Saiu Fedora 13 Alfa aka Goddard

13 Comentários

O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava no Desktop. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já la vai uns anitos.

Com uma semana de atraso, foi hoje anunciada pelo Projecto Fedora a versão Alpha do sistema operativo Fedora 13 aka Goddard. A versão final está anunciada para Maio, este versão está a ser anunciada com o slogan de lançamento “Rock it”. Fedora tornou-se numa das distribuições mais usadas.

fedoralogo

O principal objectivo do projecto Fedora é trabalhar em conjunto com a comunidade Linux para construir um sistema operativo mais aberto e com uma maior possibilidade de desenvolvimento.

Novidades desta versão

  • Suporte 3D para placas de vídeo Nvidia, através do driver opensource  Nouveau;
  • RPM versão 4.8;
  • Inicialização do sistema mais rápido
  • Instalação do sistema com pré-definição de partições separadas para Home e Boot;
  • Firefox 3.6;
  • Suporte a mais Webcams;
  • NetworkManger suporta ligação a Internet com telemóvel ligado via Bluetooth;
  • Kernel 2.6.32
  • KDE 4.4
  • Mais novidade, ver aqui

Segundo o site distrowatch.com, o Fedora é a 2º distribuição procurada pelos utilizadores. O primeiro lugar pertence ao Ubuntu.

Será que a versão 13 do Fedora, vai voltar a ganhar terreno ao Ubuntu?

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Fedora 13 Alpha [obtenha aqui a versão que pretende]
Homepage: Fedora Project

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cf
    cf

    A minha distribuição favorita, estou à espera da versão final! =)

  2. Avatar de d05
    d05

    Vou sacar a 12 esta ainda não é a final com a versão kde.

    Reparei agora que os links das categorias do vosso site não tem o fedora em linux.

  3. Avatar de FatGiant

    Vou testar a versão KDE. Assim que chegar.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    drivers ati. Ontinua a ser o calcanhar de aquiles.

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Sem dúvida.

      É isso e a renderização das fontes que em Fedora é horrível.
      Em Ubuntu, por exemplo, dá gosto ver os tipos de letra perfeitamente renderizados com “alpha-blending” ou lá como se chama. Até acho que a qualidade do Ubuntu neste aspecto é melhor que em MAC OS X.

      Tirando estes 2 pormenores também aprecio muito o Fedora e antes de ter conhecido o Ubuntu também só usava Fedora. Isto claro, depois de ter tido algumas frustrações com o KDE do Mandrake (actual Mandriva). Para mim, KDE, nunca mais 🙂 !

    2. Avatar de NT
      NT

      Drivers ATI????? Tenho uma ati tanto em casa como no trabalho e ambas estão a funcionar…

      Está certo que no trabalho uma X1300 deu que fazer, mas também já tentei instalar uma nvidia 8500gt e não foi pêra doce…

    3. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Nem me digas nada… NUNCA mas NUNCA mais mesmo vou comprar uma placa ati num computador. Arrependi-me mesmo muito de o ter feito!

      O suporte que a ati dá a linux é patético.

  5. Avatar de FatGiant

    Pois, e tal, mas não consigo que o LiveCD arranque.

    Tentei 1º numa Virtual Box, desisti ao fim de 14 ou 15 tentativas. Gravei a maldita coisa num cd, e nada, mais de 10 minutos a fazer boot, para depois dizer que o boot é impossível.

    Ainda não é desta que vou sequer considerar usar Fedora.

    Já tinha tentado antes, e havia sempre um problema qualquer, desta vez nem boot faz. Problem Solved!! O CD já está em vários pedacinhos.

    Não recomendo! EVITEM! Não percam tempo!

    1. Avatar de André
      André

      Lá porque tu não consegues instalar não tens de dizer aos outros para evitarem.
      Eu utilizo o fedora e vou continuar a usar.

    2. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      LOOL mesmo gaijo que não deve ter pesquisado, nem deve ter verificado o seu HW nem configs de bios.

      Tenho o Fedora 12, e sim não arrancava … resultado

      boot: linux0 edd=off e siga tenho instalado e recomendo vivamente.

      Não faças do teu caso o geral como podes ver mais abaixo muito pessoal usa. Já agora? sacas-te a verao 64-bits para arrancar no teu de 32-bit? 😀

      1. Avatar de Luís Filipe Carvalho ( FatGiant)
        Luís Filipe Carvalho ( FatGiant)

        Instalei num Core I7, sem discos em Raid, e diz-me que tenho 0 de 1 discos em Raid.

        E sim pesquisei.

        E não, não funciona.

        Aliás, não há nenhum Fedora que tenha tentado, desde a versão 10 que me tenha funcionado, uns por uma coisa, outras por outra, em vários pc’s com hardware diferente.

        Fedora, é capaz de ser bom, mas não recomendo. A menos que seja um utilizador avançado e tenha uma paciência de santo.

        Pasei inúmeras horas no canal de IRC da Fedora, a tentar várias soluções, acho que isso foi na versão 11, até que desisti.

        Se te funciona, wow, parabéns, és o maior. Pertences ao grupo de 20% de utilizadores de linux que usam Fedora. Parabéns.

  6. Avatar de David
    David

    E que tal uma votação ao melhor linux da actualidade?

    Para home user e server 🙂

    Continuações 🙂