Samba 4 já está disponível! Com suporte para Active Directory

19 Comentários

…e contou com a colaboração da Microsoft para implementação do suporte para Active DIrectory

Com a diversidade de sistemas operativos que existem actualmente, é importante que existam protocolos que permitam a interoperabilidade entre os mesmos. Seria impensável, por exemplo, nos dias de hoje, um sistema Windows não conseguir “falar” com um sistema Linux  ou um MacOS não conseguir “falar” com um Windows. A adopção do protocolo IP na maioria das redes de dados e sistemas facilitou todo o processo, mas há outros protocolos, bastante relevantes, como é o caso do SMB (protocolo Samba). Hoje vamos conhecer as fantásticas novidades do Samba 4.

samba_00

O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux. Recentemente, a equipa responsável pelo projecto disponibilizou o Samba 4.0 que traz algumas interessantes novidades das quais destacamos:

  • Possibilidade de controlar um Active Directory
  • Suporte para Group Policy
  • Nova infraestrutura RPC
  • Roaming Profiles
  • Disponibilização de ferramentas administrativas do Windows
  • Integração com o Exchange
  • Servidor de directório LDAP
  • Servidor seguro de Dynamic DNS
  • Servidor de autenticação Heimdal Kerberos
  • Suporte para Windows XP,7, 8
  • Suporte para SMB3 e SMB2.1

Vejam todas as novidades aqui

Segundo informações. o suporte para Active Directory no Samba 4 demorou cerca de dez anos e contou com a colaboração da própria Microsoft. A Microsoft, através do seu director de desenvolvimento do Windows Server, referiu que tem um compromisso no sentido de apoiar a interoperabilidade entre sistemas.

Num próximo tutorial iremos ensinar como instalar e configurar o Samba 4 e tirar partido de todas as suas funcionalidades.

Licença: GNU General Public License v3
Sistemas Operativos: Linux
Download: Samba4
Homepage: Samba

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    “Num próximo tutorial iremos ensinar como instalar e configurar o Samba 4 e tirar partido de todas as suas funcionalidades”

    Fico aguardar … 🙂

      1. Avatar de Raclima23
  2. Avatar de Francisco
    Francisco

    … excelentes noticias! 😉

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Assim está bem, é bom ver ambos os “mundos” a trabalhar em conjunto para algo melhor 🙂
      suck on this fanboys 🙂

  3. Avatar de absint0o
    absint0o

    Se o office funcionasse em linux como deve ser já tinha mudado à muito tempo para linux! dava jeito que o pspice e mais uma ou duas ferramentas funcionassem mas o office é crucial, as ferramentas open source não chegam, são muito fracas, infelizmente. Mas Linux está a dar cartas!

    1. Avatar de Carlos Silva

      fracas?! deves fazer autênticos programas no word e no excel para as ferramentes FOSS não cheguem para o que queres…

      Podes dar um exemplo do que não funciona?

      1. Avatar de Márcio Lima
        Márcio Lima

        Compatibilidade entre eles… é o GRANDE DEFEITO.

        Sempre fui um defensor do OpenOffice, mas a realidade é que o MS Office domina.

        No numero de utilizadores e verdade seja dita, estas ultimas melhorias nas ferramentas e interface do 2010 / 2013 trazem muita produtividade muito boa.

        O LibreOffice não gere bem os ficheiros criados no Office (formatação), as ferramentas ainda estão umas gerações atrás e correr em cima de java não ajuda nada ao desempenho.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          porque é que correr em cima de java não ajuda nada??
          ja viste a velocidade de execução di libre office actual??
          Foi marcado na versão 3.4 como Entreprise Ready!!!isso deve dizer alguma coisa…
          Toda a minha documentação é feita em ODF…quem tiver tem, quem não tiver…paciencia, não a consegue visualizar correctamente…é muito simples 😉

        2. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          Gosto do office 2010 mas quem falha em compatibilidade é a M$, pois é este é que não abre bem os ODF um formato aberto. o libreoffice já faz muito em conseguir abrir formatos fechados.

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Essa é que é a verdade. Mais ainda nos acusam de não sermos compatíveis, quando muitas vezes essas mesmas pessoas usam o software pirateado, o que ainda é mais grave… Tem havido melhorias nesta compatibilidade, e ainda teremos mais nos próximos tempos. O Draw vai conseguir abrir ficheiros de pdf, cdr, pub e vsd… um “show de bola”.

        3. Avatar de Carlos Silva

          Como alguém disse, eles não têm que ser compatíveis entre eles… só têm que usar os mesmos formatos (ODF). Simples, e assim todos se entendiam.

          E sinceramente só vejo um problema nisto, demasiada pirataria. Se o Office não corre-se piratiado ninguém o usava 🙂

          Já para não falar que há muita gente que fala, mas nem sequer *tenta* usar o LibreOffice ou afins para uso diário… Experimentem… não custa nada. Se tiverem que mandar documentos a alguém, salvem em ODF e digam a esse alguém que o office 2007/10/13 abre aquele ficheiro.

          Simples.

  4. Avatar de Banucho Cassamo
    Banucho Cassamo

    Espero que o próximo tutorial chegue logo. E não esqueça por favor Pedro Pinto de incluir nele a remoção do samba que ja tenhamos instalado nas maquinas para posterior instalação da versão recente.

  5. Avatar de Peter
    Peter

    sudo apt-get install samba4

  6. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa noite ,

    Mais um passo importantíssimo , excelentes noticias de facto , este ano foi sem dúvida o melhor ano do Linux , mas para o ano já estão agendadas imensas novidades , vamos ver o que o próximo ano nos espera .

    Quem não optou por integrar a comunidade Linux no Pplware está sempre a tempo e serão bem vindos .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas Serva,
      realmente este ano foi muito bom, mas estou em pulgas para que saia o kernel 3.8, trás muitas e muitas funcionalidades, quer a nivel de suporte de graficas(para mobile), quer a nivel de gestão de energia,quer a nivel de performance, muita coisa mesmo 😛 .

      Acho que o linux começa a descolar daquele SO que “pouca” gente conhecia!!

      cmps

  7. Avatar de diogo
    diogo

    Boas a todos, o Linux é mesmo um S.O. fantástico. E agora com o samba 4 e a steam melhorou bastante. Só tenho pena de não o ter começado a usar à mais tempo. O Linux ,para mim é tão espetacular que eu até levo uma pen para a escola com ele instalado, e faço as mesmas tarefas igual ou melhor que os meus colegas no ruindows xD.
    cmps a todos os utilizadores que usam e ajudam a desenvolver esta divindade xD