Saiu o Ubuntu 10.04 LTS Beta 1

64 Comentários

Foi hoje disponibilizada pela equipa responsável pelo projecto Ubuntu, a versão do Ubuntu 10.04 LTS Beta 1. Esta versão traz já as novidades que têm vindo a ser anunciadas como por exemplo o novo visual, a disponibilização dos menus, etc.

linux_10_04

Esta versão vem com os seguintes componentes:

  • Gnome 2.29.92
  • Kernel 2.6.32.16
  • KDE SC 4.4
  • Inicialização mais rápida devido à remoção definitiva do HAL
  • Likewise-open para para simplificar a autenticação no Active Directory (AD)
  • Integração com as principais redes sociais (twitter, identica.ca, Facebook) através do MeMenu.
  • Novo driver open source para as placas nVidia
  • Novas funcionalidades para UEC (Ubuntu Enterprise Cloud)
  • Novos drivers proprietários disponíveis

linux_10_04_2

Calendário de lançamento – Ubuntu 10.04

  • 10 de Dezembro, 2009 – Alpha 1
  • 14 de Janeiro, 2010 – Alpha 2
  • 25 de Fevereiro, 2010 – Alpha 3
  • 19 de Março, 2010 – Beta1
  • 8 de Abril, 2010 – Beta2
  • 22 de Abril, 2010 – Versão candidata
  • 29 de Abril, 2010 – Ubuntu 10.04 LTS

Download: Ubuntu 10.04 LTS Beta 1 Desktop – i386 [675 MB]
Download: Ubuntu 10.04 LTS Beta 1 Desktop –  amd64 [679 MB]
Download: Ubuntu 10.04 LTS Beta 1 Desktop –  amd64 (Torrent) [675 MB]
Download: Ubuntu 10.04 LTS Beta 1 Desktop –  i386 (Torrent) [641 MB]
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    estou ansioso para experimentar. uso linux a pouco tempo mas estou a adorar

  2. Avatar de prom

    vou experimentar no virtualbox para ver o new look lol. 😀

  3. Avatar de carlos
    carlos

    nunca mais chega a versão final 🙁

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ta quase. A versão final também não deve ser muito diferente desta.

  4. Avatar de Rodas
    Rodas

    Também estou a cioso para que chegue o 29 de Abril para formatar a maquina e estalar o 10.4,é preciso ter paciência sem a ter.

    1. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      @Rodas

      “…estou a cioso…” —> “…estou ansioso…”

    2. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      @Rodas

      “…e estalar o 10.4…” —> “…e instalar o 10.4…”

    3. Avatar de Outro Corrector Ortográfico
      Outro Corrector Ortográfico

      @Rodas

      “para formatar a maquina e estalar” -> “para formatar a maquina e instalar”

      1. Avatar de avlisrotiv
        avlisrotiv

        @3 correctores ortográficos…
        Nunca vi um “off topic” assim tão engraçado… 😆

      2. Avatar de Corrector Ortográfico_3
        Corrector Ortográfico_3

        maquina——>máquina

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        @ Outro Corrector Ortográfico

        “para formatar a maquina e instalar” -> “para formatar a máquina e instalar”

        😉

    4. Avatar de Sérgio Lousada
      Sérgio Lousada

      Acho que vc deveria primeiramente aprender a falar o portugues corretamente. Depois quem sabe ? usar o Ubuntu

      1. Avatar de lol
        lol

        @ Sérgio “portugues”!!, português é escrito com acento circunflexo no “e”. E já agora ele até nem deve falar muito mal o português, escrever é que nem por isso, já você também não vai muito além..
        Um abraço e um queijo da serra.

  5. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    O viva o 29 de Abril que continuem a escolher esta data assim sempre recebo uma prenda da Canonical todos os anos 😀

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      PARABÉNS!!!… E até para o ano! 😉

  6. Avatar de racoq

    O Ubuntu está cada vez melhor e agora está com um aspecto bastante apurado. A integração do memenu, faz do ubuntu, o unico sistema operativo, com integração com redes sociais. Fantásticas ideias e inovação que se aplicam nesta comunidade. 😉

    Toca a testar e reportar bugs à equipa do Ubuntu 🙂

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Ainda na semana passada andei a ver isso 😛

    Lets go Download

  8. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Bom, primeiro que tudo há que dizer que o 9.10 está excelente e me fez migrar quase por completo para Linux. Tenho ainda um problema de drivers que já mencionei noutro post sobre impressoras. Em relação à versão 10.04, já tenho instalada a Alpha 3 há algum tempo e hoje quando pedi para verificar actualizações, tive que descarregar mais de 400 megas e já fiquei com todas as novidades acima mencionadas, ou seja o sistema foi automaticamente actualizado para a 1ª beta. Bom seria que assim fosse, até à versão final.

    1. Avatar de Manuel Jose
      Manuel Jose

      E é assim até à versão final. Tens a beta 1, instalas os updates e ficas com a beta 2. Acontece o mesmo para a RC e o mesmo para a final.

  9. Avatar de DFC
    DFC

    uso windows, mas uma vez tive que usar linux durante uns tempos pois o disco do 7 nao dava XD e tava a ver que ficava dependente dakilo XD
    linux e mesmo muito bom, o mal e que ha programas que so ha para windows, e nem todos correm no wine e alguns a performance baixa :S
    mas aconselho linux a todos os que me perguntarem 🙂

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      virtual machine

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Aconteceu-me exactamente a mesma coisa e Outubro, durante cerca de uma semana não consegui usar Windows no meu portátil(nem 7 nem XP), ao formatar não reconhecia o HDD, então usei ubuntu durante esse tempo. Foi uma coisa muito estranha.

  10. Avatar de igama

    Para quem quiser meter os botões de Minimizar, Maximizar e fechar do lado direito ( como é normalmente e em windows ) , corra este comando na consola :

    gconftool-2 –set “/apps/metacity/general/button_layout” –type string “:minimize,maximize,close”

  11. Avatar de Frederico
    Frederico

    Finalmente consegui por o ubuntu a funcionar bem no meu portatil com ATI, 🙂

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Com Ubuntu, é mais que fácil. Agora tenta com outras distros, tipo Arch…

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Frederico, eu ainda tenho alguns problemas com a minha placa ATI, não consigo Acelaração gráfica. Como fizeste?

      Obrigado

  12. Avatar de TiagoBalele
    TiagoBalele

    E eu finalemente consegui por a placa realtek wireless a funcionar!! Depois de todas as outra versões não darem, o meu HP dv5 já bomba com Internet…

    Ah e a interface gŕafica também está de topo 😀

    Cumprimentos

  13. Avatar de @AntunesK
    @AntunesK

    Ubuntu é um sistema linux que tem grande futuro 😀

    E essa versão apesar de ser beta está correndo perfeitamente no meu notebook acer.

    Sobre as mudanças no sistema estão ótimas , acho que ficaram devendo no tema..

    1. Avatar de bazinga
      bazinga

      Para ja ta tudo a correr lindamente…..

      Tirando a parte que n consigo instalar o os seguinte Programas:

      – XBMC

      – BTNEXT (isto ja com O prog. WINE)

      Alguem com o mm problema???

      Obrigado

      1. Avatar de maurycio
        maurycio

        Nesta versão os ficheiros EXE não são executados automaticamente com o Wine. Consegui desta maneira:
        1- Abrir terminal e escrever: winefile
        2- Através daí ir ao locar onde descarreguei o programa BTNext e executar a instalação
        Depois de instalado não me apareceu no menu dos programas instalados, tive k recorrer ao “winefile” para correr o btnext.exe
        Cumps

        1. Avatar de maurycio
          maurycio

          Despois de reiniciado o sistema, o BTNext já aparece na lista de programas 😉

  14. Avatar de Fábio Maia
    Fábio Maia

    Eu vou trocar completamente para Linux e para o mundo open-source assim que o 10.04 for lançado oficialmente (29 de Abril).

  15. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    eu também ja usei apenas linux, actualmente voltei ao windows, por pouco tempo pois uma falha no 9.10 impossiblitava-me de ter 3g mas com um kernel que arranjei ja bomba mas agora espero pela versão 10.04 que o meu 9.10 está um pouco martelado :).
    Confesso que sou viciado no ubuntu, mais doque noutras distros, pois não tenho que perder tanto tempo, tempo esse que não tenho infelizmente.

    1. Avatar de Utilizador atento
      Utilizador atento

      Para jogar Travian tens tempo 🙂

  16. Avatar de Henrique Picanço

    Lendo alguns comentários aqui nessa postagem, ri muito quando as pessoas ficavam discutindo sobre o Português nosso de cada dia. Ainda bem, que quando instalo o Ubuntu conectado a internet, instala junto o pacote de idioma…

    Mais falando sobre o Ubuntu, estou ansioso para a versão 10.04 Lucid Lynx… quando lançar, vou ter que ficar a espera, por que prefiro baixar e instalar tudo de novo, do que ter de fazer o upload do sistema…

  17. Avatar de Paulo Cesar
    Paulo Cesar

    Ele está vindo com o Kernel 2.6.32.16? Mas esse .16 é do patch do kernel ou é a décima sexta correção do branch do Ubuntu?
    No kernel.org, lista o .10 como mais recente da série, será que eles não atualizaram ou o time de kernel do Ubuntu pegou a versão 2.6.32 e depois foi adaptando para o Ubuntu?

  18. Avatar de Hugo
    Hugo

    Quando tiver mais liberdade para poder colocar programas pesados – tipo de edição de vídeo e criação de objectos 3D – deixo de dar dinheiro à microsoft!!!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Eu dei pelo o Windows 7 está excelente, melhor SO da actualidade. Mas não há nada como um Ubuntu :b

    2. Avatar de Ryan
      Ryan

      Tens que fazer lobby para ver se eles arranjam versao dos programas que querem em linux. Sobretudo para distros deb

  19. Avatar de FatGiant

    Atenção à instalação na VirtualBox, depois de activarem os extras, deixa de funcionar o ambiente gráfico. Há uma patch, mas tem de ser metida à unha. E depois disso fiquei sem ver o ponteiro do rato, lol, o rato funciona, mas não se vê o ponteiro.

    Mas gostei do que consegui ver.

    1. Avatar de JCarvalho
      JCarvalho

      Todos os dias tenho isso no trabalho. Sem rato e com as definições de imagem marados. Ou escolho um kernel anterior ou não vejo o rato 😀

  20. Avatar de delaorden

    Pessoal,preciso de orientação Urgente, se for possivel.Gravei no cd o Ubuntu, mas não aparece ou me esquecí como faço para só testa-lo,sem instalar.Tentei pelo boot cd mas não aparece a opção somente testar ou coisa parecida.Me esquecí.Alguem me ajuda. Obrigado

    1. Avatar de racoq

      é logo a primeira opção do CD depois de o gravares e arrancares com o teu PC do CD/DVD

      1. Avatar de delaorden

        obrigado, my friend @racoq (vou tentar..hihihi)

  21. Avatar de escriba666
    escriba666

    Será que arrumaram problemas no evolution
    ao visualizar qualquer anexo este travava
    vamos ver
    atualmente uso Debian 5.0

  22. Avatar de Nobre
    Nobre

    Dá para actualizar de 9.4 para 10.4 ( quando a versão final chegar)?

    1. Avatar de Nobre
      Nobre

      Existe algum tutorial para isso?

      1. Avatar de racoq

        Que tutorial? Gestor de Actualizações > Existe uma nova versão, deseja actualizar?

        É assim tão difícil?

    2. Avatar de Nobre
      Nobre

      é assim tão simples?

      obrigado pela ajuda

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Ubuntu é famoso por ser simples :b

  23. Avatar de Greenplastic
    Greenplastic

    Tenho o Karmic instalado, com dual boot 7 e Karmic, Karmic através do wubi em 7.
    Dá para fazer upgrade para o Lucid Lynx, sem ter que tar a desinstalar o Karmic e derivados ?

    Obrigado.

  24. Avatar de Jose
    Jose

    Nunca mais sai a versão final :b

    Estou ansiono para ter o DVD nas minhas mãos 😛

  25. Avatar de Frederico
    Frederico

    Até agora tudo a correr lindamente, com a excessão que conteudos flash sobrecarregam o processador. Com videos no youtube corre bem, mas videos em outros sitios trava muito. Alguma sugestao?

  26. Avatar de delaorden

    Pessoal,eu baixei pelo torrent, que estranhamente tem 641 MB, coloquei para bootar pelo CD.Beleza,mas não tem a opção de testar sem instalar. Tem Install Ubuntu.Aí vem a droga dos particionamentos,swap etc… eu só queria testar.Acho que foi o torrent ou estão todos assim ?

  27. Avatar de The STK
    The STK

    Lá ia eu todo contente testar o 10.04, em modo wubi (não gosto de andar a fazer partições ;p) quando reparo que o wubi instala tudo direitinho, no entanto quando dá boot fica pendurado no prompt da shell e inicia o sistema…
    Alguém testou o wubi desta e versão e teve o mesmo problema?

    1. Avatar de The STK
      The STK

      *fica pendurado no prompt da shell e NÃO inicia o sistema…

  28. Avatar de Ryan
    Ryan

    Ja comecei a usar desde a versao Alpha. Ha ainda material por acabar mas como nao e versao final tudo bem. Ja enviei erros e verifiquei algumas coisas. Parece-me que a interface esta mais atraente mas para mim o que conta e a performance. O arranque esta mais rapido. Pus o meu portatil a arrancar ao mesmo tempo que a torre e ve-se a diferenca. Espero este versao tenha uma performance bastante melhor que a anterior. Tenho e de tirar essa coisa das redes sociais porque isso e lixo na minha maquina.

  29. Avatar de valentino tuga
    valentino tuga

    A única vantagem de linux é não ser ameaçado pelo flagelo dos vírus. Mas, se eu usar um bom antivirus e tiver o cuidado em não ir a sites de natureza duvidosa, as possibilidades de ‘contágio’ são muito reduzidas. De resto , linux é uma treta, sem software de jeito e com muitos bugs. Além disso eu tenho uma placa gráfica ATI. Mesmo que quisesse instalar Ubuntu, sei que não há drivers ATI de jeito para linux. Por último , não gastei dinheiro num pc só para aceder à net. Também gosto de jogar de vez em quando. Toda a gente sabe que o linux tem poucos jogos (e os que há não têm qualidade). Resumindo, Linux não é para mim.

  30. Avatar de Vitor Folgado
    Vitor Folgado

    Tenho-o instalado num Netbook e estou a gostar. De origem veio com o Windows 7 Starter que consome mais recursos e é mais limitado que o Ubuntu . Como não quero instalar uma versão pirata do Windows, fico à espera da versão final do Ubuntu. Já agora o boot do Ubuntu é de 30 segundos e do Windows é de 50 segundos.

  31. Avatar de Nando
    Nando

    Olá.

    Bem, gostaria de falar que estou usando Linux a pouco tempo, usava o Big Linux 4.2 muito fácil de mexer e agora estou usando Ubuntu. Intalei primeiro a versão 9.10 de dentro do próprio windows 7…rodou legal dando dual boot e tudo.
    Mas, lendo sobre a nova versão 10.04 resolvi instalá-la fazendo a atualização, só que chegou na parte final da instalação acabou travando tudo e perdi tudo.
    Então resolvi desinstalar a 9.10 e baixei a 10.04 separadamente, depois formatei parte do HD deixando tudo pronto para instalar fora do windows, o que ocorreu tudo bem.
    O meu problema agora é o seguinte…na versão 9.10 eu havia instalado alguns programas feito para windows através do wine, tudo certinho e rodando bem. Só que na versão 10.4 não consegui realizar a mesma coisa.Já instalei o Wine e nada deu certo como na versão antiga…alguém pode me ajudar???

  32. Avatar de Shana
    Shana

    Bom dia,
    instalei a última actualização do Ubunto, mas não sei o que aconteceu, pois após o processo de instalação e após reiniciar o pc, aparece o logotipo do ubunto e depois nada… ou seja, o encrã fica completamente preto… o que posso fazer?
    Obrigado.
    Cumps,
    Shana