Pop!_OS 18.10: A distro Linux que tem de experimentar

45 Comentários

É verdade que já existem muitas distribuições linux no mercado mas isso não invalidou a System76 de criar a sua própria distribuição em 2017 que é baseada no popular Ubuntu.

O Pop!_OS é uma distribuição direcionada para makers! Vamos conhecer as novidades do Pop!_OS 18.10.


Pop!_OS é um o nome (original) que a empresa System76 (fabricante de referência no mercado do Linux) decidiu dar ao seu sistema operativo direcionado para quem costuma “criar” coisas com o computador.

O objectivo desta distribuição é facilitar o trabalho de engenheiros, programadores, devops, etc, garantindo a melhor produtividade de cada um.

Esta distribuição é muito semelhante ao Linux Ubuntu, mas mais robusta em termos de design. Além disso, esta distribuição tem também especial foco na privacidade.

Quais as novidades do Pop!_OS 18.10?

  • Baseado no Ubuntu 18.10
  • Nova Kernel
  • Nova Stack gráfica
  • Vários bugs corrigidos
  • Melhorias ao nível do Pop!_Shop
  • Melhoria ao nível da gestão de energia
  • Gnome como ambiente gráfico
  • Outras novidades – ver aqui.

Se procuram uma distribuição moderna e com bom suporte, então experimentem o Pop!_OS que tem como base a popular distribuição Linux Ubuntu. De acordo com o que testamos, esta distribuição tem um bom desempenho e é bastante polida. Destaque também para o Artwork da distribuição. Experimentem!

Pop!_OS 18.10

Leia também…

5 fantásticas distros Linux para experimentar em 2018

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Uma porcaria, é uma distro cheia de ppas… Fácil de quebrar com o tempo.
    Além de impedir a remoção de qualquer aplicativo, pois remove junto toda interface gráfica.
    Isso daí é só um Ubuntu Gnome modificado por uma empresa.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      não é porcaria, mas deveria consumir menos memoria ram

    2. Avatar de Yuri
      Yuri

      Testei mais de 10 distros. Instalei vários drivers de vídeo. Essa foi a única que rodou (de primeira) por causa da minha placa de vídeo.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Então você não testou todas as distros.

  2. Avatar de Rico
    Rico

    Sou mais usar meu Ubuntinho… Sou Ubunteiro com orgulho!

    Só os classudo usam Ubuntu

    1. Avatar de Clodoaldo Santos
      Clodoaldo Santos

      Ubuntu LTS e não se fala mais nisso

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Pedro Pinto, já lá vão muitos anos que visito o pplware quase diariamente e aprecio o vosso trabalho.

    Dito isto, este tipo de posts não servem de muito na minha opinião. Senão vejamos:
    – “distribuição direcionada para makers!” – porquê?
    – “O objectivo desta distribuição é facilitar o trabalho de engenheiros, programadores, devops, etc” – como?
    – “mais robusta em termos de design” – porquê? têm uma equipa maior que a do ubuntu? melhores profissionais?
    – “especial foco na privacidade” – em que aspecto?
    – “Quais as novidades do…?” – este bullets são sempre genéricos e não distinguem a distribuição das outras
    – “é bastante polida” – baseam-se em quê?

    Se querem mostrar que existem outras distribuições interessantes então juntem umas 10 de cada vez só para dar conhecimento ou então se querem focar com detalhe façam um post completo.

    cumps

    1. Avatar de William
      William

      Deixa de ser chato cara. Se não curtes Linux, o diabos fazes aqui?

      1. Avatar de Marco
        Marco

        mas quem disse que ele n curtia o linux? apenas apontou “erros” ao artigo, não ao linux.

    2. Avatar de K
      K

      Concordo. Descrições muito ambíguas.

      Eu olho para estas distribuições e fazem me lembrar “custom” ROMs para android em que toda a gente parte da mesma base (stock, lineage, etc), limpa/mete umas apps de base, troca kernel, mete umas animações, troca a cor às coisas e tá bom – ROM “nova”:

      [OPTIMIZED] [SLIM] [FAST] [LINEAGEOS] BigBang OS.

      Para mim, estas roms tem pouco interesse como utilizador final e estas distros de Linux são o mesmo conceito… mais do mesmo.

    3. Avatar de Fabio
      Fabio

      eu concordo, materia muito vaga, so pra colocar algum conteúdo no ar, sem vurcar realmente as informações do OS. deve ter somente repostado o release da System76 elaborada por alguem de marketing ou PR.

  4. Avatar de Nunix
    Nunix

    Cada vez percebo menos de “Linux”, um saco de gatos. Distribuições a torto e a direito.

    1. Avatar de AP
      AP

      Agradece ao Pedro Pinto, que em vez de mostrar como usar Linux no dia a dia, lança artigos semanais da distro da semana a mostrar as “diferenças”. Resumindo, forks minimalistas do Ubuntu onde o pouco que funciona é removido e subsituído por algo que funciona pior.

      Mas hey, o que interessa software real para pessoas reais, o que interessa é espalhar a religião do Stallman.

  5. Avatar de William
    William

    Quero ver criarem uma distro do zero sem ser direta ou indiretamente ligada a nenhuma outra, sem compartilhamento de libs nem nada.
    A única que chega próximo a isso é Moksha e Budgie.
    Budgie ainda depende do infeliz GNOME.

    1. Avatar de William
      William

      Errata: Me refiro a interface gráfica. Confundi com distro!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        se queres uma interface gráfica feita de raiz https://www.enlightenment.org/about-enlightenment

        1. Avatar de William
          William

          Moksha = Enlightenment

          Anyway, já sabia.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Deixa de ser chato cara. Se não crias tu de raiz uma distro Linux, o diabos fazes aqui?

      1. Avatar de William
        William

        Por que devo criar só por criticar um fato?
        A maioria é distro de garagem, nasce hoje e some amanhã. Se for pra criar algo bom, que crie algo que presta.
        As distros que fazem isso, sempre dou uma doação. Agora pra refisefuquis, que morram tentando.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Porque é que eu sou “chato” como dizes-te num comentário anterior só por eu ter feito uma critica construtiva?
          A tua postura nos teus últimos comentários neste blog têm sido de uma imaturidade incrível. Pára para pensar antes de escreveres.

          1. Avatar de William
            William

            Desculpe, mas não fui eu quem respondeu.

  6. Avatar de Lucas Oliveira
    Lucas Oliveira

    Acho que agora não mais, o que ele tinha de diferencial era o visual e agora finalmente a Canonical acertou no Ubuntu 18.10… mas se tem algo que a Canonical deveria fazer igual a System 76 é uma ISO já com os drives pra Nvidia, aí fecharia de vez!

    1. Avatar de bugio
      bugio

      Completamente de acordo

  7. Avatar de juiz carlos alexandre
    juiz carlos alexandre

    Ubuntu Linux e derivados sao o maior atraso de vida Windows macOS isso sao sistemas operativos nao essas imitações

    1. Avatar de William
      William

      Chama de imitações mas não sabe que muita coisa o Windows copiou do KDE Plasma.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    O melhor linux é o macOS, os outros infelizmente são versões pouco robustas.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o macOS não deriva do Linux, mas sim do BSD. São um género de primos.

    2. Avatar de William
      William

      MacOS não é linux, é apenas um BSD overrated

      1. Avatar de AP
        AP

        Tem uma grande vantagem face ao Linux: o sistema operativo funciona.
        O computador suspende quando fecha a tampa, o wifi funciona sempre e isto tudo com Zero esforço de configuração e zero terminais.

        1. Avatar de ademirt
          ademirt

          Mas tem suas desvantagens:
          Você precisa comprar um Mac e pagar um preço alto.
          Se uma simples tecla do Macbook quebrar, não se assuste com o preço para trocá-la.

          Depois de alguns anos, seu macOs não receberá mais updates. Mas poderá vender um dos seus rins para comprar um novo Mac.

          1. Avatar de AP
            AP

            Tem toda a razão, mas ao menos há a hipótese (mesmo que cara) de ter um Unix prático para humanos (e não sysadmins).

          2. Avatar de ademirt
            ademirt

            Linux já foi complicado e já faz um bom tempo.

        2. Avatar de William
          William

          Custam um rim, mas funciona, usa muita memória ram mais funciona, não podem ser instalados de maneira oficial em qualquer máquina, mas custam um rim.
          Que vantagens você ver? Eu, nenhuma. Apenas overrated.
          Quer usar BSD? Usa um GhostBSD da vida, é de graça e bem pra noob preguiçoso.

  9. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    Pedro…
    Se o teu objectivo é ajudar as pessoas a gostarem de linux, porque estás a sugerir uma distro em “alpha” acabadinha de fazer fork da melhor e mais suportada distro do momento?
    O que achas que vai acontecer àquele user que vai na tua cantinha e daqui a 1 ano repara que a distro morreu e já não há updates?

    Qual é a vantagem que esta distro tem sobre o ubuntu?
    Não podemos simplesmente por os PPAs dela no ubuntu e ter o mesmo mas com prespectiva de futuro?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Amigo isso é baseado no Ubuntu…nao tens com que te preocupar.

      1. Avatar de AP
        AP

        Mas, tu não lês os que respondes ou ignoras a pergunta?

    2. Avatar de AP
      AP

      João, religiosos do Linux não pensam como as pessoas normais.

      Atenção, não quero ofender ninguém sem causa: uma coisa são apoiantes de open-source, outra são religiosos fanáticos que bebem urina do Dr. Stallman para adormecer.

      1. Avatar de ademirt
        ademirt

        Pessoas normais pouco se importam com o sistema, mas desde que funcione.

        1. Avatar de AP
          AP

          E explicar isso aos religiosos do Linux?

          1. Avatar de ademirt
            ademirt

            Quando você diz religioso, você diz fanboy?

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não entendo porque falam e falam sobre os linux e uma questão, que pra mim é muito importante, é o gerenciamento de memoria ram… a distro Mint 18.3 (ainda não atualizei para 19) consome (vericando com HTOP) 500MB de ram, essa distro é muito bonita mas consome 950Mb de ram, eu acho um absurdo… ja ja ta igual ao RUINDOWS…. no entando a distro mint, de todas que testei, eh a melhor otimizada com recursos e memoria ram…. valeu

    1. Avatar de AP
      AP

      Sim, o facto de funcionar ou de ser utilizável é irrelevante. Toda a gente sabe que a peça mais importante em qq computador é o stick 512 MB de RAM que o Daniel usa desde 2003.

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Ruindows usa 2 GB de RAM após o cold boot, tás reclamando de 900 MB de RAM? Tens quanto de RAM? 1 GB? 2 GB? Pra que esse excesso de preocupação?
      Gnome pode usar 300 MB de RAM com alguns tweaks, mas pra que fazer isso? Eu por exemplo, tenho 16 GB de RAM. Se o sistema funciona, não trava, pra quê devo me incomodar?

  11. Avatar de Alves
    Alves

    Serei só eu a ficar agradado, por ainda existirem pessoas que mostram que existem novos mundos, novas possibilidades, novos caminhos???? Qual será o problema de dar a conhecer outras visões “do mundo”. Que continuem!