SLAX Linux – SO para dar vida aos PCs quase mortos

26 Comentários

Precisa de uma distribuição GNU/Linux leve? Que não ocupe muito em disco? E que funcione perfeitamente na sua máquina que tem guardada no sótão/garagem ou que já está a caminho do lixo? Então a nosso sugestão de hoje vai para o Slax, uma distribuição Linux muito popular devido ao seu look and feel e tamanho muito reduzido comparando com outras distribuições.

Vamos conhecer as novidades do novo Slax 9.2.1.


O Slax é uma pequena distribuição Linux, agora baseada no Debian, recompilada com o menor numero de dependências possíveis. Recentemente Tomas Matejicek, responsável pelo projecto, anunciou a disponibilização da versão 9.2.1 que traz o essencial em termos de software.

O Linux Slax 9 inclui as seguintes novidades:

  • Suporte para pacotes Debian
  • Ambiente gráfico usa o Fluxbox como gestor de janelas e o xLunch
  • Disponível em vários idiomas
  • WebBrowser Chromium
  • leafpad como editor de texto
  • Disponibilização de uma calculadora

Além das novidades, o Slax tem sempre disponível um conjunto de módulos prontos a serem instalados (ver aqui).

O SLAX é uma distribuição que não é nova no Pplware mas que é bastante interessante e funcional para máquinas que já têm “ferrugem”. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade. Esperamos o vosso feedback!

SLAX

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Para competir com o puppy e Porteus

  2. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Foi por aqui que eu cheguei ao Linux, nunca mais parei… de referir que isto tb corre numa pen usb e na memoria ram – fácilmente se instalam outros pacotes – apt install – e com persitencia para manter as sessões após reboots.

  3. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Usei-o várias vezes para “entrar” em máquinas onde o Windows deixou de arrancar e poder fazer backups dos ficheiros.

  4. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Bem sem saber os requisitos fiquei na mesma. Vou procurar

    1. Avatar de The Big No
      The Big No

      https://www.slax.org/en/introduction.php
      => System requirements to run Slax
      😉

  5. Avatar de irlm
    irlm

    como instalar no disco

  6. Avatar de xbestphones
    xbestphones

    Será que funciona no meu Pentium 133mhz

  7. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Sempre gostei do Slax, mas sem poder instalar no disco de pouco serve.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Cartão de memória

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Ola da uma vista de olhos nisto ja poderas instalar no disco
      https://youtu.be/SWRiLpVxfCA

  8. Avatar de DIEGO ALVES GUTERRES PALMA
    DIEGO ALVES GUTERRES PALMA

    eu tenho um pc com 192mb de ram e um processador duron, queria ressucitar ele mas nao consigo, a placa mae acho q nao reconhece o usb, diz “Searching for Boot Record from USB” a placa mae e’ antiga nem nome nela tem, a unica coisa q consegui descobrir foi amibios e um numero gigante q tem no final escrito 62-0914-001437-00101111-071595-sis730s-m810lr-h, e quando coloco numa placa mae com socket LGA775 o pen drive funfa normal, alguem poderia me dar dicas de como fazer ele funcionar nesse pc velho??

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A pen está formatada em fat ?

      1. Avatar de DIEGO ALVES GUTERRES PALMA
        DIEGO ALVES GUTERRES PALMA

        formatei em fat32, fat 32 serve ne? vou tentar o xp agora e depois tentar instalar o slax, ver se consigo ressucitar esse pc

    2. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Mano, seu pc tem uma placa pc_chips, tenta via cd, é dificil de achar pra compra mas ainda tem

      1. Avatar de DIEGO ALVES GUTERRES PALMA
        DIEGO ALVES GUTERRES PALMA

        em ultimo caso vou ter por cd, vlw

        1. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Meu isso na altura nem pen boot havia com cd bomba de certeza. Querem fazer pen boot com pcs da era de 90

          1. Avatar de DIEGO ALVES GUTERRES PALMA
            DIEGO ALVES GUTERRES PALMA

            comprei em 2002 mas como na epoca era caro talvez tenha sido de 90 mesmo kkkkk

    3. Avatar de Myself_PT
      Myself_PT

      Gravas um CD ou DVD-RW e instalas por CD/DVD. Simples…

      1. Avatar de DIEGO PALMA
        DIEGO PALMA

        foi o q eu fiz, achei um CD-RW e gravei mas deu esse erro no navegador dele https://bugs.chromium.org/p/chromium/issues/detail?id=348761 , nao sei como arrumar, vou tentar outra OS depois valeu pela ajuda pessoal

    4. Avatar de Rogesson Sauro
      Rogesson Sauro

      Oi digo, tudo bom cara? Bom, alguns computadores antigos, por alguma razão não partem o boot pelo USB, eu também tive esse problema. Então a única solução no teu caso é gravar a ISO num CD-ROM. Tente isto, tudo bem? Boa sorte!

  9. Avatar de DIEGO PALMA
    DIEGO PALMA

    alguem sabe como configurar o wifi no SLAX? com o cabo funciona direto agora no wifi eu nao sei configurar, to querendo aprender a mexer no sistema linux, o q vcs me indicam

  10. Avatar de Humberto
    Humberto

    Realmente prefiro muito mais o slax do que o Puppy Linux mas porém tem outras distros relativamente melhores como o Lubuntu

    1. Avatar de Rogesson Sauro
      Rogesson Sauro

      Sim, o lubuntu é uma ótima opção. Mas quando se fala em processadores da linha soquete 478 (Pentium4, celeronD), A coisa fica preta. Outro erro grosseiro que vejo é na hora que os desenvolvedores especificam os requisitos mínimos, o maior deles está na recomendação de ram: os caras sugerem rams de 512MB mas não especificam em qual velocidade o distro corre bem. Por exemplo, uma distro que roda bem numa ram de 512mb DDR 800, não fluirá com performance numa ram 512 ddr 333, entende? por isso que fica essa confusão, eles recomendam 1Gb, numa ddr 1333, dai o usuário testa o SO numa máquina de 1GB ddr 400 e o sistema segue três décadas para iniciar..

  11. Avatar de Humberto
    Humberto

    Realmente prefiro muito mais o slax do que o Puppy Linux mas porém tem outras distros relativamente melhores como o Lubuntu

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece interessante, faltou foi dizer como instalar em dual boot com o windows.

  13. Avatar de su kei-wei
    su kei-wei

    gostando muito do slax! mas nao estou conseguindo interface grafica no meu netbook atom n450… paralisa no login ainda em modo texto… alguem tem alguma dica?

    agradecido!