Red Hat “mata” a distribuição Linux CentOS! O que se segue?

17 Comentários

O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código-fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projeto CentOS. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.

No entanto, a empresa revelou recentemente que vai acabar com a distribuição. Saiba o que vem a seguir.


Red Hat vai apostar na distro CentOS Stream

O CentOS é provavelmente das distribuições Linux mais estáveis e completas. Direcionada para servidores, esta distribuição da Red Hat sempre se destacou pela segurança, robustez e desempenho. No entanto, esta é uma distribuição gratuita e como em quase tudo na vida… é preciso garantir algum retorno financeiro.

Com o lançamento do CentOS 8, a empresa lançou também a distro CentOS Stream e será essa que vai substituir o CentOS.

Red Hat "mata" a distribuição Linux CentOS! O que se segue?

De acordo com o post de Rich Bowen:

O futuro do Projeto CentOS é o CentOS Stream, e no próximo ano vamos mudar o foco do CentOS Linux, a reconstrução do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), para o CentOS Stream. O CentOS Linux 8, como uma reconstrução do RHEL 8, terminará no final de 2021. O CentOS Stream continua após essa data, servindo como o ramo upstream (desenvolvimento) do Red Hat Enterprise Linux

Enquanto isso, entendemos que muitos de vocês investiram profundamente no CentOS Linux 7 e continuaremos a produzir essa versão até ao fim de ciclo de vida do RHEL 7.

Relativamente ao CentOS Stream. Trata-se de uma distribuição intermédia, entre o Fedora e o RHEL. Por outras palavras, CentOS Stream é uma distribuição de lançamento contínuo (a rolling-release distro) para RHEL.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    O melhor sistema operativo para servidores web e não só.

    Será que querem ir atrás do sucesso do CentOS para fazer uma versão a pagantes?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Já existe… RHEL.

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Nop. O objetivo é mesmo tentar forçar o pessoal do Centos a migrar para uma versão a pagantes do RHEL.

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Sim mas e a nível de custos de licenciamento? C como é que ficamos?
    O Centos Stream continua freeware?

    1. Avatar de Rudi
      Rudi

      continua, mas é tipo Manjaro… basicamente vai transformar o CentOS num Rolling Alpha!

  3. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    O Oracle Linux já era superior ao CentOS e agora é mais ainda.
    Pelo menos não tinha tanto delay desde que saiam updates no RHEL até chegar ao CentOS.

    E é gratuito.
    Ainda por cima converter um centos num oracle linux é facil e direto.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Oracle ? Fazer acordos com o diabo é mais seguro.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        +1
        Mais tarde ou mais cedo vão vir cobrar…

  4. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    nao e tao linear.
    se verificares no site da Oracle o script eles disponibilizam só é compativel com as versões anteiores a 8.
    mas sim é um grande tiro nos pés, isto tem dedo da IBM.
    a comunidade é grande e a RH é bastante, para nao dizer, largamente beneficiada com a comunidade CentOS para correcção de bugs, já para nao falar da compatibilidade entre versões (versao estavel e RHEL 8)
    já a oracle vai ser a principal beneficiada no meio disto tudo.

  5. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Grande tiro no pé RH, só a pensar no lucro, a descurar a comunidade CentOS, não vai correr bem no futuro.

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Não vai mesmo.
      Sem uma base de código estável, muitos desenvolvedores e profissionais (e potenciais clientes RH) vão abandonar o sistema porque não estão dispostos terem de se sujeitar a licenciamento quando podem simplesmente utilizar as alternativas.
      O pior é mesmo terem mudado a data do final do suporte do C8 de 2029 para 2022.
      É uma completa traição à comunidade. É o mesmo que dizer: “vamos dar-vos algum tempo, mas depois disso, paguem ou vão á me**a!”. Mesmo que voltem atrás, a confiança perdeu-se.

  6. Avatar de Bernardo Reis
    Bernardo Reis

    Não me parece boa ideia. O CentOS é quase uma rampa de lançamento para futuros especialistas em RedHat. Podem vir a perder muito

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Vão virar tudo para as RH Academy, já era a intenção deles desde a década passada, apenas nunca tinham dado um passo tão ousado.
      Problema é que as empresas pagam os cursos, licenciamento e suporte à RH, e a RH sabendo disso mata a comunidade.

  7. Avatar de Rudi
    Rudi

    Bem que podiam chamar de Centos Rolling Alpha…

  8. Avatar de JNogueira
    JNogueira

    O founder do CentOS já anunciou que vai lançar uma nova distro de Linux que será, na sua essência, o CentOS que conhecemos actualmente:
    https://rockylinux.org/

    Terá a mesma filosofia, modelo de releases, etc. Será uma questão de esperarmos um pouco, e teremos o “CentOS de volta”.

    Se assim não fosse, seria uma perda irreparável. Todos os meus servidores são CentOS (pessoais e profissionais). Felizmente vai haver uma solução.
    Abraço a todos

    1. Avatar de JNogueira
      JNogueira

      Mais outra boa notícia 100% FOSS totalmente compatível com o universo CentOS / RHEL:
      https://blog.cloudlinux.com/announcing-open-sourced-community-driven-rhel-fork-by-cloudlinux