Skype 4.0 chegou ao Linux…e sem publicidade

32 Comentários

Sem Conversation Ads, que agora está presente no cliente para Windows e que acrescenta anuncios durante as chamadas VoIP.

Quando se falava em Skype, os utilizadores Linux sentiam-se um pouco à parte pela falta de suporte e também por falta de novidades deste cliente fantástico de comunicação. Desde a sua origem que o Skype se tornou uma das ferramentas mais populares e preferidas por todos, para a comunicação com os seus amigos e familiares. Com uma rede composta por milhares de clientes (cerca de 41 milhões), o skype oferece preços muito competitivos para chamadas telefónicas para qualquer lugar do mundo.

Ontem,  Marco Cimmino – Engenheiro de software para Linux, anunciou o Skype 4.0  e agradeceu a paciência por parte dos utilizadores Linux. Vamos conhecer as novidades desta nova versão para Linux.

skype_06



Skype é para mim o melhor IM pois além de funcionar como um vulgar Instant Messaging, permite ainda realizar chamadas gratuitamente sobre a Internet. O Skype é um dos precursores da tecnologia de comunicação VoIP (voz sobre IP – o tempo médio de uso do skype é de 13 minutos), oferecendo várias funcionalidades e sendo, provavelmente, a plataforma mais usado para videoconferência. Apesar de recentemente ter sido anunciado que iriam ser colocados anúncios durante as chamadas de VoIP gratuitas, essa medida não irá afectar os clientes em Linux e MacOS.

Principais novidades do Skype 4.0
  • Melhorias significativas na qualidade áudio
  • Melhorias significativas ao nível da qualidade de vídeo e adicionado suporte para novo e mais hardware
  • Novo Call View
  • Janela de conversações melhorada, com uma janela unificada
Como instalar no Ubuntu?

Instalar o novo Skype 4.0 no Ubuntu é muito simples. Para tal, basta aceder aqui e fazer download da versão adequada para o seu sistema operativo. Depois basta mandar abrir usando o Ubuntu Software Center.

skype_03

Em seguida basta carregar no botão Install para proceder à instalação

skype_04

Após a instalação basta procurar por Skype na dash e começar a utilizar o cliente.

skype_05

Uma versão final do Skype para Linux era sem duvida algo que já fazia falta. A Skype/Microsoft decidiu finalmente apostar (novamente) no Linux e os utilizadores agradecem. De acordo com os testes realizados, o skype 4.0 para Linux demonstrou ser estável, notam-se as melhorias ao nível das chamadas e a janela unificada torna o cliente mais compacto e organizado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de phorta
    phorta

    Tenho o Ubuntu 10.04. Só me aparece a versão 2.2 beta… Só está disponível para releases mais recentes??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parece que é um “bug” do site. Se sacares vai sair a versão 4.0 🙂 Se acederes através do Linux, aparece-te logo a versão 4.

      Abraço

      1. Avatar de phorta
        phorta

        Confirma-se. O download é da versão 4.
        A página continua a dizer 2.2 beta, apesar de ter acedido por linux…

      2. Avatar de MCosta
        MCosta

        Uma pergunta offtopic, que aplicativo é aquele que aparece na dash board do Unity (lagarto a tentar morder a sua cauda?
        Agradeço desde já a resposta.
        Cumprimentos

  2. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Finalmente! O 2.2 tem vários problemas a nível de audio no meu Ubuntu 12.04 e sempre que queria fazer uma chamada importante tinha que ir de propósito ao Windows. Espero que esteja corrigido o problema.

  3. Avatar de Jysk
    Jysk

    Essa coisa de agradecer pela paciência ao pessoal ja começa a ser um bocado irritante. Não e que eu tivesse de andar a pedir porque tenho outros meios de dar a volta a isto. Mas nota-se cada vez mais que alguns querem ignorar o Linux.

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Paulo Truta

      Isso não é verdade. Eles poderiam simplesmente ter completamente ignorado o mundo Linux e não, acabaram por lançar a versão 4.0 sem sequer prometerem nada a ninguém. Ninguém estava à espera deste salto. Estou agradecido, e finalmente posso dizer que esta versão está a par com as versões Windows / OSX 🙂

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Não digo ignorarem agora , porque isso foi o que de facto sempre fizeram , mas temos de tirar algumas ilações quando a Microsoft lança este produto para o Linux e com os vários pacotes já compilados para as diferentes distros de Linux , a juntar ao que soubemos a pouco tempo atrás que tinha sido a Microsoft que de terceiros envolvidos no desenvolvimento do Kernel serie 3.0 foram eles os que mais contribuíram .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Paulo Truta

      True. 🙂 Apesar de a Microsoft ter um produto nas montras que a esmagadora maioria dos utilizadores usa, são poucos os colaboradores dentro da Microsoft que também usam Windows 😛 Parece estranho não é? Mas quem cria as coisas sabe muito bem que Linux é bem mais superior aos Sistema Operativo deles heheheeh 🙂 Além disso, praticamente todos os sites da Microsoft estão agora alojados em servidores powered by Linux. 🙂 Porque não Windows Server? Pergunta a eles 😛

  5. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia de novo ,

    Confirmo o que o Pedro Pinto afirmou , quando acedes a pagina do Skype para fazeres o download de facto o que te aparece é que vais fazer o download da versão 2.2 beta , mas quando instala com o GDEBI verificas imediatamente que estás a instalar a versão 4 do software .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Joao Ruivo
      Joao Ruivo

      Sim, foi o meu caso. E para mim funciona pior que a versão 2.2 que vem nos repositorios. Testei e o que verifiquei foi que a chamada de teste não funciona (não estabelece a ligação) e o botao para as opções d skype tb deixa de funcionar. Assim como o botão de seleção de estado. Uma desilusão. Tudo isto no ubuntu 12.04…

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Qual a distribuição linux que recomendam para as funções básicas (net, mail, imagen, musica, vídeo e office)?
    Excepto o ubuntu e mint.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Bodhi Linux

    2. Avatar de Exedote
      Exedote

      Caixa Mágica?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O caixa mágica utiliza que tipo de pacotes?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          .deb, pois é baseado em debian/Ubuntu

      2. Avatar de Alucard
        Alucard

        Para fazer o que queres, acho que praticamente qualquer uma dá. Mas já que não queres Ubuntu, porque não experimentar uma distribuição baseada em RPM? Recomendo o Fedora.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Se calhar vou apostar no caixa mágica aqui para uma máquina mais velhinha e é pt.

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            O quanto é a máquina é velhinha? Instalei o Ubuntu num Magalhães 2 e funciona bem. Lento a arrancar mas funciona.
            Ainda uso um AMD2, (AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 4200+ × 2) e funciona muito bem. Podes escolher dos seguintes desktops: Gnome, KDE, LXDE e servidor, Caso seja mesmo antigo escolhe a mais leve escolhendo o LXDE.

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      OpenSUSE?

  7. Avatar de Olly
    Olly

    Pelos vistos o problema da câmara invertida não foi resolvido… 🙁

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      O problema da camara invertida não é do Skype mas sim do fabricante do teu computador (talvez seja a ASUS) aliado ao facto de provavelmente estares num sistema 64bit a correr uma versão 32 bit do Skype. 😉

      1. Avatar de Olly
        Olly

        Sim. É Asus, com sistema a 64bits mas o Skype instalei o de 64 também.
        O que recomendas que faça?

  8. Avatar de Miguel Ferreira

    Bem eu já uso à algum tempo o skype em linux e o unico mal que via era a na versão de 64bits que passava a vida a bloquear… a nivel de audio e video, era mais estavel que no windows (desde que usasse um linux de 32 bits)

  9. Avatar de Andre
    Andre

    Pessoal, ALguem me pode ajudar?
    Tenho o Ubuntu 12.04 e tou a usar Gnome. Instalei o Skype mas não me aparece o icone na área de notificação. Portanto quando fecho a janela deixo de conseguir ter acesso. A unica alternativa é ir ao menu do sistema e voltar a abrir a app…
    Sabem como resolver isto? Obrigado.

  10. Avatar de macgyver
    macgyver

    Boas
    Sugiro que tentes voltar a reinstalar novamente o skype.

    1. Avatar de QueenShiiva
      QueenShiiva

      Oi…continuo à espera do “help” p a instalação e resolução do prob de som.

  11. Avatar de Charly

    A parte interessante, foi da versao 2.2 para a versão 4.0, isso é muito estranho xD

  12. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Contactos agrupados numa só janela!!! TABS???? SHUT UP AND TAKE MY MONEY!!!!