PeaZip 5 – A melhor app para compactar/descompactar

37 Comentários

Suporte para 174 extensões..Open RAR TAR 7Z ZIP ZIPX…e muito mais

Precisa de uma aplicação que permite compactar e descompactar todo o tipo de formatos? Então o PeaZip é a solução! PeaZip é uma ferramenta com esse requisito essencial, a qualidade, mas podemos adicionar outros tais como o factor de ser gratuito, multi-plataforma, simples, objectivo e um poderoso compactador.

O novo PeaZip 5 foi lançado este fim de semana, tendo sido introduzidas algumas novidades.

peazip_00

PeaZip é um compactador que suporta os formatos 7Z, 7Z-sfx, ARC/WRC, BZ2/TBZ2, GZ/TGZ, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, split, TAR, UPX, ZIP.

Pode abrir, navegar ou extrair os formatos: ACE, ARJ, CAB, CHM, COMPOUND (MSI, DOC, XLS, PPT), CPIO, ISO, Java (JAR, EAR, WAR), Linux (DEB, PET/PUP, RPM, SLP), LHA/LZH, NSIS, OOo, PAK/PK3/PK4, RAR, WIM, XPI, Z/TZ.

peazip_01

Além destas vantagens o utilizador pode contar com uma ferramenta de encriptação, uma de divisão/união de ficheiros, remoção sem recuperação, comparador byte a byte para uma compactação/descompactação exacta e segura e outras características já mais afastadas do plano principal. Além disso tem ainda à sua disposição uma versão portátil da ferramenta.

peazip_02

Novidade do PeaZip 5
  • Entrada Bookmarks foi movida para a primeira posição no menu de navegação
  • Adicionado Menu History
  • Sistema de configurações foi simplificado e reorganizado
  • Pesquisa na Web foi melhorada
  • Adicionado suporte para novas extensões.
Como instalar o PeaZip 5 no Ubuntu?

Para instalar o Peazip no Ubuntu, basta aceder à página de download do projecto e obter o ficheiro .deb.

peazip_03

Tal como referido, esta aplicação é uma das melhores e mais completas para compactar e descompactar. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.

altLicença: GNU
altSistemas Operativos: Windows/Linux
altDownload : Escolha aqui a sua versão
altHomepage: PeaZip

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Correia
    Bruno Correia

    E compacta para formato RAR?

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Pelo que é dito na notícia e no site do PeaZip, pode descompactar RAR, mas não os pode criar.

    2. Avatar de Ramiro
      Ramiro

      Pois mas a pergunta é se “compacta” para RAR. Descompactar, realmente descompacta, agora compactar é que não vejo escrito no artigo, nem no website do programa. Portanto, penso que a resposta ao Bruno será Não. Mas posso estar errado.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Bruno,

      Descompacta..mas não compacta.

    4. Avatar de mokito
      mokito

      Bruno Correia, Descomprime ficheiros em RAR mas não os cria. tem capacidade de os ler, extrair mas não de os criar.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Se leres com atenção a notícia vês em mais que um local a referência a ficheiros RAR.
    Não faria sentido um compactador/descompactador que não reconhecesse ficheiros RAR, um dos métodos mais utilizados, conjuntamente com o zip.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mas pelo que percebi pelo post, é que suporta a extracção do formato RAR, mas não suporta a compactação para formato RAR conforme o Bruno Correia mencionou…

    2. Avatar de brósio
      brósio

      E que tal ler bem a notícia e a pergunta do Bruno, antes de dizer que os outros devem ler bem?

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Aplicação limitada pelo facto de não poder compactar em RAR, sendo este o formato mais utilizado.
    Continuarei a usar o winrar que acaba por ainda ser a melhor solução no mercado.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Com tantos formatos disponíveis, precisas mesmo do RAR?

      Não acho que o RAR seja o formato mais utilizado. Sem dados fiáveis, parece-me que o formato mais utilizado é o ZIP.

      1. Avatar de André Serrano
        André Serrano

        Posso dizer que o único formato que utilizo é mesmo o .rar, aliás se fores um amante de música e procurares por música em diversos sites descobres que o .rar é mesmo o único formato utilizado.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Devo ser eu que ando distraído:

    http://peazip.sourceforge.net/free-rar-create.html

    Há uma forma de criar ficheiros rar, a peazip esclarece como. Mas de facto não HÁ NENHUM SOFTWARE GRATUÍTO QUE CRIE RAR, excepto….. leiam o link!

    1. Avatar de brósio
      brósio

      Mas isso já implica uma “configuração”, pequena mas é necessária. No winrar, p. ex., não é necessario andar à procura do rar.exe. Ele já está instalado e “configurado” para que o winrar o use.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim claro, mas como é evidente é isso que se espera do programa proprietário que cria os ficheiros rar 🙂

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Muito bem. Está visto que as cláusulas impostas por alguns fornecedores de aplicações limita claramente a liberdade dos utilizadores. Por isso é que eu gosto das aplicações open source. Não nos limitam nestes termos. O código está disponível para que cada um, dentro dos seus conhecimentos, possa criar, utilizar e desenvolver aplicações e algoritmos.
      Enquanto houver aplicações open source que façam o mesmo que outras proprietárias irão ter sempre a minha prevalência de utilização.

    3. Avatar de brósio
      brósio

      E já agora,
      “HÁ NENHUM SOFTWARE GRATUÍTO QUE CRIE RAR”
      Isso não é verdade. O que é dito nesse link da peazip é que não existe software livre que crie ficheiros rar. Uma coisa é ser livre, outra é gratuito.
      Se descarregares o winrar da net, de forma totalmente legal, não pagas nada para o usar e criar ficheiros rar. Logo é gratuito.

  5. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Encontrei uma grande limitação em relação a por exemplo o 7Zip: quando extraímos um ficheiro, alteramos o ficheiro e tentamos fazer update do ficheiro no arquivo, ele coloca sempre o ficheiro na raíz, isto apesar de fazermos o drag-and-drop numa pasta do arquivo.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Se consegues reproduzir este problema sempre reporta-o em https://code.google.com/p/peazip/issues/list

      Só reportando os erros é que os programadores os podem resolver

  6. Avatar de Ambrósio
    Ambrósio

    Mas sou o hipster que usa e acha que 7-zip é dos melhores?

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Para mim o 7zip também é o melhor. No entanto, esta aplicação também utiliza o algoritmo do 7zip e possui mais funcionalidades. Para simples compressão, 7zip é a minha aplicação.

      1. Avatar de R
        R

        7z aqui tb!
        para mim, dos mais completos e mais completo que este peazip.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por aqui também se usa 7Zip…

    3. Avatar de Henrique Dias

      Eu também utilizo o 7Z. Utilizam a versão estável, beta ou alguma das alpha? É que versão oficialmente estável já não há desde 2011.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Eu utilizo a 9.30
        É uma versão alfa mas nunca tive problemas

  7. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Eu uso o Haozip, gratuito, eficiente e compacta em rar.

    http://www.haozip.com/Eng/index_en.htm

    1. Avatar de JL Martins

      Usei 7 zip e depois Peazip e sempre me dei muito bem, no entanto há uns tempos experimentei o Haozip e após ter feito alguns testes comprovei que é melhor a comprimir ficheiros (então nas imagens há uma diferença gritante).

      Desconheço no entanto a possibilidade de comprimir em RAR como fala o José Pereira. Como é que se faz?

    2. Avatar de José Leite
      José Leite

      Realmente o Haozip é muito bom.Vi aqui no PPLWARE,num artigo escrito há uns tempos sobre descompactadores e alguém falou nele.Pois olhem,até hoje é o único que tenho.É incrível.É,de facto,o melhor.

  8. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    O problema que tenho com todos estes softwares é que são muito mais lentos a descompactar que o winrar, é verdade que são gratuitos, mas…

  9. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    winrar

  10. Avatar de TR
    TR

    Não percebo a obsessão por winrar. Cada um usa o que quer mas usar algo que não é gratuito só porque sim… porque se consegue descarregar da Net, parece-me pouco defensável. “Não me vejo a pegar num carro que encontre estacionado com a chave na igniçao só porque está ali disponível”. Shareware não é freeware. Taxas de compressão superiores?… Se diferenças de meia dúzia de Mb forem relevantes… Tudo bem. Volto a dizer: cada um faz o que quer. Por aqui usa-se 7z mas é sempre bom conhecer outros.

  11. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    7-Zip já não tem uma versão estável desde 2010, já não é algo aconselhável de se usar, enquanto que winrar ainda vai lançando todos o anos. Só precisei de usar o 7-Zip para descompater extenções .001 .002 etc, porque de resto para rar, zip o winrar chega muito bem e ainda é o melhor.

  12. Avatar de Nosferatu Arucard
    Nosferatu Arucard

    E acabei de compilar o PeaZip para Linux ARM!