Saiu o Linux Caixa Mágica 22 RC– O melhor Linux português

32 Comentários

…baseado no Ubuntu 14.04

O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais Popular devido a inclusão da mesma no projecto Magalhães.

A equipa responsável pelo projecto, anunciou recentemente, no site do projecto e nas redes sociais, a disponibilização da versão 22 RC do projecto Caixa Mágica, que é baseado no Ubuntu 14.04. Esta versão está muito próxima da versão final a ser lançada nas próximas 2 semanas e pretende alargar a base de testes aos utilizadores em geral.

caixa_03

Tal como o Ubuntu 14.04, o Linux Caixa Mágica 22 será uma versão LTS, significando assim que terá suporte até 2019.

Como novidades mais importantes, a versão 22 RC do Caixa Mágica traz:

  • Gnome 3.10
  • LibreOffice 4.2.4
  • Kernel 3.13
  • Gimp 2.8.10
  • Grive 1.4
  • MeoCloud 0.1.17
  • Flash-Player 11.2.202.394
  • Skype 4.2.0.11
  • Cartão Cidadão 2.2.0svn3471-1
  • Adobe Reader 9
  • Wine 1.6.2
  • Boot-Repair 3.199
  • …Entre muitas outras aplicações

caixa_04

Galeria de imagens
cm22_01 cm22_02 cm22_03
cm22_04 cm22_05 cm22_06

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: Caixa Mágica

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    Kubuntu > Anything else

    1. Avatar de Marc
      Marc

      Tenho pena de ti… 😛

      1. Avatar de Marco
        Marco

        +1
        se soubessem o que se diz do kubuntu na equipa do kde… deixavam de o usar.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          E o que dizem?
          Elucida-nos lá…!

          1. Avatar de Marco
            Marco

            boas pessoas mas muito amadores, e fico-me por aqui.

  2. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    Elucidem-me, o que tem esta distro de especial comparadas a todas as outras que já existem aka mint debian ubunto etc?
    Parece-me mais do mesmo sem anda de novo.

      1. Avatar de Xplouder
        Xplouder

        Não era de todo a resposta que queria ler. Sinto-me desiludido.

      2. Avatar de João Silva
        João Silva

        E o facto de ser português (apenas tradução) faz a diferença perante as outras distros?
        Tive admiração pelo projecto inicial da Caixa Mágica, porém actualmente não encontro valor acrescentado na distro. Têm que apostar em algo que seja único, distinto das outras distos. Antigamente o ser a única distro totalmente em portugues de Portugal era o factor diferencial. Hoje qualquer componente de qualquer distro já suporta o idioma português.
        O projecto precisa se reinventar, de um injecção de inovação para que não caia no esquecimento. Primeiro é o posicionamento no mercado: é uma distro destinada aos portugueses ou para todo o mundo? Se o target são os portugueses, podiam incluir mais projectos portugueses, desde software empresarial, educacional e até jogos – algo que em mais nenhuma distro iremos encontrar. Senão será apenas mais uma distro baseada em ubuntu no meio de tantas outras para baralhar as escolhas dos utilizadores…

        1. Avatar de Xplouder
          Xplouder

          +1 Não diria melhor.

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Todos distros têm a língua portuguesa. A única coisa que sei que ele tem de diferente é ter software para ler o cartão de cidadão.

      Conhecendo bem os portugueses, ser baseado em Gnome 3 não é uma boa ideia, os portugueses são muito conservadores, no meu ver seria melhor apostar em Cinnamon, Mate ou ate LXDE.

      Por exemplo o Mint tem sucesso por ser conservador e tem várias aplicações nativas deles. A Caixa Mágica precisa de algo diferente.

      Fizeram muito bem passar para Ubuntu.

      Porque não fazer o que o Mint anda à anos a falar e ainda não conseguiu implementar, um sistema de Backup interno tipo System Restore (backups automaticos antes de fazer um update por examplo) como o Windows tem mas claro algo ainda melhor.

      Outra ideia um sistema de voz em portuguese de controlo do sistema. Ideal para um media center, ver film XXX LOL

      1. Avatar de Xplouder
        Xplouder

        Software para ler o cartão de cidadão é mesmo superficial já que requer hardware especifico.

        Sem dúvida, Cinnamon para mim é o melhor pacote gráfico. É mesmo por isso que não troco o Mint por nada. Daí ter feito a observação: o que tem esta distro de especial que faça um utilizador de outra distro a trocar por esta? a resposta provavelmente é esta: NADA (corrijam-me se estiver errado). Sim porque fazer uma distro com meia duzia de programas e um pacote gráfico qualquer já facilmente se faz (http://www.linuxfromscratch.org/).

        1. Avatar de delaorden

          @Xplouder … ola amigo. Eu também andava muito confuso com o Linux, a ponto de somente testa-los e joga-los fora. Mas depois de ler e frequentar alguns foruns, alem do Pplware, claro, percebi que na verdade as versões se estreitaram bastante; a maioria é baseada no ubuntu e o que muda, principalmente é a parte gráfica e pacotes de aplicativos a mais ou menos. Sendo assim, continuei a pesquisar e testar até que cheguei no Linux Mint. Hoje elé e 90% meu sistema preferencial. Ainda assim, deixo uma partição só para testes, porque minha máquina não é tão potente para testá-los de verdade numa Virtual Box ou VMware. Sempre que sai uma versão, seja baseada em Ubuntu ou outra, a instalo e testo. Esta semana testei o Metamorphose Linux, que é brasileiro. cheio de coisas, tão cheio que não gostei, mas para os mais entendidos deve ser um prato cheio. Até recomendo aqui que façam um teste… http://www.metamorphoselinux.net/portfolio.xhtml
          Aindo estou aprendendo e já uso até o terminal para coisas básicas e tal. É isso, não há melhor ou pior. Para mim é questão de gosto, de como se quer usa-lo, e até do tipo de hardware que você possui.
          Valeu !

          1. Avatar de Xplouder
            Xplouder

            Parece que partilhamos opiniões semelhantes bem como a mesma distro de eleição.
            Sem dúvida que é uma questão de gosto. Ao fim ao cabo é quase sempre a mesma coisa isto das distros, mudam o nome metem um logotipo no startup e rearanjam as apps standard. O que me questiono é se o tempo investido nisto realmente justifica… não seria melhor por exemplo tentar aperfeiçoar um pacote gráfico afim de fazer a diferença?!

    2. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Em tempos era a minha distribuição de eleição, isto até há versão 15, hoje é apenas ubuntu gnome remix com montes de aplicações instaladas… A unica coisa que traz de diferente é uma app para ler de cartões de cidadão.

      Se querem mesmo ser uma distro “como deve ser” inovem, coloquem aplicações portuguesas, façam algo de diferente…

      É só a minha opinião, vale o que vale.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Concordo contigo.
        Na altura da parceria com a Mandriva havia mais empenho e dedicação.
        Agora é só mais uma *buntu…

  3. Avatar de kyk
    kyk

    portugues e a pior distro…

    1. Avatar de Ro301
      Ro301

      Lá por ser criada por portugueses. Melhor, lá por ser mantida por empresários portugueses (não sabemos se não mandam os escravos da china faze-la) não significa que seja o melhor que os portugueses conseguem fazer.

      Vocês “magalhães” são uma gota num oceano. Portugal e os portugueses são bem maiores que isso.

  4. Avatar de windows lover
    windows lover

    Instalei uma vez uma distro com o Gnome 3, atirei o computador pela janela ao fim de dois dias…

  5. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Qual o valor acrescentado desta distro ?

    1. Avatar de FOAD
      FOAD

      É isento de IVA

    2. Avatar de Marco
      Marco

      O mesmo das milhentas distros que existem por esta internet fora.

      Nos outros pais, dizem se existem feita pelos nossos pq é que vamos usar feita noutros países, cá diz-se qual é o valor acrescentado é o povo que temos.

      Qual é o valor acrescentado do Lubuntu, Xubuntu, kubuntu entre outros? Mas muitos usam estes, podiam instalar o Caixa Mágica e instalar o XFCE, KDE ou LDXE, se seria o mesmo que terem o Lubuntu e companhia.

      1. Avatar de Xplouder
        Xplouder

        Para que vou comprar umas sapatilhas da Nike na SportZone se posso comprar na loja Nike?
        Presumo que percebas a analogia.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          percebo a tua analogia.

          Mas se calhar se instalares o XFCE no Caixa mágica, tens umas nikes mais originais do que se instalares o xubuntu, o mesmo para os outros DE. Digo eu que não percebo nada disto, eu é mais batatas.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        concordo plenamente.

        Sendo uma distro nacional, traz conhecimento ao País e a quem desenvolve, potenciando dessa forma o desenvolvimento tecnológico que o País tanto precisa para sair deste buraco sem fim…

  6. Avatar de Prof. KARAMBA
    Prof. KARAMBA

    Esta história das distros de Linux ainda vai acabar mal…
    Estou mesmo à espera de pancadaria um dia destes…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      nada disso que aparece o Stallman, e mete o pessoal todo nos eixos nem que seja com uns peiditos (esta só alguns percebem).

      Não vai haver pancadaria pq os que realmente gostam, usam o que gostam e estão-se nas tintas para o medir de pilinhas, a nivel de distros, as boas sobrevivem e as que não se sabem adaptar/criar mercado caem no esquecimento. RedHat, Debian, (Open)Suse, essas vão-se manter sempre (espero eu, qt à suse…) por cá, já criaram muita massa critica de volta delas, as outras… Vê o caso do ubuntu, era a distro fetiche, quis “inovar/copiar” e deixou de ser fetiche sendo esse lugar ocupado pelo Mint, o mesmo se passa para as outras distros.

      O que vai valendo ao ubuntu por incrível que pareça é o mercado empresarial, soube criar um mercado, ah e os novos utilizadores que chegam ….

  7. Avatar de Maxim
    Maxim

    Porque que simplesmente não se instala o ubuntu e pronto? Ainda por cima o gnome é mesmo feio a comparar com unity

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Agora vou armar-me em zelota do linux, pq a diferença do linux para com os outros SO está mesmo ai. Cada um usa o que quer, não existe um standard a nível gráfico, (já nem no motor do X existe). Para ti o unity é fixe para mim, o unity não presta, prefiro o XFCE ou o KDE ao unity e ao novo gnome.

      É pá cresçam.

  8. Avatar de André
    André

    Boa Tarde!

    Não consigo criar o usb boot a partir do programa do site da caixa magica! Chega a formatar a pen, mas não copia! alguém poderia ajudar-me?

    Obrigado!

    1. Avatar de johnnyrave
      johnnyrave

      Meu caro, faça antes download o uui(universal usb instaler) e siga os passos.