Proxmox VE 4.2: Uma solução open source para Virtualização

15 Comentários

A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica.

No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem tanto para ambientes domésticos como para ambientes empresariais, destacando-se neste segmento empresas como a Microsoft, VMWare e Citrix.

Para quem procura uma boa solução open source a nossa sugestão vai para o novo Proxmox VE 4.2.

Proxmox


O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.

Principais novidades do Proxmox VE 4.2

  • GUI: Nova framework Sencha Ext JS 6
  • Novos certificados SSL com “Let’s Encrypt”
  • Baseado no Debian Jessie 8.4 com kernel 4.4 
  • rate limit para redes
  • Melhorias ao nível do Ceph GUI
  • Todas as novidades aqui

Proxmox

Veja todas as novidades do novo Proxmox em vídeo

Apesar do Proxmox VE ser uma solução mais virada para o segmento empresarial, podem facilmente experimentá-la em qualquer Desktop. O Pplware já disponibilizou aqui um tutorial que pode ajudar.

 

ProxMox VE 4.2

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Neto
    Hugo Neto

    Será esta solução melhor que Citrix XenServer ?

  2. Avatar de tremento
    tremento

    Isto dá para fazer duas maquinas gamings num só computador ?

  3. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Depois de experimentar XenServer, Vmware e Hyper-V, o proxmox desiludiu-me.

  4. Avatar de José Paulo Santos
    José Paulo Santos

    Conheço o XenServer, Vmware, Hyper-V e Proxmox. Esta última, que desde há muito tempo utilizo, como uma solução de custo zero e com o ‘volume’ de serviços/funções/… disponibilizado , é mais que FORMIDÁVEL.
    Aproveito para referir que a ilustração apresentada é, como se lê, da versão 2.0 e não da versão 4.2 – o equivalente layout da versão 4.2 é bem diferente (e, quanto a mim, bem melhor).

    1. Avatar de Lauro Felipe Gonçalves Junior
      Lauro Felipe Gonçalves Junior

      Boa noite José. Estou aprendendo sobre proxmox, mas ainda não achei nada que me norteasse na migração de maquinas virtuais (tipo as do VMware, por exemplo) para o proxmox.
      Por gentileza, você conhece algum link, material para me indicar? Obrigado.

  5. Avatar de lmx
    lmx

    KVM, what else??!!

    1. Avatar de Carvalho
      Carvalho

      Experimentei o VirtualBox é complicado com o file sharing e impressoras. Então optei pelo VMware e de melhor. No entanto tenho preferência pelo kvm, mas, não consegui instalar uma vm w10; alguém pode dar-me uma dica?

      1. Avatar de irlm
        irlm

        Com KVM/Libvirt, só não consigo ter som no W10, porque com outros sistemas linux já tenho, talvez pode-te faltar o driver gráfico QXL para memória gráfica suportada, normalmente até 64mb, ou então ligação Bridge para ligação à rede virtual.

  6. Avatar de Renato
    Renato

    O Proxmox deixou de usar OpenVZ. Agora se usa LXC.

    1. Avatar de Alexandro Dantas
      Alexandro Dantas

      Olá, sou Brasileiro e acompanho a muito tempo os site “pplware” gosta muito do material publicado por vocês e só gostaria de reforça a observação feita pelo Renato: Nessa nova versão 4.2 tiveram grandes melhorias além da interface gráfica, uma deles é exatamente a substituição do gerenciamento de contêineres OpenVZ por LXC que na minha opinião deu mais poder para gerenciamento dos contêineres.

  7. Avatar de djofight
    djofight

    trabalhei cm citrix durante algum tempo e prefiro promox, n há cá licenças e vai dar ao msm

  8. Avatar de :)
    🙂

    Gostei da ordem que deram ao enumerar as plataformas existentes, “microsoft, vmware e citrix” eheh.

  9. Avatar de Mac
    Mac

    Broas a todos.
    Uma excelente solução a meu ver.

    No entanto procurava umas dicas a nível do sistema de um call centre, os tutoriais aqui do pplware não me ajudaram muito infelizmente, mesmo seguindo passo a passo.

    Alguma sugestão?

  10. Avatar de Valdiney
    Valdiney

    Olá, poderia fazer um artigo sobre Docker container.