Queres testar o próximo Ubuntu Lucid 10.04?

52 Comentários

Como todos sabemos, o próximo Ubuntu (Lucid Lynx) já está a ser preparado e será o sucessor do Karmic Koala.Com lançamento previsto para o próximo ano, o Lucid Lynx virá certamente colmatar algumas lacunas da versão 9.10 (Karmic Koala) e foi anunciado no evento Ubuntu Developer Summit que o GIMP não fará mesmo parte da versão Lucid Lynx e que provavelmente o gThumb será o substituto do F-Spot.

Enquanto não chega a versão final do Lucid existem 2 formas de a podermos testar.

28-11-2009 12-25-37

Através de upgrade com um pequeno truque:

1 – Abrir o terminal e colar o seguinte código

sudo sed -i ‘s/karmic/lucid/g’ /etc/apt/sources.list && sudo aptitude update && sudo aptitude dist-upgrade

2 – Em seguida procedemos ao Upgrade propriamente dito

sudo aptitude install update-manager-core
sudo do-release-upgrade -d

Por outro lado podemos fazer o download de um versão em desenvolvimento. Como é óbvio devem usar essa versão apenas em ambiente de testes (Ubuntu Lucid Lynx (Versão desenvolvimento).

Já agora deixamos aqui o calendário previsto:

28-11-2009 12-38-00

Download: Ubuntu Lucid Lynx (Versão desenvolvimento)

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Excelente 😉

    Cumps

  2. Avatar de lourenço
    lourenço

    get a life …

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      não percebi o comentário… então um tipo esforça-se para escrever um artigo e em vez de apoio, ou pelo menos uma critica construtiva, tem como resposta… “get a life???” :S

      Quanto ao artigo, está bom 🙂 ja começamos a saber com o que podemos contar aquando do próximo lançamento

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Deve ser porque amanha é feriado 🙂 ou porque ontem foi Domingo eh eh eh

      2. Avatar de lourenço
        lourenço

        lol, opah, sim o artigo está bom!,

        a ideia que me incomoda é que basicamente : “neve + 1 lince das neves” ja se viu…, já n é novo…, soa a plagio…

        e de repente a bela da “equipe” da linux, sai-se com um Lucid Lynx que soa inteiramente a snow leopard..

        n é por mal.., mas quer dizer!.., eles n têm vida propria!?.. têm mesmo de fazer alguma coisa baseada noutra?(mais que n seja a imagem)…, será?..
        será que é isso que os utilizadores de linux querem quando usam linux?…

        e nesse sentido…,

        get a life!..

        mas eu parti do principio que voces percebiam toda esta justificação apartir de um “get a life”..

        desculpem la!..

        1. Avatar de delaorden

          boa observação, Lourenço !

        2. Avatar de day
          day

          caramba, não se prontifique a usar, o nome é bom, plágio é a microsoft utilizar transparencia e temas depois de anos no linux ja existir. aaaa observacao, sera que é impressao minha ou o vista e o 7 tem nas janeslas do explorer o favoritos que é identico ao do gnome e a barra do windows 7 que meu deus! me lmebra de mais a do KDE aaaa o menu iniciar interativo que tb é presente no KDE aaaaaaa e a tentativa de trazer um shell/terminal pro windows, a dentro outras… =) mas aaa afinal a inovadora é a M$ que cobra enquanto no opensource é grátis! see later, bye.

          1. Avatar de lourenço
            lourenço

            peço desculpa de ter aberto 1 discussão algo inútil…
            mas no ambito da comparação, referia-me apenas a publicidade…

            o que la está…, soa a snow leopard…

            porque eles de facto podiam mandar vir mais 1 SO…, mas será que era mesmo preciso fazer 1 imagem publicitaria com 1 felino das nevas no seu habitat???…. quer dizer.., com tantas ideias a solta por ai.., tinham mesmo que fazer algo que ja foi feito??..

            essa é a minha questão!!

        3. Avatar de Bruno Bernardino

          À parte das barbaridades que dizes, o Lince que vês ali em cima não é oficial da Canonical.

          2º Lucid Lynx = “Lince Lúcido” e não Lince das neves

          3º Não deves saber (pareces mesmo das pessoas que falam a pensar que são inteligentes mas nem se dão ao trabalho de pensar nas coisas), mas as versões do Ubuntu seguem uma ordem alfabética ,desde o Dapper Drake, onde o seguinte foi o Edgy Eft, depois o Feisty Fawn, etc., até que depois do K vem o quê? O L… e qual o animal que decidem ajudar no L? O Lince que está à beira da extinção. Fazem uma coisa boa e vens criticar à toa… deixa estar, ao menos agora aprendeste alguma coisa, não foi?

          1. Avatar de Barros
            Barros

            Eh! Eh! Pode ser oLince Ibérico? 😛
            Da discussão faz-se/fez-se a luz! 🙂
            Obrigado pela partilha do conhecimento Bruno Bernardino! Makina!

          2. Avatar de lourenço
            lourenço

            exacto, sou do tipo de pessoas q n se dá ao trabalho de pesquisar o historial de nomes do linux, em especial do ubuntu e simplesmente se sente intrigado com a utilização de uma imagem de um lince nas neves logo após outra grande empresa ter usado exactamente o mesmo tipo de imagem publicitaria!…

            quanto a toda essa formação sobre o ubunto!…., get a life… existe um mundo ca fora com muito mais para ofrecer sem ser 0 e 1’s…

          3. Avatar de lourenço
            lourenço

            como eu disse no inicio… get a life

          4. Avatar de Bruno Bernardino

            Ò rapazinho, tenho pena que aches que o facto de eu saber isto se prende com o facto de passar muitas horas no computador. E que isso possa influenciar a minha vida negativamente… Infelizmente só revela a tua diminuta inteligência e infantil capacidade de raciocínio… Talvez seja da tua idade, não sei, se não for, tenho pena de ti, espero que consigas desenvolver as tuas capacidades cognitivas.

            Ah, talvez seja uma comparação algo complexa para ti mas Lince != Leopardo, se bem que Lince !== de Leopardo não é verdade. Compreendo a tua confusão, e se bem que até poderia ser legítima visto pertencerem os dois animais à categoria de Felídeos, a tua seguinte e bárbara observação retirou-te qualquer réstia de razão que pudesses ter.

            Vai lá e sê feliz.

  3. Avatar de PM
    PM

    Alguém sabe mais alguns sites interessantes sobre o ubuntu ?

    Cmprts !

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Caro @PM está-te a doer alguma coisa?
          Espero que esses comentários menos infelizes não sejam dirigidos à minha pessoa….

          1. Avatar de PM
            PM

            Sem comentarios, simplesmente n gosto q gozem com a minha pessoa !

          2. Avatar de Pedro Pinto

            O meu caro amigo mas aqui alguém está a gozar contigo !!!!
            Primeiro lês, a seguir pensas…e depois se não tens inteligência para associar aí aconselho-te a pelo menos não dizeres asneiras nem a insultar quem trabalha.
            E já agora, palhaço aqui só mesmo tu…pelos teus comentários.

            Tem uma boa tarde e descansa que amanha é feriado.

          3. Avatar de Almeno Rocha

            Pedro Pinto, acho que ficaste mal neste comentário, baixaste ao mesmo nível e não devias…
            Bom feriado… 🙂

          4. Avatar de Pedro Pinto

            @Almeno Rocha
            Ás vezes tem de ser…acho que no mínimo devem ter respeito pelo trabalho que se faz!!!

            Abraço

        2. Avatar de Vítor M.

          PM estás enganado aqui, isto não é a tua casa. Podes retirar-te sff.

          Quem foi que deixou entrar este miúdo sem a companhia de um adulto?

          1. Avatar de Barros
            Barros

            Eh! Eh! Eh! Não abre os horizontes… Não vê a luz no final do nosso… “PplWare”!
            E bem!

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      também vou dar aqui uma colherada, o site da comunidade ubunto portuguesa: http://www.ubuntu-pt.org/

    2. Avatar de PJviana
      PJviana

      Tens ubuntu dicas que é do Brasil e eu acho muito bom!
      http://www.ubuntudicas.com.br/

      …e tens o forum da comunidade portuguesa! 😉
      http://ubuntuforum-pt.org/

  4. Avatar de MDias
    MDias

    Fiz todo o processo pelo terminal, não deu certo….

    1. Avatar de Adolph
      Adolph

      Si ####. rsrsrs… é por isso que odeio LIXUNIX, quando sumirem com essa merda de “terminal” e fizerem td em modo gráfico quem sabe, a e tbm criarem um pacote de instalação de programas padronizado para todas distros tbm, ai posso até pensar em usar essa porcaria, mas até lá é mais fácil passar raiva com Windows mesmo, pelo menos tem restauração do sistema quando dá alguma coisa errada!!!

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Mais outro caso infeliz..

        Olha lá… se é uma porcaria porkek vais usa-lo?!

        Alguem ajude estes “pobres de espirito”..

  5. Avatar de speedy
    speedy

    de facto, o ubuntu 9.10 trouxe alguns problemas. nada que nao se resolve-se, mas quem tem muito que se preocupar, demora ai um mes a supera-los (como eu). a ver se o 10.04 corrige isso.

    mas bom post. ainda vo exprimentar isso numa VM

    1. Avatar de djpinto
      djpinto

      e verdade que trouxe alguns problemas nomeadamente nos drivers pois eu tentei instalar segundo um post do pplware como fazia normalmente e puf adeus ubuntu tinha de formatar o pc de novo. alguem sabe se havera algum problema com os repositorios? ou e mesmo da versao?
      cumps

  6. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Ena mais um gato das neves… 😀

    Tenho usado o 9.10 e acho-o espetecular, só ainda não resolveram foi a estabiildade no Aspire One que insiste em “crashar” com enorme fluxo de trafego de internet via wireless.

    Continua a fazer o tipico crash que o pessoal nos forums do Ubuntu tanto reclama que fica tudo parado e apenas fica a piscar a luz do caps lock, que significa que o Kernel entrou em conflito 🙁

    Espero que esta versão resolva isto, já que os problemas apareceram desde a 8 e até agora nada… já fiz todas as soluções possiveis e imaginárias, umas ficam mais estaveis que outras mas nenhuma fica a 100%… Só com certos “Kernel” mais antigos é que funciona bem, mas depois acaba por prejudicar outras cenas…

  7. Avatar de EuMesmo
    EuMesmo

    Acho muito mal o Gimp ficar de fora… além de que é também dizer ao pessoal que o desenvolve que não está a fazer um bom trabalho…

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      para dizer a verdade nunca gostei do gimp mas so pelo visual.
      bem que os developers podiam por tudo numa janela como o photoshop. nao digo que copiem exactamente mas ter camadas e ferramentas em janelas diferentes da imagem faz-me sempre confusao

      1. Avatar de Antonio Rocha
        Antonio Rocha

        É precisamente isso que vai ser feita na nova versão 🙂 Entre outros melhoramentos é claro…

      2. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Exactamente. O Gimp tem um enorme potêncial mas precisa mesmo limar muitas arestas, em especial na arrumação da interface.

        Estou habituado ao Photoshop e mexer no Gimp é simplesmente um atrofio total… felizmente a versão que vem ai vai ter grandes melhorias 😉

  8. Avatar de ozie
    ozie

    só instalo quando sair a versao final

    sites sobre o ubuntu:

    ubuntu dicas
    omg ubuntu
    anotherblogubuntu

  9. Avatar de Bruno M.

    Tenho a versão 10.04 no meu pc para testar e está muito bom… Tenho a 9.04 e tenho tido alguns problemas com os drivers (mas não sei se é derivado a estar instalado no meu portátil.)

    Vou tentar fazer este “upgrade” para instalar a 10.04 para testar no portátil para ver se corrige o problema.

    Fiquei maravilhado com o ubuntu e tem sido o meu SO principal… quase convertido para Linux! 😀 lol

  10. Avatar de Gabriel Martinez
    Gabriel Martinez

    “Como é óbvio devem usar essa versão apenas em ambiente de testes” acho que o meu PC não sabe o que é o contrário disso.. 😛 Por mês leva format pelo menos duas vezes porque tentei alguma configuração nova que nao correu bem. Mas na Informática é assim e é a testar que se aprende!

    Cumprimentos

    PS: Está a instalar a actualizar agora para a versao 10.04! E demora que se farta…

    1. Avatar de Jorge Antão
      Jorge Antão

      ora, finalmente a pessoa que diz a coisa mais acertada desta noite..
      posso dizer que aprendi quase tudo o que sei sobre computadores e sistemas operativos (desde os tempos do DOS que eu lutava pra pôr os jogos a funcionar(lembram-se do QEMM??)) ou esperimentando como este nosso amigo ou procurando ajuda em blogs ou forums na internet (o google é o teu melhor amigo!!!)

  11. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    A título de curiosidade, porque é que as versões do Ubuntu são sempre da forma V.04 e V.10?

    1. Avatar de Almeno Rocha

      10.04 CORRESPONDE A ANO 2010 E MES 04 (ABRIL)
      9.10 CORRESPONDE A ANO 1009 E MES 10 (OUTUBRO)

      1. Avatar de Almeno Rocha

        Ooops, desculpa a Letra Maiúscula, não reparei e claro é ano 2009…
        As minhas desculpas..
        🙂

        1. Avatar de Emannxx
          Emannxx

          Mais uma coisa que aprendi esta noie XD

          Thanks

      2. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Ahhh.. faz sentido 🙂

        Obrigado!

      3. Avatar de Barros
        Barros

        Sempre a aprender! E ate parece o Ovo de Colombo… Depois de saber! 😉

  12. Avatar de delaorden

    Bela noticia. Agora não sei se vale a pena radicalizar, qualquer que seja o lado. Sobre o animalzinho e semelhanças e tal, só tenho a dizer que nada se cria, tudo se copia hoje em dia. Os criadores estão escondidos e sem créditos. Eu gosto muito do ubuntu mas concordo com o amigo la encima que gostaria de que não houvesse necessidade de “terminal” e etc… e nem por isso meu espírito é pobre…é classe media baixa. Acredito que logo logo a comunidade Linux vai se render à simplicidade de manuseio do sistema e aí sim será um pareo duro para Windows e outros.
    Valeu my friends, bom feriado aí em Portugal.
    Keep it up Pedro !

  13. Avatar de 3biz
    3biz

    Acho que este artigo devia ter um aviso bem gordo e saliente a dizer que esta dica pode (muito provavelmente) provocar INSTABILIDADE ou até mesmo provocar DANOS no core do ubuntu levando a PROBLEMAS GRAVES E DIFÍCEIS DE RESOLVER a utilizadores comuns.

  14. Avatar de Hawk

    Boa dica, mas eu vou testar em uma VM, é mais seguro.

  15. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Eu tive alguns problemas com o som no meu portátil no karmic. Tive que usar umas manhas depois de pesquisar a net para poder ter som no youtube e tal..

    O grub 2 tenho que dizer que é um inferno para configurar minimamente como eu quero.. É mais dinâmico e tal mas o pânico total para modificar as entradas!!!

  16. Avatar de amadorjp

    Mais um a meter a colher para o Linux:
    Quem usa Linux e procura saber mais de Linux, dificilmente sai dele! A estabilidade, a segurança e robustez que o Linux nos trás são motivos mais que suficientes para ficarmos por lá. É claro que o preço é outra vantagem, pois não precisamos de recorrer a cracks e activadores para nada.
    Eu uso 9.10, mas já ando atrás do 10.04, pois estou curioso sobretudo com as melhorias gráficas de que tanto se fala. Vou testar em VM e quando começarem a sair betas… arrisco a passar para definitivo!