Para tudo! O novo Linux Mint 19.2 “Tina” já está disponível

63 Comentários

Acabou-se finalmente a espera, pois, chegou uma nova versão daquela que é considerada uma das mais fantásticas e completas distribuição da atualidade, o Linux Mint.

Esta versão está disponível com os ambientes gráficos Cinnamon, MATE e Xfce e para as arquiteturas de 32 e 64 bits. Está na hora de parar tudo o que está a fazer e instalar já o novo Linux Mint 19.2 “Tina”.

Para tudo! Chegou o novo e fantástico Linux Mint 19.2 "Tina"


O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também macOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

No geral esta distribuição oferece tudo o que o utilizador precisa. Tudo é pensado e desenhado ao pormenor tal como acontece com sistemas operativos que são mantidos por grandes empresas. Desde os ícones, aos Wallpapers, passando pelos menus…. o Linux é das distribuições mais amigáveis do utilizador e das mais populares…e não lhe faltam atributos.

Esta distribuição traz também um instalador bastante intuitivo sendo muito fácil a sua instalação a par do Windows.

Para tudo! Chegou o novo e fantástico Linux Mint 19.2 "Tina"

Quais as novidades do Linux Mint 19.2 “Tina”

Esta nova versão é baseada no Ubuntu 18.04.2 LTS (Bionic Beaver) e está disponível com os ambientes gráficos de trabalho Cinnamon 4.2, MATE 1.21 e Xfce 4.2. A versão do kernel o Mint 19.2 é a 4.15.

O Linux Mint 19.2 “Tina” inclui várias melhorias relativamente ao desempenho e oferece a melhor experiência aos utilizadores.

Para tudo! Chegou o novo e fantástico Linux Mint 19.2 "Tina"

Numa próximo artigo iremos ensinar a instalar esta nova versão e conhecer mais novidades. Estejam atentos aos próximos artigos.

Linux Mint 19.2 “Tina

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pára tudo!!! Juntam a multidão toda e é apenas, mais uma distro linux a juntar as 9999999 existentes com 0 novidades que realmente interessam. Mudam um icone e pumba uma nova distro…linux nunca sairá disto.

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Se estivesses atento aos desenvolvimentos e/ou utilizasses esta distribuição (quando digo utilizar, é utilizar mesmo.. e não instalar brincar com configurações e abrir o Firefox) ias ver que não é nada disso.
      Para mim continua a ser das melhores distribuições Linux de sempre.
      Já uso à 10 anos e nunca me deixou mal.
      Super estável e completa.

      1. Avatar de David
        David

        Aqui no Brasil, o correto seria escrever:

        “Já uso há 10 anos…”

        Aproveitando, gosto muito deste sítio e gostaria de ver um canal seu no Youtube, no estilo do DioLinux.

        Melhores cumprimentos de Belém – Pará – Brasil.

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Oops.. my bad

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não só no Brasil, como em Portugal também…

      2. Avatar de Antoniel Souza Ribeiro
        Antoniel Souza Ribeiro

        Se rodar meu Fligth Simulator X e o Kodi eu instalo…

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      É uma distro muito boa e merece o destaque que o artigo dá a ela. Alipas, gostei muito do artigo, trata-se de uma boa notícia e de grande interesse para quem utiliza ou se interessa pelo Linux. Imagino que quem não se interessa por Linux nem abriu a página do artigo.

      1. Avatar de Theneus
        Theneus

        Esta distro e seus desenvolvedores merecem respeito… já pararam para pensar que fazem o que fazem e ainda disponibilizam sem cobrar nada..

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Eles não merecem assim tanto respeito, brigam entre si que nem cão e gato e ainda por cima não fazem marketing pesado da distro, abandonam as redes sociais como o blog, o Twitter… Precisam está mais da mídia… Melhorar o site, modernizar a distro, atualizar a logo, mudar a cara do site, parece que parou nos anos 2005.

          1. Avatar de fernando
            fernando

            twitter? isso é das corporações,,, já temos o Mastodon, no #fediverse ! assim como o peertube e o diaspora, webzilla.. etc. no universo federado,,, open sorce!

    3. Avatar de Cleber
      Cleber

      Concordo que o titulo ficou forcado demais mas diacordo totalmente que as sistros não tem mudanças, primeiramentwle o linux existem varias sistros pois cada uma tem o seu proposito e uso, então nada mais justo e muito melhor que ter um sistema genérico que é utilizado pra tudo, jogos, edição, internet , pegar virus, etc. O que não posso deixar de escrever aqui e que o amigo deve ter um smartphone ou com symbiam ou com WP, porque senão estas a utilizar um smartphone com kernel linux ou ate mesmo unix, que nos últimos tempos estão cada vez mais avançados em recursos e mudanças. Antes de falar asneira compare.

  2. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    À quem possa interessar.:

    Pré-requisitos de instalação

    É preciso que tenha no mínimo 512MB de memória RAM, para XFCE (1GB para um uso confortável).
    É preciso que tenha no mínimo 1Gb de memória RAM, para MATE (2 GB para um uso confortável).
    É preciso que tenha no mínimo 2Gb de memória RAM, para CINNAMON(4GB para um uso confortável).

    No mínimo 9GB de espaço no HD. Para um uso confortável, recomenda-se 20GB de espaço.

    Placa de vídeo que suporte uma resolução 800×600. …

    Uma porta USB ou um DVD drive.

    Forte abraço.

    1. Avatar de Cleber
      Cleber

      Diferente da amiga janela que pq utilizar hoje em dia de forma confortável você tem que ter pelo menos 8gb de RAM e uns 40gb de hd

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Uma distribuição que não interessa a ninguém.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Interessa a mim. Então, mesmo que não interesse a mais ninguém, o que está longe de ser o caso, o simples fato de haver um alguém interessado já torna sua afirmação falsa.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Para quê utilizar algo com tantos bugs? Para que usar uma distro em que a app store que contem programas menos recentes ( mais de 1 ano de atraso)?

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Bugs há em todas.. no entanto, até ao momento ainda não encontrei nenhum que me impedisse de usar seja o que for.

          Quanto aos programas não sei. A maior parte costumo baixar dos sites oficiais.

        2. Avatar de Ademilson
          Ademilson

          Caraca mano não vi tanto assim não, só dois na vdd, um do som q depois de reiniciar a interface funcionou perfeitamente, e outro q eu mesmo causei , após entrar por USB e redimensionar o swap não reconheceu mais o swap. Utilizo em edição como Ryzen por
          aproximadamente um ano… sinceramente estou comentando pq pra mim aparentamente está difamando sem porque..ou essas novas versões estão boas

        3. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Tem programas menos recentes porque o Mint é baseado nas versões LTS do Ubuntu. Se queres algo super atualizado, usa o Arch Linux.

          1. Avatar de sra. Pia
            sra. Pia

            Como vocês aguentam viver preso no passado, sem está a parte das ultimas tecnologias e novidades? Vivem com medinho de usar programas mais recentes por medo de quebrar vossa distro. No Windows ninguém tem esse medo. Beijos!

        4. Avatar de Daniel
          Daniel

          Use uma distro bleeding edge como o Manjaro, opte pelos snaps e flatpaks se quer atualização.
          Ninguém te obriga a usar apenas o Mint. O Mint é designado para ser estável, forte e para novatos no Linux.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Por acaso é a minha distro favorita e uso-a como SO principal do meu portátil 🙂

  4. Avatar de André Flores
    André Flores

    faltou um 9

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “Está na hora de parar tudo o que está a fazer e instalar já o novo Linux Mint 19.2 “Tina”.”, Porquê?

  6. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    PP, onde está:
    – “o Linux é das distribuições mais amigáveis “, deves querer dizer “o Linux Mint é das distribuições mais amigáveis “;
    – “Numa próximo artigo iremos ensinar”, deves querer dizer “Num próximo artigo iremos ensinar”

    1. Avatar de Chauke Stephan Filho
      Chauke Stephan Filho

      Não pisem na Última Flor !!

  7. Avatar de marcio
    marcio

    Mano pra que isso? Se fosse um mac os mojave vindo pra desktop beleza esse alarde. Mas é só mais uma distro entre ⁹999999999999999⁹…

  8. Avatar de Alexandre da Silva
    Alexandre da Silva

    Linux mint é limitado pois alguns programas e drivers de dispositivos não instalam nele corretamente.

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    “Esta distribuição traz também um instalador bastante intuitivo sendo muito fácil a sua instalação” , que pode ser usado por toda a gente que saiba ler e ainda lhe dá a opção de ler esta notícia na internet ao mesmo tempo. Claro que tem de ser rápido pois a instalação também o é, sem ter de se preocupar com drivers.
    Quanto à instalação do Windows, onde é que pára a chave do mesmo e ainda tem de o ativar, esperar e esperar até que esteja pronto depois de reiniciar umas 3 vezes depois das atualizações e depois ainda retirar todas as opções de telemetria e outras coisas que não interessam para nada… comentários para quê?

  10. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Instalei o Mint há dois anos atrás, muito intuitivo e bonito mas voltei usar o Xubuntu ,por achar ele mais leve e enxuto.
    Porém tive problemas duas vezes no grub com esse Lts18.04, vou testar o MX Linux, mais antes vou dar uma olhada no Mint.
    Forte abraço

    1. Avatar de Cleber
      Cleber

      Teste o deepin se quer que seja leve e enxuto.

      1. Avatar de João Gabriel
        João Gabriel

        Obrigado pela sugestão, mas Deepin não.
        Forte abraço

  11. Avatar de Roger Klein
    Roger Klein

    Olá amigo, instalei essa distro em um laptop ACER com 8GB de RAM e um core I5, porém leva muito tempo para iniciar, está levando em torno de 4min o boot, já pesquisei e não achei o erro, será que poderias me ajudar?

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Já experimentaste com outra distro?
      Se acontece o mesmo, o mais provável é estar com problemas no disco.

      1. Avatar de Roger Klein
        Roger Klein

        Sim tentei instalar o Ubuntu e não instalou corretamente, não sei se foi algum erro do pendrive ou da imagem. Havia instalado o Deepin, mas ficou dando problemas, tentei agora de novo por ter outra versão com melhorias e correções de bugs, mas só dá erro de instalação.

        1. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Se ele nem instala, é bem provável que seja o disco. Se tiveres um HDD (disco mecânico) tenta ouvir algum barulho tipo “tic tic” de dentro do PC. Se tiveres um SSD ele pode estar no fim de vida útil.
          Se for preciso comprar um disco novo opta sempre por um SSD, o desempenho melhora muito.

          1. Avatar de Pedro Fonseca
            Pedro Fonseca

            Ah, podes sempre tentar refazer o download da distro e tentar com outra Pen. se não tiveres uma de 8GB é baratissima.

          2. Avatar de Roger Klein
            Roger Klein

            O mint instala sim, só o Ubuntu que deu problema e o Deepin que não instalou, eu tenho várias pendrives aqui e vou tentar com outras para ver se funciona, mas a questão de demorar para inicializar deve ser outra, o note é praticamente novo, tem 1 ano de uso, quando instalei o deepin pela primeira vez funcionou até um tempo, depois começou a travar e dar erro, então troquei pelo mint, que desde logo ficou demorada a inicialização. HD é mecânico, não tem espaço para outro HD, ou ssd, caso contrário instalaria, e não sei se o laptop suporta o SSD padão M2, vou verificar isso. Eu vi em algum lugar para mudar uma configuração no setup da bios, mas quando entro no setup não consigo modificar, me parece que o fabricante deixou bloqueadas algumas opções da bios, vou dar uma olhada se acho qo que era e posto aqui. Desde já muito obrigado pela atenção.

          3. Avatar de Roger Klein
            Roger Klein

            eu lembrei qual configuração de bios mudar, eu vi pessoas falando para mudar o SATA de AHCI para IDE que resolveria o problema, mas esta opção está bloqueada na bios do laptop, não consigo modificar.

    2. Avatar de João Gabriel
      João Gabriel

      Saudações,você tá usando a versão de 64 bits? Esse tempo de boot não é normal.
      Tente instalar novamente e faça a partição /boot separada , 500 MB é suficiente.
      Boa sorte,forte abraço.

      1. Avatar de Roger Klein
        Roger Klein

        Olá, sim estou utilizando 64 bits, vou tentar fazer essa partição pra ver se dá certo, obrigado pela dica. Abraço!!

  12. Avatar de Sousa
    Sousa

    Não instalem essa bodega. Optem pelo W10 que ficam muito mais bem servidos, livres de bugs de dores de cabeça. As distribuições Linux são as responsáveis pela quebra de 80% dos laptops e 10% de desktops dos utilizadores.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Números bonitos. Onde estão as provas? E o Windows 10 é tão bom que apaga os dados dos utilizadores com os updates.
      Deixa lá as pessoas usarem o que quiserem.

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Vou deduzir que isso seja sarcasmo

    3. Avatar de Roger Klein
      Roger Klein

      kkkkkk, que piada, conta outra que essa já acabou a graça.

    4. Avatar de Ademilson
      Ademilson

      Kkkk…nada ver , estes números estão ao contrário, quem precisa de ajuda por causa do sistema e recorre a mim, sempre usa Windows, kkk

    5. Avatar de Roni
      Roni

      Rapaz, que viagem.

    6. Avatar de Cleber
      Cleber

      Linux quebra os aparelhos? Que viajem essa mano. At na azure da M$ mais da metade dos server são linux kkkkk. O maluco ta delirando.

    7. Avatar de Wagner
      Wagner

      Que besteira.

  13. Avatar de Fernando Dantas
    Fernando Dantas

    Desculpem mas a versão disponível é a versão BETA. No site deles ainda não está disponível a versão 19.2 final

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Verdade. Não deviam divulgar algo que não foi oficializado. Apesar de já se encontrar nos mirrors, não quer dizer que possam vir a alterar o ISO

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Isso normalmente demora… é estranho, mas demora.

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Pelo que li já é a versão final, apenas fazem o lançamento oficial mais tarde, para dar tempo que todos os mirrors tenham essa versão.

  14. Avatar de Dan
    Dan

    Só não funciona a minha placa wi-fi da Foxconn, estou usando via Tethering internet, já tentei de tudo, mas nada. Fora isso é excelente mesmo. Mas acho que vou migrar para outra Distro.

  15. Avatar de Dan
    Dan

    Só não funciona a minha placa wi-fi da Foxconn, estou usando via Tethering internet, já tentei de tudo, mas nada. Fora isso é excelente mesmo. Mas acho que vou migrar para outra Distro.

  16. Avatar de Claudio
    Claudio

    Vcs q são pré ou semi programadores ou coisa assim, saibam q sou usuário windos à anos de programas básicos q substitui dentro do Windows por programas open source, q embora precisem sempre atualizar me atendem perfeitamente. Agora estou usando os mesmos programas open Soure dentro do Linux Mint e a experiência tem sido mais do que satisfatória e gratuita, sem mensagensinhas mercenária na tela.

  17. Avatar de informado
    informado

    Quando tiver uma versão com LXDE talvez experimente. Continuo com o meu Fedora

  18. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    As coisas que questiono sobre as distribuições linux, que dificilmente encontro resposta, se usa o kernel mais recente?? ou se inclui os drivers mais recentes??
    Porque tenho um portatil arrumado que funciona mal o windows 10 e apenas suporta UEFI. A unica Distribuição linux que funciona bem é a versão diária do Ubuntu 19.10, com os outros não funciona o Wifi, o audio apenas funciona com os fones, e tem problemas de detenção de carregamento, ou seja não carrega (eu sei que é estranho, mas acontece mesmo).

  19. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Para…onde?
    O A.O. além de não ser obrigatório, permite-nos pensar o que vamos escrever e como para não parecermos brasileiros à procura de de reconhecimento. Pára é pára, não é para ficar a fazer figuras de modernos.
    Evoluir sim, deve-se, agora mudar só por mudar…
    Pela enésima vez, só os brasileiros é que abrem naturalmente as tónicas às vogais, nós por cá enquanto estivermos neste hemisfério e continente, continuamos a precisar de saber quais as vogais que devem ter a tónica aberta.
    E repito, o A.O. não é obrigatório, senão meu caro quando fosse caso disso estarias aqui a falar em fatos em vez de factos. em escanear em vez de digitalizar, em acessar em vez de aceder….
    E já agora, sem o”p” em Egipto, os naturais de lá, passam a ser… Egícios? Os historiadores, investigadores, etc. dessa civilização, passam a Egitólogos…?

    1. Avatar de Vítor M.

      Nossa Paulo, esse caminho é tão apertado. Quer mesmo ir por aí? Nós sofremos dos acordos ortográficos desde… sempre 😉 se não ainda andaríamos por aqui a escrever commércio, pharmácia, etc…

      Perca aqui uns momentos http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo-historia e veja tudo quanto veio com os acordos que o nosso idiona sofreu.

      Cump.

  20. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    E desculpem estar aqui com um assunto aparentemente off-topic, mas ainda ontem vi algures, um indivíduo com formação superior a escrever “tive-se”, nem existe. Em notícia de rodapé da SIC notícias, sobre o lançamento do S.O. da Huawei, lia-se sistema operacional (é bom que se saiba que está operacional) mas é operativo que se diz.
    Começa a ser preocupante esta espécie de cancro que está a atacar a língua portuguesa.
    Vale-me porém a crença de que tudo o que é imposto, que é forçado, quase prepotente, trem sempre o mesmo fim, acaba por ser esquecido.
    Não sou contra a maneira como os brasileiros escrevem, mas então e os PALOP (paises africanos de lingua oficial portuguesa) foram consultados sobre alguma coisa? a L.P. é tanto nossa como deles, mas acho que deveriam ter sido todos consultados. Evitavam-se algumas figuras ridículas.

  21. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Já tinha visto esse resumo, falta aí dizer muita coisa. Isso não passa de um apanhado histórico sem contexto nenhum.
    Falta dizer que desde os anos 70 que começou a pressão dos lobbies das editoras. E só isso, mais nada mesmo, provocou que se quebrasse a evolução, convergência natural que qualquer língua tem. Começou-se a forçar as coisas, por isso tanta discussão há hoje em dia.
    Quanto aos exemplos que deste, “pharmácia” “commércio”, não estiveste atento ao que escrevi, eu disse que não concordo com mudar por mudar, evoluir sim, em absoluto.
    É que há uma coisa muito simples nessa equação, as pessoas para aceitarem mudanças, têm de as compreender. Por essa razão, por falta dessa compreensão, se vê tanto erro a todos os níveis. As pessoas dão por elas a pensar como se escreve(devido a essa imposição) deixou de ser um processo natural.
    Já vi na TV coisas como “chegas-te” em vez de chegaste, “tava” em vez de estava, um erro muito comum “tive” em vez de estive, mas “tive” também é uma conjugação do verbo ter.
    Querer fazer com que se aceite o A.O. tudo bem, mas ao menos eduquem as pessoas, dêem-lhes formação correcta. Haveremos de lá chegar, mas sem imposições, sem obrigações. Naturalmente….

  22. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Para mim (que não percebo patavina de Linux) Mint é das distros que melhor consigo utilizar (versão xFce quando tinha o Pentium 4 a bombar)…