PlayOnLinux 3.7.7 – Aplicações e jogos do Windows no Linux

16 Comentários

Enquanto utilizador do sistema operativo Windows e Linux, quando me encontro nativamente em Linux sinto a necessidade de algumas aplicações que apenas se encontram disponíveis para Windows (o contrário também acontece). Actualmente, com a evolução das, este tipo de “barreiras” já quase não existe. Uma das aplicações que nos permite a interoperabilidade de aplicações entre sistemas operativos é o PlayOnLinux.

playonlinux_00

Para quem ainda não conhece, o PlayOnLinux é um excelente programa que nos permite instalar aplicações e jogos que foram inicialmente desenvolvidos, para correr em exclusivo no sistema operativo Windows. Para quem pretender saber mais sobre o PlayonLinux pode ler o nosso artigo: PlayOnLinux 3.7 – Compatibilidade sem fronteiras

Algumas funcionalidades

  • Não é necessário que o utilizador possua uma licença Windows, para correr aplicações que apenas foram desenvolvidas para o sistema operativo da Microsoft
  • O PlayOnLinux baseia-a na aplicação Wine, beneficiando de todas as suas funcionalidades. No entanto, disponibiliza um interface simples para que os utilizadores possam correr aplicações e jogos, do Windows, no Linux.
  • É uma aplicação desenvolvida em Bash e Python

playonlinux_01

Novidades desta versão

  • Utilização dos ícones das aplicações e jogos para apresentar no Menu Principal
  • Algumas traduções para alguns idiomas
  • Algumas melhorias e correcção de alguns Bugs

Com instalar no Ubuntu?

Para instalar facilmente o PlayOnLinux 3.7.7 no Ubuntu, basta fazer download do pacote PlayOnLinux 3.7.7 (aqui), depois dar duplo clique e seguir as instruções

Artigos relacionados

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download [escolher distro] : PlayOnLinux
Homepage: PlayOnLinux
Aplicações disponíveis: Applications

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pavel
    Pavel

    bom…ainda hoje lembrei.me desta aplicação fantastica para ubuntu e n so…

    mesmo muito bom…parabens pelo fantastico trabalho…

  2. Avatar de o_unico
    o_unico

    Usava o site de aplicações do Wine, mas ele é um bocado complicado até entender, vou dar uma olhada nesse programa.

  3. Avatar de Kunami21
    Kunami21

    Ainda não o experimentei tambem!

    @OffTopic
    Não procurei muito bem, se já perguntaram, mas, onde anda o nosso @Folding??

  4. Avatar de Silva
    Silva

    E para o Office 2010? Dá? 😀

  5. Avatar de Leo
    Leo

    Muito bom, recomendo…
    mas… recomendo também um ótimo PC, pois tanto a Nvidia quando a Ati ainda não possuem controladores eficientes para o linux, apesar de funcionarem muito bem.

  6. Avatar de joni08

    Já utilizei inúmeras vezes esta aplicação..

  7. Avatar de jm
    jm

    Excelente aplicação. Uso-a para correr o office 2007…

  8. Avatar de Pavel
    Pavel

    @Silva

    nao tenho a certeza, mas como o MS office 2010 e novinho, duvido bastante que de para configuar…

    de qualquer modo, nada melhor do que experimentar

    Abraços…

  9. Avatar de phixie
    phixie

    Há uns dias, ao procurar pelo wine, reparei neste programa no repositório do ubuntu… a questão que se me colocou é se o wine é necessário para correr este programa… ou seja, o PlayOnLinux é apenas um front-end para o Wine?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      o PlayOnLinux no fundo e’ o wine com uns patch’s para cada aplicacao, instalando tambem algumas dependencias extra, expecificas de cada app.

      cumps

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Não lhes chames extra’s, o que instala é essencial para o programa dar, seja qual seja.

        Ao contrário do Wine, que temos de andar a procura, este instala automáticamente, logo é muito melhor.

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          dependencias extra nao sao ‘extras’. simplesmente sao extras relativamente ao wine, isto e’, nao veem por defeito com o wine.

          cumps

          1. Avatar de phixie
            phixie

            Obrigado pelo esclarecimento. Já agora, percebe-se bem a diferença entre “extra” e “extras”… 😉

  10. Avatar de Rudi Rocha
    Rudi Rocha

    Correrá a frameWork 4.0 e o visual Studio 2010?
    would be great……

  11. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Eu pessoalmente uso o OpenOffice e estou satisfeito até ao momento. Como passei a escrever documentos em LaTeX deixei de sentir falta do Word (foi um alívio na realidade, embora não tenha sido amor à primeira vista). O OpenOffice Spreadsheet é 99% igual ao Excel, por isso nem dou pela diferença. No entanto o meu colega de estágio usa esta pequena maravilha e “works like a charm “! Ele está contentíssimo. Muito mais simples de usar que o Wine. Gosto de pensar que é um Wine “for dummies” (estou a brincar!).

    1. Avatar de Xehoz
      Xehoz

      Pois, concordo. O problema são os formatos não standardizados da Microsoft. Docx e afins. Para ler essa história sem ter a formatação bastante alterada é praticamente impossível, até ver. Não seria grande problema se isso não viesse como formato pre-definido… Se a pessoa que utilizar não souber que isso nem sequer lê em Offices mais antigos (a não ser que se tenha instalado uns packs), está a criar .um pequeno pesadelo à pessoa a quem enviar o ficheiro. Pessoalmente, é a única razão que encontro para “ter” de instalar o Microsoft Office, apesar de utilizar preferencialmente OpenOffice/LaTeX