Puppy – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!

43 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer o Linux Puppy, uma distribuição que ocupa apenas 165 MB.

puppy_00

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e recentemente foi disponibilizado o Puppy “Wary” 5.2 que traz consigo o kernel 3.2.33, o Xorg 7.3 e muitas aplicações.

puppy_01

Porque é que o Puppy é diferente?
  • A distribuição tem um tamanho reduzido (~165 MB)
  • Permite o boot via CD, DVD, pen USB e outros
  • Corre na RAM, o que o torna um sistema operativos bastante rápido (em comparação aos sistemas operativos que necessitam de disco)
  • Poucos requisitos a nível de hardware
  • Tempo de arranque na ordem dos 30 a 40 segundos
  • Inclui um conjunto variado de aplicações de trabalho, jogos, editores de imagens
  • Detecta a maioria do hardware do sistema
Galeria de imagens

anterior próxima
Como qualquer outro Linux, o Puppy é ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui) e segundo o site do projecto, esta é também uma distribuição ideal para aceder ao seu banco online (ver aqui).

Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer).

UPDATED 16072013

Licença: GPL/LGPL
Download: Puppy 5.5 [165 MB]
Homepage: Puppy

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Este S.O dá para instalar no disco do pc ou é só “live cd”?

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Ambas as coisas.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, podes correr das duas formas e se for apenas para experimentar, virtualiza-o 🙂

    3. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      segundo o site deles o melhor será não instalar …. ou seja corre em live cd e quando fechamos a sessão pergunta se queremos gravar as alterações. Gosto muito do puppy e dos seus pupplets . PS: gostava de saber como instalar o gestor de redes wirelless do ubuntu no puppy de forma a poder aceder á rede Eduram da Faculdade.

  2. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    “Corre na RAM” como assim? O sistema carrega os dados todos na memoria mas assim que se desliga perdem se ficheiros, alterações, etc?

    Tenho um netbook com o HDD avariado (1.8″ não compensa comprar um novo) podia por este linux num cartao SD de 256Mb e fazer boot 🙂

    1. Avatar de Alfaiate
      Alfaiate

      “Corre na RAM” presumo eu que o sistema operativo seja copiado para a RAM e iniciado apartir da mesma.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, isso mesmo. Daí a super rapidez!

        1. Avatar de cesar_panter
          cesar_panter

          uma pergunta de newbie Pedro…
          é possível apagar ficheiros em sistemas fat/ntfs com o puppy?
          Obrigado

        2. Avatar de João Ramiro
          João Ramiro

          exacto, mas qualquer alteração que eu faça, um ficheiro que eu queira guardar, este vai ficar gravado onde? É que se for na RAM assim que eu desligar o PC lá se vão as tais alterações/ficheiros.

          1. Avatar de JoniD
            JoniD

            Certamente que tens acesso às unidades rígidas do sistema como em qualquer outra distribuição Live CD.

          2. Avatar de Hélder Ferreira
            Hélder Ferreira

            Acho que os dados são gravados no disco na mesma.

            O SO e as aplicações instaladas é que são carregadas a partir da RAM, para que seja rápido o seu carregamento.

    2. Avatar de The Man
      The Man

      ““Corre na RAM” como assim? O sistema carrega os dados todos na memoria mas assim que se desliga perdem se ficheiros, alterações, etc?”
      Sim corre na ram, eu uso numa pen de 4Gb, ele ao iniciar carrega-se para a ram, e as alterações/programas efectuados são escritos na pen.
      muito util, já “tratei”, alguns windows com o puppy 5*****

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, quando criam a PEN com o Lili podem indicar quanto querem de memória persistente.

  3. Avatar de DFPA46
    DFPA46

    Eu tenho o Ubuntu em dual-boot com o win7.
    Queria saber se é possivel usar este SO sem estar instalado no PC, ou seja a partir da pen, e poder gravar programas compilados etc no HDD do portatil…

  4. Avatar de yourpaysafe

    Ainda me lembro quando usei isso numa aula faz anos..
    precisava de um linux para desenrascar, usei esse porque era pequeno e sacava rápido..

    quando essa treta começou a ladrar ao iniciar sessão!!
    estou a falar a sério!

    Bem, como devem imaginar foi logo para a lixeira 😛

    1. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      Ah, ah!!

  5. Avatar de Armando
    Armando

    @DFPA46

    Podes instalar o sistema numa pen de 4GB (no caso do puppy, se calhar até menos). Pelo que tenho visto na web, é raro falar-se nesta alternativa, mas é uma solução preferível a tentar criar uma pen com a chamada “persistência”, que mais tarde ou mais cedo acaba por dar para o torto…
    Baixas a .ISO, gravas a imagem num CD, fazes boot através desse CD e aquando da instalação só tens de escolher a pen (por ex., sdb) e colocar lá tudo, incluindo a mbr, para que a gestão de arranque do grub seja feita através da pen.
    Acredita, esta é a melhor solução, pois ficas com um sistema operativo totalmente portátil e podes instalar o que bem te apetecer.
    Mais: se um dia acontecer algum problema, é fácil de resolver porque só afectou a pen. Ou seja, é muito melhor até do que instalar Linux no disco rígido, se queres que te diga :p

    1. Avatar de The Man
      The Man

      Vai ser bom é com pens usb3.. arranque bem mais rapido.. 😉

    2. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      Não pode ser o mesmo Armando dos outros posts. A falar bem duma disto de Linux! Nem dá para acreditar…

  6. Avatar de manuel
    manuel

    Dá para instalar num magalhães com o disco avariado? Instalar numa pen ou cartão sd e trabalhar a partir daí?

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      sim já instalei o puppy num magalhães com um cartão sd 512mb. e neste momento tenho a funcionar com uma pen 4 gb o linux mint LXDE. PS: não te esqueças de fazer F12 ao iniciar o magalhaes para teres acesso a bios e escolher a pen ou o SD CARD que vais fazer boot.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        E que tal Carlos, impressionado com a velocidade? 🙂 🙂

  7. Avatar de cesar_panter
    cesar_panter

    @JoniD
    acesso tenho, mas o que eu queria fazer era apagar ficheiros directamente do disco em nts ou fat
    por exemplo, eu costumo formatar muitos pcs e há casos em que a informação dentro do disco e muito grande para fazer backup, demorava muito tempo, então entro com um bartPe boot disc e meto os backups todos numa pasta e apago os outros ficheiros todos, depois quando vou instalar o SO basta dizer que não quero formatar o disco e ele instala tudo normalmente. já tentei fazer isso com um live cd de linux mas quando chega á parte de apagar não consigo…

    1. Avatar de cesar_panter
      cesar_panter

      uma pergunta
      porque os meus comentários aguardam sempre moderação?

    2. Avatar de The Man
      The Man

      O problema com as live cd é as permissoes, se em vez de fazeres a live cd instalares a distro na pen, como escreveu o Armando uns posts acima, poderas criar um user com password e assim acederes com permissão root(superuser).

      1. Avatar de cesar_panter
        cesar_panter

        Hummm….
        Nesse caso pcs sem suporte a boot por usb não há volta a dar?
        Obrigado

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Cesar, há sempre solução para tudo 🙂
          O pplware dá uma ajuda. Vê o seguinte artigo
          https://pplware.sitedev.pt/windows/software/o-seu-computador-no-suporta-arranque-por-dispositivos-usb/

          1. Avatar de cesar_panter
            cesar_panter

            Obrigado Pedro. Já tinha experimentado o Plop com um bartPE mas não tinha dado resultado. vou experimentar com o Puppy a ver o que dá 😉
            Obrigado

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Ok, depois diz alguma coisa

  8. Avatar de YaBa
    YaBa

    Para quem tem Eee PC (4Gb) mais limitados também existe este:
    Easypeasy
    mt bom 🙂

  9. Avatar de monux
    monux

    – Realmete é muito veloz,prático e usual.
    – Mas ao fazer a instalação,no Hd, não tem como colocar senha root.
    – Portanto me parece inseguro .

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Boas.
    A minha primeira aventura em Linux! 🙂
    Utilizei uma pen de 1 Gb e funcionou 5*. Se o Windows pifar de repente já sei como salvar ficheiros no C.

  11. Avatar de João Miguel Silva
    João Miguel Silva

    Tenho netbook e precisava de instalar um sistema operativo que permita ligar rápido e ter acesso somente à internet. Qual o sistema que aconselham?

  12. Avatar de jpng81
    jpng81

    Tenho um dos primeiros magalhães(graças ao fdp do socras), boa porcaria de netbook. Neste caso estou a usar um cartão sdhc de 4gb para instalar linux nisto, visto que um disco para isto custa 60euros para cima á vontade.
    Estive aqui a testar o slax linux e é para esquecer, é todo bonito, mas é uma bodega só para meter o wireless a funcionar, é preciso andar a sakar modulos de wireless do site que nem sequer sabem se funcionam… enfim.
    Puppy linux, funciona, mas a minha sobrinha não percebe nada de linux aquilo tem mais opções que sei lá, maior parte delas nem se sabe para que servem.
    Estou agora a testar lubuntu para ver se resulta ou o disco enche 😀

  13. Avatar de jpng81
    jpng81

    Acabei de instalar o lubuntu no magalhães e isto voa. A instalação fica a 1.5gb e da perfeitamente para a minha sobrinha andar novamente ao pontape e biqueirada, mas so que desta vez o disco nao arreia. O sr. socras devia ter pensado nesta cena.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pensamos nós 😉 e vós… para que precisamos do Sócrates?

  14. Avatar de SP
    SP

    Poderiam colocar um pos sobre o Debian?

  15. Avatar de jpB
    jpB

    Há uma coisa que acho que ainda não foi explicada :p
    De que forma posso instalar o puppy com SO permanente?

  16. Avatar de Lucas
    Lucas

    Boa noite,

    Que linux que me aconselham a instalar na primeira versão do magalhães? Pretendo uma sistema rápido, só quero navegar na net.

    Obrigado.

  17. Avatar de Filipe Caetano

    Será que o Raspberry corre este OS?