Slacko Puppy 5.7 – Um Linux completo com apenas 160 MB

23 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos conhecer as novidades do Slacko Puppy Linux 5.7.

puppy_01

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e recentemente foi disponibilizado o Puppy “Slacko” 5.7 que está disponível nas versões 4G (NO PAE) e PAE.

puppy_02

O Puppy “Slacko” 5.7 inclui as seguintes novidades

  • Melhorias significativas na camada Aufs do sistema de ficheiros
  • Melhorias ao nível da interface
  • Resolvido o problema com o Samba
  • Suporte melhorado para placas 3G
  • Novo logo

Veja todas as novidades aqui

puppy_02

Qual versão descarregar? 4G ou PAE?

O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB até 64 GB em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits) mais concretamente 3.5 GB de RAM. Para quem tem sistema de 32 bits com memória superior a 4G então é aconselhável o download da versão PAE.

De referir que um processador Intel Pentium M a 400Mhz FSB não consegue correr a versão PAE. Normalmente o PAE é suportado a partir dos processadores Centrino (em 2005). Nesse casos deve-se fazer o download da versão 4G.

Como qualquer outro Linux, o Puppy é também ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui).

puppy_04

Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!

Licença: GPL/LGPL
Download: Puppy 5.7 4G (No PAE) [164 MB] / PAE [165 MB]
Homepage: Puppy

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RedHat
    RedHat

    O site http://www.distrowatch.com é o mais indicado para todas as novidades sobre as distribuições de Linux.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      O PPLWARE é que é… 😉

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    As imagens do Slacko Puppy que aprecem neste tutorial é de uma maquina virtual a correr no windows ou é nativo ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Máquina virtual (VIrtualBox)

  3. Avatar de Redin

    Anda tudo numa corrida desenfreada por causa da data próxima de fim de vida do windows xp.
    Quando recebo informações de novidades no linux que possa colmatar a falta do xp, eu coloco sempre a questão.
    Consegue ser multi utilizador?

    1. Avatar de motard
      motard

      Obviamente que sim, tem tudo o que o programa das janelas tem e muito mais. Basta abrir os horizontes e não colocar problemas. 🙂

      1. Avatar de Redin

        “Basta abrir os horizontes e não colocar problemas.” O que queres dizer com isto?

        1. Avatar de leor
          leor

          Quer dizer que deves procurar saber como funciona em vez de fazer tudo como se faz no windows.

          1. Avatar de Redin

            Bem,… perguntei ao “motard” e respondeu o “leor”.
            Se foi isso que ele queria dizer, então tem sido isso mesmo que tenho andado a fazer. Já não é a primeira vez que faço testes com o Puppy.
            Não duvido que possa eventualmente haver algum descuido com o que esteja a ver e a força do hábito em funcionar exclusivamente em windows já há mais de 30 anos, pode-me estar a criar um “modus operandi” difícil de mudar. Vou ter de procurar melhor como o fazer. Mas tens alguma dica para me dizer como se cria um utilizador? A minha preocupação é fazer funcionar o PC apenas com contas limitadas.
            Obrigado.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            limitadas como?
            cat /etc/passwd

            e vez qual o maior id do ultimo user…muito provavelmente o teu…imaginemos…1000 o grupo imaginemos 1000…
            O PRÓXIMO VAMOS USAR 1001…

            para criar grupo:
            sudo groupadd pplware –gid 1001(1001 vai ser o proximo…)

            agora para criar usser:
            sudo useradd -g pplware -s /bin/bash -p password_do_user -d /home/pplware -m pplware -U 1001

            neste caso criei o user pplware com uid:gid=1001:1001

            e a sua home em /home/pplware.

            como vez é muito simples…

            mas se não gostas de ter trabalho…

            sudo adduser pplware
            foi criado user, grupo e home, mas falta fazer set á password…

            sudo passwd pplware
            pronto ja tá 😀

            dois comandos 😉

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Eu não estou preocupado mas também não uso o XP (embora conheça quem use)…

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Agora nem sequer falamos do Windows XP 🙂

  4. Avatar de Ivo Guerreiro
    Ivo Guerreiro

    Boas,
    utilizava o Slacko Puppy, para quem quer uma distro leve aí está ela.
    A comunidade é bastante activa e interactiva.

  5. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Nova versão então? Esta também desaparece a barra inferior depois de instalar a linguagem em Português? É que na versão (distro) anterior a barra do Menu e afins desapareceu-me e não entendi porquê (utilizei em pendrive)…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aqui funciona direitinho

  6. Avatar de okapi
    okapi

    Onde se pode arranjar esse wallpaper da guitarra? Quanto ao fim do XP já não o uso desde o aparecimento do Seven, quanto a Linux já tenho a minha escolha à muito.:)

  7. Avatar de Bpanther
    Bpanther

    Venha o elementary OS 0.3 “Isis”. 🙂

    1. Avatar de Eugénio
      Eugénio

      É para quando? Quem sabe?

      1. Avatar de leor
        leor

        O lançamento está previsto para Maio pouco depois de sair o Ubuntu 14.04.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Também aguardo com curiosidade 🙂

  8. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Bem,

    Acho que vou testar esta distro.

    Tenho o Lubuntu 13.10 a correr num Acer Revo 3610, que o unico problema que tenho é o facto de não emitir audio por HDMI (é assim que tenho ligado ao monitor…)

    A ver se tenho mais sorte com esta distro (ou não…)

    O mais engraçado, é que quando corria o Lubuntu em Live, tudo funcionava….

    Abraço

    1. Avatar de pirolito
      pirolito

      Tenta no ‘controlo de volume’ (de som) > (mas COM A TECLA DIREITA DO RATO) ‘Definições de “controlo de volume”‘ > (abre o AlsaMixer (no meu caso (Dell PIV 3GHz/FSB400/1Gb_Ram), identifica a placa de som (Intel l82801DB), mas A BARRA ‘MASTER’ NÃO É A “principal”; é a PCM… 🙂

  9. Avatar de Agnaldo Lucindo
    Agnaldo Lucindo

    Eu baixei e coloquei no virtualbox e nao abre de jeito nenhum!