Problemas no X-Server do Ubuntu 10.04 RC

19 Comentários

A versão Release Candidate (RC) do Ubuntu 10.04, foi disponibilizada na passada quinta-feira (22/04/2010) e aparentemente existe um bug que afecta o X-Server (bug 565981).

Em traços gerais, esta falha no X-Server traduz-se numa maior lentidão no sistema e num consumo excessivo de memória RAM, levando a que o sistema fique inoperável.

x_server

Existe actualmente um relatório que está disponível no Launchpad que descreve todos os detalhes deste bug.

O bug não afecta sistemas que possuam drivers proprietários ou DRI2, que suportam a placa gráfica do sistema.

Entretanto, a equipa de programadores da Canonical já apresentou a correcção, embora esta ainda não esteja disponível para todas as instalações. Essa correcção será exaustivamente testada, para verificar que não existem quaisquer efeitos/falhas secundárias que possam vir a influenciar o sistema.

Para quem pretender actualizar o seu Ubuntu 10.04, existe uma Wiki de apoio que descreve como o problema pode ser diagnosticado e como aplicar o actualização.

A Wiki disponibiliza ainda o feedback por parte dos utilizadores, relativamente à falha em questão.

Artigos relacionados

Homepage: Wiki-Ubuntu

Homepage: bug 565981

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Será corrigida antes de sair a versão final certo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A correcção já se encontra disponível

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Ups.. parece que saltei essa parte do texto :D:D

  2. Avatar de racoq

    Julgo que li que não afecta os controladores livres da ATI. De qualquer forma, instalei este fim de semana a RC numa velha máquina com uma ATI Radeon e portou-se bastante bem, sem problemas de regressão!

  3. Avatar de maurycio
    maurycio

    com a minha ATI desde a versão 8.10 que tive problemas. Na versão 10.04 tive que optar por não instalar os drivers para que o SO funcione na perfeição, caso contrário, fico com o xorg a consumir-me sempre 100% de CPU :S

  4. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Não é só o Ubuntu que dá “bronca” com ATI… A ATI é que podia continuar a suportar o GNU/Linux em geral. Os drivers disponibilizados pela ATI já estão de bengala e dão bronca…
    Mas com os drivers “digamos genéricos” fica tudo ok é pena é o fraco desempenho 3D na maior parte das gráficas ATI.

    1. Avatar de scheldon
      scheldon

      SE a ATI já faz drives porcos pro win imagina pro GNU, e olha que faz tempo que eles falam em portar o catalys.

      1. Avatar de dockme
        dockme

        Até agora não tive problemas. Tenho uma RADEON 3300HD, uso arch linux com os drivers OpenSource e tenho um bom desempenho.

    2. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      POIS!!! Nunca mais compro uma placa ATI por causa disso!!

      1. Avatar de dockme
        dockme

        Compra intel que é melhor! xD

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    estás melhor que no Fedora 12. Porque aí, é que os drivers não dão mesmo

    1. Avatar de NT
      NT

      Por acaso é o que eu uso,

      Usa os que estão nos repositórios… Até que “funcam” bem.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        não são os nativos, são emulação.

  6. Avatar de lmx
    lmx

    boas…
    sim eu também ja li sobre esse bug e sobre a correcção, mas ainda não sabia como corrigi-la, basicamente havia uma fuga de memoria, ou seja memoria que o so não libertava, pois o xorg não lhe pedia,devido a um bug.
    mas este bug não é do ubuntu, é mesmo do servidor gráfico acho eu.
    espero que esteja corrigido quando sair a versão final.
    ja estou em pulgas :).

    cumprimentos

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      do servidor grafico nao é…
      o 10.04 esta a usar a versao 1.7 do server, q é a mesma q tenho em arch linux ja ha uns meses. ate agr n tive problemas nenhuns com ela, portanto era bug mesmo do ubuntu.

      cumps

  7. Avatar de dockme
    dockme

    Acontece a quem faz updates a todos os pacotes e não usa pacotes estaveis. Esse bug é so para a versão 1.8 do Xorg. Eu ainda estou na 1.7.6.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      1.8 ainda n saio.. a 1.7 é a beta do 1.8.

      este bug seria portanto do ubuntu.

      cumps

  8. Avatar de R o B
    R o B

    É o chamado problema que consegue ser noticia já quando não é um problema, em contrapartida, há problemas que deixam de ser noticia ou não são noticia quando ainda são um problema.

    1. Avatar de NT
      NT

      Não arranjes problemas.
      :p lol 🙂