Saiu o Linux Caixa Mágica 21 – O melhor Linux português

40 Comentários

O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais Popular devido a inclusão da mesma no projecto Magalhães.

A equipa responsável pelo projecto, anunciou recentemente, no site do projecto e nas redes sociais, a disponibilização da versão 21 do projecto Caixa Mágica, que é baseado no Ubuntu 13.10. Esta versão traz imensas novidades ao nível de software, como a fácil sincronização com o Google Drive e o Dropbox, o novo interface opcional que o Gnome disponibiliza, entre muitas outras.

cm21_01

Como novidades mais importantes, a versão 21 do Caixa Mágica traz:

  • Gnome 3.8
  • LibreOffice 4.1.3
  • Kernel 3.11
  • Gimp 2.8.6
  • Grive 1.4
  • Flash-Player 11.2.202.341
  • Skype 4.2.0.11
  • Cartão Cidadão 2.2.0svn3471-1
  • Adobe Reader 9
  • Wine 1.4.1
  • Boot-Repair 3.199
  • Entre centenas de outros pacotes

cm21_03

Nota: Quem tem máquinas com UEFI e após instalação nada acontece tentem os seguintes passos:

  • 1. Nas configurações UEFI desactivem o Secure Boot (o resto pode manter-se até porque se alterarem podem perder o arranque do Windows se instalado);
  • 2. Arranquem o DVD ou PEN da Caixa Mágica 21 e efectuem a instalação normal;
  • 3. Após a instalação, se não forem para o menu de arranque da Caixa Mágica voltem a arrancar o DVD/Pen de instalação em modo Live CD;
  • 4. Executem a aplicação “boot-repair”;
  • 5. Vão à opções do “boot-repair” e desmarquem a opção de “secure-boot”, e garantam que estão ligados à internet antes de prosseguir;
  • 6. Escolham a opção de reparação recomendada e sigam todos os passos indicados;

cm21_04

Para esta versão estão ainda disponíveis nos repositórios outros gestores de janelas (KDE, LXDE ou XFCE).

cM_21_02

Quem quiser/precisar do Java da Oracle pode instalá-lo através do topapps, ou instalando os pacotes (se não quiserem algum por omissão não instalem o pacote oracle-javaX-set-default):

  • Java 6 -> oracle-java6-installer oracle-java6-set-default
  • Java 7 -> oracle-java7-installer oracle-java7-set-default
  • Java 8 -> oracle-java8-installer oracle-java8-set-default

Nós próximos dias apresentaremos um tutorial de instalação, passo a passo, desta versão. Continuem sintonizados!

É utilizador do Caixa Mágica? Quem tem achado da evolução nas versões?

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: Caixa Mágica

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Devo já dizer aqui que existe outra distro portuguesa: http://sourceforge.net/projects/xange/
    http://distrowatch.com/table.php?distribution=xange

    Mas respondendo à pergunta eu acho que a CM devia de ter ficado no SUSE. Lembro-me perfeitamente no tempo que tinha o meu insys com CM12, era baseado em openSUSE (ou até mesmo SUSE) e era 5 estrelas.

    Eu vejo hoje em dia, no mundo linux, o openSUSE a ficar , pouco a pouco, mais popular. Tem bastantes vantagens, e quem conhece distro baseadas em RedHat ou Slackware percebe muito bem 🙂
    A maneira que os pacotes dos programas e as libs de diferentes arquitecturas são geridos é muito melhor comparado a distro’s baseadas no debian.

    Fica aqui a minha opinião. 😀
    Mas mesmo assim, CM é boa 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vou experimentar essa xange…não conhecia 🙂 Thanks int3

      1. Avatar de bruno santos
        bruno santos

        a distribuição chama-se correctamente de openxange e já tem uns bons anos, conheço outras mais

      2. Avatar de int3
        int3

        Pedro estou a tentar instalar novamente CM12 no meu antigo insys. ehehe está mesmo velhinho, o leitor dvds não funciona senãi já tinha instalado 🙁

        vou tentar por fedora 21 mate.

        1. Avatar de int3
          int3

          I mean fedora 20.

          1. Avatar de jorjao
            jorjao

            Instala por usb que é ainda mais rápido e prático.

          2. Avatar de int3
            int3

            HDD está morto. chega a 30%-40% e da uns chios estranhos e da reboot xD

    2. Avatar de ruben
      ruben

      O CM12 era baseado em Mandriva e não em Suse, mas antes de ser baseado em Mandriva penso que era baseado no Suse.

      Infelizmente desde que mudaram para a base Ubuntu nunca mais consegui instalar no meu Insys, continua-me a dar o erro do ubi-partman.
      Agora tenho só o Win8.1 instalado, mas quando for para voltar ao Linux penso que terá de ser com o Debian. Ainda não consegui intalar o Debian porque primeiro vou ter de mover o Win para ter o Grub na primeira partição, da outra vez instalei o Deb noutra partição e não conseguia aceder nem ao Deb nem ao Win, por sorte consegui restaurar o arranque do Win.

  2. Avatar de bruno santos
    bruno santos

    algumas que conheço
    Caixa Mágica
    OpenXange
    Tugalix Gnome https://susestudio.com/a/jW6HrX/tugalix-gnome
    Flavitu
    LaciOS

  3. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    CM 21,Beta disponivel para testes.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esta ja é a versão final 🙂

  4. Avatar de João
    João

    “Cartão Cidadão 2.2.0svn3471-1”

    Isto serve para o quê?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para leres a info do teu cartão de cidadão e também para te autenticares nos serviços do estado (mas eu percebo a tua pergunta :))

      1. Avatar de João
        João

        Mas preciso na mesma de um dispositivo para ler o cartão correcto?

          1. Avatar de João
            João

            Pois, como imaginava, tenho de “pedir emprestado” um teclado desses ao meu departamento.

            Obrigado pelas respostas. 🙂

  5. Avatar de pixar
    pixar

    Já agora acrescento o Alinex. Aparentemente aquilo está morto, mas tinha alguma piada.
    http://www.alinex.org/

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    No meu entender , a caixa magica não é uma distrito baseada no ubuntu , mas sim distro que utiliza pacotes da canonical ” ubuntu ” no seu sistema .
    Porque o pessoal da caixa magica tem pacotes próprios da caixa magica.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      22:47 a espera da aprovação do meu comentário .

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Como diz o outro…o informático também come 🙂

    2. Avatar de int3
      int3

      Não, é puramente baseado no ubuntu. Eu se quiser também posso ter o meu servidor de repositórios e colocar o meu software lá. É diferente do que estás a dizer.

      CM foi baseado desde o inicio no SUSE, depois mais tarde, (depois do CM14 +-) deram “drop” ao SUSE e adotaram o ubuntu.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        pois…depois do suse, basearam-se em mandriva, e so há pouco é que vieram para ubuntu…já o deviam ter feito ha pelo menos uns 4 anos atrás…

  7. Avatar de lolz
    lolz

    “baseado no Ubuntu 13.10” não será no debian?

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Não, é baseado em Ubuntu porque foi nesta distribuição que se basearam, independentemente do Ubuntu ser baseado no Debian.

  8. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Boas como percebo pouco ditsto qual o melhor gestor de janelas para este CM21 já que diz que podemos instalar outros?

  9. Avatar de Glink
    Glink

    a Lacios está em Beta e está quase a sair, salvo erro ha apenas um bug com o netinstall do debian…

    mais info lacios.org 😉

    BTW eu estou a usa-la desde a alpha, adoro 😀

    1. Avatar de leor
      leor

      Eu também. Não tive um único bug em 3 meses desde que a alpha saiu e é de longe mais mas muito mais fluido do que a maioria dos sistemas que já usei.

  10. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Estes gajos nem os icones do Ubuntu trocam…
    Mais vale meter um Ubuntu Gnome Remix do que isto.

  11. Avatar de lmx
    lmx

    Eu acho que quem gostar do gnome 3, esta distro é uma boa opção.

    Ainda por cima é portuguesa!

    Mas gostava de ver essa distro com xfce, ao estilo do linux mint xfce, e ainda com cinnamon, ou com o mate, que é um excelente desktop clássico..

    Nesse caso haveria uma versão para máquinas mais antigas, e uma para maquinas melhores…

    Penso que era melhor opção do que gnome3…o gnome 3 ficou muito estragado com a mudança de paradigma…

    era o desktop mais usado na serie 2.3.x,e passou a ser um dos menos usados…

    O linux mint tem vindo a aumentar a utilização do xfce, pois criou um menu fantástico para o mesmo e um control center, muito completo…nos dias de hoje, é já uma melhor aposta que gnome 3…

    Também gostava de ver uma parceria entre a PT e a caixa magica alargada…ou seja em vez do google drive…a caixa magica trazer o meocloud…

  12. Avatar de pedro
    pedro

    instalei, e aparece no menu de arranque as duas opções: Windows e caixa mágica. ao escolher caixa mágica, dá erros e não avança.

    1. Avatar de leor
      leor

      Descreve o teu processo de instalação. Pode ter sido algo que fizeste mal ou a mais durante a instalação.

  13. Avatar de rui
    rui

    Linux Deepin 2014
    Open Xange
    alguem já testou ?
    o que acham ?

  14. Avatar de sergion
    sergion

    Boa tarde. Tentei instalar repetidas vezes a CM21 e deu sempre o mesmo erro… Não instala o/a grub! Já fiz o download umas 3 ou 4 vezes e continua a acontecer o mesmo… Alguém explica o que se pode estar a passar?
    Gracias…

  15. Avatar de Claudio
    Claudio

    Qual o melhor? a Caixa Magica ou o EDUBUNTU??

    obrigado

    1. Avatar de int3
      int3

      Edubuntu é igual ao ubuntu mas tem software adicional orientado para educação.
      Caixa mágica é baseado no ubuntu desde há uns anos, mas antigamente tinha base opensuse.
      Qual é o melhor? Não sei. Para mim ia ubuntu do que caixa mágica porque basicamente são iguais e o ubuntu ou edubuntu já tem coisas melhoradas para software que se calhar vais usar. Caixa mágica neste momento é para empresas que não pretendem usar sistemas microsoft e tem uma saída menos dispendiosa. Neste caso só gastam em suporte da CM e tem software como faturação e outros, orientado para empresas.

  16. Avatar de armando quintas
    armando quintas

    Acabei de instalar esta distro, é verdade, saiu o 22, mas ainda não o tinha, por isso foi o cm21.
    Existe um bug no dropbox, a versão está desactualizada, actualizo, seja via terminal, seja caixa mágica software center e nada, bloqueia.

    Tento remover o dropbox via terminal através do autoremove, e o que acontece é que cada vez que faço isso ou instalar outra aplicação a própria linha de comandos automáticamente começa a fazer download do dropbox!
    É a primeira vez que vejo isto, agora estou a tentar desistalar tudo o que exista no pc do dropbox e instalar depois a versão actualizada.

  17. Avatar de Ticha
    Ticha

    Olá a todos eu acabei de instalar esta versão, mas não consigo activar a minha placa wifi o modo Avião está activado e eu não consigo desactivar.
    Já tentei o comando rfkill unlock all mas não funcionou, alguma ideia do k preciso fazer para resolver este problema?

    Obrigado