Red Star OS – O Linux Coreano que tem cara de MacOS

33 Comentários

Quando se fala em inovação e tecnologia, a Coreia do Sul é por norma um dos países que está sempre na vanguarda. Mas hoje não falamos da Coreia do Sul …mas sim da Coreia do Norte, um país que dispensa apresentações e que recentemente anunciou ao mundo a nova versão do popular Red Star OS…que é uma cópia do MacOS.

red

A última versão do sistema operativo coreano Red Star OS foi completamente remodelada, apresentando agora uma interface muito idêntica a do MacOS. De referir que já a ultima versão trazia o popular ambiente gráfico KDE que imitava muito bem a interface do Windows 7.

O Red Star OS é desenvolvido pelo Centro de Computação da Coreia (KCC), um importante centro de programação de software em Pyongyang. O Red Star OS é baseado no Kernel Linux e foi em 2010 que o sistema passou a ser conhecido mundialmente, depois de um estudante russo o ter publicado na Internet.

Sabe-se que a nova versão do Red Star OS foi disponibilizada recentemente e os screenshots divulgados mostram que há uma aproximação ao o popular SO da gigante Apple.

Começamos pela interface que permite definir o fuso horário do computador. Muito familiar para quem usa MacOS…

Star_00

E mudar o background?…tão simples como num MacOS.

Star_01

Passamos agora ao gestor de ficheiros..muito semelhante ao que vimos no SO da Apple.

Star_02

Depois a parte da produtividade…o cliente de e-mail que já apresentamos na imagem de abertura do artigo…o terminal

Star_04

…e a suite de produtividade que vem já com o sistema operativo.

Star_05

Mas alem de algumas semelhanças com o MacOS, o Red Star OS vem também com o Wine que permite correr aplicações Windows dentro do próprio sistema.

Star_07

O Red Star OS vem ainda com um browser baseado no Mozilla Firefox que tem o nome de Naenara. Esta nova versão tem a marca do professor da área da computação, Will Scott, que lecciona também na Universidade de Pyongyang.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mind
    mind

    Pena não ter outras linguagens, agora que o Pear acabou, e o Elementary OS não parece muito o OSX, esse seria uma opção interessante.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        bela noticia…agora deste-me um “nó cego” 😀

        Será que este projecto é uma especie de fork do anterior??
        Com o David tavares á cabeça do mesmo??

        Fica muito estranho mesmo, perceber o que se passou com o pear OS…e agora ainda mais!!

        Será que alguém tenta a mesma jogada do Pear??Esperar que alguma marca os volte a comprar??

        A Apple não embarcaria nisso duas vezes seguidas…aposto…é que se formos por ai…isto nunca mais acabaria…até eu entrava na ideia e vendia também!Era um buraco sem fundo 😀

        Fica é a ideia que pode não ter sido a Apple?!
        E parece que o modelo é o mesmo, e vai haver uma cloud e tudo…tal como o anterior…pufff ??

        Alguém sabe mais qualquer coisa sobre o assunto???

        1. Avatar de PSNCTN
          PSNCTN

          Será que foi sequer mesmo comprado?

          (Please note Clementine OS is still not out. This is Pear OS 8. We had to change the name for legal reasons.)

          Clementine é o Pear, ou melhor, será o sucessor… Suponho eu…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            pois…

            eles trocam o nome, porque o pear foi adquirido por uma empresa…supostamente.

            Mas…é estranho…porque se alguém comprou o projecto, como é que eles vão fazer um fork do mesmo??

            Eles só podem fazer isso no que não seja propriedade intelectual da nova dona do pear…e eu não sei até que ponto o que o Pear OS desenvolveu, é fechado ou não actualmente…?!

            a ideia inicial com que fiquei , é que quem comprou quiz fechar o projecto…e por isso comprou..

            A não ser que a mesma empresa que comprou, esteja agora a mudar de nome, para clementine OS e a dar continuidade ao projecto…é estranho…

            Porque se fosse apenas o Pear a mudar de nome, não era necessario ninguém vir dizer que foi comprada…mas agrada-me que de alguma forma continue 😉

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Pelos vistos o Pear OS foi comprado pela empresa que ainda ninguém sabe.
          O Pear OS, vai ser a base para continuar o projecto, com algumas diferenças e com o nome Clementine OS.

          “Clementine OS 10.8 will be developed on top of Pear OS 8 and have most of the programs but will be redesigned for are OS we believed in Pear OS but now its up to us to make the dream come alive again. Clementine OS 10.8 will start development in April of 2014 as Ubuntu 14.04 does not release until April 17th. Sorry for the long wait and release date still unknown.”

          “Pear Linux was a French distribution. It was shut down because it was sold to a unknown company. It was created by David Tavares, Deux-Sèvres (79), France. The purpose of Pear Linux was to create an operating system based on linux (ubuntu mini remix) with a simple but powerful interface.”

          1. Avatar de lmx
            lmx

            carambas… 😀

            mas se não foi a Apple que comprou quem foi??A canonical??por ser de base ubuntu??

            A canonical ja anda a ameaçar o linux mint, e ja ameaçou o clement lafebvre de que poderia sofrer consequencias se continuasse a usar algumas coisas que supostamente são propriedade intelectual da canonical, ou seus associados…será que é isso??

            É porque para mim não faz sentido comprares uma coisa para acabar com ela, que foi o que supostamente aconteceu…e depois aparecer algo baseado nesse trabalho :S

            A não ser que a empresa que tenha comprado, tenha mudado o nome da distro, e continue agora comercialmente sobre o nome clementine??
            A google??
            Usando o nome do leitor de musica que criou em QT??

            que ganda confusão…e ninguém se desbronca 😀

            o dominio de topo hj.cx…é das Christmas Island perto das filipinas…pode ser um pressagio para a samsung e afinal o Nelson estava correcto…

            mas só por si não nos diz nada 🙁

            bem…viva o Clementine OS 😉

          2. Avatar de lmx
            lmx

            humm…

            será que a samsung vai lançar uma maquina steam..com este OS de base??

  2. Avatar de oiele
    oiele

    então o pplware já não mete nessa distro uma janelinha a dizer pplware? lol

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sinal que ESSE não testamos

  3. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,eu utilizo o elementary OS,e está com compiz e é a cara do mac,basta procurar na net como desbilitar o plank,e instalar cairo-dock+compiz.

    Cumps

  4. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    já agora, esta distro koreana tambem dá para instalar em pt_PT.

  5. Avatar de Filipão
    Filipão

    Sabem o link para a homepage do projecto?

  6. Avatar de FOAD
    FOAD

    Aposto que deve ser uma das distros mais estáveis. Se tiver bugs, fuzilam o programador e atiram a família aos cães esfomeados até à 3ª geração.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Rapaz não viste q e da Korea do sul? E so ate a segunda geração (e com ursos) e tem de ser autorizado pela Samsung.
      Aquele abraco

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      Isto foi feito na Coreia do Sul, não na do Norte

      1. Avatar de FOAD
        FOAD

        Um de nós não leu o artigo.

      2. Avatar de Marzkor
        Marzkor

        So o nome(Red Star) diz tudo

  7. Avatar de A. Paulo
    A. Paulo

    Por que não têm os habituais links no fim do artigo ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não encontrei ainda esta versão para download

      1. Avatar de okapi
        okapi

        DPRK disponibilizar os links? Tenho dúvidas só se houver alguma fuga e acredito que só esteja disponível em Korean.

  8. Avatar de lmx
    lmx

    hummm…

    “De referir que já a ultima versão trazia o popular ambiente gráfico KDE que imitada muito bem a interface do Windows 7”

    Não é o kde que imita muito bem a interface do win 7…mas sim o win 7 que imita muito bem a interface do kde…sendo que o pioneiro…foi o kde.

    Os créditos a quem os merece, mas é um erro muito comum 😉

    Pois parece que os Koreanos, não ligam mesmo aos Americanos…e parece até que afinal…são relatados como País de 3º mundo…mas são uma potencia mundial gigante…teem software, hardware, tudo…

    Deviamos ter um SO desenvolvido na Europa, para o nosso estado…quase toda a gente ja tem, ou ja iniciou projectos neste campo…e nós??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, tens razão. Eu não disse com esse sentido, até porque, como dizes, o KDE foi o pioneiro 🙂

      1. Avatar de lmx
        lmx

        hehehe,

        Eu sei que não, tu és uma pessoa isenta! 😉

        Sabes como é…as vezes por essa internet existem tantas acusações de determinadas pessoas sobre determinadas ferramentas(e as vezes injustamente), que ás tantas…uma pessoa já so quer corrigir 😀

        abr

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Agora a samsung anda a fazer outsourcing do desenvolvimento para o Norte? Lol

  10. Avatar de Armando
    Armando

    Como sempre, não há aqui novidade nenhuma. Em Linux é sempre tudo igual há pelo menos uma década. É a cópia da cópia da cópia da cópia da cópia…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      mas no windows há muita novodade…

      ha espera é sempre mais do mesmo…e cada vez pior…pois

  11. Avatar de Filipão
    Filipão

    Os links estão no final da página da wikipedia:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Star_OS

    1. Avatar de Filipão
      Filipão

      (os links para download)

  12. Avatar de Rober
    Rober

    Quem pode me indicar um Dock bom para Linux ?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Conky dock ou docky são muito bons!

  13. Avatar de delaorden

    Afinal, vocês gostam de Linux ou OsX hahahaha … Se querem tanto, e gostam tanto, que se pareça com um Mac por que não mudar para o tal ?

    1. Avatar de leor
      leor

      Guito, incompatibilidade de software, peso, virus, lixo, etc