Shutter 0.87 – A melhor ferramenta de screenshots para Linux

8 Comentários

Das muitas aplicações que uso no meu sistema, as aplicações de screenshots ocupam um lugar especial pois para a produção de artigos são uma ferramenta essencial. No windows, uso por norma o fantástico Snagit, que na minha opinião é simplesmente a melhor ferramenta neste segmento. Como o Snagit não tem suporte para sistemas operativos Linux, a alternativa (viável) é o excelente Shutter.

shut_000

O Shutter (anteriormente designado de Gscrot) é como um canivete suíço no que se refere à captura de ecrãs em ambientes Linux. Com o Shutter é possível criar screenshots a partir de uma área específica, de uma janela activa, de todo o ecrã, etc. Depois de obter a captura, é possível aplicar um conjunto de fantásticos efeitos que se encontram já definidos.

shut_03

Além dos efeitos, é ainda possível desenhar sobre a imagem, incluir sinais e posteriormente até podemos partilhar de imediato a imagem via Bluetooth, enviar via e-mail, através do nosso Instant Messaging, etc.

shut_01

O Shutter permite ainda definir um período de tempo (delay) antes de  proceder à captura do ecrã. Esta fantástica ferramenta integra bastante bem com o Gnome e nesta última versão permite capturar cantos arredondados, quando por exemplo estamos a correr o Compiz.

Como instalar o Shutter 0.87 no Ubuntu?

Para instalar o shutter no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa

sudo apt-get update 

sudo apt-get install shutter
Em resumo…

Esta era a aplicação que eu já procurava há já algum tempo para poder tirar screenshoots com qualidade no Linux. É uma ferramenta bastante completa e na qual é muito simples de trabalhar.

Melhor que o shutter para Linux? Não conheço !

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Finalmente a ferramenta que me faltava para poder tentar esquecer o snagit 🙂

    Obrigado!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim dúvida, esta é fabulosa!

  2. Avatar de Paraoh
    Paraoh

    Uso e é espectacular… Se existisse a versão para windows, era este programa que usava, recomendo.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Brutal aplicação, muito boa mesmo!

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Ela não compartilha via Imageshack ou dropbox iqual o Jshot do windows ? Se não…Ha alguma ferramente pra Gnu/Linux que faça isso ?Ainda não encontrei mesmo até mesmo porque pesquisei pouco.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Compartilha via imageshack, que eu costumo utilizar.

  5. Avatar de Elionai
    Elionai

    Já conhecia está ferramenta, considero ela como das melhores. Já tentei até achar algo parecido pra windows de tão boa q achei.

    Parabéns! Como sempre ótimas postagens.

  6. Avatar de João Dias
    João Dias

    Realmente “Gscrot” é um nome um bocado mau…:D