Scribes – Um fantástico editor de texto para Linux

14 Comentários

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Como utilizador de Windows não dispenso o incomparável Notepad++ e até há relativamente pouco tempo usava o vi e o nano na linha de comandos do Linux e o gedit no Gnome.

Recentemente tornei-me fã do Scribes,  um editor leve, simples mas muito potente para Linux.

scribes_02

Scribes, é um excelente editor de texto que combina a simplicidade com o poder (uma vez que é dotado de muitas funcionalidades interessantes).

Principais funcionalidades
  • Editor super potente com suporte para manipulação de funções
  • Suporte para plugins
  • Correcção automática
  • Suporte para identação de código
  • Edição remota de texto (ftp, sftp, ssh, samba, webdav, webdavs, etc)
  • Snippets! (Veja aqui um demo)
  • Sintaxe colorida para mais de 30 linguagens de programação
  • Suporte para atalhos

Veja todas as funcionalidades aqui

scribes_00

O site do projecto disponibiliza alguns vídeos onde podem ver em acção a maioria das funcionalidades do Scribes (ver mais videos aqui).

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o scribes no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:mystilleef/scribes-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install scribes

Para quem usa um editor de texto para quase tudo (ex. programar, tomar notas, editar ficheiros, etc), o scribes é uma óptima opção uma vez que disponibiliza uma interface gráfica bastante completa. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Scribes (várias distribuições)
Homepage: Scribes

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jpng81
    jpng81

    O scribes parece ser porreiro, mas últimamente o pessoal anda com alguma pancada de não querer usar os menus do programa, neste caso escondem a barra e metem a opção de abrir o menu passando o rato no canto superior esquerdo quando as opções ficam do outro lado da janela. :S acho que a maioria do pessoal anda esquecer a usabilidade/funcionalidade/produtividade dos progamas e começam a inventar menus de que ninguém se lembra de inventar, já parece a porcaria do unity. Acho que o pessoal não tem de andar a docorar os atalhos todos para cada programa especifico.
    Para mim este programa até pode ser muito bom para progamar, mas perde logo na usabilidade com menu estranho.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Acho que a ideia é mesmo tornar tudo visualmente mais simples, e deixar visível apenas o conteúdo.

      Com os browsers por exemplo, houve essa redução de forma a poderes ver mais conteúdo e menos menus e toolbars e afins!

      Os atalhos têm um problema por vezes, que é a falta de standart, pois de resto para quem trabalha intensivamente com uma determinada aplicação, só tem a ganhar em conhecer este tipo de shorcuts.. para alem disso, em que menus é que se precisa de mexer num editor de texto? Abrir e fechar documentos, e salvar.. acho que é só isso mesmo!

      cumps

  2. Avatar de Gleuber Sobrinho
    Gleuber Sobrinho

    Legal o review, vou experimentá-lo num futuro.
    Mas aproveitando, qual é a distro/interface do sistema usado de fundo nessa apresentação? Gostei dos ícones.
    Abraços.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Diria que é enlightenment, mas não tenho a certeza absoluta!

      cumps

  3. Avatar de Miguel Barbosa
    Miguel Barbosa

    Experimentei vários editores para linux e que gostei mais é o Bluefish. Tem o pormenor de auto completar código, por exemplo html ou css, enquanto estamos a escrever. É o que uso.

    Existe também uma versão do Bluefish para Windows 😉

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu uso o Geany..gosto mt 🙂

  5. Avatar de St693ava
    St693ava

    Experimentem o Geany.
    É simplesmente fantástico, na minha opinião é o melhor editor de texto que existe baseado em GTK.
    É extremamente personalizável e tem disponível imensos Plugins o que permite adaptar o Geany as necessidades de cada um, na minha opinião o ubuntu deveria adoptar o Geany como editor de texto padrão, até porque é muito mais completo que o Gedit e é bem mais leve.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      existem varias categorias de editores,
      eu por exemplo numa onde de arranjar algo identico mas melhor que o notepad, escolheria certamente o leafpad, todos os outros são muito pesados.
      o geany entre outros entram já numa onda quase de mini ide,para isso existem boas ferramentas…
      ha já alguns tempo(uns anitos) tenho falado aqui por exemplo para c/c++ no code:blocks, supera de longe o geany, entre outros, mas este é um ide puro.
      O geany entre os programas que fazem a ponte entre editores de texto e ide de facto parece ser uma excelente opção, mas eu concordo que deve haver um mais básico como por exemplo o leafpad…
      Opiniões são isso mesmo 😉

      cmps

  6. Avatar de Hugo Correia
    Hugo Correia

    Experimentem o Vim/gVim 😀

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não gosto do VIM apenas do VI…

      cmps

  7. Avatar de Alguem
    Alguem

    Experimentem o novo editor Sublime Text -> http://www.sublimetext.com/

    Ainda em beta mas dizem que vem tirar o lugar do TextMate nos Macs.

  8. Avatar de Diogo Vila Viçosa
    Diogo Vila Viçosa

    emacs

  9. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    só pelo menu leva uma nega…

  10. Avatar de CFD
    CFD

    Como o instalo no Mandriva?

    Obrigado