Shashlik: Execute aplicações do Android no Linux

30 Comentários

A loja de aplicações da Google disponibiliza hoje milhões de aplicações desenhadas especialmente para smartphones e tablets. Mas, com projectos como o RemixOS ou o Phoenix OS é possível executar essas apps num ambiente Desktop.

Para quem quiser desfrutar das apps do Android no Linux basta que use o Shashlik.

shashlik


O Shashlik é um projecto open source que parte de um princípio diferente de outros projectos. Em vez de ser mais um sistema operativo, o Shashlik permite que o utilizador execute directamente as apps Android no seu Linux.

Por outras palavras, com esta ferramenta o utilizador passa a poder correr apps como o Angry Birds ou o Microsoft Office directamente no Linux tal como outras apps nativas.

Flappy Bird a correr no Linux

De acordo com os responsáveis pelo Shashlik, este projecto tem vindo a evoluir bastante mas actualmente existem ainda algumas apps que não funcionam. É verdade que além do RemixOS ou do Phoenix OS, existem emuladores como é o caso do Genymotion, BlueStacks ou do AmiDuOS mas… são emuladores.

Como usar o Shashlik?

Caso tenha o Ubuntu ou uma distro derivada deste, basta obter o .deb aqui. Existe também disponível um pacote para sistemas baseados no ArchLinux.

Depois de instalado basta obter o APK (por exemplo, via APK Mirror) associado à app que pretendem executar e executar o shashlik da seguinte forma:

/opt/shashlik/bin/shashlik-install nomeapp.apk

Shashlik_02

O projecto shashlik pode ser o início de muita coisa no mundo do GNU/Linux e se calhar em especial no segmento do Ubuntu Phone, até porque, na verdade, o Android é baseado Linux.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 123456789
    123456789

    Não ha pra windows? oh tadinhos dos meninos

    usem um OS a serio como debian ou arch

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Eu uso os dois, não vejo o porque de tanto hate. Es mais um daqueles que defende um SO como quem defende uma religião? E pensas tu ser um bom profissional, com essa mentalidade? Tadinho de ti.

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      123456789 para quê tentar inferiorizar outros SO só para mostrar que o teu é o melhor?
      Uso o Ubuntu, ele atende a todas as minhas necessidades e então fiquei com ele. Não é preciso dizer que o Ubuntu é melhor que o SO A ou B para me sentir feliz
      Então pq fazes isso. A distro não fica melhor se disseres isso, aliás até degrada a imagem perante possíveis novos utilizadores

      1. Avatar de 123456789
        123456789

        Ja viste os comentarios dos de Windows contra linux? (vai ver o anterior de SQL), pra variar ajusta-se as contas

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Deixa-os falar. Não queiras ser como os outros.

    3. Avatar de PR
      PR

      OS a serio? Vá lá jogar o teu flappy bird, deve ser para isto que ele serve.

    4. Avatar de RS
      RS

      sem querer alimentar guerrinhas, algumas alternativas para windows:
      http://www.bluestacks.com/
      http://www.amiduos.com/
      http://www.andyroid.net/

    5. Avatar de rand
      rand

      Para sua informação já existe algo semelhante para Windows e OS Xà bastante tempo.
      Também para sua informação antes de aparecerem estes facilitadores também já era possível correr aplicações Android tanto em Linux como em OS X como em Windows.

    6. Avatar de Wellington A. Moreira
      Wellington A. Moreira

      Vai assistir futebol, ou campeonatos de jogos, essas coisas foram feito para mi mi mi, agora em questão de SO’s foram feitos para facilitar a vida das pessoas, escolha o seu e use, não precisa ficar falando mal não

  2. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Seria bom se tivesse como executar o Google Play Services.

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      acredito que isso irá acontecer não tarda
      é uma versão beta ainda

    2. Avatar de gr33nbits
      gr33nbits

      Pois eu uso emulator e mudei a rom para poder usar Google Play mas acredito que brevemente algo se faça em relação a isso para o Shashlik. Ainda não testei o Shashlik mas vou testar, parece mesmo sem Google Play Services um bom produto para quem faz app’s para Android.

  3. Avatar de Ricardo B
    Ricardo B

    De notar que só corre aplicações preparadas para android x86… aplicações como por exemplo Snapchat, sem suporte para esta arquitectura não poderao ser usadas. O que é uma pena.

    1. Avatar de apache
      apache

      Testei o Instagram… não deu… testei o FB Messenger… não deu… enfim…

  4. Avatar de irlm
    irlm

    Fazia falta 1 loja de aplicações no Linux

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Software center?

  5. Avatar de AldebaranBm
    AldebaranBm

    Trata-se também de um emulador, mas com a promessa de boa integração com o host… Creio ser este o propósito do Shashlik (emulador com boa integração).

    Hoje sou basicamente usuário linux (Debian), mas até onde me recorde o BlueStacks já faz isso no Windows… e muito bem (então segurem o ego tuxboys). Até então a única integração que vi do Shashlik, no momento, é um ícone de arranque no host (este abre a “vm” e executa o aplicativo indicado).

    Acredito que em um futuro próximo o Shashlik pode “concorrer” muito bem com outros emuladores, principalmente com este diferencial da integração.

    PS: o pacote .deb funcionou tranquilamente no Debian Jessie, bastando instalar as dependências

  6. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Há aqui qualquer coisa mal explicada, digam-me uma aplicação que funcione.

  7. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Eu tenho o ubuntu mas apesar de instalar não o consigo correr por causa de me dar o aviso de não respeitar as “The package doesn’t provide a valid Installed-Size control field. See Debian Policy 5.6.20.”. Alguém sabe como posso resolver isto.
    Obrigado,

    1. Avatar de Augusto
      Augusto

      Desiste porque é mesmo de má qualidade

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Isto não funciona!

    1. Avatar de Guilherme Nocera
      Guilherme Nocera

      Depende que em que parte isso nao funciona, fiz rodar Tower Ninjas no Ubuntu 64 15.10 porem com defeitos. mas é tudo questão de tempo. tem que olhar na arquitetura do apk a ser instalado e ver se atende as necessidades do sistema.

  9. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Também acho que não funciona.

  10. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Depois de descarregar o .deb não consigo instalar porque a arquitectura não é AMD64.

    1. Avatar de Guilherme Nocera
      Guilherme Nocera

      Possuo Ubuntu com arquitetura 64 e instalou porque instalei as dependencias da arquitetura x86.

  11. Avatar de irlm
    irlm

    pelo googleplaydownloader em modo gráfico não funciona, diz que não encontra servidor, nem instalar o ficheiro .apk localmente.

    1. Avatar de Guilherme Nocera
      Guilherme Nocera

      Consegui instalar 2 jogos porem com alguns problemass de controles.

  12. Avatar de Augusto
    Augusto

    Tentei instalar e a resposta que tive foi que Não é permitido instalar pacotes de má qualidade. Como uso o meu pc para programação não testei sequer.