Shotwell, o substituto do F-Spot no Ubuntu

9 Comentários

Muitos utilizadores do Ubuntu sempre mostraram alguma resistência na adopção do F-Spot como ferramenta de gestão/edição de imagens, fotos, etc.

Nesse sentido, a decisão de abandono do F-Spot no Ubuntu 10.10 foi anunciada durante o Ubuntu Developer Summit, sendo o seu substituto o Shotwell.

Shotwell_03

O Shotwell é uma aplicação que permite editar/gerir fotos, e foi projectado para o GNOME.

Principais Características

Importação – permite importar fotos a partir de directórios definidos ou de qualquer máquina de fotografias digitais

Shotwell_00

Organização – O Shotwell agrupa automaticamente as fotografias/imagens por data/hora. É ainda possível usar tags para organizar as nossas fotografias.

Shotwell_01

Edição – O Shotwell disponibiliza pequenas funcionalidades de edição de imagem: rotação, correcção dos olhos vermelhos, saturação entre outros.

Shotwell_02

Publicação – É possível publicar de imediato as fotografias/imagens no Facebook, Flickr ou mesmo Picasa.

Como instalar no Ubuntu?

sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa
sudo aptitude update
sudo aptitude install shotwell

O Shotwell consome menos recursos quando comparado com o F-Spot, e ainda disponibiliza um grande conjunto de funcionalidades. É hora de testarem e darem o vosso feedback.

Homepage: Shotwell

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André M.
    André M.

    Muito bom Pedro. Muito bom mesmo 😉

    1. Avatar de André M.
      André M.

      Edit: É pena é nao ter suporte para raw. 🙁

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pode ser que quando vier nativo, tenha esse suporte.

        Até la, vamos testando

  2. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    aleluia até que enfim que os programas em ambiente “microsoft” para lunix estão a acabar, o F-Spot nunca deveria ter sido feito em Mono, tal como salvo erro tomboy notes e o Evolution, são muito pesados e nao acrescentam nada, para ja o tomboy notes ja foi substituido na minha maquina pelo Gnote feito em C++,e o evolution aguarda na fila de mudanças.
    E depois dizem que a malta não adopta…claro que não mono é para esquecer, e os programadores de C# teem que intender isso, ate porque existem uma serie de questoes que se colocam no Mono, que podem catapultar o gnu/linux para situações dificeis.
    Se estes gajos tivessem trabalhado em java, mas foram logo escolher…
    Any way bom post mais uma vez e vou ja sacar o meu. 🙂

    cmps

  3. Avatar de sapuka
    sapuka

    A melhor dica do ano para mim!!!
    Muito Bom!!!

  4. Avatar de aiaiai
    aiaiai

    Gostei, tenho de instalar para ver se suporta filtros avançados a la lightroom, permitindo a importação/exportação e aplicar o mesmo tratamento a um grupo de fotografias, de preferência lossless

    Não percebo se a adobe tem direitos sobre essa funcionalidade, é que não a encontro em programas sourceforge

  5. Avatar de ricardoperera
    ricardoperera

    Olá, muito bom o programa! porém aqui ele está errando na hora de ajustar automaticamente as cores da figura: tá ficando tdo mto escuro ou feio msmo! Ms acho que isso ai eles vão corrigir no futuro!