Programação automática de acções no Ubuntu 10.04

16 Comentários

O Crontab com GUI

O Unix/Linux é um sistema extremamente poderoso no que se refere ao agendamento de tarefas. Tal característica deve-se em grande parte ao serviço Crontab.

Para que não sabe, o crontab permite que tarefas sejam executadas em modo “background” em intervalos regulares pelo deamon da cron. Estas tarefas são normalmente designadas em Unix/Linux por “cron jobs”.

No entanto, o crontab pode ser algo complexo para alguns utilizador. Para isso, apresento-vos o sched­uled tasks para Ubuntu.

schedule_05

O sched­uled tasks é uma aplicação bastante simples, que permite agendar acções no nosso sistema como por exemplo fazer shutdown ou restart a máquina, executar um determinado script a uma determinada hora, correr uma aplicação a um determinado momento, etc.

Como instalar no Ubuntu 10.04?

Para instalar facilmente o sched­uled tasks no Ubuntu, basta abrir o Ubuntu Software Center e procurar por sched­uled tasks. Depois basta carregar no botão Install.

schedule_00

Depois de instalado, o sched­uled tasks fica disponivel em System Tools-> Scheduled tasks

schedule_01

Assim que abrimos a aplicação, podemos de imediato criar uma acção programa, escolhendo do menu apresentado

schedule_02

Vamos por exemplo definir que o computador deve encerrar a uma determinada hora. Para isso carregamos por exemplo em “A Task that launches one time”, e em seguida definimos a  nossa acção. No final basta carregar em Add

schedule_03

A acção ficará agendada, sendo possível a qualquer momento alterar a data/hora/dia em que se irá realizar

schedule_04

Agora é so dar asas a imaginação, e verificar quais as tarefas que pode ir simplificando. Apagar ficheiros, limpar a lixeira, consultar os logs, enviar e-mail, proceder a backups..tudo isto são exemplo de acção que o scheduled tasks pode ajudar a realizar.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Cada vez mais vejo os developers a “investir” em ubuntu onde antigamente (e não à tanto tempo quanto isso) era dificil encontrar tanta variedade de programas. Á imenso tempo que andava à procura de um que fizesse exatamente isto e sempre sem sucesso…Vou testar.

    Cada vez mais se vê que o mundo do ubuntu não está a parar como muita gente pensa, mas sim a evoluir

    cumps

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      isto ja existe à imenso tempo(diria mesmo desde sempre :O), provavelmente nao tinha era GUI.

      nice post!

      cumps!

      1. Avatar de André Almeida
        André Almeida

        sim exatamente, não tinha GUI e eu tentava configurar e não conseguia…Agora com este é bem mais fácil

        cumps

    2. Avatar de killer
      killer

      Concordo plenamente! A distro ubuntu fez evoluir bastante o mundo linux…quer se queria quer não!

    3. Avatar de loik
      loik

      Já existia um programa destes desde a versão 6.06 penso que se chamava era gnome sched­uled.

      Ubuntu sempre teve grandes opções mas nem sempre com GUI, que nem sempre é necessário 😀

  2. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Wrapper do cron, basicamente. 🙂

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Front-end, penso que era mais isto que querias dizer 😛

  3. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    assim é mais facil fazer um checkup ao sistema, para ver se tenho rootkits na minha maquina sem andar a unha a executar comandos, espectaculo, tudo aumomatizado.
    so uma questão, será que existe algum tipo de aviso grafico que me indique que um determinado processo está a correr?isso era demais, podia funcionar no meu caso e para ja como um anti-rootkits.
    boa escolha malta 😛 .

    cmps

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      crontab -l

      so precisas disso para ver se tens algo programado.

      quanto ao seres avisado se um processo esta a correr nao percebi bem.. querias tipo algo q te avisasse se o processo ‘x’ arrancava?

      se sim, é facil.. fazes um scriptzinho com um grep e com um ps -A, de forma a q qd o processo ‘x’ esteja a correr faça ‘notify-send o processo $proc esta a correr’.

      cumps!

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        algo como isto funciona por ex:

        #!/bin/bash

        out=`ps -A | grep $1`

        if [ “$out” != “” ]; then
        notify-send ‘Process’ $1′ is running’
        fi

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          chamas o script com o nome do processo q queres ser notificato à frente.
          por ex:
          $sh script.sh vim

          cumps

        2. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          o
          out=`ps -A | grep $1`
          coloca na variavel $1 o output que está a correr na consola será? e depois caso seja != null faz um notify-send??
          voces todos são os maiores 😛
          Obrigado

          cmps

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            nao é bem 😛

            Ao usares $1, $2.. $n o que estas a usar sao as variaveis de input. ou seja $1 corresponde a primeira variavel de input do script. no caso de chamares ‘$sh script.sh vim’ o teu $1 vai ser ‘vim’.

            Basicamente o q esta ali é, com o comando ‘ps -A’ dás a listagem completa de processos, e pegas nesse output e metes num pipe.

            Depois o grep vai ao pipe e procura pela string $1. se encontrar devolve a(s) linha(s) com essa string.
            ou seja, a var out fica ou vazia, ou com linhas.

            Se tiver vazia é porque o grep n encontrou o processo, se tiver algo, é porque o encontrou.

            No caso de ter encontrado usa o notify-send q te notificará atraves do lib-notify que o processo esta a correr. podes alterar o testo da mensagem do notify-send caso queiras outra coisa;)

            scripting é uma coisa fantastica.. da para fazer de tudo mesmo e de forma taaao simples!:D

            cumps!

          2. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            tenho que aprender bash e rapido :p
            Obrigado pela dica

            cmps

        3. Avatar de Ricardo Elias
          Ricardo Elias

          #!/bin/bash

          pgrep — “$1” >&2 >/dev/null && \
          notify-send “Process ‘$1’ is running”

          ##

          Fiquem Bem!

          1. Avatar de Ricardo Elias
            Ricardo Elias

            ‘A frente do fgrep estao dois -, mas parece que sao convertidos para um unico simbolo.

            Nao conhecia o comando notify-send. Obrigado!

            Para instala-lo no Ubuntu:

            sudo apt-get install libnotify-bin

            Fiquem Bem!