PiPplware 4 – A versão mais rápida para o teu Raspberry PI 1 e 2

223 Comentários

Ainda não tem o nosso Pack Raspberry PI, agora com o PiPplware 4 ? Adquira aqui

Depois de vários meses a desenvolver e a optimizar funcionalidades, chegou finalmente a versão 4.0 do PiPplware  – um sistema operativo para o Raspberry PI criado e desenvolvido por Diogo Santos com o apoio do Pplware e com a ajuda de vários membros do grupo Raspberry Pi Pplware.

Esta versão totalmente optimizada, vem com um design totalmente renovado entre outras novidades muito interessantes.

pplware_pi4_00


Este sistema tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de informática para se poder usufruir de todas as suas funcionalidades.

Com o PiPplware facilmente podemos transformar a nossa TV num PC, num Media Center, num emulador, etc.

pplware_pi4_01

Funcionalidades:

Aqui ficam algumas das funcionalidades do Pipplware 4.0:

  • KODI Media Center, o media center mais completo e com mais funcionalidades actualmente, com a possibilidade de instalação de skins e addons para acesso a vários serviços adicionais, inclusive vários portugueses.
  • RetroPie/Emulation Station 2 com mais de 20 emuladores incluídos, para jogar jogos de consolas antigas (ROMs não incluídas por questões legais)

pplware_pi4_02

  • Ambientes gráficos de trabalho Openbox e XFCE, semelhante ao do Xubuntu.
  • Servidor e cliente de SSH, SFTP, Samba, RDP, VNC, Netatalk (AFP), Transmission e mais, com a possibilidade de instalar muitos mais como servidores WEB, MAIL, CLOUD e VPNs.
  • Possibilidade de usar o RPi como Thin Client (Openbox + Remmina)

pplware_pi4_03

  • LXMusic para reproduzir música, OMXplayer para reproduzir vídeos directamente do ambiente de trabalho.
  • Browsers Chromiun (Google), Netsurf e Epiphany, este com suporte a HTML5 e sites como Youtube, Vimeo, etc.
  • Todo o software do Raspbian incluído excepto o Mathematica, com a possibilidade de instalar muito mais. Fácil acesso a todo o software Debian ARM através do gestor de pacotes Synaptic.
  • Possibilidade de ajuste do Boot, automaticamente através do “Change Boot”, de acordo com a utilização desejada.

pplware_pi4_04

Novidades Pipplware 4.0

A principal novidade desta versão é o novo design e artwork renovado.

Toda a suite RetroPie foi actualizada (27/03/2015), incluindo os emuladores e o frontend, Emulation Station 2.

O Pipplware está bastante mais elegante e agradável. Conta com muitas mais funcionalidades e dispões de opções para uma fácil configuração e personalização.

A juntar a isto agora é possível controlar todo o sistema operativo com o comando da TV via CEC. Portanto, agora é possível realizar quase todas as operações a partir de uma interface gráfica e usando apenas o comando da TV( Ter em conta que um comando da TV não substitui um rato e teclado).

No Emulation Station, as várias opções têm agora também uma breve descrição, facilitando a adaptação ao sistema por parte de utilizadores menos experientes.

pplware_pi4_05

Na maior parte dos casos, para jogarem os vossos jogos basta apenas copiarem as vossas ROMs para o directório do respectivo emulador, que é facilmente acessível através da rede (pré-configurada) do Windows, e reiniciar o ES.

O menu para o respectivo emulador irá aparecer no ES, juntamente com os vossos jogos. Está também incluído a configuração para vários gamepads, o que significa que na maior parte dos casos basta ligarem o vosso comando USB, seleccionar o jogo e jogar.

É possível configurarem também gamepads/comandos sem fios como os da PS3/4, XBOX etc. Para verem as teclas e botões do comando CEC pré-definidos é favor consultar o changelog.

pplware_pi4_06

Esta versão do PiPplware serviu também para actualizar o KODI para a versão Helix 14.2 com todos os addons actualizados.

Foi adicionado o Midnight Commander, um gestor de ficheiros em modo de texto, simples mas poderoso. Foi também melhorado o suporte a mais dispositivos como por exemplo Bluetooth e controlos Infravermelhos. Todo o software presente no Pipplware foi actualizado até a data, incluído o kernel, firmware, drivers, etc. Foram também corrigidos alguns bugs e feitas algumas optimizações.

pplware_pi4_07

Como actualizar para a versão 4.0

O Processo de actualização é igual às versões anteriores. Basta executarem o “Update System” no menu Advanced do Emulation Station (ver imagem em baixo).

Como existe muita coisa nova, este processo é moroso principalmente no RPi 1 podendo demorar 1 hora! No fim do update o Raspberry reiniciará e terão finalmente a nova interface do Pipplware.

Nota: Este update é necessário intervenção manual. A certa altura é aberto o menu de instalação do RetroPie, têm de fazer Enter (1 Install binaries…) No fim de instalação do RetroPie leiam o que aparece e vão fazendo Enter até voltarem ao menu, e de seguida carreguem em ESC para sair e continuar com o resto do processo de update. No fim o sistema reinicia para a nova interface.”

pplware_pi4_08

Como instalar o sistema no Raspberry Pi 1 ou 2

O processo de instalação é muito simples:

  • Fazer o download do ficheiro no link em baixo e descompactar.
  • Formatar um cartão SD/microSD no vosso computador com o SD Formatter no windows ou um equivalente para o vosso SO
  • Gravar a imagem (ficheiro .img) com o win32Diskimager (no Windows), ou o dd (no Linux ou Mac)
  • Inserir o cartão SD no Raspberry e ligá-lo. E está pronto!

Não se esqueçam também ver o changelog incluído no download uma vez que contém bastante informação sobre a distribuição e pode responder a algumas das vossas dúvidas. Alguma dúvida ou questão não hesitem em perguntar nos comentários deste artigo ou no nosso grupo no Facebook – ver aqui.

Agradecer também a Rui Gonçalves,  Filipe Teixeira, Luiz Victor Carvalho bem como vários membros do grupo por todo o empenho e trabalho fantástico. 

Galeria de Imagens
screen1 screen2 screen3
screen4 screen5 screen6
screen8 screen11 screen12
screen13 screen14 screen10

Download: Pipplware 4.0
Homepage: Pipplware

Comentários

223

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio
    Fábio

    Espero que isto não esteja relacionado com o dia de hoje!! 😀
    Vou tentar atualizar assim que puder. Se me for dito algo como: “No updates available”, já sei que é por ser dia 1 de Abril 😛

  2. Avatar de Joselito
    Joselito

    Não é peta! 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não brincamos com coisas sérias. Este trabalho pode ser acompanhado via grupo RPI no Pplware: https://www.facebook.com/groups/pipplware/

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Olá Pedro,
        Onde posso encontrar um guia , para configurar o Pi nesta versão pipplware como thin client.
        Cumprimentos,

      2. Avatar de Dulce
        Dulce

        Deixei o meu atualizando e depois quando fui ver não tinha mais nenhum jogo,sera que deu pau?o que deve fazer?

  3. Avatar de Alisson Seraggioto
    Alisson Seraggioto

    É possível usar essa distro em um Computador comum?
    Testar igual como se faz com o Ubuntu por exemplo/

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não. Pode ser testado com o qemu mas muitas funcionalidades não vão funcionar. O melhor é arranjar mesmo um Raspberry Pi 😉

  4. Avatar de Blind
    Blind

    era bom existir um mirror … downloading a 200kbs
    ps: 200kbs não é peta …

    1. Avatar de ruy
      ruy

      downloading a 108kbs Dentro de 4 horas está concluido lol

      1. Avatar de Me
        Me

        yep… 35kbps…. ah!!!! bons velhos tempos dos modems e das bbs!!!

  5. Avatar de Rui C
    Rui C

    Pergunta:

    O Raspberry PI é fiável para servir de MEDIA CENTER para reprodução de avi/mkv em 1080p?

    Que solução me podem recomendar, já agora sff.

    1. Avatar de ze
      ze

      Aqui em casa serve perfeitamente, tanto nesta distro como noutra qualquer. Eu so uso para reproduzir mkv (1080p e 720p) sem breaks.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu tenho um PI B+ de 512Mb e um Pi 2 de 1Gb/Quad-Core, etc…apesar de a fluidez no Pi2 a nível de menus ser como da noite para o dia (dentro Kodi especificamente é muito mas muito mais fluido, e pela diferença de preço nem vale a pena pensar na versão antiga), até a versão antiga lê filmes 1080p em 3D com audio DTS em passthrough sem problemas. O Pi B+ se bem me lembro só tem problemas de leitura nalguns filmes em 10-bit H.264. No Pi2 não experimentei.

      1. Avatar de José
        José

        Eu no pi2, filmes 1080p, DTS (passthrough), 3D, noto alguns “picos” no som acedendo ao filme que está num NAS.

        Se for uma pen usb diretamente no rp2 não noto qualquer imperfeição no som.

        Algum truque para optimizar a ligação de rede?

      2. Avatar de Luis Miguel Lopes
        Luis Miguel Lopes

        Tenho o Pi B+ com o pipplware versão anterior, funciona impecavelmente contudo ao tentar rodar um filme em 3D o mesmo não deixa, parte-me a imagem em dois e não percebo o que se está a passar!

        Só consigo ver 3D com uma “pen” ligada directamenter à TV.

        Conseguem ajudar?

    3. Avatar de kuikes
      kuikes

      Serve sim. E o ideal será mesmo o RPI 2.

  6. Avatar de ruy
    ruy

    (parte II) É possível usar essa distro em um Computador comum?
    Testar igual como se faz com o Ubuntu por exemplo/

    1. Avatar de artnerfy
      artnerfy

      Não, só no RPi.

  7. Avatar de Wagner Gadêa Lorenz
    Wagner Gadêa Lorenz

    Vou testar.

  8. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Podem actualizar. Não é peta.
    Estou a usar á uns dias graças no meu Pi B2, (fiz parte da equipa de testes), e devo dizer que está brutal. A nova interface as novas imagens, tudo está renovado e melhor. O Pi B2 é de uma rapidez e fluidez á qual não estava habituado e mesmo sem qualquer overclock.

    Obrigado Diogo Santos por está pérola e acima de tudo obrigado por me deixares fazer parte dos testers.

  9. Avatar de José
    José

    nao consigo instalar no windows 7

    1. Avatar de artnerfy
      artnerfy

      Só dá no RPi.

    2. Avatar de rui
      rui

      Eu já instalei o kodi no windows 7 ….. tens que ver se o windows é o de 32 bits ou de 64 bits e colocas …. se aparecer 32 bits pões o de 32 3 se for o de 64 colocas 64

    3. Avatar de Sérgio Silva
      Sérgio Silva

      LOOL Será que está gente não lê mesmo nada antes de comentar? fds!

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Exelente seria nas proximas versoes instalarem suporte para touchscreens. Utilizo o meu RPi no carro e gostava de utilizar a vossa distro, mas falta o suporte para os touchscreens.

    1. Avatar de José
      José

      mostra ai umas fotos, gostava de ver

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Aqui tens:

        https://drive.google.com/file/d/0BzpZ57iI3QNuNVAwS1FzOEtWYkU/view?usp=sharing

        Se tiveres interessado em fazer o mesmo deixo-te aqui o link da distro que utilizo e o projeto que sigo:

        http://www.engineering-diy.blogspot.ro/

        1. Avatar de Filipe Vinha
          Filipe Vinha

          boa tarde,

          podera dizer que modulo GPS usou e onde comprou, tal como o LCD?

          gostava de fazer uma coisa dessas

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Boas, o modulo GPS não comprei, mas facilmente deves encontrar no ebay e similares. O LCD de 7″ podes comprar aqui http://goo.gl/FZHo8u.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Aqui tens:
        https://drive.google.com/file/d/0BzpZ57iI3QNuNVAwS1FzOEtWYkU/view?usp=sharing
        Se tiveres interessado em fazer o mesmo deixo-te aqui o link da distro que utilizo e o projeto que sigo:
        http://www.engineering-diy.blogspot.ro/

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Boas , é fácil instalar ? Obrigado

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Vá lá, um mirror sff…download a 50kb/s.

  12. Avatar de Filipe lança
    Filipe lança

    Boas, já tenho esta dúvida há algum tempo.
    O meu raspberry está ligado à tv, e por omissão vai directamente para o kodi (Visto que nao tenho nenhum teclado).
    Se eu fizer Sair do Kodi, o ecrã fica preto, não deveria mostrar o desktop? Ou preciso de fazer mais alguma coisa?
    Já agora era engraçado poder controlar o raspberry através de um gamepad bluetooth 😛 Alguém sabe se é possivel?
    Do que pesquisei só encontrei isto:
    https://wiki.archlinux.org/index.php/Joy2key

    1. Avatar de Joey
      Joey

      Também me acontece. As vezes sai para o ambiente gráfico, mas a maior parte das vezes fica bloqueado com ecrã preto sim..

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Actualizem o sistema, o bug do ecrã preto ao fazer “Sair” no Kodi fica corrigido.

      Quanto ao gamepad bluetooth, é possível usar um sim, dá para controlar o Emulation Station mas o Kodi não. Tem de activar o serviço bluetooth e emparelhar o gamepad. No changelog tem mais info sobre isso.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      verifica as configs do hdmi que definem o arranque do SO…

      verifica se estão ligadas, etc…

      depois de arrancares com o pi para desktop e ligares o hdmi não vês imagem??

      nunca testei, mas o senso comum diz-me que o pi não está a partilhar o hdmi, quem o está a fazer é o kodi, e quando sais dele, ficas sem hadmi, dá o ecran preto…mas não sei.

      Pode ser que o kodi envie dados para o hdmi através de um buffer(obviamente que envia), e quando sais do kodi, acabe por haver um mecanismo que bloqueia o enviu de outros dados para o hdmi…um problema chamado de starvation(fome em Português), pode ser um problema do driver, ou algo a volta também e não do setup de arranque…

      mas verifica o setup primeiro 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        em relação ao ultimo paragrafo…

        Para simplificar…o que queria dizer era…o kodi pode não estar a fazer signal para libertar o acesso ao framme buffer ou algo semelhante..

        1. Avatar de Filipe Lança
          Filipe Lança

          Pois o problema é eu não ter teclado para controlar o menu do boot, se não já tinha explorado :p vocês usam alguma app android ou ios para isso? Eu sei que durante o boot não é fácil, mas se existir alguma forma de depois do boot voltar aquele menu ou assim. ( ou então deixo me de mariquices e compro um teclado.. XD)

  13. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Quando vier o ruim10 tentem adaptá-lo da mesma forma para ver se conseguem… estava a gozar claro. Se desse para o portátil talvez o testasse… sendo assim espero que haja algum outro carola que o faça.

  14. Avatar de Joey
    Joey

    Boas! Tenho o Pi2 com a distro Pipplware 3.1 ligado a rede através de um WiFi dongle. Quando vejo no kodi filmes 1080p que estão alojados no disco de rede (WD mybooklive 2TB), tenho muitas paragens. É normal? O que aconselham para melhorar este comportamento? Queria evitar ter que ligar diretamente ao cabo de rede. Obrigado.

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      Diminui o “FrameRate” do Kodi. Deve estar a 60 Fps, se colocares a 24/25 deverás deixar de ter paragens.
      Testes que fiz (não com o Pipplware, mas com o OpenElec) o Pi2 não se aguenta bem a 60 a ver filmes de rede (intranet e internet).

      A configuração dos frames está no vídeo.

  15. Avatar de artnerfy
    artnerfy

    😀
    Vou actualizar quando puder.

  16. Avatar de maneca
    maneca

    Actualização por ssh nesta versão é possível?

    1. Avatar de Ivan Teixeira
      Ivan Teixeira

      Comando para update por ssh:
      .emulationstation/advanced/6\ Update\ System.sh

      Ainda funciona 🙂

  17. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Estou interessado em adquirir um, mas que soluções por comando (bt/infravermelhos estilo tv, que seja compatível Kodi) há? (Por smartphone, cec, etc não me interessam)

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Comandos tanto IR como bluetooth funcionam Salvo raras excepçoes. O ideal é ver um para comprar e pesquisar sobre relatos no Raspberry.

  18. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu tinha a versão Pipplware 4.0 Beta, já fiz o update-system, já reiniciei várias vezes, já fiz várias vezes o update-system e o Kodi mantem-se na versaão 14.2 Beta 1 e não a RC1 e também notei a ausência no Menu principal das opções para fazer Reboot ou Shutdown.

    A imagem 4.0 Beta não dá para actualizar, é isso?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Quem tinha uma das versões de teste do Pipplware 4 (beta) tem de fazer o seguinte para conseguir actualizar:

      -Editar o ficheiro das versões, /home/pi/.Pipplware/Versions (pasta escondida) e remover o 4.0.000 (linha)

      -Depois executar o Update System normalmente que já actualiza.

      1. Avatar de Finas
        Finas

        Rascas, eu tenho o Pipplware actualizado e já tenho a versão 4.0 mas notei que o Kodi que está instalado é a versão 14.2 RC1, entretanto já saiu a versão final.
        Vão lançar alguma versão nova do Pipplware já com a versão final instalada? Se não, como posso actualizar o kodi para a versão mais recente?
        Obrigado.

  19. Avatar de João
    João

    1 de Abril 🙂

  20. Avatar de A questão
    A questão

    Boas, eu já tinha tentado instalar a versão beta mas ao contrario do 3.0 a 4 não cabia num cartão de 4G
    alguém me consegue dizer se a versão final cabe num cartão de 4G?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      É capaz de não dar num cartão de 4GB. O recomendado é um cartão de 8GB ou superior.

  21. Avatar de Jaime Veredas
    Jaime Veredas

    depois de atualizar fiquei sem acesso ao Kodi. entra sempre para o emulation studio.faço quit ou restart e volta sempre para o mesmo sitio. nem consigo repor no backup do antigo. I need help.

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Quando estiveres dentro do emulation studio, seleciona a opçao sair do emulationsudio e nao a opçao reiniciar, depois vai te aparecer um menu tens de clicar numa tecla nos proximos 5 seg

      depois é so escreveres sudo bootmenu, e selecionares o que queres

  22. Avatar de Virtuazone
    Virtuazone

    Boas, aconteceu-me o mesmo. Entra directamente no emulation e não consido sair…help, please…

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Consulta o changelog que vem no ficheiro rar junto com a imagem. Estão lá as teclas e botões pré-difinidos para controlar o Emulation Station. Tem tb informação adicional, aconselho a toda a gente consultar isso.

  23. Avatar de ze.ccjs
    ze.ccjs

    Ola. A parte de atualizar não entendi! Tenho de gravar na mesma a imagem ou funciona com um download da NET? (Não levem a mal a pergunta 🙂 ). Obrigado

    1. Avatar de JFM
      JFM

      Se já tens uma versão anterior do Pipplware podes fazer actualização para esta versão atravès do update system, mas se não tiveres ou quiseres uma instalação limpa, aí é que instalas com a imagem..

      1. Avatar de ze.ccjs
        ze.ccjs

        Obrigado JFM.

        Continuo sem saber como acedo ao tal menu “…emulation…”.

        Com base nos comentários que li fiz (não sei se certo ou errado):
        . Por linha de comandos efetuei “sudo update-system” (ele atualizou;
        . Depois também na consola “.emulationstation/advanced/6\ Update\ System.sh

        Resultado: funcionou

        Obrigado

  24. Avatar de Telmo
    Telmo

    Change log? O link que anunciam como homepage para o pipplware está desactualizado (ainda fala na versão 3.1). Anyway fantástico trabalho do Rascas!!

  25. Avatar de infectedM
    infectedM

    4h para descarregar… nice! 😐

  26. Avatar de RVO
    RVO

    Fiz upgrade mas algo deve ter corrigo mal porque:
    – No emulation studio não aparece as opções PPLWARE, Settings na barra, e nesta só conta as seguintes: IBM PORTS RETROPIE SCUMM INFOCOM AMIGA APPLE II MACHINTOSH mas nada aparece com PPLWARE SETTINGS, etc.
    – Se sair do emulation studio (via menu e sem fazer reset) o ecrã fica preto e nada aparece para fazer sudo bootmenu
    Alguma ideia de como resolver?

    1. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      aconteceu-me o mesmo e tive que reinstalar td de novo, flashando o cartão de memoria outra vez com o pippl4…

      1. Avatar de RVO
        RVO

        Flash e ficou resolvido.

        Obrigado PiPLWARE pelo empenho!

  27. Avatar de Luis Miguel Lopes
    Luis Miguel Lopes

    Boas Pessoal,

    Fiz update ao pipplware pelo update system e continua na versão 3.0. Nada se alterou!

    Podem por favor ajudar?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas

      Tens de fazer o Update System novamente. Ele só faz update de uma versão de cada vez.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Tenho o mm problema é não me passa da 3.0 para a 3.1. Fica smp na mesma. :/

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Boas

          O servidor antigo estava offline. Deve ser esse o problema. Já está outra vez online, façam o update novamente que já deve funcionar. Como está na versão 3.0 actualmente, tem de fazer o Update System mais que uma vez porque só actualiza uma versão de cada vez. Se mesmo assim não funcionar coloque aqui sff o problema.

          Pedimos desculpa pelo inconveniente.
          Cumprimentos

        2. Avatar de Rascas
          Rascas

          Não se esqueçam de ver a parte da intervenção manual no update, em cima no artigo.

  28. Avatar de Francisco
    Francisco

    O Download é angustiantemente lento

    130 Kb/s!!!!!!

    1. Avatar de infectedM
      infectedM

      Eu saquei a 70Kb/s… …

    1. Avatar de Ramboia
      Ramboia

      simplesmente, obrigado!

    2. Avatar de moedinha
      moedinha

      Obrigado.

  29. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    Tentei já de várias maneiras, mas não consigo que a sessão remota RDP mostre o “ambiente de trabalho” do raspberrypi 2…. faço o login, td ok… a sessão inicia, mas o ecrã fica aos pontinhos e n sai daí.. como se começasse a iniciar o ambiente gráfico, mas n continua… já n sei o que fazer… como posso corrigir isto sem reinstalar o pipplware 4?

    Conheço pouco linux, apenas o básico… já tentei tb tdo para tentar configurar a wlan0 pelo ssh, mas sempre sem sucesso, o xrdp é que era!

    Quaisquer dicas são benvindas, obrigado.

    1. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      A parte do wifi já está… seguindo esta página

      https://learn.adafruit.com/adafruits-raspberry-pi-lesson-3-network-setup/setting-up-wifi-with-occidentalis

      já consegui… falta o RDP a funcionar corretamente!!

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Ligações remotas RDP / VNC só funcionam se não tiveres o ES aberto. Tens de fazer sair no ES e depois já te podes ligar remotamente por aí. Isso vai ser corrigido no RetroPie e depois nós corrigimos no Pipplware. Depois fazes Update System e já deve funcionar. Quando isso estiver feito eu aviso aqui.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Também estou com o mesmo problema em 3 Pis

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Olá Rascas, novidades sobre este assunto?

          1. Avatar de Rascas
            Rascas

            Boas,
            Sim, já foi corrigido tanto no RetroPie como no Pipplware, esqueci-me foi de por aqui. Tem de fazer o Update System, e depois executar o Change Boot, para aplicar as alterações.
            Depois já vai funcionar sempre.

  30. Avatar de Arsenio Ramalho
    Arsenio Ramalho

    boas…
    Faço update do sistem de acordo com a imagem acima, contudo diz-me sempre que tenho o sistem actualizado.
    Tenho a versão 3.0

    1. Avatar de Ricardo Portugal
      Ricardo Portugal

      Bom dia, estou com o mesmo problema… Já tentei várias vezes e nada…

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas

      O Pipplware só actualiza uma versão de cada vez. Pode ser preciso fazer o update mais que uma vez. Que versão indica actualmente ? Já tem a interface nova ou a antiga ?
      O update pode ter corrido mal, mas é preciso mais informação para o puder ajudar.

      1. Avatar de Ricardo Portugal
        Ricardo Portugal

        Boas, já foi a opção de update varias vezes quando faço enter aparece o ecrã a preto com várias linhas de código a passar (parece que está a descarregar os ficheiros para actualizar) mas passados 30/40segundos numa das linhas diz que está actualizado e volto para o Menu Advanced.

  31. Avatar de Magic
    Magic

    Bom dia
    coloquei o kodi a arrancar por defeito mas agora sempre que faço sair ou desligar volta ao kodi novamente
    como sair para o menu de configuração

    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boa tarde

      A opção de arranque directo para o Kodi é feita para funcionar apenas o Kodi, estilo outros sistemas para o Raspberry que só têm o Kodi.
      Se quiser aceder ao ES e ás opções de configuração recomendo ligar por SSH e executar:
      sudo bootmenu

      Selecionar a 1ª opção.

  32. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Viva, eu tinha a versão 2.2 usei o update system. E ficou-me pela 3.0. Nem 3.1 nem 4.0 consigo instalar via update system. Que se deve fazer nestes casos?

  33. Avatar de Jubei
    Jubei

    Boas!

    Mirror rápido para download da img:

    https://mega.co.nz/#!fBx1kKjb

    Cumprimentos!

  34. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    Malta, vejam se só apenas a mim ou tb a vocês: a área da tv diminuiu e não ocupa totalmente o ecrã desde a atualização… nem tem a ver só com o kodi, fica assim desde o boot, o que n acontecia na distro anterior. O que se pode fazer?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      No Emulation Station ir a Settings -> Raspberry Configuration -> Advanced -> Overscan -> Disable

  35. Avatar de MagicWolf
    MagicWolf

    obrigado Rascas já consegui
    Agora estou a tentar entrar nos jogos snes mas não encontro
    podes ajudar

  36. Avatar de MagicWolf
    MagicWolf

    ja consegui bastava colocar uma rom na respectiva pasta

  37. Avatar de Jorge Mag
    Jorge Mag

    É possível disponibilizar um link só para o changelog?

    Obrigado

  38. Avatar de Maurício Martins
    Maurício Martins

    Boas,

    Estou com um problema quando tento fazer boot com o emulation station o meu ecran fica todo preto e não consigo fazer nada.
    tenho a versão 3.1 e queria fazer o update para a versão 4.
    obrigado

  39. Avatar de Bruno Pereira
    Bruno Pereira

    Olá pessoal,
    Estava a tentar atualizar o meu PiPplware v3.0 para a ultima versão mas ao fazer a atualização via ssh:

    .emulationstation/advanced/6\ Update\ System.sh

    Não foi atualizado mantendo-se na versão 3.0 como aconteceu a alguns utilizadores. Fui dar uma olhadela na script e deparei-me com o erro:

    wget -q http://pipplware.no-ip.org/pipplware/dists/stable/main/misc/update.sh -O /home/pi/.Pipplware/update.sh

    O endereço onde se encontra a script de atualização já não existe ou deve estar em baixo. Podiam indicar-me o novo URL ou onde se encontra a script update.sh?

    Com os melhores cumprimentos

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Só consegui resolver executando o comando: sudo update-system
      Cumps

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas

      Esse servidor era o antigo e estava offline. Já está outra vez online, faça o update novamente que já deve funcionar. Como está na versão 3.0 actualmente, tem de fazer o Update System mais que uma vez porque só actualiza uma versão de cada vez. Se mesmo assim não funcionar coloque aqui sff o problema.

      Pedimos desculpa pelo inconveniente.
      Cumprimentos

  40. Avatar de Jorge Mag
    Jorge Mag

    Sem querer meti o arranque para o Sprite, agora como voltar atras? não consigo ver onde voltar a ter a opção de escolher para onde quero arrancar.

  41. Avatar de Bruno Pereira
    Bruno Pereira

    All Done.
    Depois de o servidor estar operacional concluí sem problemas o upgrade. Obrigado Rascas e Alexandre
    Uma boa páscoa

  42. Avatar de Viriato
    Viriato

    Viva,
    Actualizei do 3.1 para o 4 e agora arranca pelo emulation station mas não tem as opções principais. Já fui por ssh sudo bootmenu escolhi a 1ª opção mas não resulta.
    Este update está uma treta, pelo que já li aconteceu a muita gente o mesmo, agora resta saber como descalçar esta bota para que não perca toda a configuração no Kodi.
    Sabem como posso restaurar o PI-BACKUP.tar por linha de comandos para ficar como estava antes da actualização?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas

      Muito provavelmente não seguiu as instruções na nota do update. É certo que existem pessoas com problemas no update, quase todas por não terem seguido correctamente a nota do update.
      De qualquer das maneiras acho que já falei consigo no grupo do Raspberry e que já resolveu o problema.

      Cumprimentos

  43. Avatar de Gustavo Lopes
    Gustavo Lopes

    Quando chegou á parte de intervenção manual esqueci-me e reiniciei o Raspberry. Agora não consigo aceder ao emulation station.alguém me consegue ajudar?

  44. Avatar de Jorge Mag
    Jorge Mag

    Alguma ajuda?…

  45. Avatar de redefoca
    redefoca

    Não percebo como esta edição ainda não saiu nas revistas da especialidade. O pplware deve ser o único a dar um suporte impek em Português.

  46. Avatar de Magic
    Magic

    Boa tarde
    alguem pode ajudar a configurar o comando TOSHIBA RC6 RPI Tracking Number Remote Control

    dentro da pasta etc/lirc estão três ficheiros
    hardware.conf
    lircd.conf
    lircmd.conf

    tenho o lircd.conf que baixei do site e substitui o que existia mas não funciona
    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Veja aqui como pode fazer isso:
      http://forum.raspberrypiportugal.com/showthread.php?tid=70

      O comando usado neste caso foi o mesmo mas funciona com qualquer comando infravermelhos com receptor GPIO.

      1. Avatar de Magic
        Magic

        Finalmente funcionou o comando RC6 no rasp 2
        Obrigado Rascas pela ajuda.

  47. Avatar de Jefferson
    Jefferson

    Ao plugar o controle, Joystick, já vai ser reconhecido os botões para os emuladores ou apenas para o front end?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Depende do Joystick. A maioria dos Joysticks são reconhecidos automaticamente nos emuladores. Se não for tem de o configurar, ou dentro do próprio emulador ou no ES -> Settings -> RetroPie -> Configuration -> Setup -> Configure input devices for RetroArch

      No frontend todos os Joysticks têm de ser configurados. No ES carregue no SHIFT direito ou botão amarelo do comando e depois Configure Input

      1. Avatar de Jefferson
        Jefferson

        Obrigado,

  48. Avatar de AlexX
    AlexX

    Agradecer a todos os envolvidos neste fantástico projecto, grande evolução nesta V4.
    Pô-la a rolar foi uma aventura às prestações conforme disponibilidade, falhou o update system pela versão anterior e sempre o flash pelo Win 7 (erro 1117 mesmo com privilégios de administração e Drive configurada para “melhor desempenho” em vez de “remoção rápida”. Entrou o velhinho Win XP com usb1.1 para resolver o assunto mas dar cabo da média ETL para o serviço 😀
    Configurações ficam para novos episódios, bem satisfeito que o Pi B ficou mais rapidinho que o Pentium 2GHz single core com o XP, que também ainda preciso por vezes..

  49. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Como acedo ao menu Advanced, tendo configurado para arrancar directamente para o kodi?

    é possivel?

  50. Avatar de Marques
    Marques

    Podem ajudar em como chegar ao emulation station . Tenho a versão 3.0.
    Obrigado.

  51. Avatar de Jorge Mag
    Jorge Mag

    Tenho já a versão 4.0 instalada no RPi mas sem querer meti o arranque para o Scratch, agora como voltar atras? não consigo ver onde voltar a ter a opção de escolher para onde quero arrancar.

    Se fizer “Quit” do Scratch ele reinicia o RPi e volta ao Scratch.

    Obrigado

    1. Avatar de Jorge Mag
      Jorge Mag

      Ok, desenrasquei-me sozinho… ligação por ssh através do putty e comando sudo raspi-config.

      Depois é escolher de novo outra opção para o arranque.

  52. Avatar de jvmbatista
    jvmbatista

    Boas pessoal,

    Alguem me arranja um tutorial do RetroPie? Não consigo encontrar nada nde jeito, nem roms nem bios… Cumps

  53. Avatar de Jorge Mag
    Jorge Mag

    Já pensaram que pode haver malta que de vez em quando faz o upgrade diretamente no RPi sem vir antes aqui?….essa nota que fazem referência com as instruções, deveria aparecer no ecran durante o upgrade….são os meus 50 cnts. Obrigado e continuação do excelente trabalho

  54. Avatar de Jorge Mag
    Jorge Mag

    Para quem como eu não fez o Esc no sitio certo e fez reboot, tendo ficado sem o menu da ES completo e actualizado, fazer o arranque para o desktop e dentro da janela do terminal escrever sudo update-system.

    Quando chegar a janela dos binary files fazer então o Esc e deixar instalar o resto. No final faz um reboot automático e já fica tudo como deve ser

  55. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boas,
    Tenho 3 raberry’s pi’s em casa. Tenho B, B+ e o 2 o so consigo instalar esta versão nos 2 ultimos. E para alem disso na minha tv Samsung Led nao da para ver tela cheia fica com umas barras pretas em toda a volta alguem pode ajudar obrigado

    1. Avatar de Jubei
      Jubei

      Boa noite Jorge.

      Solução via o nosso amigo Rascas ( presumo que seja disto que se trata):

      Rascas
      3 de Abril de 2015 às 6:54 pm

      No Emulation Station ir a Settings -> Raspberry Configuration -> Advanced -> Overscan -> Disable

      Agradecimento a ele!

    2. Avatar de Sandro M.
      Sandro M.

      Isso tem a ver com a configuracao da tua tv..
      Tenho uma samsung e tambem me aconteceu o mesmo tive que esticar a imagem ate ocupar toda a tv. Ate agora cinco estrelas.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Boas obrigado aos dois. Sandro M ja trntei esticar mas nao da vou tentar o dica do Jubei e do rascas

  56. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ja funciona obrigado ao Rascas e ao Jubei

  57. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ja agora alguma ideia porque nao funciona no primeiro dos raspberry’s o B 512mb de ram

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Funciona em qq modelo do Raspberry, até nos A de 256MB.
      Eu pelo menos tenho um B 512MB das primeiras versões e funciona sem problemas.
      O seu problema pode estar na fonte de alimentação, cartão SD ou assim.

  58. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ok vou tentar com outro carregador e outro cartao depois digo como correu

  59. Avatar de Joey
    Joey

    Boas! já vi aqui aqui pessoal a “queixar-se” de quem têm barras pretas e que não aproveitam toda a área do ecrã da TV. Eu é um bocado ao contrário (mesmo quando tinha a versão 3.0) há uma boa parte do ecrã que não está visível. Muito chato principalmente quando estou em modo console pq não vejo a prompt. Mesmo quando mudo o aspect ratio para 4:3 (por ex) continua a imagem cortada. Sabem o que posso fazer para resolver? Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas,
      Isso irá depender sempre da sua TV, no Raspberry não existe uma forma da imagem ficar sempre certa em todas as TVs.

      No Emulation Station vá a Settings -> Raspberry Configuration -> Advanced -> Overscan -> Enable

      Isto deve resolver o problema no seu caso.

  60. Avatar de zemanel
    zemanel

    Boas,
    Tenho a última versão do vosso software com o PI b+ só que se eu ando no menu e a andar pelos streams passado um bocado bloqueia o raspberry todo. Tenho de desligar da corrente e voltar a ligar.
    Queria saber se o problema é do software do próprio addon ou do PI b+. Que se tiver o PI 2 já não acontece?

    Obrigado, cumprimentos e continuem o excelente trabalho

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas,
      Isso pode depender de muita coisa. Que streams está a falar ? Lista, addons, etc…
      O Pi B+ dá para isso, o Pi 2 será mais rápido a fazer o mesmo.

      Cumprimentos

  61. Avatar de fabio bastos
    fabio bastos

    boas onde encontro umas roms fixes para por o miúdo a jogar

    1. Avatar de Alexandre Festas
      Alexandre Festas

      Queria pôr isso automático para Rasp… Sabe como fazer isso?

  62. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boas…sou novato. O Kodi já vem com a librtmp atualiazada. obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas, sim a librtmp está actualizada.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Muito obrigado pela resposta.

  63. Avatar de int4
    int4

    alguem tem o player do kodi lento quando um video esta a reproduzir?

    1. Avatar de Humberto
      Humberto

      No meu “velhinho” pi, está a funcionar normalmente, sem travagem!

  64. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boa tarde,
    Alguem pode por os links para fazer a configuração no ubuntu 14.04 pois nao encontro o dd

  65. Avatar de Humberto
    Humberto

    Preciso de um help, como posso colocar a minha pen bluetooth “epox BT-DG02” a funcionar ? E como será feito o emparelhamento com o dispositivo externo, como por exemplo o teclado bluetooth? Grato desde já a vossa atenção.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Tem de activar primeiro o serviço “bluetooth” no ES -> Settings -> Enable / Disable Services.

      Depois se o teclado não emparelhar automaticamente tem de usar a linha de comandos para o fazer. Caso prefira pode emparelhar o teclado via interface gráfica no XFCE, instalando o programa Bluetooth Manager. Pode instalá-lo através do Synaptic ou via linha de comandos:
      sudo apt-get install blueman
      Cumprimentos

      1. Avatar de Humberto
        Humberto

        Estou fora, só segunda feira vou tentar e dar feedback, obrihado

      2. Avatar de Humberto
        Humberto

        Estou fora, só segunda feira vou tentar e dar feedback, obrihado

  66. Avatar de Miguel Mendes
    Miguel Mendes

    Malta, será que com o PiPplware em consigo ligar antena exterior via usb na rp pi para captar rede pt wifi ou zon@fon? Existe alguma maneira de passar esse sinal após fazer login para o router? obrigada…

  67. Avatar de Pedro Vinagre
    Pedro Vinagre

    Boa noite, o meu pipplware estava a dar problemas no emustation, em que por vezes nao me deixava ver o menu.
    Acabei por apagar tudo e voltar a instalar…
    E agora simplesmente entra e fica “pasmado”, carrego para os lados no teclado e não dá nada.
    Já formatei várias vezes o cartão e meti de novo a imagem e dá sempre o mesmo.
    Alguém me dá uma ajuda do que pode ser?

    1. Avatar de Pedro Vinagre
      Pedro Vinagre

      Ninguem se deparou com algo assim? Será do Raspberry?

  68. Avatar de Daniel Gonçalves
    Daniel Gonçalves

    Boas,
    Alguém sabe qual e o comando para voltar a escolher o que queres de arranque “menu”?

    Tem algum coisa haver com o grub?

    Cumps

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      ES -> Settings -> Change Boot
      ou num terminal:
      sudo bootmenu

      1. Avatar de Daniel Gonçalves
        Daniel Gonçalves

        Thanks

  69. Avatar de Hs
    Hs

    Boas. Liguei com um dongle compatível com o Raspberry mas não consigo configurar o Wi-Fi. Não detecta ligação net/ não tem ip. estou com a opção de lançar directamente o Kodi. Alguém pode ajudar nos passos para configurar o Wi-Fi na versão 4.1 do pplware ? Obrigado

  70. Avatar de Roberto
    Roberto

    Boas,

    Ontem recebi o meu raspberry encomendado através deste mesmo formulário.
    Tenho um teclado bluetooth samsung que comprei para a miinha smartv mas como não lhe dou muito uso na smartv queria ligá-lo ao rasp,.
    Junto com o pack comprei um dongle bluetooth.
    intalei o bluez-simple-agent e consigo fazer o pairing e tudo com o teclado mas quando faço o último passo test input connect ao macAdress do teclado e se o teclado não está com a luz do connect a piscar,ou seja, no modo à escuta, ele dá um erro do dbus a dizer que o host is down e se a luz estiver a piscar ele dá o erro invalid exchange.
    Isto já aconteceu a alguém?
    Ontem já tive na net alguma 3 horas e não cheguei a conclusão nenhuma 🙁

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas

      Activou o Bluetooth ?
      ES -> Settings -> Enable / Disable Services -> Bluetooth
      ou num terminal:
      sudo update-rc.d bluetooth defaults

      1. Avatar de Roberto
        Roberto

        Eu segui este tutorial:
        http://www.correlatedcontent.com/blog/bluetooth-keyboard-on-the-raspberry-pi/

        e até lá correu tudo bem incluindo o pairing mas quando fiz o ultimo passo é que ocorre esta situação

    2. Avatar de Roberto
      Roberto

      Já consegui resolver tive que adicionar o user pi ao grupo dos super users

  71. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas, tenho o raspberry que comprei pela promoção da ppware, após ter formatado o cartão e instalado a versão ppware 4, verifico algumas dificuldades em aceder a certos videos pelo youtube no epyphani e constato que o debian não se encontra na barra de marcadores. A minha pergunta é :Como não tenho grandes conhecimentos em linux gostaria de saber como faço para instalar o o debian.org na barra de marcadores do epyphani? Obrigado.

  72. Avatar de Luis Novo
    Luis Novo

    Alguem que informe como alterar
    ” -Editar o ficheiro das versões, /home/pi/.Pipplware/Versions (pasta escondida) e remover o 4.0.000 (linha) “”
    Tks

  73. Avatar de Alexandre Festa
    Alexandre Festa

    Não se arranja nenhuma versão com as ROMs dos jogos já pré-instaladas? Ou, qual a melhor forma de fazer uma imagem com as ROMs incluídas? Algo do género, “pipplware4.0 com emulador de jogos incluído para totós”?

  74. Avatar de lipex
    lipex

    estranho.. n aparece o emulador nintendo..

  75. Avatar de Rafael Albani
    Rafael Albani

    Saudações!! tenho utilizado o openelec no rpi2 e estou bem satisfeito, pois configurei o sick rage e o couchpotato pra downloads automáticos etc. gostaria de saber se essa versão do KODI há essa possibilidade?
    Além disso gostaria de fazer um multiboot com o volumio pra minha coleção de mp3. é possível? agradeço!

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim é possível instalar o sick rage no Pipplware claro. Basta seguir as indicações de instalaçam na página do github.
      Tb é possível fazer multi-boot com outra distribuição, apesar que um dos principais objectivos do PiPplware é ser possível fazer tudo o que se faz com o RPi numa única distribuição, sem ser preciso reiniciar o sistema.

  76. Avatar de Joel
    Joel

    Alguém me sabe dizer se dá para instalar o Hyperion nesta distro?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim, dá para instalar o Hyperion tb claro.

      Siga o método de instalação oficial aqui:
      https://github.com/tvdzwan/hyperion/wiki/Installation

      Quando chegar á parte de fazer download do scritp de instalação com o wget, substitua o link por este:
      http://pipplware.pplware.pt/pipplware/dists/stable/main/misc/install_hyperion.sh

      O resto da instalação/configuração é igual.

  77. Avatar de Victor Morais
    Victor Morais

    Viva! Numa das imagens aparece o youtube a funcionar via browser. É possivel instalar o Flash neste processador? Como é que fazem? Obrigado..

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      O Raspberry não suporta flash uma vez que a Adobe deixou de suportar flash em Linux ARM.

      No entanto o PiPplware tem um browser, Epiphany, que tem aceleração html5, portanto sites como o Youtube funcionam.

      No RPi 2 (apenas) dá tb para instalar o plugin pepperflash no browser Chromium, e, apesar de todos os conteúdos funcionarem, alguns podem ser lentos porque não tem aceleração por hardware.

  78. Avatar de Rafael
    Rafael

    Adorei xD

    Posso meter logo a v/ distro ao inves do NOOBS ?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim, pode.

      Siga as instruções no artigo para instalar.

  79. Avatar de António
    António

    Boas a todos,

    A minha duvida é a seguinte se poderem agradeço, tenho o pi2, com o programa Win32diskimager não consigo inserir o sistema pipplware 4, simplesmente não deixa passar do pc para o cartão do pi2…
    Os meus passos foram, inseri o cartão de 16 gb no pc formatei com o sdformatter e de seguida tentei mandar a imagem já descomprimida pelo win32diskimager e dá erro, agradecia a vossa ajuda obrigado.

    Cumprimentos 😉

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas
      Experimente fazer o download novamente e tentar de novo. Se não conseguir experimente noutro computador.

      1. Avatar de António
  80. Avatar de Magic
    Magic

    a imagem tem que estar com formato .img e deve funcionar
    O cartão deve ser de boa qualidade e classe 10

  81. Avatar de DCordeiro
    DCordeiro

    Noob alert!! Até agora orientei-me bem através de tutoriais e afins mas para o que pretendo ainda não encontrei… Tenho a ultíma distro do pipplware, pretendo adicionar o addon do wareztuga mas não sei o que fazer.. Alguém com um tutorial ou link para isso?

  82. Avatar de Jorge Pereira
    Jorge Pereira

    Boas a todos,

    Efetuei a aquisição do RPI 2 através do vosso site (redirecionado para a ClickPlus), estou a aguardar a entrega do equipamento. O RPI 2 é EXCELENTE !!!
    Aproveito para efetuar algumas questões:

    – o RPI 2 já vem com Pipplware 4.0 ou com o anterior 3.1?
    – na distro 4.0 dá para instalar o Sick Rage e o Couchpotato?
    – se algo acontecer de mal, dá para repor as configurações de fábrica? Já agora podem por favor indicar como se deve proceder?

    Aguardo as vossas sábias respostas…

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas

      Obrigado pelos elogios 😀

      -Vem com o Pipplware 4.0
      -Dá para instalar ambos
      -Faça um backup no ES na primeira inicialização. Se o repor, tudo ficará como estava.

      1. Avatar de Jorge Pereira
        Jorge Pereira

        Boas Rascas,

        Obrigado desde já pela informação agradeço imenso.
        Mas como sou novato neste tipo de coisas, seria possível informar como efectuar tal backup? E já agora, existem alguns tutoriais em como instalar o Sickrage e o Couchpotato no Pipplware 4.0?

  83. Avatar de Jorge Pereira
    Jorge Pereira

    Boa noite a todos,

    Já recebi o meu RPI. Deveras fantástico a distro Pipplware 4.0. Foi realizado um excelente trabalho.
    Uma questão já agora, como atualizar a versão do Kodi, pois vem com a 14.2 Helix RC e já saiu a última.

  84. Avatar de Álvaro José
    Álvaro José

    Bem que podiam na próxima versão que lançarem, colocar compatibilidade para arquitetura x86, assim esta distribuição seria excelente para PCs antigos. Ela é muito boa. Já que roda em até 256 MB tranquilamente, talvez rodasse até em qualquer PC, inclusive os antigos. Aí sim daria uma boa “revivida”

  85. Avatar de Wagner Gadêa Lorenz
    Wagner Gadêa Lorenz

    Estou com problemas no Kodi, toda a vez que acesso ele e quero sair fica na tela preta, não tem jeito. Já removi ele e instalei novamente e o erro continua. Procurei em vários fóruns e até agora não achei uma solução. Se alguém tiver uma e puder postar agradeço.
    Estou usando o raspberry pi B+ e o pipplware 4.

  86. Avatar de Jérémy Freitas
    Jérémy Freitas

    Boas pessoal, usei o métodos de instalação dadas pela PPLWARE e não consigo ter imagem na TV de nada. As luzes estão ligadas mas nem piscam. Alguém me sabe ajudar?

  87. Avatar de 00dan00
    00dan00

    Boas,
    Tenho um raspberry pi B instalei de forma limpa a vossa ultima versao quando chega ao emulation center encrava e não faz mais nada. Alguem pode ajudar?

  88. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Olá pessoal, é possivel por o PiPPLWARE 4.0 a arrancar directamente para o ambiente gráfico ? Como ?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Sim é possível, veja aqui como:
      http://pipplware.pplware.pt/wiki/first-steps/

  89. Avatar de Jose
    Jose

    Boa tarde. Sou novato nestas coisas.
    Tenho uma box Xbmc q adquiri configurada e q atualizei apenas uma vez seguindo um tutorial. Disseram me que era fácil instalar o pipplware4. Saquei fiz a imagem e coloquei o cartão. Mas a box arranca sempre sem seguir o cartão. Vai para o ambiente onde eu selecionava os addons.
    Alguma ajuda que me possam dar?! O que estou a fazer mal.
    A box tem sistema Linux e usa o Xbmc 12.0.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      O PiPplware só funciona no Raspberry Pi.

  90. Avatar de jose
    jose

    Boas,
    Tenho alguma dúvidas, é a 1º vez que instalo o pplware 4.0 , ja coloquei algumas roms.
    Mas algumas não arrancam, tambem coloquei roms do Amiga e do Spectrum e não me aparece no menu.
    Nos jogos MAME diz insert coins 😛 , como eu faço? Estou a usar o comando da ps3.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Boas,

      Veja aqui mais informações sobre os jogos/emuladores/configuração de comandos etc.
      http://pipplware.pplware.pt/wiki/

      Qualquer outra duvida, pode usar sempre o Forum.

      Cumprimentos

  91. Avatar de Pedro
    Pedro

    Olá kuando entro no kodi aparece uma msg a dizer para atualizar para a versão 15…alguém sabe explicar como faço isso?

    Cumprimentos

  92. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se alguém me puder ajudar agradecia. Obrigado

  93. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    http://pipplware.pplware.pt/kodi-15-isengard/

    Se ainda não actualizaste para o Pipplware 4.1, terás de fazer o update duas vezes.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boa noite,

      eu já fiz o update várias vezes até ke agora diz ke está tudo atualizado no entanto kuando entro no kodi aparece sempre a mesma msg a dizer para atualizar para a versão 15.o Isengard…existe forma de eu verificar kual é a versão ke tenho instalada actualmente?

      Obrigado e desculpe a insistência.

  94. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa noite,

    eu já fiz o update várias vezes até ke agora diz ke está tudo atualizado no entanto kuando entro no kodi aparece sempre a mesma msg a dizer para atualizar para a versão 15.o Isengard…existe forma de eu verificar kual é a versão ke tenho instalada actualmente?

    Obrigado e desculpe a insistência.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Bom dia

      Podes consultar a versão do Kodi, programa, Definoções -> Informação do Sistema

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Já vi e está atualizado.

        Obrigado

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Olá boa noite,

        É possível instalar o flash player e o java no XFCE para funcionar com o chromium no youtube por exemplo?
        E a primeira vez que estou a trabalhar com Linux e não sei como instalar será que me pode ajudar?

        Obrigado

  95. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bom dia! Estou usando o pipplware e gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
    1 – Estou no Brasil e gostaria de mudar o país para Brasil mas não consigo tirar de Portugal, tem como?
    2 – Toda vez que mando atualizar os seriados demora muito, sendo que no windows é muito rápido.
    Alguém saberia o que pode estar acontecendo?
    Agradeço a todos.
    Sérgio.

  96. Avatar de João Costa
    João Costa

    Boa Tarde, sou novo nestas andanças, tenho uma dúvida, tenho aqui 2 carregadores, um de 1.5A e outro de 2.1A, qual será melhor para o Raspeberry 2? Ou será melhor comprar um de 2A certos? Obrigado

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Use o de 2.1A, vai ficar melhor. Abs.

  97. Avatar de João Cancelo
    João Cancelo

    Boa Tarde, com o Pipplware 4 há forma de assistir canais desportivos, como sportv, etc?

    Obrigado

  98. Avatar de Luis
    Luis

    Não consigo encontrar o local para fazer o update.
    como chego ao emulation station?

  99. Avatar de Joel Santos
    Joel Santos

    Boa noite,

    Tenho o raspberry pi 2 (model B) com o Piplware. A questão é que o Kodi que traz é a versão 14.2 (acho eu), e eu queria atualizar para a versão mais recente (15.2). Como faço isso? Fico na mesma com os addons instalados ou perco-os? O “novo” kodi fica na mesma a ligar por predefinição?

    Desde já obrigado.

  100. Avatar de Jonas
    Jonas

    pra ficar perfeito so faltou o stream da steam/nvidia com o moonlight

  101. Avatar de Borgix
    Borgix

    Recebi ontem o novo raspberry pi 2 da clickplus fabricado pela element14. Não carrega o boot (led vermelho e verde sempre ligados). Está avariado. Vamos lá ver como se porta a clickplus na troca. Já comprei vários raspberry´s B+ mas queria ver como se porta o novo e para já não gostei de receber um avariado! 😛

      1. Avatar de Borgix
        Borgix

        Obrigado Pedro Pinto. Entregue hoje 1000% satisfeito! Tenho sempre receio de comprar online e sempre que o faço utilizo o contra reembolso. Sou da velha guarda ;-)!!!! Quando dão problemas fico fulo. Mas a clickplus esteve 5stars!

  102. Avatar de Borgix
    Borgix

    Agora sim, um cliente satisfeito. Hoje recebi o novo raspberry Pi 2 a funcionar e a troca foi rápida. A clickplus está de parabens. Obrigado!

  103. Avatar de Eduardo Mendes
    Eduardo Mendes

    da para usar o composite video no openlec? com o rasp pi 2?

  104. Avatar de Igor Rezende
    Igor Rezende

    Da para navegar pelo OS somente usando controles?

  105. Avatar de jorge duarte
    jorge duarte

    ajudem-me por favor , tenho o raspberry pi 2 ligado no hdmi2 porque tenho a entrada 1 avariada e nao tenho som no emulation station tenho tudo actualizado na versao 4.2 , ja tentei de tudo e nao consigo por som nos jogos, configurei para forçar o som por hdmi e nada. mas mal entro no kodi ja fico com o som direito…
    ajudem-me por favor

    1. Avatar de Borgix
      Borgix

      Ja verificou o cabo? A tv tem um HDMI avariado. O outro talvez também esteja. Não é normal o Raspberry queimar a saída.

  106. Avatar de Hélder Lima
    Hélder Lima

    Antes de mais, comecei agora a usar o pipplware e os parabéns. Está qualquer coisa.
    Uma questão, para sair de um jogo (por exemplo do gb) e voltar à tela inicial como faço?

  107. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    Boas! Sou um noob que recentemente adquiriu um Raspberry Pi 2, e instalei o vosso SO!
    Gostava de saber se é possivel instalar a steam para poder jogar os jogos do meu Desktop no Raspberry Pi via stream. Sabem me dizer?

    Cumps

  108. Avatar de Routs666
    Routs666

    Saquei a ultima versão e apenas tenho, ports, infocom, scumm VM IBM, apple 2 e o amiga. Como faço para ter a nintendo, ps1, mega drive etc?

  109. Avatar de Nuno Guerreiro
    Nuno Guerreiro

    Bom dia.
    Resolvemos instalar 3 raspberri PI2 como Thin clients, ligados ao nosso novo servidor, os quais estamos a aceder através do Reminna.
    Até aqui não temos grande razão de queixa, trabalha relativamente bem, tirando um ou outro bug com a net (alguma lentidão, que se nota bastante em videos).
    Agora o que nos leva a escrever é o seguinte: Nós gostaríamos de alterar as definições de ecrã consoante o gosto de cada um e os respectivos monitores. Actualmente estão todos com as definições máximas dos ecrãs (neste caso 1920×1080), mas num ecrã de 22″ pode se tornar um pouco pequeno em certos programas.

    Já tentamos de varias formas e não conseguimos alterar esta definição, ocupando o total do ecrã.

    Será possivel alterar de alguma maneira?

    Obrigado
    Nuno

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Boa tarde,
      Não disse que protocolo está a usar, mas suponho que seja RDP ou VNC e estes protocolos não são desenhados para visualização de video em tempo real. O modo de ligação á rede tb pode influenciar a performance, recomendasse ligação por cabo ethernet.

      Quanto a alterar a resolução, terá que definir a respectiva resolução que pretende no ficheiro /boot/config.txt. Mais informações aqui:
      http://elinux.org/RPiconfig

      Veja a parte “Which values are valid for my monitor?” para ver as resoluções suportadas pelos respectivos monitores.

      Cumprimentos

  110. Avatar de Juliano
    Juliano

    Bom dia amigo, estou com o seguinte problema:

    Ele faz todo o processo de gravação no SD e não grava nada, fiz todos os passos corretos, alguém pode me ajudar? Obrigado!

  111. Avatar de paracelso
    paracelso

    como mudar /criar uma passwd root neste sistema? alguma ajuda?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      É igual ao Raspbian:
      sudo passwd root

      PS: Esta versão já é antiga, recomendo usar o PiPplware 5 que é baseado no Raspbian/Debian Jessie.