Raspberry PI como sistema de videovigilância low cost

30 Comentários

Um dos tutoriais mais pedidos na categoria do Raspberry PI, é ensinar como transformar o mini PC num sistema de videovigilância. Na verdade, este é um tutorial bastante simples de implementar, visto existirem já várias plataformas gratuitas para o efeito…basta instalar e usar.

Depois de apresentarmos aqui o ZoneMinder, hoje vamos ensinar como instalar a mesma no Raspberry PI e transformá-lo num autêntico sistema de videovigilância low cost.

Raspberry PI

O ZoneMinder é uma fantástica plataforma para capturar, analisar, gravar imagens/vídeo e  também gerir os dispositivos responsáveis por essa captura (ex. câmaras de video). Esta plataforma oferece ainda um sistema de detecção de movimento, com gravação de imagens, podendo assim aumentar o segurança do cenário monitorizado, como por exemplo, Vídeo vigilância da nossa casa, do nosso carro. O O ZoneMinder tem total suporte na distribuição Pipplware.

Principais características
  • Suporte para qualquer distribuição Linux (incluindo as distros para o Raspberry PI)
  • Suporta para câmaras USB e câmaras IP
  • Suporta para Pan/Tilt/Zoom, recorrendo a um diverso conjunto de protocolos
  • Aplicação feita em C++, perl e php
  • Base de dados MySQL
  • Deamons de captura e análise de vídeo permitindo redundância em caso de falha
  • Possibilidade de definir várias zonas de interesse, com vários graus de sensibilidade
  • Interface web
  • Suporte de vídeo em directo em mpeg e com várias imagens em jpeg
  • Suporte de replay de eventos, juntamente com diversas estatísticas
  • Notificação de eventos por email incluindo imagens dos acontecimentos
  • Suporte de ecrã com as várias câmaras
  • Possibilidade de upload automático dos eventos para servidores FTP, para backup.
  • Suporte multi-utilizador
  • Multi-língua
  • Suporte para executar outras aplicações, consoante um determinado evento
  • Suporte para dispositivos moveis
Como transformar o Raspberry PI num sistema de videovigilância ?

Para instalar o ZoneMinder no Raspberry PI basta que execute, simplesmente, o seguinte comando (uma vez que o ZoneMinder já está nos repositórios):

sudo apt-get install zoneminder

No decorrer da instalação apareceram os seguintes passos de configuração do  mysql-server. Primeiro é necessário indicar a password, caso esteja definida,  do utilizador root para acesso ao MySQL.

mysql_03

Depois indicar o FQHN da máquina onde estamos a instalar o software. Na prática é indicar o nome do vosso Raspberry PI (podem ver esta informação com o comando hostname).

zon_09

E está feito. Para testarem o ZoneMinder  basta que acedam a http://localhost/zm.

zon_11

Nota: Caso não esteja funcionar, devem verificar se a linha abaixo está no ficheiro /etc/apache2/sites-enabled/000-default

Alias /zm /usr/share/zoneminder

zon_12

Depois da alteração, devem reiniciar o apache através do comando

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Como viram, é muito fácil instalar esta plataforma no Raspberry PI (ou em outra qualquer plataforma Linux). Num próximo tutorial iremos ensinar a usar a plataforma, tirando partido de todas as funcionalidades que a mesma oferece. Já conhecem a câmara para o Raspberry PI? Vejam aqui.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Dá para ligar várias camaras ao mesmo R.PI e coloca-las com mais distância do Raspberry? Tipo em cada canto de uma divisão por exemplo.

    1. Avatar de David Jesus
      David Jesus

      Para esse efeito, o mais fácil é usares cameras IP, Instalas o zoneminder no raspberry e podes monotoliza-las, dessa forma também.

      1. Avatar de Noémio Dória
        Noémio Dória

        Desculpa David, mas quererias dizer monitoriza-las?

      2. Avatar de Miguel

        Também se podem utilizar vários raspberrypi que se monitorizem uns aos outros acerca do seu funcionamento e comunicação

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom artigo.
    Estou a pensar em implementar um sistema desses com 2 câmaras IP. A minha dúvida é como armazenar os vídeos. É possível ligar um disco de portátil SATA ao PI?

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      e dá para armazenar quando só for detetado movimento ?

      1. Avatar de David Jesus
        David Jesus

        Sim o zoneminder tem uma opção ‘Modect’ que só grava quando é detetato movimento, para esse efeito a camera terá que ter sensor de movimento tambem.

    2. Avatar de carlos
      carlos

      Viva Pedro,

      Se vai usar um disco alimentado pela USB, sugiro uma fonte de alimentação para o RPi igual ou superior a 1200mAh ou um hub com alimentação propria, caso contrário nem arranca o disco. No meu caso comprei uma Pen de 64Gb e aí sim até ligado a uma porta usb do router, ou de uma powerbox serve.

  3. Avatar de Bruno silva
    Bruno silva

    Da para aceder o stream apartir do safari do ios?

    1. Avatar de David Jesus
      David Jesus

      Sim dá 🙂

  4. Avatar de Antonio
    Antonio

    GRANDE ideia, parabéns aos autores.
    Era algo que tive em um pc velhinho, mas pouco prático e fraca qualidade.

  5. Avatar de MR soares
    MR soares

    Boas…
    Podias lançar um tutorial sobre como adicionar uma camara IP??
    É que tou farto de tentar e não consigo..

  6. Avatar de quffy
    quffy

    Não publicaram a minha mensagem sobre o Raspberry mas com tema diferente deste artigo. Esperava obter algumas pistas até agora a cerca da minha questão. Já vi vários comentários que nada tinham a ver com o artigo a perguntar de outras coisas, em muitas situações, mas pelo menos a minha tinha a ver com o raspberry pi.

    1. Avatar de quffy
      quffy

      Bem, era sobre poder instalar o steam nalgum sistema operativo que o suporte, até mesmo o SteamOS ou outro linux, depois ligar o raspberry Pi ao monitor da T.V para fazer stream a partir do computador principal. Ou seja, pode-se jogar jogos da biblioteca steam num pc fraco, desde que tenha encoding h.264 acho eu. Estou a perguntar por ser barato e um sistema pequeno de montar. Mas agora não sei, porque vi nalgum lado que isto é sistema ARM e não arquitectura de pc.

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Conheço o Limelight-Pi.
        É uma espécie de “port” do nvidia shield para o Raspberry.
        O computador onde corre o jogo tem de ter Windows e uma (ou mais) placas nvidia.

        Download e + info:
        https://github.com/irtimmer/limelight-pi

        Demonstração:
        https://www.youtube.com/watch?v=9KctGpv4lXw#t=26

  7. Avatar de jagsilva
    jagsilva

    Dá para partilhar as defenições da picam? Já instalei mas não consigo ver imagem…

  8. Avatar de NPires
    NPires

    Ora aqui esta algo que ja ando a batalhar a uns tempos.

    a minha ideia era transformar a PI num NVR autonomo mas ligado a um TV tal como um NVR tradicional.

    O problema é que o Zoneminder é baseado em WEB e o que eu ando as voltas è crear um software ( tipo o firmware original de um DVR ) que permiti-se ao user apenas 3 ou 4 funções.

    Ando a tentar descompilar o Firmware de um NVR Hikvision mas sem sucesso :(.

    Temos aqui alguem q me de umas dicas de como descompilar um Firmware modificalo e polo a funcionar na PI ???

    Um abraço
    NP

  9. Avatar de Vintem
    Vintem

    Boas,

    Preciso de uma ajuda em relação a Raspberry PI mas noutra vertente.

    Eu ando no mundo da Virtualização e momento estou a meter-me num projecto interessante.
    Queria tentar juntar o Raspberry PI e o VMware view mas não sei como.

    Alguem pode ajudar?

    Seria bastante interessante conseguir por o Raspberry PI a funcionar directamente com o VMware View.

    Muito obrigado.

    Abraços
    NV

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Encontrei este tutorial, está em ingles mas é muito bom, apesar de dar um pouco de mais trabalho.

    http://www.codeproject.com/Articles/665518/Raspberry-Pi-as-low-cost-HD-surveillance-camera

  11. Avatar de Karluz
    Karluz

    Qual o delay entre o real e o streaming?

  12. Avatar de João
    João

    Boas,
    Como adquiro o Raspberry PI já com camara e com o ZoneMinder instalado para fazer video vigilância numa loja?

  13. Avatar de Daniel Catarino
    Daniel Catarino

    Bom artigo, obrigado ao seu autor.
    Se for possível agradecia que me tirassem uma duvida.
    Eu tenho 3 cameras rotativas instaladas em casa, estão ligadas a um PC, e estou a usar o software que veio com elas. São cameras IP e quando detectam movimento gravam para esse mesmo PC.
    Com o raspberry pi2, instalando o zoneminder será possível manter o mesmo sistema, mas em vez de gravar para um disco ou pen, gravar por rede para o meu servidor NAS?
    Se não for possivel desta forma, a versão do Ubunto é estável? Se for também seria uma opção válida para mim.
    Estava a pensar adquirir o raspbery pi2 para reduzir o consumo de energia.

    Cps

  14. Avatar de Rascas
    Rascas

    Sim é possivel, tem de ver como funciona o zoneminder. Pode instalar 1o no Pc para ver, no Raspberry depois é igual.

    1. Avatar de Daniel Catarino
      Daniel Catarino

      Obrigado pela resposta.
      Mas existe a versão windows? Não encontro para download.

      Cps

  15. Avatar de lindomar
    lindomar

    alguém tem um totorial passo a passo para adicionaras cameras de um dvr no zoneminder, se alguém pider me ajudar fico agradecido?

  16. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    boa tarde, tenho um raspberry pi com o pipplware 5 instalado, e quero instalar o zone minar, mas não estou a conseguir, será que alguém me podia ajudar, não percebo quase nada de linux.
    obrigado.

    1. Avatar de Tg.aak
      Tg.aak

      tambem estou com mesmo problema. . ele instalar instala . mas nao acedo a ele

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    sabem-me dizer se posso aproveitar a camera de uma ps2 ou de uma ps3 ?

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    tenho o novo RPi 3 com o sft pipplware 5.1.quando instalei este software não deu erro mas não apareceu este ponto “Depois indicar o FQHN da máquina …”.

    no browser tambem não dá erro mas não aparece nada. será que é por ter uma camera da ps2 ?