Projectos interessantes usando o Raspberry Pi (Parte II)

6 Comentários

Conheça hoje o projecto PATOSS – monitorização do ambiente da gaiola de um pássaro

Ter um Raspberry Pi e uma ideia diferente é meio caminho ando para criar um projecto interessante. Na Internet são muitos os projectos que assentam neste popular mini PC, e que disponibilizam toda a documentação/instruções,  para que cada um de nós consiga fazer algo idêntico.

Depois de vos termos apresentado os projectos Wet Pi e LittleBox, hoje vamos conhecer o projecto  PATOSS.

patoos_05

A história deste projecto começa depois do mentor, Jorge Rancé, ter encontrado desamparado um pássaro na rua e de o ter levado para casa. O projecto tem o nome de PATOSS  e tem como objectivo a monitorização do ambiente na gaiola onde o pássaro está por diversas vezes…digamos que é um sistema de videovigilância. Com este sistema o mentor dispõe das seguintes informações:

  • Vídeo via streaming e captura de imagens do ambiente onde o Pato se encontra
  • Temperatura ambiente
  • Nível de água
  • Possibilidade de activar um pequeno som
  • Envio de 1 tweet por hora que inclui informações sobre o nível de água na gaiola, temperatura e uma imagem da webcam.
Material principal usado

Para a elaboração deste projecto, o autor apenas necessitou do seguinte material:

patoos_01

Da esquerda para a direita:

  • Sensor para validar o nível da água
  • HD Webcam C270 da Logitech
  • Sensor de temperatura USB
  • HUB USB

O Sensor para validar o nível da água  foi ligado à bord de expansão, nos pinos I/O e GND.

patoos_02

Quando, na gaiola, o nível de água está abaixo do definido, as I/O retornam”1″, senão retornam “0”. Informações  essenciais para depois produzir o sistema de notificações.

Todo o sistema assenta no sistema operativo RaspbianOS pois, segundo o autor, era o sistema operativo no qual estava mais à vontade. Na imagem seguinte podem ver todo o sistema montado numa caixa onde se encontra o PI e o PiFace.

patoos_04

Depois da implementação de todo o sistema e de este estar a funcionar, toda a informação é publicada no twitter de hora em hora tal como podemos ver na imagem seguinte.

patoos[5]

Além da ideia fantástica (confesso que ja fiz algo idêntico mais foi com uma planta que escrevia num blog), o autor disponibiliza TODO o código e informações no site do projecto – ver aqui. Além disso, quem pretender acompanhar acompanhar este projecto, basta siga o PATO no twitter – ver aqui.

Estes é mais um dos muitos projectos fantásticos que podemos encontrar na Internet e que têm como base o popular Raspberry PI. O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes. Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Não se esqueçam de partilhar os vossos projectos!

Homepage: Código do projecto | PATO no Twitter

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio Fonseca
    Sérgio Fonseca

    Gostaria de comandar o raspberry pi com o SO XBMC com o comando navigation da SONY PS3.

  2. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Enquanto o RasPi não correr Wine ou o btnext, as peças todas juntas, é um barato puxado!

  3. Avatar de Jorge Rancé

    Gracias por escribir un post sobre PATOSS!!! 🙂 🙂 🙂

    Echad un vistazo a la web del proyecto, en la parte derecha 😉

    Un saludo desde Barcelona!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parabéns pelo projecto Jorge.

      Um grande abraço de Portugal 🙂

  4. Avatar de Diogo Fernandes
    Diogo Fernandes

    porque que quando ligo um hub usb sem corrente no raspberry os usb funcionam mal neste caso o teclado e a placa wireless usb e quando mudo os usb para o raspberry o aparelho reinicia será defeito ou pouca voltagem ou outro problema?

    1. Avatar de Pedro Almerim
      Pedro Almerim

      não é pouca voltagem, é pouca corrente.

      o raspi versão b funciona com 3.5w ou seja 0,7A.
      Como um hub usb recebe a corrente do raspi para ser alimentado e o protocolo de USB tem no maximo 1A sobram 0,3 A para alimentação.

      Ou seja é curto. podes ligar um rato USB e talvez um teclado todo o resto é puxar demasiada corrente sem que esta seja suportada pelo raspi.

      Em suma é necessário um hub com alimentação externa para funcionar com múltiplos dispositivos.
      e também recomendo que seja um hub que tenha uma alimentação de 2A ou mais ( que no meu caso serve também para alimentar a raspbi e os outros dispositivos tipo discos externos 2.5”).