ProcMon: Mais uma app do Windows que a Microsoft levou para o Linux

24 Comentários

É ingável a aproximação da Microsoft ao Linux e a tudo o que esse sistema oferece aos utilizadores. A abordagem tem sido prática e procura aproximá-lo do Windows, quer na sua base, quer nas apps que ali são usadas.

Se é normal vermos já o WSL no Windows 10, há outras áreas a serem exploradas. Uma delas são apps e serviços, que cada vez mais estão presentes. O mais recente é o conhecido ProcMon, que acabou de chegar ao Linux.

ProcMon Linux Microsoft Windows app

Mais uma aposta da Microsoft no Linux

Há muito que a Microsoft tem procurado trazer para o Linux as suas apps mais básicas. Não falamos de aplicações com interfaces gráficas complicadas, mas assim ferramentas essenciais para a gestão dos sistemas operativos.

Se a PowerShell é já uma certeza neste sistema, há ainda muito caminho a ser percorrido. A ideia da Microsoft é permitir que qualquer utilizador do Windows se sinta capaz de usar o Linux, com as ferramentas de gestão que já sobretudo conhece e está habituado.

ProcMon Linux Microsoft Windows app

O ProcMon também já foi portado para este sistema

Assim, é normal que ferramentas como o ProcMon sejam portadas para o Linux. Este software dedicado à monitorização de processos, que tão bem se conhece da suite SysInternals, pode agora ser instalado e usado com a mesma simplicidade de sempre.

Esta segue igualmente a linha de uma outra app também conhecida. O ProcDump também já está no Linux há algum tempo, podendo ser usada diretamente da linha de comando. O código destas apps está disponível e vai ser mantido em regime de Open Source no GitHub, algo que todos agradecem.

ProcMon Linux Microsoft Windows app

Esta app do Windows pode agora ser usada

Todas as instruções para a instalação e utilização do ProcMon estão disponíveis na sua página do GitHub. Claro que pode ser compilada de raiz ou simplesmente ser instalada de um repositório, com o comando apt-get.

Este é mais um passo importante para a Microsoft. Com cada vez mais empresas a usar o Linux no serviço Azure, é importante ter próximas as ferramentas que os administradores se habituaram a usar e em que confiam.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Silvio
    Silvio

    A Microsoft quer abocanhar os servidores, não está nem ai para o Linux.

    1. Avatar de ze
      ze

      Microsoft sempre dominou o segmento dos servidores.
      Vocês é que gostam de se basear em números de servidores web, frontends aplicacionais e etc, só aí o linux domina, convido-te a dares uma vista de olhos por qualquer uma da fortune 500, se fores então para PMEs, fogem do linux a 7 pés.

  2. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A M$ e como o virus Covid, entranha-se todos os dias na mente das pessoas. Essa estrategia ja e bem conhecida e pelos vistos resulta. Devagarinho devagarinho consegue os seus objectivos. Fico a questionar de que forma a GPL pode proteger o linux ? Uma vez que muito codigo fonte e copiado para o codigo proprietario, nao deixa de ser roubo apesar de os outros nao serem obrigados a mostrar o codigo. Esta ai uma boa falha que devia ser revista pela GPL. Senao isto assim e uma festa e ninguem e punido.

    1. Avatar de Alo
      Alo

      O GPL já é uma festa. Não entendi o teu comentário.
      Não podes deixar a porta de casa aberta e depois achares que teres uma câmara a vigiar a porta 24×7 é uma boa solução.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Mais uma app inútil no Linux.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Alguma vez usou o procmon? Não é o task manager, é o process monitor.
      Se não, não diga disparates.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Já existem apps que fazem isto. O Linux não precisa de apps da mirasoft. Portanto é mais uma app inútil feita pela mirasoft.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Falou muito, mas disse pouco. Indique me quais apps fazem o que do procmon. Não deve ser difícil indicar algumas, visto que existem tantas. Mas se calhar tem tantas certezas porque não sabe o que é o procmon

  4. Avatar de Luis Tomás
    Luis Tomás

    WSL…
    Microsoft love Linux…

    Quando é que a Microsoft vai mostrar o seu love e lançar o Office para Linux ????

    A questão é só essa.

    Quem paga para usar no Windows, também paga para usar no Linux.

    Essa é uma das questoes que o mundo Linux devia de falar, e deviam de por um travão nessas incorporações e cooperação da Microsoft sob o Linux

    Eu uso o livreOffice.Mas sei que há muito gente / empresas que é um bloqueio.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      A Mirasoft nunca vai lançar Office para Linux pois se lançar vai perder 40% da cota do OS

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Tens a versão web disponivel em todos os sistemas operativos. Qual é a obsessão com ter o Office desktop em Linux? A arquitectura do Office não é cross-platform. Para fazerem uma versão strip-down como a do macOS, não vale a pena perder tempo. Mais vale investirem numa codebase partilhada com tecnologias web.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        porque o on-line é uma treta… e incompatível com eles próprios. O libreOffice dá e sobra para 99% das pessoas, precisam é de aprender o worlflow…

  5. Avatar de irlm
    irlm

    quando é que chega o Edge para Linux?
    só para experimentar…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      chromium o q?

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Para te copiar os teus dados que estão no chrome (chromium) ou no firefox?

  6. Avatar de Compilador
    Compilador

    E qual é o caso de uso desta aplicação face ao que já existe há décadas no Linux?
    Faz algo melhor? Faz algo que não dava para fazer?
    Qual é a vantagem?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      O que é que já existe há decadas no Linux?
      Já algumas vezes usou o procmon? Qual é a app que existe há decadas no Linux que tem feature partity com o Procmon?
      Qual a vantagem? – É simples, usar a mesma tool numa diversidade de OS. Mesma vantagem de ter a PowerShell no Linux e macOS. Não é que a PS seja melhor que a bash ou zsh, simplesmente ficar mais facil para gerir um pool de sistemas Windows e Linux.

      1. Avatar de Compilador
        Compilador

        Mas qual feature parity? Isso não passa de um buzzword da Microsoft. Queres mais feature parity do que a mesma ferramenta comparada a este software poder ser instalada e correr sem nenhuma complicação nas dezenas de distribuições de Linux?
        O que esperas mais? Que façam uma “adaptação” para Windows?
        O Procmon não tem nenhuma característica que o distinga do que existe por defeito em qualquer distribuição de Linux. E a mesma “tool” está presente em todos os Unix like, inclusive no MacOS.
        E já agora, vantagem de ter PowerShell no Linux e MacOS?
        Mas qual vantagem? A vantagem é literalmente zero, ou para ser mais preciso, muito abaixo de zero, visto que entre montanhas de incompatibilidades entre PowerShell e todo o ecossistema Linux ou MacOS, torna tudo muito penoso. Aliás, quem seria o pouco que deixaria de usar bash, zsh, tcsh, fish, para usar PowerShell? Isso nem é assunto na comunidade Linux.
        Só mesmo um fã de Windows acérrimo pode ser que equacionar tal coisa.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Claramente você é um elitista e você acha o que pode ser usado na comunidade Linux ou o que não pode ser usado. Caso não tenha percebido, a vantagem é facilitar a gestão de vários OS diferentes (widows e Unix based). Se tivesse lido o que escrevi percebia que o objectivo não era substituir as shells do Unix. So algumem tão cego pelo fanatismo e tribalismo pode ter uma opinião tão superficial. Cada tool tem a sua função e cenário. Não existe uma tool que serve para todos os cenários e para toda a gente. Eduque-se antes se dizer disparates.

      2. Avatar de Compilador
        Compilador

        E tens aqui em baixo o quando ocupa esta tal mega ferramenta que faz zero a mais do que faz um htop. Sempre desconfio de vendedores de sonhos, ainda para mais quando o sonho é muito pior que a realidade.

        https://lh3.googleusercontent.com/-R9z-yhOfM7o/XxHEpVT6a5I/AAAAAAAABMk/mQq51tS9WM0p7khwWD41MEVAn8yOFPoiQCK8BGAsYHg/s512/2020-07-17.png

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Claramente numa usaste o Process Monitor e vens para aqui dizer disparates. Com o htop consegues ver os ficheiros que estão a ser acedidos por um processo em real time? Consegues ver tráfego de rede em real time? Se sim explica me como. O process monitor é o task manager, é so um noob é que não perce a diferença. Abre o programa e vê o que faz.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            *O Process monitor NÃO É o task manager

        2. Avatar de Eu
          Eu

          Percebo que a culpa não seja inteiramente sua. Quando tem um artigo que em vez de explicar o que faz a tool, apenas diz que está disponível em Linux e fala noutras tools. Mas que eu saiba o Google ainda é grátis. Nada custa procurar e evita passar por ignorante ou sabichão