Porteus 4.0: A distro Linux para trazer no bolso numa PenUSB

20 Comentários

O mundo Linux é recheado de distribuições para todos os gostos. Temos versões para Desktop, versões para super computadores, versões para dispositivos móveis, versões para mini-PCs, versões para computadores mais antigos, etc.

A distro Linux que apresentamos hoje chama-se Porteus. Vamos conhecer as novidades da versão 4.0



O Porteus é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware e optimizada para correr a partir de um dispositivo USB. Como pontos fortes, esta distribuição tem um arranque super rápido e pode ser personalizada antes do utilizador fazer download da mesma.

Esta distribuição está disponível com vários ambientes gráficos, como por exemplo Cinnamon, Mate, KDE, LXE, LXQT, etc.

A distribuição traz já um conjunto de ferramenta, incluindo um simples e útil gestor de pacotes, GParted, Power Statistics, dconf editor, etc.

Ao nível de ferramentas para a Internet, podemos encontrar o gFTP, polyglot e o Transmission

Esta distribuição disponibiliza também um Control Center onde podemos personalizar todo o sistema.

Novidades do Porteus 4.0

Jay Flood, responsável pelo desenvolvimento desta distribuição, anunciou recentemente o lançamento da versão 4.0. Das várias novidades, destaque para:

  • kernel Linux 4.16.3
  • Disponível com vários ambientes gráficos (7 no total)
  • Suporte para EFI
  • Possibilidade de escolher o browser que pretende instalar
  • Veja aqui todas as novidades

O Porteus (Portable Linux) é uma distribuição de “trazer no bolso”! É leve, tem uma performance fabulosa e tem disponíveis a grande parte das ferramentas que um utilizador necessita. 

Leia também…

antiX 17.1 – Um Linux que arranca em menos de 10 segundos

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Ei lá…já se começa a entrar nos pesos pesados das distribuições de Linux?
    Slackware…saudades desse maravilhoso tempo, em que tudo era feito à unha!

    1. Avatar de Alpinista
      Alpinista

      Maravilhoso, sem dúvida, para quem goste de passar a vida toda em frente ao PC.

      1. Avatar de arc
        arc

        Não se preocupe com isso…foi há cerca de 20 anos…aprendi alguma coisa nesse tempo!

  2. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Com multiboot usb tools podemos usar varios distros numa pen tipo porteus e rescatux etc, canivete suiço
    para reparações etc…

  3. Avatar de arc
    arc

    Hoje sinto-me nostálgico, depois de ler isto… https://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/39104.html
    Saudades desses tempos e dos saudáveis “malucos” do terminal.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Pena a Caixa Mágica ter “afundado”… Saudades…
      Ainda me lembro da(s) minha(s) primeira(s) instalação(ões) do CM num dinossauro P233, 48Mb ram!!! Havia a CM10, mas naquele “maquinão” tentei com o CM8.

      1. Avatar de arc
        arc

        Depois do falecimento do Engº Guimarães a CM, começou a ficar meio adormecida e a mistica da ADETI, até se perdeu um pouco. E depois o PLUG, o PUG, o POLI, o Gildot, a malta pesada, começou a ficar mais “barriguda”.
        Tavamos todos a terminar as licenciaturas e já não dava para passar noites com as “minis”ao lado,a fazer directas e a codar.
        Ainda bem que tudo tem o seu devido tempo nas nossas vidas….

  4. Avatar de informado
    informado

    O Palemoon 🙂 Até no Porteus 🙂 Linux Fedora para sempre 🙂

    1. Avatar de Camaleão
      Camaleão

      Viva Goanna!

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    tentei instalar na pen conforme diziam através do windows, mas nem faz boot…..

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Usa um multiboot tipo (https://www.pendrivelinux.com/)
      ou
      Extrai a Iso (7zip ou winrar) copia os ficheiros ‘boot’ e ‘porteus’ para a pen usb e procura o ‘Porteus-installer-for-Windows.exe’ como Administrador clica/corre esse ficheiro confirma o local da pen (d: f: etc)

      1. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        *‘boot’ e ‘porteus’ ‘EFI’

      2. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        fiz isso do copiar aspastas, incluindo a EFI, e fiz até alterações na BIOS prainiciar sem efi e tudo, não arranca

        1. Avatar de sakura
          sakura

          Se usa windows 10, tem mesmo que reiniciar o windows, o desligar do windows 10, é mais um hibernar e protege a Bios//disk.
          sem “desligar” o windows 10 é imposivel
          fazer boot de uma uma pen….. não tem acesso ao boot menu F12, ou …..? .

          1. Avatar de Luis Silva
            Luis Silva

            tenho fiz dessa forma e nada…….

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Bom Dia a Todos, sou um leigo logo os meus conehcimentos são muito rudimentares sobre o Linux, no entanto gostaria de saber o porquê de existirem estas versões :
    CINNAMON, KDE, LXDE, LXQT, MATE,OPENBOX e XFCE
    E qual o seu significado.

    Obrigado

    1. Avatar de David
      David

      O que referes acima, são gestores de janelas.
      No Windows tens um, no OsX tens outro, em Linux, tens esses que referes e mais alguns.
      Sugiro que pesquises por imagens num motor de busca, para visualizares as principais diferenças entre eles.

  7. Avatar de Rava
    Rava

    Desculpa aí! Não falo luso.
    mencionar XFCE, por favor . Muito obrigado!