ReactOS – Um SO inspirado no Windows

21 Comentários

Como sabemos, no mundo do Linux existem diversas distribuições com os mais diferentes objectivos. Umas são mais populares em determinados países, outras mais direccionadas para a investigação, outras para o utilizador…enfim, há para todos os gostos.

Hoje a nossa escolha recai sobre o ReactOS que apesar de não ser baseada no Linux (o que normalmente acontece) tem inspiração no Windows. Para quem não sabe, o ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

react_os_000

O ReactOS é o modelo mais completo de um sistema operativo inspirado no Windows. O ReactOS muita das funcionalidades das versões dos Windows mais antigos assim como funcionalidades das versões mais recentes.

react_os_00

Recentemente a equipa de desenvolvimento disponibilizou o ReactOS 0.3.13 e com eles algumas novidades das quais destacamos:

  • Mais dispositivos SATA suportados
  • Maior compatibilidade com as placas de vídeo existentes actualmente no mercado

Veja o ReactOS em acção:

O ReactOS disponibiliza também um gestor de aplicações, que permite aos utilizadores instalar/removerem aplicações comodamente.

react_os_02

Quer experimentar o ReactOS?

Quando apresentamos uma distribuição, surge normalmente a questão de qual a forma mais simples para testar a mesma. Actualmente as distribuições Linux disponibilizam uma versão LiveCD, que permite ao utilizador usar a distribuição sem a instalar. Para isso basta gravar o .iso para um CD/DVD ou criar uma penUSB com boot.

Um dos métodos que eu pessoalmente considero ainda mais práticos, é a criação de uma máquina virtual (no vmware ou virtualBox) e assim podemos explorar a distribuição. O projecto ReactOS disponibiliza já as máquinas virtuais para vmware ou virtualBox pré-compiladas. Que mais falta?

O projecto ReactOS conta ainda com uma grande comunidade de utilizadores e muita informação disponível no site do projecto.

Licença: GNU General Public License
Download: ReactOS 0.3.13 – CD Instalação [48,91 MB]
Download: ReactOS 0.3.13 – LiveCD [38,58 MB]
Download: VM VMWare [55,58 MB] | VM VirtualBox [55,58 MB]
Homepage: ReactOS

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Muito bom!

  2. Avatar de igama

    O meu comentário anterior? Também foi removido …

    Volto a dizer, no Site do reactOS “Written completely from scratch, it aims to follow the Windows-NT® architecture designed by Microsoft from the hardware level right through to the application level. This is not a Linux based system, and shares none of the unix architecture. ”

    Não é Linux….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas igama,

      Um lapso da minha parte…está resolvido.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Ainda ha varias referencias:

        “Como sabemos, no mundo do Linux existem diversas distribuições com os mais diferentes objectivos. Umas são mais populares em determinados países, outras mais direccionadas para a investigação, outras para o utilizador…enfim, há para todos os gostos.”

        “Hoje a nossa escolha recai sobre a distribuição ReactOS(…)”

        “Sistemas Operativos: Linux”

        cumps!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          está ok agora. (Primeira parte é a intro…e daí o meu lapso)

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Onde estão os meus comentários ?

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        ok visto tudo bem

  4. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    Vou testar. Será compatível com software para o Windows Xp e Windows 7?

  5. Avatar de marinho
    marinho

    que se passa aqui?? os comentários estão a desaparecer!?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nada disso marinho, fui eu mesmo que apaguei.

  6. Avatar de marinho
    marinho

    quanto ao ReactOS é muito instavel!!!

    1. Avatar de Pits

      É baseado no windows 😛 ( eu sei que não mas fica bem na piada 😀 )

      1. Avatar de marinho
        marinho

        Fala o homem do mac!!

        lol:)

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          falou o ciumento 😛
          lol

  7. Avatar de rv
    rv

    mas é bom ou n?

    compativel?

    facil de mexer?

  8. Avatar de Tiago

    Já conhecia este projecto à uns anos…
    Ainda está numa fase muito verde, talvez por isso não esteja assim muito estável.
    Quando chegar à versão 1.0 pode ser que começe a ser uma alternativa gratuita e “windows-user-friendly” 😉
    Sem dúvida um excelente projecto!

  9. Avatar de ReDLine PC

    Muito bom, cada dia que passa aparecem alternativas gratuitas para quase tudo, já não há desculpa para piratear.

  10. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    Os meus comentários nem aparecem…

  11. Avatar de ppuser
    ppuser

    Ver na wikipedia,
    sobre este sistema o/s:

    1 – Começou a ser desenvolvido em 1998, mas em dez 2010 o nível de acabamento é alfa
    2 – é desenvolvido apenas por um pequeno grupo de programadores, somente nos seus horários pos laborais
    3 – não tem apoios de ninguém na área empresarial
    4 – Infringe a licenças GPL que utiliza, porque continua a não disponibilizar o código fonte do produto.
    5 – Pelo motivo em 4) não tem sido possível rebater acusações vindas a público, de que está a usar ficheiros com código copiado do Windows.
    6 – Pediram uma auditoria ao código usado, mas os ficheiros suspeitos foram previamente retirados do conjunto disponibilizado aos auditores. Não divulgaram o resultado da auditoria.
    7 – Devido às suspeitas acima, todos os seus programadores que em paralelo colaboravam com o projecto Wine, foram expulsos deste projecto.

    Em conclusão: independentemente das suspeitas de infracções, este projecto pouca utilidade tem neste momento para o público em geral, nem deverá vir a ter, nos próximos 10 anos.