ReactOS – Uma alternativa fantástica ao Windows XP

31 Comentários

…com apenas 170 MB

Como sabemos, actualmente existem diversas diversos sistemas operativos com os mais diferentes objectivos. Uns são mais populares em determinados países, outras mais direccionadas para a investigação, outros para o utilizador…enfim, há para todos os gostos.

Depois de o apresentarmos em 2011, hoje vamos a dar destaque ao ReactOS, um SO capaz de substituir o Windows XP.

ReactOS

Para quem não sabe, o ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

ReactOS_01

Tal como o Windows, o ReactOS oferece diversas funcionalidades que permitem ao utilizador controlar facilmente o ambiente do seu sistemas. Está disponível, por exemplo, um gestor de serviços, uma interface de configuração do sistema

ReactOS_02

O ReactOS  traz também um cliente para Remote Desktop, o tradicional Explorer para gestão de ficheiros e directórios e até um gestor de periféricos.

ReactOS_03

Além das funcionalidades já apresentadas, está também disponível um gestor de aplicações, onde podemos facilmente instalar as aplicações que mais usamos, como por exemplo, o browser, players de musica, clientes FTP, OpenOffice, Notepad++,etc

ReactOS_04

Quer experimentar o ReactOS?

Quando apresentamos uma distribuição, surge normalmente a questão de qual a forma mais simples para testar a mesma. Actualmente, em especial as distribuições Linux disponibilizam uma versão LiveCD, que permite ao utilizador usar a distribuição sem a instalar. Para isso basta gravar o .iso para um CD/DVD ou criar uma penUSB com boot.

Um dos métodos que eu pessoalmente considero ainda mais práticos, é a criação de uma máquina virtual (no vmware ou virtualBox) e assim podemos explorar a distribuição. O projecto ReactOS disponibiliza já as máquinas virtuais para vmware ou virtualBox pré-compiladas. Que mais falta?

O projecto ReactOS conta ainda com uma grande comunidade de utilizadores e muita informação disponível no site do projecto.

Licença: GNU General Public License
Download: ReactOS 0.3.16 – CD Instalação [75 MB]
Download: ReactOS 0.3.16 – LiveCD [53 MB]
Download: VM VMWare [149 MB] | VM VirtualBox [138 MB]
Homepage: ReactOS

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Só faltou referir que o projecto ainda se encontra em fase alpha e como tal não recomendado para uso diário ou como SO principal.
    De resto, projecto muito interessante. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pareceu-me bastante estável. Além disso não é um projecto recente, já tem alguns anos.

      1. Avatar de NokTham
        NokTham

        Sim, ainda está em versão Alpha, realmente o projecto já é bastante antigo (desde 2004 ou 2005) no entanto isto não foi agarrar numa distro nix e alterá-la, nem foi agarrar no Windows e modificá-lo, eles praticamente refizeram o kernel do ReactOS, com base no Windows XP e Windows Server 2003, de acordo com o fundador do projecto, o Kernel do ROS está 80% completo (isto em finais de 2013), ainda há muita coisa a fazer, mas o projecto está a andar bem, e espero que venha a triunfar no mundo dos OS’s.

        1. Avatar de NokTham
          NokTham

          -_- nem sei onde fui buscar o 2004/2005, lol queria dizer 1998/1999.

  2. Avatar de Rodrigo Coelli
    Rodrigo Coelli

    tá aí uma boa opção, mas ele é rolling release ou semi rolling release????

    1. Avatar de leor
      leor

      Nem um nem outro. No momento em que instalas a versão final é só usar e ele vai ser constantemente atualizado mas de um modo menos padronizado do que o Windows. Até se tornar algo aplicável há maioria dos utilizadores ele vai continuar inutilizável para muitos mesmo após a conclusão do kernel do sistema.
      Em outras palavras, ele será um RR quando chegar a versão final.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Será que a rede de multibanco não poderia usar este sistema, poupando imensas em licenças? Se calhar existe o problema da segurança… porque a compatibilidade parece existir. O que acham?

    1. Avatar de Diogo Ribeiro
      Diogo Ribeiro

      e quem ganha dinheiro com as licenças? LOL

    2. Avatar de navyseal
      navyseal

      O SO em si não está em fase final e a SIBS certamente não está interessada nisso, nem nenhuma outra companhia. Querem versões estáveis com longo suporte, a solução existe e é preciso migrar para outro SO, contudo a equipa informatica pode não estar interessada no assunto.

    3. Avatar de ACS
      ACS

      As empresas preferem pagar o dinheiro das licenças e terem a certeza que em caso de algo acontecer podem processar alguem. Além que quem fornece essas licenças dá também suporte.
      O software livre nem sempre é a melhor solução para o mundo empresárial.

      Qual preferias ter uma equipa de informaticos pagos a peso de ouro durante anos ou pagares umas licensas agora mas ter pessoal qualificado pronto para te dar suporte e em caso de acontecer merda poderes processar e atribuir culpas para fora da tua empresa?

      1. Avatar de leor
        leor

        Essa pergunta não se aplica bem a isto. Podes ter um sistema com 0.0000000000000001% de probabilidades de dar problemas e nunca chega a ser necessário a dar problemas ou podes ter um sistema que em 20% dos casos vai dar problemas e tens que andar a pagar por uma licença que oferece um suporte que poderia ser desnecessário porque a empresa é imcompentente o suficiente para melhorar o seu sistema.

    4. Avatar de leor
      leor

      Não, ele ainda não funciona em hardware fisico e encontra-se de momento como muito instável.

  4. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Já alguém experimentou?
    Eu experimentei o LiveCD num portátil antigo que originalmente tinha o XP, e apresenta-me um erro, não chegando sequer a iniciar.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também me aconteceu isso. Depois experimentei a versão de instalação e já consegui experimentar.

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Mas a versão de instalação também dá para experimentar criando uma penUSB com boot? Ou tem que se instalar a partir de um CD?

    2. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      Com o Live CD tambem me apareceu um BSOD e ficou logo por aí mesmo..!!!

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Exactamente o mesmo que se passou por aqui!

      2. Avatar de leor
        leor

        Usa a versão instalável. Não há razão de queixa quando se trata de alpha.

  5. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Existe um outro projecto com principios semelhantes mas baseado em Debian que se chama Q4OS.

    1. Avatar de NokTham
      NokTham

      Princípios semelhantes? hmm, não sei se se poderão comparar, o objectivo do ReactOS não é somente ser parecido com o XP, não quer somente o feel e o look do XP, também quer o mesmo nível de usabilidade dos OS’s Windows, mesmo nível de compatibilidade a nível de software e hardware, o Kernel do ReactOS foi desenhado com base no Kernel do Windows Server 2003/Windows Xp, ou seja não vais ter somente o look e o feel, vais poder correr softwares windows no ReactOS sem Wine (utilizado em Linux) ou qualquer tipo de emulador Windows. O mesmo pode ser dito em relação ás drivers, não haverá problemas de compatibilidade.

  6. Avatar de kekes
    kekes

    Já o sigo a muito tempo, infelizmente tem uma comunidade bastante pequena, se fosse maior de certeza que já tinha avançado mais. Creio que nunca vai passar de um projecto interessante com fins lúdicos para quem o desenvolve, infelizmente.

  7. Avatar de André
    André

    Tentei correr no VMWare através da máquina virtual que eles disponibilizam e não consegui instalar o VMWARE tools…
    Já o testei à uns anos e hoje parece-me mais estável…

  8. Avatar de mythic
    mythic

    lembram-se do vista? ao menos sei que a camara de alfena teve muitos problemas com ele e a microsoft pos-se de parte e mando-os comprar impressoras ,scaners,fax ,e tudo mais moderno devido a bronca que o vista da-va não so por ser exessivamente pesado apanca-va com os drivers

  9. Avatar de leor
    leor

    Mas estás maluquinho? Vais apresentar um sistema altamente instável como alternativa ao XP? Informa-te mas é foisna-se ahahahahahahahah

  10. Avatar de Neto
    Neto

    Esclareçam-me se as aplicações já vêm nativas no SO e/ou se podemos instalar versões de apps para windows.

    1. Avatar de leor
      leor

      Podes instalar tudo o que quiseres no formato para windows mas nada garante que vai instalar ou funcionar e pior é que pode dar em BSOD durante a instalação ou execução de qualquer coisa.
      Melhor esperar que o sistema esteja completo e só depois se pode fazer o que quiser nele sem qualquer risco.

  11. Avatar de Henrique
    Henrique

    VIVA A ENGENHARIA REVERSA DO WINDOWS PELA COMUNIDADE REACTOS!!!!!!! VIVA O REACTOS!!!!!!!

  12. Avatar de Henrique
    Henrique

    OH, GLÓRIA!!! CARTÃO VERMELHO PARA BILL GATES E PARA MICROSOFT!!! VIVA O REACTOS!!!!!!!

  13. Avatar de JG

    PARA MIM TUDO QUE SEJA DIFERENTE DO WINDOWS XP(VERSÕES ANTERIORES E POSTERIORES) É TEMPO PERDIDO. ESTA A MINHA OPINIÃO! GOSTO DO QUE É CLARO E INTUITIVO. SEI QUE UM DIA TEREI DE MUDAR, DEVIDO A A ALGUMAS INCOMPATIBILIDADES DO SOFTWARE DE TRABALHO QUE FOR OBRIGADO A USAR. NESSA ALTURA, ESCOLHEREI UM QUE APRESENTE O MÍNIMO POSSÍVEL DE JANELAS E ALERTAS OBSOLETAS, COM PREFERÊNCIA PARA O QUE OFERECER MAIS ESPAÇO LIVRE NO ECRAN PARA TRABALHAR!

  14. Avatar de Almir
    Almir

    Caramba, achei legal o projeto, Desenvolvo ERP, e vou instalar para testes nos meus clientes que usam Ponto de Venda.
    Seria muito bom se houvesse uma versão para processadores ARM.