Peppermint OS 7 – Uma distribuição Linux mega rápida

12 Comentários

Uma das distribuições Linux mais populares para máquinas com recursos mais limitados é o Peppermint OS. Em Maio de 2015 foi lançado o Peppermint OS 6 e agora, passado mais de um ano, a equipa de desenvolvimento disponibilizou a versão 7 que traz algumas novidades interessantes.

pepper-00


O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objectivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas com hardware mais limitado.

Esta última versão é baseada no Ubuntu 16.04 LTS, o que quer dizer que terá suporte durante cinco ano, vem com o kernel 4.4 e traz como ambiente gráfico de trabalho o LXDE.

pepper-01

O Peppermint OS 7 está disponível para sistemas com arquitectura a 32 bits e 64 bits e integra as melhores ferramentas das actualidade no mundo open source:

  • Office
    • Document viewer, Gmail, Google Calendar, Google Drive
  • Internet
    • Chromium, Dropbox, BitTorrent client, Ice
  • Graphics
    • Editor by pixlr, Express by pixlr, image viewer, simple scan, screenshot
  • Multimedia
    • GNOME Mplayer 1.0.8 Media Player, Guayadeque Music Player
  • Accessories
    • Archive manager, calculator, file search, terminal, gedit text editor, printer manager, Bluetooth manager

pepper-03

Dentro de Preferences, pode encontrar também muitas ferramentas para configuração e personalização do próprio sistema.

pepper-02

De acordo com os testes que realizamos, esta é sem dúvida uma distribuição a experimentar. Primeiro porque é super rápida e estável e depois porque é baseada no Ubuntu, o que lhe dá um conjunto de vantagens.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Jorge
    Luis Jorge

    Convinha salientar , para principiantes é muito importante se realmente o S.O ,vem em pt.pt

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      isso é para quem não sabe inglês… antigamente nada vinha em pt e o tuga desenrascava-se…

    2. Avatar de Ubuntu Silva
      Ubuntu Silva

      Convinha salientar que os OS Linux vem em português, em chinês … mais umas centenas de línguas

  2. Avatar de Privacidade
    Privacidade

    Uso a versão 6 em dual boot com o ubuntu no meu netbook e estou muito satisfeito, suster rápido e fluido. Recomendo para pcs mais modestos.

    1. Avatar de Privacidade
      Privacidade

      *super

  3. Avatar de Maccgyver
    Maccgyver

    Já experimentei a versão anterior e tanto foi bom como terrível. Pacotes quebrados a toda a hora e mesmo consertando a coisa sempre apareciam. Espero que nesta tenha sido corrigido essa situação. Devo salientar que todo o software instalado foi dos próprios repositórios.

  4. Avatar de w73s
    w73s

    LXDE ou XFCE?

      1. Avatar de EC
        EC

        A base é LXDE, mas com uns toques de XFCE: Xfwm4 window manager e o painel inferior também do Xfce. Normalmente as distros com o LXDE utilizam Openbox como windows manager, mas esta distro vai mais longe ao permitir ter a leveza do LXDE com a personalização do XFCE. Traz também o Software Manager do Mint (mintinstall) e o Nemo file manager.

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Pessoal primeira vez que vou instalar um sistema linux num pc …
    o metodo é o mesmo que o do Windows ?
    que preciso de fazer para instalar atravez de pen ?

    cumps

  6. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Acho “curioso” terem disponibilizado o link da versão a 64 Bits mas a de 32 foi esquecida? Ou já não interessa?

  7. Avatar de Wilson
    Wilson

    Instale a Central de Programas do Lubuntu e seja feliz.