Slax 9.5 – A distro Linux que ocupa bem menos que o Windows

43 Comentários

Precisa de uma distribuição GNU/Linux leve? Que não ocupe muito em disco? E que funcione perfeitamente na sua máquina que tem guardada no sótão/garagem ou que já está a caminho do lixo?

Então é hora de instalar a distribuição Slax e aproveitar todas as novidades da versão 9.5.



O seu PC já não aguenta o Windows 10? Então será melhor pensar numa distribuição Linux, mas atenção que nem todas são “leves”. Se procura uma distribuição verdadeiramente leve mas muito funcional e bonita a nossa sugestão de hoje vai para o Slax.

O Slax é uma pequena distribuição Linux, agora baseada no Debian, recompilada com o menor número de dependências possíveis.

O Linux Slax destaca-se por incluir:

  • Suporte para pacotes Debian
  • Ambiente gráfico usa o Fluxbox como gestor de janelas e o xLunch
  • Disponível em vários idiomas
  • WebBrowser Chromium
  • Ter o leafpad como editor de texto

Comparativamente à versão anterior, o Slax 9.5 não traz assim muitas novidades. Destaque apenas para o facto de ser possível comprar agora esta distribuição numa PEN USB de 16GB com encriptação AES (hardware-based). A compra desta PEN USB só é possível pagando em Bitcoins – saber mais aqui.

O SLAX é uma distribuição que não é nova no Pplware mas que é bastante interessante e funcional para máquinas que já têm “ferrugem”. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade (não se esqueçam que podem facilmente virtualizar usando, por exemplo, o virtualbox ou o vmware). Esperamos o vosso feedback!

slax-64bit-9.5.0.iso (262MB)

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nagash
    Nagash

    Seria melhor se puxassem me o saco do Linux e parassem de criticar o Windows sempre que possível.. atitude completamente infantil e desnecessária.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Se há criticas ao Windows é justamente porque há coisas neles que não agradam as pessoas… Não tem problema nenhum criticar. As vezes a pessoa encontra algo que considera melhor e mais eficiente que o Windows e critica o fato de muitos estarem a utilizarem sem sequer dar-se a conhecer outras alternativas. As vezes tem gente que paga pela suíte office inteira e um simples Wordpad ou mesmo um simples AbiWord (para o mundo Linux) já daria conta.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Vais dizer que Linux é perfeito?

        Só compras o Office porque queres, ninguém te obriga.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Nunca disse isso, mas diferentemente dos fanboys do Windows consigo ver o lado negativo de ambos os sistemas e também os positivos. Porém os negativos acabam sendo maiores. Só o fato do Windows ser de código fechado já é o bastante.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não existem sistemas perfeitos…
          E sendo verdade, porque estar a pagar por um sistema que se diz perfeito?

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Não estou a pagar nada.

      2. Avatar de NeoK
        NeoK

        se há criticas no windows façam isso num artigo relacionado com o Windows, se é um artigo Linux falem do Linux. Até pareçe birra contra com o windows.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Vocês que começam a falar de Windows em artigo de Linux, e nada impede o contrário de acontecer.
          Se não aguenta, então cai fora.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Está no título!

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Está no título!

          3. Avatar de Alex
            Alex

            Pelo visto o Cortano não se dá bem com fatos

  2. Avatar de Nagash
    Nagash

    Puxassem menos*

    1. Avatar de star
      star

      Esse comentario e que e um bocado infantil qualquer dia temos pedir desculpa por dizer que os pc antigos ja nao suportam o windows 10 e a melhor solucao e usar linux

  3. Avatar de Danny
    Danny

    Esse linux parece ser mais interessante o windows, tem um monte de opção de aparência , qual o melhor linux quem tá começando?
    Quero sugestões, to querendo me livrar do chato do windows 10

    1. Avatar de Reparo
      Reparo

      Kubuntu 18.04.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Linux Mint Cinnamon > Se queres algo próximo do Windows clássico
      elementaryOS > Se queres algo com um toque de MacOS
      DeepinOS > Se queres algo bonito, moderno e com um toque de Windows e MacOS
      Zorin OS > Se queres algo semelhante ao Windows 10
      Ubuntu 18.04 LTS > Se queres algo totalmente diferente de tudo, mas ainda assim user-friendly

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Obrigado Alex por uma resposta sem sal 😀
        viva ao linux!, estava mesmo à procura de qual versão vou instalar para a minha cota. Seja o Mint Cinnamon

  4. Avatar de Joselito
    Joselito

    Tenta mais… Kkkk…

  5. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    outra vez linux ?

    1. Avatar de Alex
      Alex

      No fundo vc ama

  6. Avatar de Cortano
    Cortano

    A conclusão a que chego com estes artigos, é que sem Windows não havia Linux.
    Pelos vistos não é possível promover Linux sem deitar abaixo o Windows.

    1. Avatar de bruno monteiro
      bruno monteiro

      Estas errado seria mais sem linux nunca teria havido windows nem mac informa te lá um pouco. dos tem por base o código unix 😉 passa bem.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Por acaso tu é que estás errado. Vai lá rever a história

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Linux é tão ruim que até a Microsoft usa Linux nos seus servidores (porque não confia nos próprios) e criou um Linux pra IOT. Só falta ela abrir o código do Windows ou transformá-lo pouco a pouco via imersão no Linux =)

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Cada galo no seu galho. Custa-vos assim tanto perceber isso?

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Como anda o Windows Phone mesmo? Kkkkk

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            E o que é que isso tem a ver para o caso?

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Tudo, como anda? Bem de vida?

  7. Avatar de PoPey
    PoPey

    Na minha opinao não é bem criticar o windows… A verdade é que desde cedo que nos impingem o Windows, a começar pela escola… Pelo menos na minha altura, davam um toque muito leve de Linux (deviam ser obrigados a falar nele por estar no programa) e prontos, depois fomos a correr para o windows e derivados. Usar o Word, base de dados em acess quando se podia usar o open office e o xampp para as mesma funções gratuitamente.

    Em suma, é bom ser nos dado a conhecer alteranativas ao windows, pelo menos abrir-nos o apetite sobre elas…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Com certeza, mas infelizmente o povo é tapado ao que é novo por isso vivem na mesmice.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Eu uso Windows e Linux. Para uso em PC prefiro Windows.
        Posso?

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Até parece, se usasse Linux não falava tanta bobagem como negar fatos.

          1. Avatar de ademrit
            ademrit

            Se não fosse pelos games que gosto de jogar, eu deixaria o windows.

            E mesmo com o wine, não é todos os games que tem uma boa execução.

            Acho o linux ótimo. Em meu notebook (core i5 2ª geração), ele tem desempenho melhor que Windows 7 ,8,10.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Concordo, ao menos vc é pé no chão

  8. Avatar de Nagash
    Nagash

    A verdade é que não há necessidade de criticar um sistema no artigo de outro, parece birra contra o Windows (e macOS) aqui no Pplware. Quase todo artigode Linux tem uma alfinetada desnecessária ao Windows ou macOS. Todos sabem que o Linux tem suas vantagens e desvantagens (assim como o Windows e macOS). Não existe essa de “melhor sistema”, existe o que melhor se aplica à sua necessidade, nem tudo que o Linux faz o Windows faz e vice-versa.. sou usuário de Windows e macOS e de Android e iOS e consigo muito bem falar bem de cada um sem ter que ficar alfinetando o outro.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Qualquer produto que necessite de rebaixar outro para se evidenciar é um mau produto.

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            “A distro Linux que ocupa bem menos que o Windows”

            o bem menos, é comparar, concordo com o Cortano. Mas acho que fazem bem fazer esta comparação, visto o utilizador leigo tem de seguir uma linha de raciocínio ou não entende a necessidade.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Tem que criticar tudo ali que não presta

      O Pedro sabe ser ácido

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Parabéns Pedro, sempre trazendo novidades das distros linux.

  10. Avatar de luis
    luis

    eu sou fan do linux mint 18 , em casa é o que tenho numa das maquinas e faz tudo o que quero , não sou muito exigente , na outra tenho windows 10 por questões de trabalho , não ando a denegrir a microsoft mas sei das limitações deles

  11. Avatar de Pedro Gouveia
    Pedro Gouveia

    Eu cá acho um bom artigo, e desde já agradeço. Já testei este Slax, num PC velho com uma gráfica horrível GT 5200 de 64MBs. E funcionou lindamente. Meu problema é que queria instalar isto no disco rígido e não correr pela pen…como faço isso? Vejo apenas poucos artigos, e apenas relacionados com o Slax 7. Ora, este é Debian, não deve ter nada a ver com o anterior (Slackware). Se me puder ajudar, agradeço! Obrigado pelo artigo 🙂