferença é que já hoje tens vários tablets de vários tamanhos com os quais já podes fazer isso e alguns nem precisam de docking station porque se seguram em pé sozinhos (na minha modesta opinião isso é um ponto onde o Surface arrasa a concorrência) e pode-se-lhes ligar um rato e um teclado ou por Bluetooth ou USB.

      Alguns, como o Surface Pro 2 até atingem os requisitos mínimos para jogos mais pesados (no YouTube há vários vídeos de tipos a usá-los para jogar Skyrim, e devem estar a aparecer tipos a jogar Titanfall).

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Acho que há um erro na noticia.
    Eu sei que a conversão está correcta, os fabricantes (ou vendedores ou o que quiserem chamar) não a fazem de forma correcta.

    Por isso o mais certo é se o preço afirmado é $200 a $400, então em euros será €200 a €400
    🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se a conversão está correcta, porque referes €200 a €400?

      1. Avatar de Carlos Nogueira
        Carlos Nogueira

        Porque estas em portugal, e as conversões nunca são feitas, apenas mudam o símbolo do dolar para euro xD

      2. Avatar de ricardo
        ricardo

        porque é o que se verifica na maior parte dos casos no mercado?

      3. Avatar de Miguel

        coisas de leis

        na Europa os PVP incluem IVA
        nos EUA não

        pelo que o câmbio+iva costuma resultar na simples alteração do simbolo da moeda

        resta saber se os USDs que se falam sairam da boca do Mark Shuttleworth ou se foram ‘traduzidos’ pela imprensa americana que também tem tendência a não saber deste detalhe

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Este tipo de equipamento nunca vai vingar, temos o caso do Firefox Smartphone, morreu a nascença.

    Daqui a 2 anos deve ter uma quota de mercado de 2%.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O Firefox Smartphone morreu logo à nascença porque se baseava em html5

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O Firefox OS não foi propriamente feito para competir com o iOS, Android ou WP (pelo menos para já), mas sim para mercados emergentes onde até tem tido algum sucesso.

      1. Avatar de sergio
        sergio

        O Firefox SmartPhone foi feito para paises mais pobres…Claro que em Portugal ou Europa ele não chegou!

  5. Avatar de usssr
    usssr

    como se o ubuntu ira fazer um grande sucesso. já todo mundo quer android e ios. e o windows phone esta a crescer.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      epa…

      todo o mundo quer android não é bem assim!!!Eu quero ubuntu, sailfish, MEEGO, tizen…

      Repara…
      Apple Americano!
      Google Americano!
      Windows Americano(o hardware parece europeu…por enquanto), mas a segurança é que conta logo americano!!

      Ubuntu – Inglês, ou seja Europeu, é errado chamar-lhe europeu, talvez mais mundial. tendo em conta que o software livre se baseia em outros standards…

      Ainda ontem foi encontrado mais um BackDoor no Android pela equipa do Replicant OS…
      No windows e na Apple não se sabe, são de código fechado :S

      Sabemos que a América, se c*ga para nós e grande e que nos espia a todos…dizer que o ubuntu não vinga…quer dizer, na Europa tem a obrigação de vingar!!

      O Android limita-nos imenso por exemplo para passar a info de um TM para outro, onde é que ela está??é um horror encontra-la…

      A não ser que passes toda a info para os servidores deles não é? 😀

      Os chamados backups…pois que grande segurança….o ubuntu tem o mesmo conceito, mas sendo um SO com uma filesystem conhecida e com funcionamento normal…podes ir la a unha ou com uma app fazer isso e sacas para outro, ou seja não é preciso enviares os teus dados para empresa nenhuma!!

      Vocês fujam! sempre que tiverem oportunidade fujam de productos americanos, onde a vossa info, dados pessoais, etc, estejam envolvidos…

      Parece que está quase aprovada pela comunidade europeia, a lei de protecção de Dados…nunca mais chegava…e presumo que não nos vais proteger, como era suposto!! 🙁
      Não sei porquê, mas os Americanos já minaram demasiada gente, e novos acordos serão feitos…parece que a Crimeia afinal ainda trás alguma coisa boa a América…

      1. Avatar de int3
        int3

        Não devias de chamado a Crimeia para aqui. Eu sou pro-russo, e defendo os direitos dos cidadãos da Crimeia e os interesses deles. Na América estão sempre a fazer m*rda pelo mundo todo. Eu não quero isso no meu telemóvel (NSA por exemplo). É por isso que escolhi Android (por ser mais barato) e ser open-source.

        Mal a BQ lance os smartphones com ubuntu eu irei comprar logo. 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…

          Eu sou defensor da Liberdade e como tal também apoio a crimeia, e NUNCA o nazismo 😉

          A questão é que esta jogada dos Americanos tentarem sempre colocar a Europa contra a Russia…
          para que a Russia se chateie e comece as turras com a Europa…
          aproximando dessa forma a Europa da América…funciona 🙁

          Por isso falei na crimeia, e é de extrema importância no que toca a todos os abusos cometidos pela América em relação á Europa, porque se antes a Europa andava chateada com a América, depois desta chatice a Europa quer ficar debaixo da asa da América…

          ora quando esta leia está a ser preparada…era bom que isso não acontecesse!Mas está a acontecer…

          vai estragar-nos os planos de podermos vir a ser livres!!Por isso foquei a questão da crimeia, porque é agora que a Europa está a decidir as leis de privacidade 😉

          Eu também vou adquirir 😛 mas vamos ter que esperar largos meses 🙁

  6. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Eu gostei do bq, vamos a ver como é que este se comporta quando for lançado.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      ai é que pode estar a chave do sucesso…para a bq, com ubuntu.

      Porque se os tms forem lentos, so lhes restava uma boa adaptabilidade a desktop, com dock, se não conseguirem uma coisa nem outra…não sei..

      Mas aguardemos 😉

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    Gostei destes modelos da BQ, os nuestros hermanos estão de parabens.

    Vamos lá ver o SO como se comporta e se vai ter desenvolvimento. Confio mais nesta hipotese do que no Android, sinceramente.

  8. Avatar de Duxa S Mendes
    Duxa S Mendes

    Desde a campanha intencionalmente falhada do edge que risquei – para sempre – o ubuntu da minha lista.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      porquê que foi intencionalmente falhada?

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Era isto que estava a espera , este vai ser o meu primeiro smartphone, um smartphone que se pode transformar num desktop 🙂

  10. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Conferencia na CeBit2014 dada pelo Mark Shuttleworth sobre o Ubuntu smartphone .

    https://www.youtube.com/watch?v=yj4uYEUq9Vs