Slax 9.4 – O Linux para o seu PC que já tem ferrugem

23 Comentários

Precisa de uma distribuição GNU/Linux leve? Que não ocupe muito em disco? E que funcione perfeitamente na sua máquina que tem guardada no sótão/garagem ou que já está a caminho do lixo? Então é hora de instalar a distribuição Slax e aproveitar todas as novidades da versão 9.4.


O seu PC já não aguenta o Windows 10? Então será melhor pensar numa distribuição Linux, mas atenção que nem todas são “leves”. Se procura uma distribuição verdadeiramente leve mas muito funcional e bonita a nossa sugestão de hoje vai para o Slax.

O Slax é uma pequena distribuição Linux, agora baseada no Debian, recompilada com o menor numero de dependências possíveis.

O Linux Slax destaca-se por incluir:

  • Suporte para pacotes Debian
  • Ambiente gráfico usa o Fluxbox como gestor de janelas e o xLunch
  • Disponível em vários idiomas
  • WebBrowser Chromium
  • Ter o leafpad como editor de texto

O Slax 9.4 inclui várias melhorias que garantem uma melhor estabilidade do sistema e há também melhorias ao nível do gestor de ficheiros que passou a “interpretar” o tipo de ficheiros.

Além das novidades, o Slax tem sempre disponível um conjunto de módulos prontos a serem instalados (ver aqui).

O SLAX é uma distribuição que não é nova no Pplware mas que é bastante interessante e funcional para máquinas que já têm “ferrugem”. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade (não se esqueçam que podem facilmente virtualizar usando, por exemplo, o virtualbox ou o vmware). Esperamos o vosso feedback!

SLAX

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Sim senhora algo a ver como deve ser

  2. Avatar de Jose Baptista
    Jose Baptista

    Podia chamar-se Linux “WD40” para rusty PC . Bom FDS pois bem merecem…. Boa Páscoa para P.Pinto e todos, com muita saúde.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado. Feliz Páscoa 😉 vamos aos chocolates

  3. Avatar de arc
    arc

    eheh…adoro a parte do “ferrugem”!

  4. Avatar de arc
    arc

    P Pinto, talvez seja um preciosismo meu, mas não faz mais sentido, falar no caso desta distribuição como sendo uma distribuição Linux.

    De facto, esta distribuição, como muitas mais distribuições de Linux hoje em dia, não seguem mais à risca as recomendações da GNU/Foundation.

    1. Avatar de arc
      arc

      “P Pinto, talvez seja um preciosismo meu, mas não faz mais sentido, falar no caso desta distribuição como sendo uma distribuição Linux.”

      CORRIGIDO para:

      P Pinto, talvez seja um preciosismo meu, mas não faz mais sentido, falar no caso desta distribuição como sendo uma distribuição GNU/Linux.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade, mas pronto deixa lá 😉 só escrevi por ser levezinha. Foi uma das primeiras que escrevi no pplware

    3. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade, mas pronto deixa lá 😉 só escrevi por ser levezinha. Foi uma das primeiras que escrevi no pplware

      1. Avatar de arc
        arc

        Sim eu sei, lembrei-me logo de algo, Slackware de há muitos anos. Como estou jovem!!!!

  5. Avatar de arc
    arc

    E bom feriado a todos e uma Santa Pascoa também.

    1. Avatar de Pia
      Pia

      Nada melhor que comer um pedaço de carne bem mal passada!

      1. Avatar de arc
        arc

        Claro, estou de acordo, nada melhor que uma boa posta de peixe de terras do Barroso na brasa acompanhada com um belo maduro tinto!

        1. Avatar de Pia
          1. Avatar de arc
            arc

            Ou de vaca, quando a fome aperta!

  6. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Isto é daquelas que se pode usar numa pen, mas primeiro é complicada, segundo está a trabalhar como “root” o que não se faz, terceiro o WM -fluxbox – é horrivel.
    Desenferrugem com um wattos, ou qq desktop ambiente do tipo lxde.
    Por módulos existe o porteus linux, ou então se eu instalar debian netinstall e escolher apenas lxde minimal X11…

    1. Avatar de arc
      arc

      @jaugusto, o Fluxbox como qualquer outro *box, é fácil de configurar para quem sabe, como penso que seja o seu caso. Até ícones dá para colocar no Desktop Menu. Mas isso é para quem quer.

      Pois, como eu entendo essa do Debian netinstall, é o meu método favorito de instalação, mas também isso não e para os utilizadores mais comuns infelizmente.

  7. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Se alguém do pplware ou que esteja pelo site me souber responder:
    Qual a melhor distribuição Linux, com um visual bonito e parecido ao Windows 10 que recomendam? E que seja leve?
    E que aplicações Open Source recomendam, para visualização de fotos e de video, edição de vídeo, visualizador de pdf, etc ?(tanto para Linux como para Windows?)

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      A única distro que conheço que supre seus desejos é Zorin Lite.
      – Visual bonito
      – É parecido com o Windows 10 – especialmente o menu iniciar + taskbar
      – É leve

      Quanto as aplicações eu não sei, geralmente as aplicações que uso no Linux não existem pra Windows ou vice-versa. Nunca fui a fundo pesquisar se há um alternative de alguma aplicação no Linux para Windows.
      Como visualizador de imagem eu gosto do eog (Eye of Gnome), visualização de vídeo você quis dizer “reprodutor”? Um que é famoso e que eu sei que existe tanto no Windows quanto no Linux é o VLC. Edição de vídeos existem vários, desde os mais simples que se equiparam ao Windows Maker aos mais completos como Adobe Premiere, Vegas. O mais famoso e que existe pra Windows também é o Kdenlive. Há também o Lightworks, Openshot, Pitivi… Visualizador de PDF eu gosto do Evince, mas há diversos, entre eles um que existe tanto pra Windows quanto pra Linux que se destaca é o Foxit Reader.

      Espero que isso tenha ajudado em algo.

      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Só pra avisar, o Zorin Lite não é pago com aparenta, apenas o Zorin Lite Ultimate. Na página do Zorin não terá botão de download, irá aparecer que você deve pagar em “Pay what you want” para obter, mas se você colocar no valor 0 (zero) irá aparecer o botão de download.

        A distro é baseada no Xfce e não no Gnome como a versão Zorin OS Core ou Zorin OS Ultimate (paga). Se você deseja um visual bonito, leve e algo parecido com o Windows, o Zorin Lite é a melhor opção sem dúvidas!

        https://zorinos.com/download/lite/

        1. Avatar de arc
          arc

          Nem mais @Dandan, existem algumas distros hoje em dia que colocam a opção de ser enviado um contributo monetário para o desenvolvedor da distribuição, como forma de contribuir ajudando a continuar o desenvolvimento. No entanto, NÃO é obrigatório doar.

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            O problema é que nem todos percebem isso e acabam não instalando distros pois acham que são pagas. Elementary é um exemplo disso.

  8. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    E um próximo tutorial em como o instalar no disco…?! 😉

    1. Avatar de CARLOS SANCHES
      CARLOS SANCHES

      Sou um dos que agradecia. Tento instalar no disco e não consigo!