Pinta 0.2 – O clone perfeito do Paint.Net para Linux

6 Comentários

Jonathan Pobst, um programador open source da Novell, desenvolveu o Pinta, uma simples aplicação de edição de imagem com traços Paint.NET. A ideias surgiu num momento de inspiração onde Pobst decidiu que precisava de preencher o segmento de aplicações de imagem com algo do tipo Paint.NET para Gtk. Pinta foi desenvolvido então para ser simples e para ser uma alternativa ao GIMP.

img-a2f2f760

O Pinta, é então uma ferramenta gratuita para desenho e edição, concebida para plataformas Linux, sendo considerada por muito utilizadores do Linux como um clone da versão Paint.net.

Utiliza bibliotecas baseadas no Cairo e GTK+, e possui muitas funcionalidades existentes na maioria das aplicação profissionais deste tipo.

Características do Pinta:
  • Inclui as ferramentas de desenho tradicionais como Paintbrush, Pencil, Shapes, Eraser e selecctions
  • Inclui alguns efeitos como por exemplo: Invert, Sepia, Black and White e Auto Level
  • Suporta para multi layer
Melhorias, nesta versão, em traços gerais:
  • Abertura de imagens por linha de comando – Passar, na linha de comando, o nome de uma imagem vai abri-la no Pinta. [Jonathan Pobst]
  • Ajustes e Efeitos com multithreaded – Ajustes e Efeitos passam a usar todos os CPU’s/Core’s disponiveis para processamento mais rápido. [Jonathan Pobst]
  • Propriedades das camadas em tempo real – Agora, serão imediatamente reflectidas as alterações nos valores das propriedades das camadas, reflectindo-se de imediato no objecto de trabalho. [Greg Lowe]
  • Cores Translucidas – O widget color picker (escolha de cor) permite agora para as configurações, escolher a opacidade desejada de uma cor. [Joe Hillenbrand]
  • Integração OS X – Quando o Pinta corre sobre OS X, usará agora a barra de menu de forma global. [Juergen Obernolte]
  • Corrigidos alguns erros

Licença: GNU
Download: [openSuse] Pinta 0.2
Download: [Ubuntu] Pinta 0.2
Download: [MacOS X] Pinta 0.2
Download: [Windows] Pinta 0.2
Homepage: Pinta

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cf
    cf

    Muito bom! Mas Gimp deve ser superior, eu sou grande fã de Gimp, consigo fazer tudo o que se faz em Photoshop nele, com um pouco mais de trabalho por vezes, mas até prefiro!

    Bom post!

    1. Avatar de Russo
      Russo

      Acho que o ideia deste programa não é fazer o que o gimp faz, mas sim o que o paint faz.
      Muitas vezes precisei eu de fazer pequenos arranjos ou cortar um pouco as imagens e faltou-me uma aplicação como esta.

      Keep up the good work.

  2. Avatar de mmick
    mmick

    A palavra correcta é “Hello” e nao “Helo” 😛

    1. Avatar de Felipe Paschoal
      Felipe Paschoal

      Vai saber….pode ser o nome do cachorro dele 😀 😛

    2. Avatar de Vítor M.

      Conheces o cão lá da minha rua? 😀

  3. Avatar de Jatefoste

    Foi de propósito. hehe
    Ou não.