OS4 OpenLinux – Um das distros Linux mais fáceis de usar

20 Comentários

…baseado no Ubuntu e Xfce como ambiente gráfico de trabalho

Desde 2005, ano em que Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd anunciaram o Ubuntu, muitas foram as distribuições Linux que começaram a surgir. Muitas destas distribuições têm como base o Ubuntu, aproveitando a simplicidade e versatilidade da mesma.

Quando se pensa em Ubuntu + Xfce, o primeiro nome que surge é o projecto Xubuntu. Hoje vamos conhecer um projecto idêntico que dá pelo nome de OS4 OpenLinux.

os_00

No início do mês, Roberto Dohnert anunciou o OS4 OpenLinux 13.5, uma distribuição user-friendly baseada no Ubuntu e com uma versão personalizada do ambiente gráfico de trabalho Xfce. O OS4 OpenLinux é considerada uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, oferendo ao utilizador uma interação muito simples e inteligente.

os_01

A versão  OS4 OpenLinux 13.5 trouxe até aos utilizadores um conjunto de novas funcionalidades, actualizações  e também algumas novidades nas aplicações das quais destacamos:

  • Arista Transcoder
    • Para conversão de vídeo
  • Pesquisa de ficheiros e directórios é agora muito mais rápido e inteligente.
  • Firefox 22
  • Thunderbird 17.0.7
  • Day Planner 0.11
  • Clementine 1.0.1
    • Este é agora o player por omissão e possui suporte para transferência de ficheiros do iPad, iPod,Kindle Fire, etc
  • QTransmission 2.51

os_02

Ao nível dos repositórios está também disponível o LibreOffice 4.0, o KDE 4.10 entre outras novidades. Ao nível de requisitos mínimos eta distribuição não necessita de grandes recursos ao nível do hardware, podendo ser usada apenas uma máquina com um processador a 1 Ghz e 1 GB  de memória RAM.

os_03

Esta distribuição oferece um desempenho muito interessante, mas experimentando a mesma em modo live-cd. Para quem pretende ter o poder do Ubuntu e a simplicidade do Xfce  então esta é uma distribuição a ter em conta. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

altDownload: OS4 OpenLinux
altHomepage: OS4 OpenLinux

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vítor Moreira
    Vítor Moreira

    Boas.

    Os links fornecidos apontam para o Fedora19 e não para o OS4.

    Cumps.

  2. Avatar de DoContra
    DoContra

    «Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

    Download: Fedora 19 Schrödinger’s Cat

    Homepage: Fedora Project»

    É impressão minha ou há aqui qualquer coisa trocada? 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      O Pinto baralhou-se todo 😀 estava a pensar nas bicicletas holandesas 😀

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh…contei 19 bicicleta…meti Firefox 19 🙂

        1. Avatar de Headbanger
          Headbanger

          Pedro Pinto, faça um post sobre o Snowlinux!!!

          Abraço!

  3. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Boa tarde…

    …qual é a diferença deste para o Xubuntu?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O cheiro…

      1. Avatar de joao
        joao

        AHAHAH top xD (spam sorry)

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Assim de repente, talvez o software (aplicativos) instalado.

      Segundo http://www.webupd8.org/2013/04/xubuntu-1304-available-for-download.html, «Default applications included in Xubuntu 13.04: Firefox 20, Thunderbird 17.0.5, Pidgin 2.10.7, Transmission 2.77, XChat 2.8.8, GIMP 2.8.4, Thunar 1.6.2, Catfish 0.6.3, Gnumeric 1.12.1, Abiword 2.9.2+svn20120603, Xfce4 Terminal 0.6.1, Parole 0.5.0, Gmusicbrowser 1.1.9, gThumb 3.0.2, Simple Scan 3.6.1, Ristretto 0.6.3, Xfburn 0.4.3, Gigolo 0.4.1, Mousepad 0.3.0 and Ubuntu Software Center 5.6.0, all on top of Xfce 4.10»

      1. Avatar de Fernando Jorge
        Fernando Jorge

        Pois… as aplicações, percebo que possam diferenciar alguma coisa, mas ao nível do sistema operativo em si, há algo que os distinga?

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Não. O sistema operativo é o mesmo (Linux). Poderá haver diferenças no modo como ele é “apresentado” mas o “ambiente” é o mesmo (Xfce). Mais ícone menos ícone, basicamente é o mesmo. Ou seja, o que se faz num faz-se de igual modo no outro. Falando em termos de Windows, é como se aplicasse uma skin diferente na mesma versão.

          1. Avatar de Fernando Ferreira
            Fernando Ferreira

            OK!! Era mais ou menos o que eu julgava.

            Thanks!

  4. Avatar de Vladdrac
    Vladdrac

    Olha a boing ball do Amiga…

  5. Avatar de Valdemar
    Valdemar

    Cada dia que passa mais me convenço, não existe distro melhor que Arch Linux. tem aquilo que eu quiser. e para os preguiçosos existe o Bridge Linux. um dia publico uns tutoriais.

    1. Avatar de DoContra
    2. Avatar de Simao
      Simao

      Sempre achei o Bridge um projecto “por acabar”, homepage confusa, falta de documentação, interface estranha, bugs nas actualizações. No entanto o Manjaro sem nunca ter saído de versões alpha tem um aspecto muito mais “polido”, diria quase mesmo profissional, seja em ambiente Xfce, Mate ou Openbox que foram os que testei até agora.

      1. Avatar de Valdemar
        Valdemar

        sabes muito pouco do que falas nao sabes?

        1. Avatar de Simao
          Simao

          ?????? http://millertechnologies.net/docs/README.html Isto é a documentação “oficial” do site… aqui está um óptimo exemplo daquilo que digo.

        2. Avatar de Simao
          Simao

          Felizmente há quem saiba mais do que eu e tenha exactamente a mesma opinião: http://mylinuxexplore.blogspot.pt/2012/12/bridge-linux-201212-review-arch-bit.html

          “I downloaded 32 bit versions of all four but could run only three – the Gnome 3.6 won’t boot to a GUI and failed every time I tried.”
          “. I really liked the KDE version, KDE 4.9 looks damn smashing but where the hell restart/shut down buttons go? ”
          “Bridge doesn’t simplify Arch enough for a newbie and it takes a bit of Linux knowledge to get going on bridge. Manjaro is better for a newbie.”

          1. Avatar de PT
            PT

            Meus amigos o grande problema aqui é que são muito poucas pessoas as que sabem e realmente conseguem tirar partido das aplicações existentes nas mais diversas distros que existem de Linux. Cada vez tenho mais a certeza que alguns utilizadores não fazem ideia do que é o sistema Xfce, Gnome, Kde, Mate, etc… e depois baralham-se todos quando se fala em qual é o “melhor linux”.
            P.f. não me levem a mal mas cada um é que tem de ver quais as necessidades que teem quer em termos de software quer em termos de Hardware pq existem muitas distros Linux que exigem bastante do PC e da placa gráfica… o UBUNTU por exemplo.

            E acho que tb não é justo as pessoas escolherem as suas distros com base apenas do aspecto (skin) e pensarem que isso difere as funcionalidade das restantes versões.