Puppy Linux 8.0: Se gosta de velocidade experimente esta distro

34 Comentários

O Puppy Linux é uma distribuição Linux bastante pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos) numa máquina simples, super rápida e segura.

Recentemente foi lançado o Puppy Linux 8.0. Vamos conhecer as novidades.

Puppy Linux 8.0: Se gosta de velocidade experimente esta distro


O Puppy Linux é uma distribuição que foi desenvolvida por Barry Kauler em 2003. Esta distribuição Linux corre em qualquer máquina e traz já um conjunto de aplicações instaladas e ferramentas de gestão do próprio sistema.

Esta distribuição está disponível para máquinas com arquitetura de 32 bits e 64 bits e ocupa apenas 330 MB, incluindo:

  • Gestor de janelas JWM
  • Gestor de ficheiros ROX
  • Browser Palemoon
  • Claws como cliente de e-mail
  • MPV media player
  • Abiword como ferramenta de edição de texto
  • Gnumeric (um estilo de Excel)

Puppy Linux 8.0: Se gosta de velocidade experimente esta distro

Esta nova versão é baseada no Ubuntu 18.04 Bionic Beaver  e traz várias novidades, das quais se destacam o kernel 4.19.23  e atualizações de várias aplicações/ferramentas populares como é o caso do Palemoon, DeadBeef, quickpet, pburn, JWM, change_kernels, Gnumeric, AbiWord, MPV, Samba, jwmdesk, Geany, Simple Ccreen Recorder, mtPaint, dunst, Transmission, pkg, uget, osmo etc.

Puppy Linux 8.0: Se gosta de velocidade experimente esta distro

Vejam o Puppy Linux em ação

Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB pode usar a ferramenta Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos ao desempenho do sistema que de facto impressiona.

Puppy Linux 8.0

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Lá vou eu testar isto no meu velhinho Magalhães. Se consigo ter o Windows 10 também devo conseguir ter isto. Só é pena a placa gráfica ser de apenas 1024*762

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      …funciona

    2. Avatar de Felipe Rei
      Felipe Rei

      Pode não funcionar. O vídeo de teste (que foi feito numa CPU octa core com 16GB de memória RAM) menciona que é necessário um processador Core 2 Duo.

      1. Avatar de Everlasting Cvnt
        Everlasting Cvnt

        LOL Nonsense

    3. Avatar de Andrey
      Andrey

      Olá!

      Tudo bom?

      Qual é a sua placa de vídeo (modelo correto)?

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    Peppermint também é uma boa distro..

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Absolutamente horrivel!!!
    Se querem velocidade isso depende do que instalam, escolham um Desktop leve e programas que não sejam pesadões… qq distribuição tem versões minimal.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ele usa jwm que é um WM.
      Muito mais leve que qualquer DE.

  4. Avatar de Manuel Noites
    Manuel Noites

    É realmente muito feio. Mas os PC antigos precisam de alternativas, já que, por exemplo, a próxima distro do Lubuntu vai deixar de ter versão para 32 bits.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “próxima distro do Lubuntu”, a sério?! :O
      Migro para o Debian, para poder manter a funcionar alguns “dinissauros”…! 😀

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      32 bits tá morrendo mesmo, em qualquer SO.
      Tal qual foi o 16 bits.
      É melhor aceitar.
      Lubuntu novo vai usar o LXQt ao invés do LXDE. E o LXQt é sim mais pesado, não foi feito visando computadores da época dos dinossauros e sim computadores antigos da “nova geração”.

      1. Avatar de Manuel Noites
        Manuel Noites

        O Lubuntu actual (18:10) já usa LXQt e ainda tem versão para 32-bit. Há computadores antigos da nova geração que, apesar de suportarem 64-bits, correm melhor SO de 32-bits. O Lubuntu sempre foi o Ubuntu “lightweight”, agora vai ser só mais um *buntu. A questão é que, se eu tenho uma máquina boa, a que propósito hei-de instalar Lubuntu?

    3. Avatar de Andrey
      Andrey

      Queria ter sugestões de uso para aproveitar os 32 bits, como K62-500 com 256/512 Mb de memória. Sei que no uso diário, fica ruim… mas, poder aproveitar e colocar em locais, de atendimento ao público, como escrever textos, documentos, enviar e-mails, consultar algo… para não simplesmente, jogar no lixo ou reciclar… dar um uso, + nobre…

  5. Avatar de jesus
    jesus

    bem… com 16Gb de RAM existem poucos sistemas operativos que não sejam rápidos. Digam-me como se porta em um macbook 2008 (4.1) só com 2 GB de RAM e eu mudo logo!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Funciona bem num Mac mini de 2006 com um giga de ram, por isso…

    2. Avatar de David Gonçalves Rodrigues
      David Gonçalves Rodrigues

      Uso mint 19.1 nesse macbook e roda bem

  6. Avatar de Edde
    Edde

    Ótimo sistema operacional. Utilizo muito para fazer backup e remoção de vírus em manutenções.

  7. Avatar de MataRatos
    MataRatos

    É bastante rápido sim senhor:
    É uma distribuição Linux que corre inteiramente na ram, isso permite velocidades muito superiores em relação às distribuições que correm no disco.
    É um estoiro, envergonha muita “gente” !

  8. Avatar de TuFfAs
    TuFfAs

    …é Ubuntu based, no thanks! Não sei se já fizeram, mas sugeria um Tutorial de instalação de Arch para o PESSOAL experimentar (sem ser em VM)

    1. Avatar de TuFfAs
      TuFfAs

      afinal já havia, sorry
      Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Existe uma versão Slackware-based. Se és PRO, vais de SLACKWARE.

      Mas vá lá, há outra opção, o Slitaz Linux.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não sei até que ponto que o Slax será mais leve.

  10. Avatar de sakura
    sakura

    velocidade o Fedora Xfce live e veloz….. e o teste esta a ser feito em uma makina do seculo pasado. usb live sem corector ortogarfico Opps. PT…
    https://fedoraproject.org/wiki/Test_Day:2019-03-26_Modularity_Test_Day
    uname -a Linux localhost-live 5.0.0-300.fc30.i686 #1 SMP Mon Mar 4 22:47:53 UTC 2019 i686 i686 i386 GNU/Linux
    cat /proc/cpuinfo
    Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.40GHz
    cat /proc/meminfo
    MemTotal: 1536140 kB

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Digita free -h ou free -p e mostra o uso de memória ram ao iniciar em cold boot.
      O ruim do Fedora é usar codecs, drivers e programas proprietários.

      1. Avatar de sakura
        sakura

        free -h ou free -p ?

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          São comandos que devem ser postos no terminal quando você iniciar o computador pela primeira vez para assim vermos qual é o uso de memória ram.
          Algumas distribuições é free -h, outras é free -p. Por exemplo, no Manjaro não aceita free -p.

  11. Avatar de Diego martins
    Diego martins

    Alguém pode me falar como ele colocou aquele status na lateral direita eu gostaria de aprender a fazer aquilo ou só me passar o nome do programa para eu procurar por favor 🙂

    1. Avatar de Joao Santos
      Joao Santos

      Procura por Conky config

      1. Avatar de Diego Martins
        Diego Martins

        obrigado 😀

  12. Avatar de Rogério Tirrer
    Rogério Tirrer

    Linux e sua mania de exigir máquinas pesadas para atividades simples… se não for pra programação o Linux é muito mal otinizado. Até o Windows consegue rodar a maioria dos programas e jogos atuais num setup medíocre. Enquanto isso no linux você precisa do triplo do hardware pra rodar a mesma coisa (não falo apenas sobre jogos)

  13. Avatar de David Machado Santos Filho
    David Machado Santos Filho

    Furada!!! O wifi não funciona com WPA2…

  14. Avatar de edson
    edson

    Como deixar a linguagem em português???? alguém sabe ou tem o pacote??? por favor ajude envie para meu e-mail ej.quintas@bol.com.br

  15. Avatar de Jeff Sousa
    Jeff Sousa

    Eu sempre gostei muito do Puppy Linux porque, para uso em live usb é o mais rápido que já vi. Obviamente muita gente sugere distros como o Mint ou o Linux Lite, mas em live até eles são bem ruins de usar, enquanto o Puppy voa, o que é muito útil para manutenção, como reparar tabela de partições no gparted, ou fazer backup de arquivos em uma máquina que não dá pra acessar o sistema original por alguma razão…