PplLinux – A Distribuição Linux Pplware

67 Comentários

No passado dia 1 de Novembro de 2012, o Pplware criou a Comunidade Pplware Linux com o principal objectivo de juntar utilizadores entusiastas do mundo GNU/Linux para trocar ideias, know how, experiências, debater sobre as várias distribuições, etc. O desafio era sermos a  maior comunidade Linux, em Português, e para isso era importantíssimo o contributo de todos, quer na divulgação quer na partilha de conteúdos.

Passados apenas 5 meses, a Comunidade Pplware Linux conta com cerca de 600 utilizadores e mais de 5000 mensagens trocas. Nos últimos meses, um grupo restrito de colaboradores da comunidade criou a Distribuição Linux Pplware que hoje damos a conhecer.

linux_pplware_00

Nos últimos anos, o interesse dos nossos leitores pelo mundo Linux cresceu significativamente. Muitos eram os pedidos para criamos a nossa própria distribuição e, após a criação da Comunidade Pplware Linux, a ideia ganhou ainda mais força.

Os últimos meses foram de constante trabalho de um grupo restrito da comunidade, e hoje é com muito orgulho que apresentamos a PplLinux – A Distribuição Linux Pplware.

linux_pplware_01

A distribuição PplLinux é baseada no Ubuntu 12.10 e vem com o Mate 1.4 como ambiente gráfico de trabalho pré-definido (podendo ser instalado o Gnome, KDE, Cinnamon, entre outros). A escolha do Mate como ambiente gráfico deveu-se ao facto de ser simples, bonito e muito estável.

ppllinux_02

Nesta distribuição decidimos apostar na disponibilização de software e incluímos o Gthumb e Gimp para os gráficos, Pidgin como IM e para a reprodução de áudio e de vídeo temos o VLC, o Mplayer e o Banshee.

O Flash Player, Java e codecs vêm já instalados para que possam navegar na web e reproduzir todos os nossos vídeos e músicas com facilidade!

ppllinux_04

A distribuição PplLinux estará disponível a partir da próxima quinta-feira, para os utilizadores que fizerem o pré-registo. Nesta primeira fase a distribuição apenas estará disponível a um grupo restrito de 200 utilizadores (para podermos avaliar eventuais bugs e proceder às respectivas correcções) mas será disponibilizado publicamente a partir de 18 de Abril, data do 8º aniversário do Pplware.

Em nome do Pplware resta-me agradecer a toda a comunidade Linux Pplware e em especial ao grupo que trabalhou nesta distribuição que terá a marca Pplware. O nosso muito obrigado.

FORMULÁRIO PRÉ-REGISTO

Partilhar:
Tags:

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    Dia das Mentiras 😀

    Tá fixe, Parabéns!

    1. Avatar de jrgaugusto
      jrgaugusto

      …por acaso até não era mal pensado…

  2. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Ainda não li mas já me cheira a peta 🙂

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Quase de certeza

  3. Avatar de LaRaNjAo
    LaRaNjAo

    perderam uma grande oportunidade de retirar um L, e ficava PPLinux 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      So não ficou assim porque era (P)edro (P)into Linux. Mas o trabalho está fantástico.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Ó senhor Pedro 🙂 ” Passados apenas 5 meses, a Comunidade Pplware Linux conta com cerca de 600 utilizadores e mais de 5000 mensagens trocas.”

        Não notas nada de errado nesta frase ? 🙂

        Abc

      2. Avatar de Feiticeir0
        Feiticeir0

        E todo este trabalho para se chamar Pedro Pinto Linux ? Nada disso !

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, muito foi debatido sobre o nome

  4. Avatar de Gonçalo Duarte

    bahhh que otário xD eu acabei de por lá o meu email e nem pensei nisso ahaha

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      +1 😛

      1. Avatar de alfonso
        alfonso

        +1, o entusiasmo com a noticia foi tanto quernem me ocorreu o dia das mentiras

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          +1 , foi apanhado 🙂

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      E vão 2 Ás vezes consigo ser mesmo tótó… Mas até que a ideia não é descabida de todo. Fazer uma distribuição que reunisse o melhor que o linux tem para oferecer

  5. Avatar de Vasco Palmeirão
    Vasco Palmeirão

    Muito Bom Muito Bom originalidade em cima de tudo! feliz dia das mentiras 🙂

  6. Avatar de AtuaPrima
    AtuaPrima

    Tb vou querer 1 unidade desse grande SO!! realmente!

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Nem sabia da existência deste projecto, parece-me muito bem, MATE como ambiente gráfico, estou aí a ver também mintmenu (o meu favorito também), a escolha de software parece-me ser o padrão do ubuntu/mint. Uma pequena pergunta, existem diferenças ao nível de optimizações do sistema, em relação a outras baseadas em ubuntu?

    Muitos parbéns pela iniciativa e espero ver o projecto crescer

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Ahahaha, nem me lembrei, hoje é dia 1 de abril, fui bem apanhado, só lá cheguei no fim de ler os outros comentários

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Feliz dia das mentiras, xD

  9. Avatar de DoContra
    DoContra

    Dia 1 de Abril… pois… nem foi preciso cheirar no Google! 😉

  10. Avatar de Feiticeir0
    Feiticeir0

    Não é nada mentira !

    Fui um dos colaboradores deste projeto e garanto que as horas passadas a personalizar o PplLinux não foram mentira – Trabalhar as 9h e estar a personalizar e a corrigir bugs, desenvolver scripts ate as 4h e 5h da matina não foram para o dia 1 de Abril !

  11. Avatar de Sérgio Pereira

    Será que é mentira????
    Mesmo que seja, nao custa nada fazer o pre-registo.
    Se for mesmo uma mentira do 1 de abril, olha…. cai que nem um patinho.

    😉

  12. Avatar de Chirucca
    Chirucca

    Muito bom.

  13. Avatar de k3bra
  14. Avatar de João Nascimento

    Esta deixa-me a pensar se é partida ou não.

    heeheh

  15. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    Boa tarde,

    Como utilizador frequente da comunidade linux@pplware devia ter direito a ser beta tester 😛

  16. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    Ah e muita boa sorte 🙂

  17. Avatar de carlos
    carlos

    nao caio nesta como caí no ano passado.
    lol

  18. Avatar de Jacovenko

    Se for ‘pegadinha’ pelo Dia da Mentira, não me importo. Vale pelo interesse para um projeto deste porte.

  19. Avatar de F.S.S.
    F.S.S.

    Podia ser verdade exelente ideia.

  20. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Já tenho os pés molhados .. 🙂

  21. Avatar de Marco G. Silva
    Marco G. Silva

    O Google Nose diz que cheira a PETA 😀

  22. Avatar de Patrick Palm Whale
    Patrick Palm Whale

    Qd n se tem mt para fazer…

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Podes traduzir para português?

  23. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    Embora seja dia das mentiras, era muito fixe uma distro do género 😉

  24. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    Eu pus o mail, pela via das dúvidas pode ser que seja verdade. 🙂

  25. Avatar de Xupiter
    Xupiter

    Bom dia a todos. Apesar de ser dia das mentiras a ideia era
    espetacular. Já fiz o pré registo para que possam ver a quantidade
    de fans interessados . seria ótimo avançar com a ideia, que tal
    criar um post com sugestões para software a incluir, temas etc .
    Viva o linux!

  26. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Por 30 segundo caí na história mas dps lembrei-me “hoje é dia 1 de abril” eheheheh

  27. Avatar de DonkeyKid
    DonkeyKid

    Mais um apanhado… foi tão grande o entusiasmo que até me registei…
    Era muito bom que fosse mesmo verdade.
    SERÁ MESMO VERDADE, INVERDADE… ou omissão da VERDADE?

    1. Avatar de DonkeyKid
      DonkeyKid

      Vocês são tramados pá… responsabilizam-se por algum ataque cardíaco?

  28. Avatar de Anti fanboys (girls)
    Anti fanboys (girls)

    hmmm
    Desde que o email não seja usado para spammar…

  29. Avatar de Cruz
    Cruz

    Claro que é mentira, eles jamais teriam conhecimento para tal projecto.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Não sejas assim…

      cmps

    2. Avatar de golias17
      golias17

      Em portugal existe muita gente com capacidade para este tipos de projectos, não espantava nada se aparece algo assim.

    3. Avatar de Luis Sousa
      Luis Sousa

      o curioso é tu vires aqui ao site “beber” informação de quem não tem conhecimento para estas coisas. 😉

  30. Avatar de carlos almeida
    carlos almeida

    hoje de facto é dia 1 de abril, aproveito para vos desejar muitos parabens por um exelente trabalho no vosso site, uma referência a nivel nacional

  31. Avatar de lmx
    lmx

    Independentemente de ser dia 1 ou não…

    Acho que faria todo o sentido, esta distro, e apesar de achar que uma distro deste tipo usando Debian como base era…um luxo…de qualquer forma entendo perfeitamente a base Ubuntu…

    A escolha de MATE para o Desktop é apesar de Lógica, muito inteligente nos dias de Hoje(não quero criar nenhuma guerra com users de outros Ambientes graficos…cada um usa o que mais gosta…liberdade para todos 😉 ).

    No passado varias foram as tentativas de criar distros e libertar as pessoas das amarras comerciais de empresas internacionais…nessa altura todos ou quase todos os projectos fracassaram em Portugal, pois o Povo português ainda estava muito limitado mentalmente, e não percebia do que se trata afinal…

    Gosto de ser português, mas aqui mesmo no pais ao lado…o meu sobrinho á 14 anos tinha linux instalado no desktop dele…e quando lhe falei em linux…nem surpreendido ficou…ja conhecia…era normal conhecer em Espanha…nessa altura, apesar de contente por eles, senti um aperto, e desviei um pouco a conversa…não queria que a pergunta “Então e em Portugal, as pessoas desenvolvem alguma coisa?”, viesse ao de cima….porque eu seria obrigado a responder a verdade…
    Em Espanha os miudos teem contacto com tecnologia de ponta desde cedo…

    Tendo em conta a dimensão deste projecto que é o PPLWare, e tendo em conta a evolução que o Pais apresentou(Embora que aquém do esperado, mas apresentou), penso que seria uma ideia fantastica e que poderia estar condenada ao sucesso!!

    Do meu Ponto de vista faria todo o sentido esta distro…

    cmps

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Concordo. Se por acaso o Pplware um dia tiver uma Distro., fosse baseada no que fosse, eu ia instalar com toda a certeza. Confesso que sou um fanático por Unity, até me atrapalho um pouco quando experimento outro Ambiente de Trabalho, mas com vontade tudo é possível certo?

      Mas acho que teria que ter algo único, não estou a falar apenas de Software, fazer algo como o Bodhi Linux fez na versão que lançou agora ( o Terminology, já viram? ).

      Qualquer coisa podem contar comigo.

      Cmps

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Não conhecia boa partilha para os interessados deixo um video do Terminology do Bodhi Linux. Fiquei espantado com o que faz.

        http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ibPziLRGvkg

      2. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        sim o terminology…faz-nos depender menos do resto do ambiente grafico e facilita a vida na consola…é de facto fantastico…
        Apesar de ser quase de certesa realizado com base na biblioteca EFL do Enlightment(feita em C), está para se saber o consumo de recursos/performance…comparativamente com outro terminal…

        O LMDE, que saiu este mês, tem uma inspiração, embora que muito mas muito ligeira…e se compararmos ao terminology…não iremos encontrar nenhuma parecencia de tão ligeira que é…mas a ideia é trazer syntaxe higlinting para a consola…embora em alguns aspectos fique meio confuso…

        Penso que o mais importante seria realizar uma distro para ter como base, estável, e depois ir evoluindo…com software para o cartão do cidadão, etc…coisas que o povo Português pode necessitar…

        cmps

  32. Avatar de FidbecK
    FidbecK

    Até pode ser mentira por ser dia das mentiras mas curiosamente depois de ter lido a review sobre o Cylon lembrei-me. Só falta mesmo o Pplware criar a sua própria distro de Linux. O que não é de todo uma pessima ideia xD

  33. Avatar de cruncx
    cruncx

    Boa malha

  34. Avatar de Rui
    Rui

    Nao era mal visto , o wallpaper ate e bacano e podiam o disponibilizar
    para quando o proximo post com coletanea de wallpapers?

  35. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Boas, alguem sabe dizer qual o nome do wallpaper?

    1. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      Para quem também esteja interessado:

      http://wallpaperswide.com/beautiful_abstract_art-wallpapers.html

      Como a pesquisa de imagens do google é fantástica xD

      Cumps

  36. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    parabéns pplware pelo dia 1 de Abril , se quiserem mesmo criar uma distro própria partir do ubuntu , aqui deixo o screenshot da minha distro particular feita a partir do ubuntu 12.04.

    http://s10.postimg.org/gf20lh7ex/Screenshot.png

  37. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    LOL Hoje é dia 1 de Abril e vi o “pré-registo” e calculei que era para o dia das mentiras 😛 E logo num SO Linux..

    hahah

    Parabéns! 🙂

  38. Avatar de João
    João

    apesar de hoje ser dia das mentiras eu até acho que esta notiça (podera a ser) verdadeira brevemente. nada como tomar o pulso á comunidade. 🙂

  39. Avatar de joaquim
    joaquim

    Muito bom..
    Nem me lembrei do dia 1 de Abril
    Sou fã de Linux…
    Caí que nem um patinho muito bom

  40. Avatar de navyseal
    navyseal

    Não concordo com as escolhas dos programas, creio que devia ser dada opção de escolha entre uma listagem à comunidade linux do pplware, pois só assim faz sentido ter o nome da comunidade que representa.

  41. Avatar de Luiz Carlos
    Luiz Carlos

    Parabéns, 18 de Abril também é meu aniversário, espero que a distro fique um pouco mais leve que a atual 12.04 que uso com Unity,
    tenha certeza que irei instalar …Até !

  42. Avatar de clodoaldops
    clodoaldops

    Dia 1º de abril é dia da mentira aqui no Brasil. Além do mais essa distro é o LinuxMint-14-MATE

    1. Avatar de Claudio Duarte
      Claudio Duarte

      No Brasil e no resto do mundo todo à tua volta.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        heheheh..

        sim é verdade, mas no resto do mundo á esquerda do mapa GMT…chega mais tarde 😀

        cmps