Sistema de video-vigilância low cost com o Raspberry PI

19 Comentários

Um dos tutoriais mais pedidos na categoria do Raspberry PI, é ensinar como transformar o mini PC num sistema de videovigilância.

Na verdade, este é um tutorial bastante simples de implementar, visto existirem já várias plataformas gratuitas para o efeito… basta instalar e começar usar. Em 2014 mostramos aqui com o fazer, mas agora vamos vamos adaptar para o Raspberry PI 3.

rpi4


Como já sabemos, a última versão do Raspberry PI têm já suporte nativo para redes wireless e Bluetooth 4.1/Low Energy o que facilitará a comunicação com outros sistemas e o acesso à Internet.

Em termos de câmara, está disponível um módulo para o feito que pode ser comprado aqui. Esta câmara tem um sensor Sony IMX219 de 8MPX (a versão original da câmara para o RPI tinha apenas 5 MPX e vinha com sensor OmniVision OV5647).

rpi_thumb

Com activar a câmara no Pipplware?

Antes de começar a usar a câmara na distro Pipplware é preciso ligar a mesma à board tal como mostra a seguinte imagem:

cam_3

Depois de iniciado o sistema é necessário activar o módulo da câmara. Para proceder a essa activação basta usar o comando:

sudo raspi-config

No Menu selecione Enable Camera

cam_1

A seguir é só confirmar essa opção

cam_2

Depois de realizada esta configuração, devem reiniciar o Raspberry PI. Para testar se a vossa câmara está a funcionar correctamente podem usar o comando:

raspistill –o imagem.jpg

Depois é só aceder ao diretório onde a imagem foi gravada e ver o resultado.

rpi3

Aqui fica uma imagem capturada pela câmara do Câmara V2 do Raspberry PI. A qualidade é bastante interessante, uma vez que a câmara é de 8 MPX e pode inclusive ser ajustada para uma melhor imagem.

rpi2

Resumo das características da Câmara V2 :
  • Dimensões: 25mm x 20mm x 9mm
  • Peso: 3 g
  • Totalmente compatível com o Raspberry Pi 1, 2 e 3
  • 8 MPX Sony IMX219
  • Possibilidade de tirar fotografias com 3280 x 2464 pixéis de resolução
  • Vídeo: 1080p30, 720p60 e 640x480p60/90  para gravação
  • 15-pin MIPI Camera Serial Interface – para ligação directa ao PI
  • Totalmente compatível com as cases para o PI
  • Suporte nativo para as várias distribuições

Quem quiser fazer a Pré-Encomenda: KIT Raspberry PI 3 com câmara, basta que aceda aqui.

Partilhar:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de The Onee
    The Onee

    Visto que o kit e camara custam 111€, fui pesquisar por camaras de vigilância e encontrei duas mais baratas.

    Porque razão deveria então eu optar por esta opção?

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Joaquim de Oliveira
      Joaquim de Oliveira

      Mesmo este modelo da camera, encontras na internet a cerca de 26€ em vez dos 38€ que pede o pplware.

    3. Avatar de Rasp Fan
      Rasp Fan

      Sendo um sistema elaborado por ti, a configuração ás tuas necessidades é o principal objectivo. Sem aprofundar muito posso salientar registo de deteções no email ou local á tua escolha, alertas para o telemóvel, etc. Provavelmente as cameras que se encontram á venda farão isso tudo mas certamente não serão muito configuráveis.

      E claro que poderás por o raspberry a fazer outras coisas “nos tempos livres”, leitura de temperaturas, webserver, servidor de BD etc etc, e com isso rentabilizar o projecto.

      Quanto ao preço… se substituíres a camera por uma webcam perdes qualidade mas poupas bastante no projecto.

      Quanto á legalidade podem contactar a CNPD – Comissão Nacional de Protecção de Dados (https://www.cnpd.pt/) e informar-se sobre o assunto e lembrem-se que o que é legal e/ou ilegal num sistemas destes com o raspberry também o é com uma IPCam que, sabe-se lá, pode estar a fazer streaming para casa de um qualquer cidadão do outro lado do mundo.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Não esquecer depois é de fazer o registo na comissão nacional de protecção de dados CNPD (https://www.cnpd.pt/bin/legal/forms_video.htm) e de arranjar maneira de manter a gravação das imagens por 30 ou 60 dias (conforme os casos) que é para não apanhar multa nenhuma que começam nos 600€ e sempre a subir, além de que a captação de imagens sem registo na CNPD não tem valor (jurídico)….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim. Mas isso não é só aplicado ao RPI, é para tudo.

    2. Avatar de 007
      007

      é tudo muito lindo mas depois de preencher o questionário ainda tens de pagar 150€???? :S

  3. Avatar de António
    António

    Aproveito para perguntar se alguém sabe que materiais são necessários para construir com RasperryPi um leitor de cartões RFID; que dê para programar e que permita acesso wireless e cabo?

    Obrigado.

  4. Avatar de ffs
    ffs

    E um tutorial sobre como instalar e configurar o zoneminder?

      1. Avatar de marks
        marks

        E porque não explorar/analisar o motioneye ?

  5. Avatar de Ze
    Ze

    E grava automaticamente quando deteta movimentos para a cloud ?

  6. Avatar de Bruh
    Bruh

    “Sistema de video-vigilância low cost” e provavelmente” ilegal”. Uma vez que existem normas para regular a instalação de sistemas de segurança. O que, basicamente, quer dizer que se instalares isso, por exemplo, numa mercearia, e te assaltarem, a gravação em tribunal vale-te zero. Pelo menos era assim á uns anos, não sei se entretanto mudou ou não, mas duvido. Não sou especialista no assunto, apenas sei de um caso que se passou junto a uma loja onde trabalhei.

  7. Avatar de GF
    GF

    O valor academic do RPI é enormíssimo. Para este tutorial seria importante tb partilhar como activar algo como motion sensor e, aí sim, iniciar e parar a gravação de videos e guardá-los localmente e/ou enviá-los para o dropbox, google drive, etc, seguido de email de notificação ou assim.
    Para quem tem tem telemoveis na gaveta comecei recentemente a testar a app Alfred e estou impressionadíssimo como funciona bem. A unica coisa k me preocupa nesse serviço é k os videos sao gravados no serviço deles e ainda nao é possivel fazer download localmente, só dentro da app. mas funciona bem.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Acho que seria muito mais interessante arranjar uma distro para fazer de “nvr” e meter camaras ip ligadas ao raspberry.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não é uma solução gratuita, mas podem dar uma olhadela ao NxWitness da NetworkOptix que têm um release para o RaspberryPi e BananaPi.

      Interessante é que mesmo no BananaPi que eles utilizam com um Dual-Core ARM Cortex-A7 com 1GB RAM conseguem gravar 8 câmaras.

      Podem usar o software gratuitamente, mas passado 30 dias deixam de gravar, mas continuam a funcionar sem gravação. 🙂

      Software: http://www.networkoptix.com/nxwitness/

      Hardware: http://static1.squarespace.com/static/53bf0bb5e4b0284b83d37557/t/56e0c16a01dbae33017f5705/1457570155586/Nx1_Spec+Sheet.pdf

  9. Avatar de EDUARDO
    EDUARDO

    Vc ja colocou ele junto com OpenCV p identificar pessoas?

  10. Avatar de Me_Being_Hater
    Me_Being_Hater

    Acho que chamar tutorial é ser um bocadinho optimista. Apenas explica como activar a camera e tirar uma fotografia.
    Daí até ser um sistema de vigilância low-cost ainda falta um bocado…