Sabayon 11 – Um Linux out-of-the-box baseado no Gentoo

27 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos conhecer o recente Sabayon 11, uma rolling distro baseada no Gentoo, com suporte para a interface UEFI e com muitas muitas muitas aplicações instaladas.

Sabayon_00

O Sabayon Linux (antes tinha o nome de RR4 Linux/RR64 Linux),  é uma distribuição Linux criada por Fabio Erculiani e baseada no Gentoo. A título de curiosidade, o nome desta distribuição provém da sobremesa italiana “zabajone” que traduzido para Francês se chama Sabayon.

Esta distribuição segue a filosofia de trabalho out-of-the-box, oferecendo ao utilizador um conjunto de muitas aplicações prontas a serem usadas e suporte para as últimas tecnologias.

Algumas das aplicações instalada:

Sabayon_01

O Sabayon é conhecida por ser uma distribuição simples de usar e com bom suporte para hardware, podendo ser descarregada com o ambiente de trabalho KDE, GNOME, LXDE, Xfce, MATE e Enlightenment.

Sabayon_01

A versão 11 do Sabayon traz um conjunto de novidades, das quais se destacam:

  • Kernel Linux 3.7 com BFQ iosched
  • GNOME 3.6.2
  • KDE 4.9.5
  • Xfce 4.10
  • LibreOffice 3.6.3 (4.0 em breve)
  • Suporte ao UEFI SecuteBoot
  • Suporte a NVidia Optimus
  • MATE 1.4
  • Três variações do MySQL: Oracle MySQL, Google MySQL e MariaDB.
  • Rigo melhorado

Sabayon_02

EFI, UEFI e UEFI SecureBoot

Outra das novidades incluídas na versão 11 é que todas as imagens x86_64 têm agora suporte para boot e instalação em sistema que usem a interface UEFI.

Suporte para NVIDIA Optimus através  Bumblebee

Além da UEFI, o Sabayon 11 tem agora também suporte para NVIDIA Optimus  via Bumblebee (e bbswitch). Outras novidades podem ser lidas aqui.

Conclusões

O fim de semana serviu para testar o Sabayon 11.Confesso que foi a primeira vez que experimentei a distribuição baseada no Gentoo e fiquei bastante surpreendido com a performance e suporte desta versão. Como referido, esta distribuição segue a filosofia de trabalho out-of-the-box uma vez que inclui muitas aplicações. Além disso, o suporte para UEFI é neste momento um factor chave para quem pretende ter o sistema em Dual Boot.

Aconselho vivamente a testarem.

Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: sabayon

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Durante muito tempo usei Gentoo, e já nessa altura alguns binários maiores, ia os buscar aos repositórios do Sabayon.
    Sempre tive alguma curiosidade com esta distro, mas na altura compilar é que era …. essa mesma teoria da compilação leva-me ainda hoje a compilar tudo em FreeBSD quando podia e bem usar o “pkg_add -r poupametempo”. Mas existem vícios que se mantém.

    1. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      Também uso Gentoo, já tentei usar o Sabayon, mas com o portage logo alí o vicío fala mais alto. Naturalmente não funciona tão fluído quanto no Gentoo, para usar somente o portage – acaba por ser meio irritante. Quando quero uma distro binária, acabo por ficar com o Arch (ou mais atualmente o Chakra).

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Parece estar muito fixe.

  3. Avatar de F3N1X

    Estou a utilizar o Sabayon há alguns meses, e ele me mostrou muito melhor que o Mint e até mesmo melhor que o Ubuntu.

    Talvez existam outras distribuições muito melhores por ai, o que falta para elas se tornarem mais conhecidas e mais aceitas é divulgação.

    Em breve estarei a 3 anos sem utilizar o Ubuntu, testei muita distribuição e posso dizer que, para uma distro Linux ser boa ela precisa de envolvimento da comunidade e ajuda financeira.

    Um forte abraço.

  4. Avatar de Miguel Fontoura
    Miguel Fontoura

    Epah suporte para optimus… É mais um workaround… Quem pode dar suporte é a nvidea e não uma distro, mas pelos vistos há várias distros a dizer isto… Bah whatever

    1. Avatar de rand
      rand

      “É mais um workaround…” …. é sempre o mesmo “workaround”….
      “Quem pode dar suporte é a nvidea e não uma distro,…” aí é que tu te enganas

      1. Avatar de Miguel Fontoura
        Miguel Fontoura

        …ah…e? Podes ser um pouco mais explicito do que “aí é que tu te enganas”?

        1. Avatar de Claudio Duarte
          Claudio Duarte

          Tal como o VGASwitcheroo, o Bumblebee é apenas um workaround. Não é um driver que faça exactamente o que faz no Windows. É facto. Ponto final.

          1. Avatar de Miguel Fontoura
            Miguel Fontoura

            exato

        2. Avatar de rand
          rand

          Lá por uma empresa criar um produto e ser responsável pela seu desenvolvimento e manutenção não quer dizer quem um utilizador que é capaz de apresentar uma melhor alternativa ao seu funcionamento não o deva fazer.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      A versão optimus para linux da Nvidea está um pouco atrasada…

      Mas a Nvidea tem colaborado imenso no projecto…

      cmps

    3. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      Esse problema do nVidia Optimus deve começar a ser resolvido a partir do kernel 3.9. http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTMwMjI

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa tarde ,

        Ontem foi lançado finalmente o Kernel 3.8 , depois de ter visto 7 RCs desta versão , e está já previsto nos próximos lançamentos de Kernel o suporte para o sistema Optimus da Nvidia , é bem provável que no inicio do próximo mês já exista alguma novidade acerca disto , finalmente .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de Miguel Fontoura
          Miguel Fontoura

          isso seria a melhor noticia relacionado com Linux para mim

        2. Avatar de AlexAlex
          AlexAlex

          Vou deixar para compilar o 3.8 no próximo sábado, quero mesmo ver como estão as novidades no ACPI – pois parece que fizeram muitos avanços relevantes. Desde ontem estou com o 3.7.9 😀

          Abraço!

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Sem duvida nenhuma…

            vai ser possível desligar dispositivos, desabilitar um core que te apeteça, ou então desabilitar uma memoria…porque a queres trocar por exemplo, mas o servidor continuara a bombar a grande :D.

            Vai ser possível desligar dispositivos PCI,etc…agora vamos la ver porque deve haver bugs…

            Vamos ver como corre 😛

            eu também ando meio ansioso, Este kernel esta a ficar um Animal Feroz… 😀

            Bem o linus dizia aqui há uns tempos…que queria as coisas com mais calma e ameaçou montes de projectos que se isto continua a este ritmo deixam de estar no kernel…heheh, ele vai chegar a um ponto que não dá conta do recado e vai ter que escolher alguém para estar ao lado…estou curioso para perceber quem vai ele escolher…(Ele é um ditador…)

            este kernel tem avançado a um ritmo alucinante mesmo… aguardemos .

            cmps

  5. Avatar de irlm
    irlm

    será que tem suporte para touchpad Alps, o famoso touchpad sem scrool, como se instala em gentoo?

  6. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Usei esta distro durante algum tempo e posso dizer que melhor so mesmo o gentoo ou o funtoo a comunidade e fantastica e ajudam sempre que possivel, foi com o sabayon que aprendi a usar o gentoo e o linux em geral.
    Recomendo vivamente, e para aqueles que querem algo mais “arch like” recomendo a versao corecdx.
    cumprimentos.

  7. Avatar de AlexAlex
    AlexAlex

    Faltou dizer (se nada mudou) que é a única distro que toca música durante o boot ^_^. O Fabio Erculiani também é dev do Gentoo (e se não me engano está trabalhando pro Google agora).

  8. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Alex , não é a única a Ultimate Editon também fazia isso se não me engano até a 3.2 , depois foi uma distribuição demasiado Americanizada e com temas de muito mau gosto e eu pura e simplesmente não voltei a instalar para experimentar .

    De qualquer das formas a minha maquina vai novamente ter mais uns updates e basicamente vou triplicar a capacidade de armazenamento e quase duplicar a velocidade de relógio do CPU entre melhorias na velocidade das memorias ram etc , pode ser que depois possa fazer mais tutoriais de mais distros .

    Abraço a todos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      Nunca cheguei a testar a “Ultimate Editon”, só conheço de nome. Não sou muito de testar distros, mas as vezes o faço. Atualmente tenho usado (e abusado) do Chakra pra quando preciso de uma distro binária, tipo para o PC do meu primo lol. Também estou a precisar de uns bons ups aqui, mas estou mais pra montar uma máquina nova. 🙂

      Abraço!!!

  9. Avatar de Quirocha
    Quirocha

    Já testei versões anteriores de Sabayon, mas como utilizador habitual de Gentoo não pude ficar satisfeito.
    Como alguém disse atrás, na hora de compilar é que elas contam 🙂 e é aqui que o Sabayon acaba por fazer a diferença (pelo menos na versão q testei).

    É mais Arch-like e busca grande parte em pré-configurados e muita pouca compilação usando um sistema Equo que não é nada de portage 🙂 Aliás este “Atalho” que acaba por ser incompativel com o portage, e portanto esqueçam o emerge pois a mistura dos 2 quebra tudo … e esta é uma enorme falha.

    Resumo: Foi criado em Gentoo, mas aproxima-se mais de Arch (ou buntu no possivel…) do que Gentoo. Dele só herda a estabilidade e robustez inicial! (Antes de Equo’s…)

    1. Avatar de Guerreiro
      Guerreiro

      “equo rescue spmsync” se por acaso usares o portage, podes optar por usar um ou outro misturar pode dar problemas apenas se nao souberes o que fazes mas como es usuario do Gentoo, certamente sabes bem o que fazes e e uma boa introdução ao Gentoo depois se optas por um ou outro isso e com cada um

      1. Avatar de Quirocha
        Quirocha

        Deixei-me disso e voltei para Gentoo puro 😉 Qd vais para Gentoo nunca nada mais encontras nada q te satisfaça sem ser Gentoo – Once you go Gentoo, there’s no turning back 😉

        1. Avatar de Guerreiro
          Guerreiro

          Tambem concordo contigo, eu uso o funtoo

    2. Avatar de Lucas Meneses
      Lucas Meneses

      Bem. Parece que você como usuário de Gentoo não soube o que fazer. É possível usar o portage e o entropy juntos, mas para isso é preciso editar um arquivo e sincronizar os dois. É preciso ler um pouco antes de começar a usar portage em Sabayon e acredito que em gentoo também.

  10. Avatar de Grinder

    Olá a Todos!!

    Quando o assunto é Sabayon, sempre estou por perto :-). Essa é uma distro que me acompanha a alguns anos (nem sei quantos exatamente). Me atende bem e acho a filosofia fascinante. Ser Bleeding Edge, Rolling Release e Ou-Of-Box e ainda manter a qualidade não é pra qualquer um! Ter um sabor de gentoo é fantastico, das infinitas possibilidades que podemos alcançar com ele. Confesso que também já tive alguns problemas no passado ao usar “portage + entropy”, mas depois que passei a usar os Overlay’s de Sabayon e por vezes “equo rescue spmsync” tudo ficou redondo.
    Recomendo a todos, sejam iniciantes, usuários intermediários e avançados.
    Quando se está na universidade, principalmente ao estudar Ciência da Computação, a liberdade de experimentação no seu é essencial!

    “Keep it Simple, Stupid”

    Não curto discutir qual a distro Gnu/Linux é melhor, ou qual é o melhor OS para isso ou aquilo, ou se o suporte é perfeito aqui ou ali. O que conta são as suas necessidades e no universo do Software Livre, temos a liberdade de mudar quando nos for conveniente.

    Abraço a todos!!

    Atenciosamente,

    Jundaí Abdon