Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte III

108 Comentários

Esta é já a terceira parte de um artigo que pretende demosntrar os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux. Na parte I e na parte II demos a conhecer alguns desses locais onde por vários motivos, principalmente por questões económicas, importantes organizações, empresas, cidades, etc, decidiram mudar para uma opção mais económica, aderindo ao sistema operativo open source, Linux.

Quais serão os 10 locais de hoje?

LinuxIII

 

21. ESTADO INDIANO DE TAMIL NADU

tamil

Depois de ter sido posto fora por tácticas de agregação da Microsoft para utilizadores académicos, o estado indiano de Tamil Nadu decidiu distribuir 100 mil PCs aos estudantes. Esses PCs eram para ser vendidos para estudantes pelo preço de 800 dólares, ou seja um desconto considerável em comparação ao valor da venda a retalho. O governo de Tamil pretendia adquirir à Microsoft a licença para windows a um preço de 12 dólares para cada PC, no entanto a empresa americana manteve-se firme nos $57, o que levou o Estado Indiano de Tamil Nadu a migrar para Linux de imediato.

 

22. ESCOLAS DA SUIÇA

suisse

Em Setembro de 2008 a Suiça converteu 9.000 dos seus computadores para Linux, passando a usar o OpenOffice.org e um conjunto de ferramentas de produtividade nos escritórios de Genebra. Mais uma vez, as motivações da Suiça foram os valores de licenciamento.

 

23. BOLZANO (ITÁLIA)

bolzano

A cidade italiana de Balzano, com uma população estudantil a rondar os 16.000, passou a usar uma distribuição personalizada do Linux em todas as suas escolas, no ano de 2005.

 

24. KERALA (ÍNDIA)

Kerala

Segundo indica o artigo da Rediff em Setembro de 2006, cerca de 1,5 milhões de estudantes de 2650 escolas governamentais do ensino secundário, deixarão de usar o SO Windows. Os computadores foram migrados para o software GNU/Linux e os alunos começaram a desenvolver e realizar as actividades educacionais, como as de processamento de texto, através do software OpenOffice.org. Um dos funcionários de uma das escolas de Kerala, indica que a partir de agora o SO open source será o único utilizado para o ensino de informática nas escolas. Kerala procedeu também a um programa de formação de 56.000 professores em Linux.

 

25. ONE LAPTOP PER CHILD

OLPC

O programa One Laptop Per Child é um programa construido à volta do OLPC XO-1 que, segundo a Wikipédia trata-se de um PC de baixo custo, com Linux e que será distribuido por milhões de crianças como parte do projecto Um “laptop” por criança, com especial atenção nos países em desenvolvimento. Mais uma vez, o factor do preço/baixos custos foi decisivo para a implantação do Linux no programa.

 

26. ESCOLAS DO INDIANA

IndianaSchools

O artigo da CRN, de 2006, indicava que em Agosto de 2008 mais de 20.000 estudantes do estado de Indiana, utilizariam Linux, através de um programa de estado para a implantação de baixo custo, e fácil gestão no local de trabalho. Após a migração, tornou-se possível ter um computador por cada aluno, uma vez que, antes da migração os custos de software, por computador, rondavam os 100 dólares, e depois pôde ser reduzido para apenas $5. Quando antes apenas 24 escolas do ensino secundário estavam informatizadas, agora 80 conseguem ter acesso fácil à tecnologia.

 

27. NOVELL

Novell

A Novell é uma reconhecida  empresa de software e serviços, e em 2006 anunciou que estava a migrar toda a sua empresa do SO Windows para Linux, nos desktops dos funcionários. A partir de Abril de 2006, cerca de 5000 computadores tinham sido migrado para o SO open source e em Novembro a migração estaria nos 80%. Esta seria uma mudança ousada e abrangente, numa grande e estável empresa, e demorou mais de um ano para que todo o processo estivesse concluído.

 

28. GOOGLE

goobuntu2

Também a Google é adepta do Linux. O cada vez maior cluster de servidores que o gigante motor de busca utiliza, trabalha com base em Linux. Mas a google não se contentou com o ‘standard’, e preparou engenheiros que inventaram uma versão personalizada do Ubuntu , o como Goobuntu. O SO Linux é usado em servidores e também internamente em desktops.

 

29. IBM

ibm

Além de desenvolver o seu trabalho em Linux, a IBM também o utiliza nos seus desktops e servidores. A empresa lançou um anúncio na TV, em 2006, designado “IBM Supports Linux 100%”. Talvez tenha sido a IBM que, na última década tenha contribuido mais para o crescimento da Linux, tanto a nível financeiro como de desenvolvimento.

 

30.PANASONIC

 

A gigante de electrónica Panasonic, é outra das empresas de renome que utiliza Linux para efectuar alguma das suas operações. Tal como o Serviço Postal americano, a Panasonic também migrou para Linux apenas quando o Windows NT se tornou inadequado, e quando a empresa necessitava de sistemas de correio de voz. Então, invés de pagar licenciamento do Windows NT, os programadores da empresa criaram o seu prórprio sistema baseado em Linux que incorpora tecnologia de correio de voz. Este sistema foi tão bem sucedido que acabou por substituir completamente o SO Windows que foi, desde então deixado de usar.

E assim ficaram apresentados estes 10 novos locais. Como podem reparar, não só as empresas optam para mudar para o SO Linux, como também algumas preferem por desenvolver o seu prórpio sistema baseado em Linux.

A pergunta de hoje é então: Qual a melhor distribuição Linux para vocês? Ou preferiam desenvolver uma diferente?

 

Artigos Relacionados

Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte I

Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte II

Partilhar:
Tags:

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    Falta a “Radio Popular” por cá

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      É verdade, tb já reparei….

    2. Avatar de RaCcOn

      Sim a Radio Popular também usa Linux em todos os seus terminais.

      E desde a algum tempo atrás tem andado em processo de migração do seu software de facturação.
      Software antigo, é baseado em Telnet.
      Software novo é SAP.

      😉

      1. Avatar de RaCcOn

        Esqueci de dizer que a distro utilizada actualmente por eles é OpenSuse.;)

        1. Avatar de Filipe Cartaxo
          Filipe Cartaxo

          E não só, a rede de lojas IKEA, também internamente utiliza o RED HAT em alguns dos seus terminais para acesso dos seus funcionários-
          Se não estou em erro 😉

        2. Avatar de JONNY
          JONNY

          Só pessoal da rp por aqui 🙂
          por cá falo da loja de famalicão relativamente a SAP é uma excelente ferramenta e muito versátil esperemos que venha a estar em todos os pontos informáticos 🙂

          1. Avatar de RaCcOn

            Lol
            SAP é um livro aberto se é que me faço entender, e o facto de ser uma adaptação parece que não faz dele uma tão boa ferramenta de trabalho para os funcionários, o SA permite teres acesso a tudo através de coordenadas e apenas com o toque em teclas, já no caso do SAP tens de andar de lado para lado com o rato a clicar aqui e acolá.

            Por acaso quando soube através do vosso director de operações (José Sala), que iam mudar de sistema pensei que iriam mandar fazer algo a medida com acesso via web-browser…
            Coisa que não se veio a verificar…

            Com isto não quero dizer que SAP é uma má ferramenta, só acho que não é minimamente prático e versátil quanto a Radio Popular necessitaria para ter nos seus terminais. 😉

    3. Avatar de Raul
      Raul

      É verdade…

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Mais um excelente artigo. Parabéns Marisa!

  3. Avatar de so what

    “Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux”
    -> 28. GOOGLE

    O quê? Linux na Google? OMG

    1. Avatar de ETsiyadyug
      ETsiyadyug

      GOS é o sistema operativo da Google baseado em Linux.

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        hummm gos não é da google..

        cmps

        1. Avatar de Nuno Coelho
          Nuno Coelho

          GOS foi a abreviatura para Google OS, deduzo.

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Um dos ataques feitos à Google foi através do Internet Explorer 6 de alguns computadores de funcionários da Google. Aí decidiram “expulsar” o Windows da empresa.

    3. Avatar de Marisa Pinto

      eheh no final de contas estamos todos a usar Linux – mesmo que indirectamente – e nem sabemos.

    4. Avatar de diogo
      diogo

      realmente tens uma certa razao alguns sitios aqui descritos nao obdecem ao titulo.. eu esperaria encontrar linux no google, ibm, e na marinha dos EUA..

    5. Avatar de DansVC

      A Google permite o uso de vários sistemas operativos entre os quais Linux, mas a maior parte usa o MAC OS e uma pequena parte o Chrome OS

  4. Avatar de Jack
    Jack

    Espero que nas proximas partes apareça também a minha casa.
    Aqui também se migrou para Linux…hehehehe

    1. Avatar de Bruno Umbelino
      Bruno Umbelino

      na minha ainda se esta a migrar mas para jogos e windows e entao…acabo por usar pouco linux

  5. Avatar de Anderson Gouveia

    Bom artigo, só falta começar essa revolução em Portugal.

    Faltou mencionar o Brasil, que daria um tutorial de mais de III partes.

    O Brasil impulsionou tanto o Linux como a utilização de Software Livre na França, Espanha, Cuba entre muitos outros. Para além, o Brasil, possui mais de 95% de software livre do governo brasileiro ( sendo uma lei, desenlvolver primeiro e senão conseguir, buscar no mercado).

    Deixo aqui algumas iniciativas dentro de centenas do Brasil. Cursos gratuitos de formação tecnológica.

    http://comunidade.cdtc.org.br/
    http://www.dfjug.org/jedi/index.jsp

    Revista de Software Livre

    http://www.revista.espiritolivre.org/?p=1288

    Parabéns pelo artigo
    Cumprimentos,

    Anderson Gouveia

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Estou contigo!! Imperdoável esta falha…

    2. Avatar de Plinio
      Plinio

      mas nossos congressistas usam windows e mac os, e os que tem ipad aquiriram estes antes mesmos das lojas vende-los aqui. quer dizer, levaram a grana do salario pago por nós para fora… também no governo, a aple tá ganhando muito… veja os assessores dos ministerios… todo mundo com ipad… já o povão compra notebook e netbook com start e como um win 7 piratex para rodar… acho que na india fizeram o mesmo os estudantes que ganharam computadores…

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Iniciativas do governo realmente dão um passo nessa direção.
      Mas se esquecem do mais básico: fazer com que as escolas mais elementares, como aquelas que encontramos em quase todas as esquinas nas cidades, tenham algum profissional capacitado a ministrar Linux. A maioria das escolas no país muitas vezes não têm profissional certificado nem mesmo em Windows e ainda usa programa de forma ilegal para ensinar.
      É preciso material de estudo acessível para formar profissionais capazes, fiscalizar escolas que enganam o povo, e realmente abrir portas para que as máquinas que venham a ter Linux pr-é-instalado, não seja qualquer distrbuição feita apenas para diminuir os custos da máquina, reduzir imposto e incentivar a pirataria. Comprei um computador com Linux e na caixa veio CD do Nero, PowerDVD e até o Norton (tudo para Windows). E isso não é um incentivo para a pirataria? Formata-se a máquina e também a garantia.
      Um passo foi dado, agora falta os demais para terminar o trajeto.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Só um complemento: seu leitor da revista Espírito Livre, e esta sim, tem me ajudado muito.

  6. Avatar de Miguel Augusto
    Miguel Augusto

    muito provavelmente muitos servidores que estão na NFSI Telecom também estão equipados com sistemas Linux 🙂 foi uma visita inesquesivel que tive o privilégio de fazer nas suas instalações 😀

  7. Avatar de Serva
    Serva

    @Marisa ,

    E mais um post magnifico , por acaso não sabia da IBM .

    Cumprimentos

  8. Avatar de ciberjohn

    a Leroy Merlin também Usa. e Há bastante tempo. Reparem bem nos POS’s das caixas.

  9. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    A minha distro de eleição é o ARCH.

    Como o slogan diz é uma distribuição muito simples com um grande gerenciador de pacotes “pacman”.
    Só uso Linux à 2 anos e é o arch quem me acompanha 🙂

    1. Avatar de eu
      eu

      sou mais um, uso arch + openbox e consigo desempenhos a nivel de cpu que nunca antes tive, aconselho a quem já tenha perdido o medo da consola e com a wiki ainda é mais uma razão para usa-lo.

    2. Avatar de Kombo
      Kombo

      O problema é instalar o Arch

    3. Avatar de Gomes
      Gomes

      também eu sou mais um utilizador de Arch Linux mas utilizo o KDE que é simplesmente fantástico a combinação dos dois é um must, quem estiver com medo utilize Chakra Project (Arch for Dummies).

      Marisa parabéns pelo artigo muito bom e que venham mais

      cumprimentos

      1. Avatar de Kombo
        Kombo

        Qual é a forma mais facil para instalar Arch?
        Consegues explicar?

        1. Avatar de eu
          eu

          a forma mais facil é seguir os passos do gui em modo texto depois de aparecer a consola digitas ‘/arch/setup’ depois é o processo normal de uma instalaçao ate bastante simples e rapido de o fazer

          1. Avatar de eu
            eu

            segue isto

            https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide_%28Portugu%C3%AAs%29

            e para programas e afins mais especificos no google baste escrever por exemplo

            “ati catalyst archlinux” e aparece a wiki bastante detalhada sobre o que foi pesquisado é so ler

        2. Avatar de -

          Basta visitares a wiki do Arch.

        3. Avatar de Gomes
          Gomes

          Se tens medo da consola e estás habituado ao Ubuntu o Chakra Project é mais fácil pois utiliza instalador gráfico, e já te trás o KDE instalado.
          Se queres aprender faz como o eu disse e instala o Arch e vais ver como é rápido e simples na wiki deles encontras a resposta a muitas dúvidas, se fores seguindo passo a passo a instalação com o manual do Arch vais ver que é muito fácil, se optares pelo KDE aconcelho o KDEbase trás apenas o KDE basico sem muitos extras depois instalas tu os que queres evitando assim ficar com o sistema bloated

          O melhor é exprimentares, se quiseres podes sempre correr o chakra em livecd e ver a velocidade dele

        4. Avatar de Gomes
          Gomes

          Se tens medo da consola e estás habituado ao Ubuntu o Chakra Project é mais fácil pois utiliza instalador gráfico, e já te trás o KDE instalado.
          Se queres aprender faz como o eu disse e instala o Arch e vais ver como é rápido e simples na wiki deles encontras a resposta a muitas dúvidas, se fores seguindo passo a passo a instalação com o manual do Arch vais ver que é muito fácil, se optares pelo KDE aconselho o KDEbase trás apenas o KDE básico sem muitos extras depois instalas tu os que queres evitando assim ficar com o sistema bloated

          O melhor é experimentares, se quiseres podes sempre correr o chakra em livecd e ver a velocidade dele

          1. Avatar de Kombo
            Kombo

            Pra mim a consola não é problema eu é que nunca me vire muito para o Arch utilizo Debian…mas vou exprimentar não há nd como exprimentar =) depois dou noticias gracias

          2. Avatar de Kombo
            Kombo

            Já testei, testei a versão para I686 gostei do que vi agora a minha pergunta é a seguinte…compatiblidades? codecs por exemplo…reparei que o som foi na boa e a wifi tb…eu com Debian não tenhp stress com nd…será que aki tb ?

  10. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Ora bom dia,

    Gostei imenso desta serie de artigos, confesso que para mim não é novidade nenhuma a utilização de SO Linux nesses locais, a admiração seria era se lá estivesse Windows xD.
    O que me admira é a admiração de tantas pessoas por ver Linux nesses locais, pela experiência (pouca) que tenho e bom senso não é muito difícil de aceitar pois:
    Que SO se utiliza para firewalls genericamente?
    Que SO se utiliza para fazer gestão de redes?
    Que SO se utiliza para gerir cotas de utilizadores?
    etc
    Os terminais podem ser Windows por questões de usabilidade ou compatibilidade com determinados programas, mas as redes informáticas são suportadas maioritariamente por SO Linux, incluindo ISP’s e afins.
    Cumps

    1. Avatar de d0rp
      d0rp

      Porque o que esperas é ver Windows em qualquer lado, sobretudo se se trata de uma empresa.
      Há muitos anos, numa apresentação Sun, estranhei os portáteis serem IBM e o SO ser Windows XP…
      Se as empresas não quiserem mudar, não mudam. Se quiserem mudar, ninguém as impede!
      Windows não melhora a produtividade de ninguém. O MacOSX é a prova que um desktop de sucesso pode ter UNIX por baixo. Acho que o que confunde as pessoas e as impede de mudar para linux é 1) o medo da mudança e de não serem capazes de a gerir 2) a diversidade de distribuições que lhes dificulta a escolha e atrasa a decisão de ir em frente 3) a falta de incentivo; afinal, os PC’s já trazem Windows pré instalado

      A minha distro preferida é CentOS (para servidores). Não tenho nenhum desktop linux actualmente, mas tive redhate durante muitos anos 🙂 Mandriva não é mau, é moderno, tem muitos pacotes, e bom suporte internacional.

      just my 2(euro)cents

      1. Avatar de Daniel Oliveira
        Daniel Oliveira

        Só por preferires CentOD para servidores em vez de Debian já não considero credível o teu comentário =P brincadeira!
        Sim, o facto de o Windows já vir na grande parte de portáteis e Desktops julgo que contribui para a não mudança para outros SO’s, no que toca aos Mac’s acho justificável pois no final de contas é o SO que se paga, agora outros dispositivos não, eu encaro a obrigação de ter que comprar um equipamento já com SO Windows como um roubo, pois afinal de contas estamos a pagar por ele na compra do equipamento. E julgo que em França isso já não acontece, já é possível comprar portáteis mais baratos sem SO.
        Por fim, quanto à variedade de distribuições… estou de acordo, julgo que se existissem distribuições apenas pelo seu “core” e as restantes mudanças poderiam ser adicionadas ou não pelo utilizador, isto no caso de distros domésticas.

        Cumps

        1. Avatar de Fontes
          Fontes

          Em relaçao a teres que pagar pelo Windows na compra do PC, tambem falei disso ha uns dias aqui num topico, porque comprei um EEE PC com windows (que tive que pagar a licença né? –‘) para lhe meter Linux, e segundo os comentarios de varias pessoas, tu podes reclamar e dizer que nao queres a licença do Windows, de maneira a que poupas uns trocos 😛

  11. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Como eu costumo dizer aos “linux hater’s” que vou encontrando; quer queiras quer não, faria-te mais mossa neste momento linux deixar de existir do que windows. Isto porque todos estes serviços que hoje em dia utilizamos passam realmente por este SO, e uma quebra geral destes serviços é bem mais difícil de resolver do que o apenas ‘hater’ passar a utilizar outro SO.

    Por aqui roda ArchLinux, tanto no desktop como no netbook. Instalei uma vez em cada um e desde então (já faz 2 anos pelo menos) que nunca mais tive que formatar estas duas máquinas. Muito estável, muito rápido, pouco bloated, e totalmente configurado a gosto.

    cumps

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não sei, era capaz de ser chato dum dia para o outro 900 milhões (ou 1000 milhões, os números variam conforme as fontes) de PCs deixarem de funcionar.

      E também era capaz de ser chato se 75,2% de todos os servidores por esse mundo fora dessem o berro.

      Digo eu…

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        É um exemplo um pouco exagerado obviamente, mas seria um transtorno considerável.
        Quanto a % de servidores parece-me um pouco exagerada, ainda para mais indicando ao detalhe de casas decimais, já agora deixa a fonte que fiquei curioso.

        cumps

  12. Avatar de d0rp
    d0rp

    É simpático ver artigos publicados em português 🙂 parabéns pela série!

  13. Avatar de Visitante
  14. Avatar de Serumeiro
    Serumeiro

    IKEA tambem lá tem o pinguim 😉

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente artigo 😉
    Eu sempre usei Ubuntu ou derivados. Agora uso o Fedora 15 com gnome3 estou a adorar 😉

  16. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Na proxima edicao podem por no meu telefone tambem se usa Linux… Mas nao sera por muito tempo pois espero adquirir o iOs

  17. Avatar de Jóni Oliveira

    Por acaso até não me admirei muito com os locais onde se utiliza linux. É claro que esta série de artigos desperta interesse, a quem está à procura de achar coisas engraçadas nos S.O.s “concorrentes” eheh

  18. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Ubuntu por aqui, por haver bastante info sobre ele

  19. Avatar de Josnog
    Josnog

    Quando li o titulo, pensava que iam aparecer torradeiras, carros, relógios… Enfim, coisas estranhas para se instalar um sistema operativo. Por isso, para mim o título não liga muito bem com o conteúdo, no entanto o conteúdo está muito bom e já foi ver os artigos anteriores.

    Fedora 15 com Gnome3, Uma maravilha que deviam experimentar com o tema “Smooth Inset”
    half-left.deviantart.com/art/GNOME-Shell-Smooth-Inset-200111295

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      olha as diferenças entre torradeiras dos variados sistemas operativos 🙂 lol
      http://evilrouters.net/2008/03/27/if-toasters-were-operating-systems/

      cmps

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      Qures outro…e que tal um sistema 100% automático para sacar o leite das “Matildes”, acreditam ou não?? 🙂 🙂
      http://www.linuxfordevices.com/c/a/Linux-For-Devices-Articles/Device-Profile-DeLaval-Voluntary-Milking-System/

      isto é que é eficiência, a “Matilde” escolhe quando quer que lhe retirem o leite, e não tem que fazer nada o sistema vai la, lava e limpa o assunto e depois salta a tirar leite.
      Queria ver isto no Windows… chegava lá arrancava logo o assunto ao pobre animal 🙂 .

      cmps

    3. Avatar de @lmx
      @lmx

      queres outro??
      http://www.research.ibm.com/WearableComputing/linuxwatch/linuxwatch.html

      um relogio de pulso a correr linux, e até tem bluethot, e correr…serviços web, OMG, pois é!!!

      cmps

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        digam la que não gostavam de ter o vosso telemovel no relogio:
        será que posso compra-lo, gostava de adquiri-lo…é um CANHÂO!!
        http://www.trl.ibm.com/projects/ngm/wp15_sys_e.htm

        cmps

  20. Avatar de Paulo Cardoso

    Hehe,

    Não se lembram de aqui à uns tempos um “inteligente” deputado do PSD se ter oposto ao uso de Linux no estado com a desculpa de que não era seguro?
    No mesmo dia foi tornado público que o site do PSD corria em linux, assim como 90% dos sites nacionais :D.
    É claro que passados uns dias eles “tiveram” que mudar para Windows 😀 hehehe

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      é mesmo dizer de cavalo para burro , como os partidos de esquerda apoiam muito os sistemas livres, eles tem que estar sempre no contra mesmo que o sistema seja bom.

  21. Avatar de Bruno Cruz
    Bruno Cruz

    Boa tarde a todos.

    Quero dar os maiores parabéns à Sra. Dra. Marisa Pinto pelos excelentes, senão, magníficos artigos presenteados.

    Fiquei deveras surpreendido por ver alguns locais, com na Índia, a impulsionarem o desenvolvimento e uso de software livre. E são países ainda em desenvolvimento! Mas nós, Portugal, como somos um país “riquíssimo” temos que pagar licenças, não entramos nessas coisas de software livre. (eheh).

    Para ser sincero ainda não me dediquei a fundo, a usar exclusivamente Linux como SO. Ainda necessito do Windows para trabalhar.
    Contudo tenho um projecto (ainda em papel), de instalar uma distro de Linux e ter um software tipo media center. Já fiz uma pesquisa do que há disponível, mas não vi muita escolha.
    Este projecto também consistia em implementar segurança e gestão de recursos (iluminação e AC), basicamente seria uma casa controlada por um pc e remotamente pelo utilizador. Vi alguns vídeos no youtube de pessoas que integraram este sistema em casa e sem grandes custos. Na minha opinião há muitas vantagens a nível de gastos em recursos com este tipo de sistemas.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      XBMC. É bem porreiro, e pode ser usado em Windows também, caso queiras dar uma vista de olhos primeiro.

    2. Avatar de Daniel Oliveira
      Daniel Oliveira

      A nível de software desenvolvido não conheço se existe muito software livre, mas eu acabei à dias a minha dissertação em que rondava um pouco isso, e se souberes um pouco de programação, Python ou PHP e um pouco de SNMP ou outro protocolo que dê para controlares os sistemas que queres fazes um software personalizado sem problemas 😉

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        O software desenvolvido é mais que muito, quase nem é preciso procurar que se tropeça em software Open Source. Tudo, mas tudo o que se possa imaginar, há a correr em Linux. Precisei à tempos de alterar umas coisas no servidor de correio por cause do POP e do IMAP e escrevi uns programas em Perl. Aquilo funcionou que foi uma maravilha. Confesso que foi a primeira vez que programei em Perl. No Windows, fica-se logo à partida muito limitado. Não são poucas as vezes que fico “agarrado” por não poder fazer alguma coisa que necessito. No Linux, é muito diferente. Se se tiver um problema há milhões de colegas em todo o mundo dispostos a ajudar, e à borla. No Windows, pagas o couro e levam-tem no fim a pele.

    3. Avatar de Gomes
      Gomes

      existem muitas alternativas para o que queres, não sei qual o estado de desenvolvimento desta distro actualmente mas procura e ficas espantado, eu pelo menos fiquei, a distro é o linuxMCE que se não estou enganado é o kubuntu modificado. Ao instalar podes ligar alarmes, voip, mediacenter e muito mais tudo ligado no computador, controlar luzes e televisão pelo telemóvel, ir do quarto para a sala e a TV desliga-se onde estavas e liga-se onde estás e continua a passar o que estavas a ver, nunca experimentei, apenas vi os vídeos. Achei engraçado porque ela já vem com tudo incorporado

      1. Avatar de Bruno Cruz
        Bruno Cruz

        Foi um desses vídeos que vi no Youtube.

        Porque é que não mais desenvolvimento nessa área?
        Esse distro, LinuxMCE já a tinha visto e estive a estudar um pouco na Wiki disponibilizada mas a ultima actualização remonta ao ano 2009, nota-se pouco desenvolvimento e apoio nesta área.
        Ainda à pouco vi um vídeo do software Moovida for Linux, que me parece bastante bom e bem agradável de interface. Também à para Windows. Deixo já um pedido ao Sr. Dr. Vitor um teste a este media center.

  22. Avatar de Bruno Umbelino
    Bruno Umbelino

    o meu linux de eleicao e LINUX MINT
    http://www.linuxmint.com/

  23. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Aqui na Câmara Municipal de Lisboa temos bastantes servidores com *nix. Os servidores com Windows não se “aguentam à bronca” com o que lhes é solicitado, pois sofrem muito de “fraqueza nas canetas”. Mas podia-se avançar mais, como por exemplo, para os PC’s, sem qualquer tipo de problema. O problema é fundamentalmente a vontade política que acaba por emperrar tudo e obrigar a despesas exorbitantes com os custos das licenças do Windows. Mas estamos em Portugal … por isso … é um atraso de vida. Acredito que 99.99% podia estar em Linux sem qualquer espécie de problemas e a custos bem reduzidos. Com o Linux, consegue-se fazer praticamente tudo. Poderá haver uma coisa ou outra que tenha que ser mesmo em Windows ou outro SO, mas é muitíssimo pouco. Para o utilizador final é igual, nem daria pela diferença.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas..
      Concordo, o problema é que as pessoas que estão a frente do estado estão se pouco marimbando para o custo das coisas…elas próprias estão habituadas a consumir o que é dos outros, não tem grande respeito, para gerir o que é de todos nós, pois não lhes custa, tendo em conta o que mamam…
      Falta sentido de responsabilidade em Portugal, todos nós já vimos pessoas a ocupar cargos políticos sem terem a mínimó capacidade, e quando chega a altura de distribuir responsabilidades porque algo grave aconteceu, na pior e é mesmo na pior das hipóteses…afasta-se a pessoa do cargo, mas esta não cumpre pena pelos danos causados, etc, e não é obrigada a ressarcir o estado português pelos danos que causou…!!
      Ora…a coisa favorece o tipo de atitude que as pessoas tem actualmente, mas também ninguém se queixa, acham que são eles que vão mudar, …sem mais nem menos…??!!

      cmps

      1. Avatar de Miguel Fonseca
        Miguel Fonseca

        Boas lmx, subscrevo e assino por baixo em tudo o que escreveste!

        Num aparte, comecei a utilizar Ubuntu 10.10 desde maio deste ano (3 meses) em dual-boot com o windows 7 e já me desenrasco bem. Sem formação técnica qualificada nenhuma, apenas com a ajuda da comunidade opensource (este site incluído). Ora, se eu consegui, porque é que qualquer pessoa, ainda para mais com formação técnica qualificada (no ca so do estado, paga por nós), não haveria de conseguir?!
        Bem, já falei sobre isto noutro tópico, não me vou repetir!
        Parabéns pelo artigo Marisa! (pela terceira vez)
        Venha a parte IV.

        Cumps.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      +1

      No exército, os nossos servidores (pelo menos os locais de cada unidade) são sempre gerenciados por windows.. Nos queriamos por outra coisa, mas o chefões disseram que ia ficar incompatível com o sistema mãe.. LOL

  24. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    De facto o Unix é deveras mais estável que Windows , muito raramente temos uma maquina com estes sistemas que fique ” freeze ” , menos consumidora de recursos , o que não implica até na maior parte das vezes maior carga gráfica pela customização que os users fazem do Linux , mas raramente como disse encrava , então se estivermos a falar destes últimos Kerneis muito se tem feito para o tempo de boot ser rapidíssimo e o mesmo se passa no encerramento , como se pode verificar maquinas de produção mantém-se durante muitos anos sem a necessidade de serem formatadas , eu falo por mim , faço as maiores barbaridades ao SO com experiências e com instalações de novas aplicações e formato por minha livre iniciativa quando decido fazer uma instalação limpa .

    Uma das coisas que dá uma robustez ao Unix é não ter o maldito Registry do Windows que é uma autentica praga , ao fim de pouco tempo de uso se fores um utilizador que gosta de instalar programas as maquinas por muito poderosas que sejam arrastam-se quer no Boot quer no encerramento e primeiro que fiquem prontas para trabalhar podem bem passar-se uns bons minutos até que So carregue todas as drivers que se foram acumulando no registo do Windows mesmo que já tenhas desinstalado os programas ,e que tenhas aplicações de correcção do mesmo .

    Por razões objectivas escolhi a 7 anos aprender a trabalhar com Linux e desde essa altura fiquei fã , depois veio a sensação de liberdade de instalar os programas sem cracks ou sem teres de pagar como na Apple .

    Quanto a variedade de distros pode como alguns de nós escreveram ser um handicap , mas por outro lado também é desafiante as Distros não são todas iguais temos vários gestores de ambientes de trabalho e tudo isso dá uma riqueza de escolha que mais nenhum SO tem , agora concordo que todas as distribuições tivessem uma mesma fonte de repositórios isso já podia fazer a diferença .

    Outra coisa que poderia ou não ! …. catapultar o Linux é o tão badalado projecto Wayland que iria mexer no velhinho X o controlador gráfico , mas pelo que sei as prioridades não estão para aí voltadas , quanto a mim uma pena .

    Mais uma vez os meus sinceros cumprimentos a @Marisa Pinto pelo seu excelente trabalho na divulgação de um sistema que ao nível domestico ainda tem uma tão pequena penetração e que todas estas acções de divulgação merecem ser enaltecidas .

    Os meus sinceros cumprimentos a todos os participantes .

    Serva

  25. Avatar de AirCrack

    Coitadinho do Windows©

  26. Avatar de Jo§e
    Jo§e

    Mint é uma distribuição muito boa para que está com receio de se aventurar no linux.

  27. Avatar de Alexandre Cunha

    Francamente não compreendo o título “locais onde não esperaria encontrar Linux”. Olhando numa certa perspetiva, revela uma considerável falta de percepção do meio.

    Seria como colocar um título “locais onde não esperia encontrar água” e colocar no topo da lista os oceanos, rios e lagos.

    É interessante revelar locais onde o Linux é utilizado nem que seja para dar bons exemplos e aculturar que está com o seu horizonte limitado pelo janelas.

    Mas por favor, arrangem outro título mais adequado.

  28. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    hora vejam este vídeo made in Portugal sobre o software livre
    “Software Livre: Licença para usar e melhorar!”
    http://www.youtube.com/watch?v=-f8lSeKjiv4

    1. Avatar de Miguel Fonseca
      Miguel Fonseca

      Boas Cmatomic, excelente video para apresentar o Linux, em particular o Ubuntu ao pessoal amigo e não só, até para partilhar nas tão faladas redes sociais de modo a levar o mundo do opensource a muita, muita gente.
      O único senão é ser de 2009, mas bom sub post!

      Cumps.

  29. Avatar de Anderson Gouveia

    Um pouco da história do Linux.

    http://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Ok

    Abraço.
    Anderson Gouveia

  30. Avatar de Anderson Gouveia

    “Inproprietário – O mundo do software livre” é um projeto experimental, trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo dos ex-alunos Jota Rodrigo (Johnata Rodrigo de Souza) e Daniel Pereira Bianchi do Centro Universitário FIEO – UNIFIEO.
    Softwares possuem donos. Para obtê-los, é necessário, na maioria das vezes, adquirir licenças de uso. O código-fonte, a receita do software, não é disponibilizado, o que impossibilita o acesso para consulta ou alteração dos programas. Mas nem sempre foi assim. Fruto do desenvolvimento científico, o software nasceu livre, e passaria a ser mercadoria somente nas décadas de 1970 e 1980, respaldado então pelo Copyright.
    A oposição ao software proprietário surgiria no cenário da tecnologia sob idealização do hacker Richard Stallman, para resgatar a liberdade do compartilhamento de softwares e seus códigos-fonte. Era o Projeto GNU, a origem de um movimento do software livre. Com a grande contribuição de Linus Torvalds, nascia o GNU/Linux, o novo sistema operacional livre, e diversos outros softwares, à tentativa de universalizar o acesso compartilhado à tecnologia computacional.
    Hoje, o software livre está presente em ONGs, orgãos governamentais, empresas privadas e em nossas casas.

    Elenco:
    Roteiro/Pesquisa/Entrevistas/Imagens:
    Daniel Pereira Bianchi
    Entrevistas:

    Aline Freitas
    Cristiano de Jesus
    Eluetério Fernando da Silva Prado
    Jorge Marcelo dos Santos Mendes
    Paschoal Neto
    Sérgio Amadeu da Silveira
    Yros Aguiar
    Edição do Vídeo:

    Aroni Lolo
    Daniel Pereira Bianchi
    Fábio Rogério
    Jota Rodrigo
    Pós-Produção:

    Daniel Pereira Bianchi
    Jota Rodrigo
    Locução:

    Leandro Andrade
    Música:

    “Cat Video” – Blue Man Group
    “Freedom” – (Zack de la Rocha) – Rage Against The Machine
    “Old Things” – Derek
    Orientadores:

    Jorge Grinspum
    Marco César de Araújo
    Orientação de Capa:

    Helena Rugai
    Coordenadora de Projetos Experimentais:

    Paula Veneroso
    Coordenadora dos Curos de Comunicação Social:

    Helena Rugai
    Chefe de Departamento:

    Sandra Nunes
    Reitor:

    Prof. Luiz Carlos de Azevedo
    Informações:
    Tamanho: 302 MB
    Resolução: 720×480
    Frame Rate: 29 fps.
    Qualidade: DVDRip
    Avaliaçao do Áudio: 10
    Avaliaçao do Vídeo: 10
    Vídeo Codec: DivX
    Áudio Codec: Lame MP3
    Idioma: Português / Espanhol

    http://www.megaupload.com/?d=H9BCP8VK

  31. Avatar de Miguel
    Miguel

    A maior “organização” mundial a usar Linux é a própria Internet, sem Linux a Internet como hoje a conhecemos era impossível. Mais de 90% de tudo o que está “por de trás” da Internet corre em Linux.

  32. Avatar de José Bernardes

    As escolas portuguesas também já estão a adoptar um sistema de dualboot com Windows e Linux.

    Embora não seja muito utilizado já é um bom começo!

  33. Avatar de DaniR
    DaniR

    Excelente artigo.
    Já experimentei Fedora e não fiquei fã. Actualmente uso Ubuntu em paralelo com Windows. Depois tenho distribuições apenas para fins académicos como é o caso do debian e backtrack.
    Apesar de reconhecer as vantagens o Linux, há casos em que não me consigo desembaraçar do Windows como é o caso do desenvolvimento usando a .net framework. Mas também como não sou alérgico a nenhum sistema operativo, nem muito menos um “hater”, uso os dois sistemas e escapo-me sempre desse tipo de guerras.

  34. Avatar de eu
    eu

    A worten também usa Linux. Experimentem, naqueles ecras ao pé dos jogos/filmes/musica onde se pode procurar coisas, ficar a carregar com o dedo no ecrã 😉

  35. Avatar de luislelis
    luislelis

    Mais um longo blabla bla meu.

    Bom artigo embora nao seja uma surpresa esta qualidade no pplW.
    Penso eu de que…. deveria ter sido centrado no panorama portugues/nacional de forma as pessoas poderem constactar in loco.
    Tipo a maquina da padaria que tem aqueles programas todos para os bolos e pao he linux. As tvs que temos em casa com aqueles menus todos xpto …linux. O software dos nosso carros linux. Os telemoveis q vcs teem no bolso etc
    Atencao Srs criticos digo linux em vez de “baseado em unix” para nao confundir o pessoal.

    Mas como falei em unix deixem me esclarecer :./.

    O linux nao he um sistema operativo (agora e que me vao matar) he um kernel com base no unix ou seja e a parte interface grafico que da a cara ao unix tipo o pintor do unix…

    He como ir ao cinema e ver um filme com legendas. As legendas sao uma traducao do que a pessoa ouviu podendo por vezes ter sido interpretado de forma diferente ou seja ouve pao mas pode traduzir para carcaca.

    Exemplo do windowsMas para nao ser um chato digamos e nao me alongar era baseado no Dos so letras e numeros q o pessoal perdia a paciencia de decorar os comandos todos.
    Um dia o gates virificou q Apple tinha conseguido um computador giro e q andava a dominar o mercado.

    Resolver falar com o socio e contractaram um pintor para o MS DOS e chamaram ao kernel de Windows e la conseguiram entalar a Apple sim foi o primeiro a aparecer com os computadores a cores com graficos (Foram os primeiros a vestir o Unix).

    O Linus achou q nao tava para pagar a ninguem para usar um computador e resolveu embelezar o seu proprio unix com o kernel linux(na realidade nao foi ele mas fiquemos por aqui vao a wiki)

    Eu comecei com unix e depois apareceu o dos q era um espetaculo na epoca acabei virado para o windows pois libertava o cerebro para a parte creativa nao tendo de me preocupar com comandos do dos que corriam por detras do kernel windos .
    Se istiver errado corrijam (como se fosse preciso dizer lol)

    Quanto ao ter medo de mudar….

    Vai para uns anos q so uso Linux nao por ser melhor mas porque ja consegue chegar ao nivel do windows e em pouco tempo ou seja Facil utilizacao (Como os intelectuais de esquerda gostam de dizer (User friendly).

    Vale mesmo a pena experimentar nao so pelo que se diz mas principalmente por ser gratis (tb existem distros a pagar).
    Se forem jogadores ou comprem uma consola ou esquecam o linux ainda la nao chegou mais por culpa das patentes que pela creatividade.

    Na realidade hoje em dia se nao vos disserem que he linux nem notam. (atencao especialistas nao fazem parte deste filme).

    A unica diferenca sao os nomes dos programas (Basta renomear para ficar com o nome que quiserem tb nao e por ai).

    Mais estavel nao direi o conceito de estavel um pouco relativo.

    O Barco e estavel ate que entra um gordo que….

    Vao para o linux isso experimentem e nao precisam de deixar o windows para ter linux.

    So o descanso de nao pagar e nao ter virus …. rapazes ete os pelos do Rabo batem palmas.

    Para quem nao quer notar a diferenca Zorim.com Ubuntu ja foi bom ate ao 10.04 eu normalmente vejo a Distrowatch.com e experimento tudo o que apela graficamente. (Nao tenho limite de downloads lol)

    Esperem pela parte 2 em breve “O regresso do melga2”

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Só um ou dois apartes. O Bill Gates é um individuo brilhante. No entanto, devo lembrar que o MS-DOS é um SO que teve a sua génese na IBM. Estamos a falar dos anos 80 quando apareceu o PC-IBM com o processador intel 8080 (mais tarde no Intel 8086 e 8088) ou Zilog 8000 se não estou em erro.

      Infelizmente, o desenvolvimento que foi feito em cima do núcleo que tem capacidade de mutex (capacidade de multi tarefa) é todo mono tarefa fazendo com que o kernel seja mono tarefa. Isto é assim porque os programadores iniciais (da IBM) eram bem mais avançados tecnicamente que os programadores da Microsoft. Isso veio a ser corrigido com o Xenix que foi um Unix desenvolvido pela SCO (empresa da Microsoft), sob licença da AT&T.

      O Windows 3.0 que apareceu no MS-DOS 5.0 tem a sua origem no X-Windows (Massachusetts Institute of Technology).

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        A Microsoft comprou o 86-DOS para iniciar o desenvolvimento do que passou a ser designado de MS-DOS, sendo depois licensiado ‘a IBM com o nome de IBM PC-DOS. A IBM nao queria ter nenhum envolvimento ou direitos directos no SO para evitar processos judiciais.

        O DOS e’ mono-tarefas devido ‘as limitacoes do processador 8086, e nao devido ‘as capacidades de programacao da IBM ou Microsoft.

        A Microsoft comprou uma licensa ‘a AT&T (autora e detentora dos direitos do UNIX) para desenvolver o Xenix, inicialmente para PDP-11 e por conseguinte os Zilog. A MS licensiou o Xenix ‘a SCO para estes portarem o Xenix para os x86.

        Fiquem Bem!

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Certo é que o núcleo do kernel tem capacidade de mutex, já o restante código não o tem. É o SO que gere o computador. Isto não tem a haver com qualquer constrangimento na arquitetura do processador ou bottle neck directamente, a não ser a capacidade de endereçamento da RAM. Toda a gente sabe que o Bill Gates esteve integrado num projecto nos laboratórios da IBM, precisamente por causa do Disk Operation System. Foi aí que ele tomou contacto com o DOS. Mais tarde, quando já não estava a trabalhar na IBM é que apareceu o MS-DOS.

          1. Avatar de Ricardo Elias
            Ricardo Elias

            Explica o que que queres dizer com “mutex” porque esse termo nunca o vi referiado em 8086/MSDOS. Mas pode ser que porque faz varios anos que aprendi a arquitectura 8086, mais a fundo o 8085 (ate’ ao ponto de como este implementa as instrucoes, registos, etc), talvez ja’ me esqueci disso!

            O que um sistema operativo faz depende sempre das capacidades do processador. Este e’ que executa o codigo, e que define como sao feita as varias tarefas que o SO precise. O mesmo SO precisa de ser escrito de forma diferente dependendo da arquitectura.

            Quando o MS-DOS carregava uma aplicacao, nao conseguia limitar as capacidades que a aplicacao tinha devido ao real-mode do processador. Por isso, a aplicacao poderia mexer ‘a vontade no SO, adultera-lo, chamar outros INT de Hardware sem passar pelo MS-DOS (INT 21h), etc.

            A simulacao de multi-tarefas que os Windows 3.x e antecessores implementavam dependia das aplicacoes em abdicarem do processamento e passa-lo para o Windows, que depois passava para outra aplicacao, por isso e’ que era Cooperativo e nao Preemptive (apenas possivel em processadores a funcionar em Protected-Mode, e neste caso, a aplicacao pode ser interrompida a qualquer altura pelo processador para que o SO possa dar tempo a outra aplicacao ou fazer o que necessite). Mas isso nao tem nada a haver com “mutex” ou “capacidades” do SO.

            Sobre o desenvolvimento do IBM PC-DOS nao precisas de ir muito longe:
            http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_PC_DOS

            Se o MS-DOS teve origem no codigo da IBM, a Microsoft nao teria comprado o 86-DOS (porque comecar do zero demoraria muito mais tempo, e tempo e’ dinheiro) e licensiado uma versao para as especificacoes da IBM (IBM PC-DOS).

            A confusao talvez reside em “MS-DOS é um SO que teve a sua génese na IBM”. Tens razao em que o “MS-DOS” nasceu porque a IBM queria um “DOS” para os seus computadores. Mas o “codigo-fonte” do MS-DOS nao teve origem na IBM, mas no 86-DOS.

            Fiquem Bem!

    2. Avatar de Marco Mendes
      Marco Mendes

      He? LOL?

      1. Avatar de PGR
        PGR

        Realmente… Já não basta o dito “acordo ortográfico”.
        Dá-se o mesmo numero de cliques, fazendo “he” ou “é”. Ou estamos enganados???

        1. Avatar de luislelis
          luislelis

          como o meu teclado nao tem acentos (Ingles) nao da para meter acentos ou cedilhas capitche? Corrigindo da mas tenho de mudar a configuracao e como penso que um gajo inteligente sabe ver isso nem me dignei a explicar.
          Mas como deves ser Prof de Portugues As minhas desculpas.

      2. Avatar de luislelis
        luislelis

        Fico a aguardar um teclad(PT) por ti oferecido contacta-me para te dar a morada (e ja agora uma borracha para apagar os erros no ecran (nao tenho til espero que consigas entender na mesma ou entao pede que envio em dezenhos animados a explicacao).

  36. Avatar de O meu SO
    O meu SO

    Eu uso o Ubuntu, mas gostava de criar a minha própria distribuição linux, não gosto da maneira como o Linux está a ir (mas continuo a usa-lo), o linux está a ficar cada vez mais complicado como o Gnome 3 e o Unity (para mim está bem, mas acho que assim o linux fica mais para Geeks do que era antes).
    ——————————-
    Provavelmente vou ter respostas deste comentário tipo assim, “Usa o KDE!” “Usa o XFCE”! Mas eu gosto do Gnome!

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Usa OMO lava mais branco…

      Concordo contigo O gnome ta bom mas o novo Gnome tres e pa tas a ver e giro mas tem um ar de betinho teso tb nao gosto do kde o XFCE e tipo batatas fritas sem sal sabe a batata mas nao sabe bem.

    2. Avatar de tonyfrasouza
      tonyfrasouza

      Na tela de login, mude para Ubuntu padrão e seja feliz…

      1. Avatar de O meu SO
        O meu SO

        Não, eu gosto do unity, só me parece é que está mais complicado, e assim não vai trazer mais pessoas para o linux!

    3. Avatar de hippie
      hippie

      Oi,

      para começar um linux novo é por aqui :

      http://www.linuxfromscratch.org/

      Abs.

  37. Avatar de rubenduarte
    rubenduarte

    “Segundo indica o artigo da Rediff em Setembro de 2006, cerca de 1,5 milhões de estudantes de 2650 escolas governamentais do ensino secundário, deixarão de usar o SO Windows.”

    Em vez de “deixarão” deveria ser “deixaram”.

  38. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Não conhecia o Zorin Os , já o saquei os 1,1 Gb em 1 M , esta é a grandeza do Linux .

    Cumprimentos

  39. Avatar de Serva
    Serva

    O link para o Zorin é este :

    http://zorin-os.com

    CUMPRIMENTOS

  40. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    A IBM começou a usar Linux à +/- 10 anos.
    A IBM foi a primeira empresa a ter todos os seus terminais (desktops e servidores) a funcionarem com Linux.

    A IBM foi a primeira empresa a ter o primeiro computador com o primeiro SO, DOS (a correr num PC-DOS), que posteriormente o DOS foi vendido à Microsoft nos anos 80.

    A IBM foi a primeira empresa a fabricar o primeiro computador doméstico.

    Portanto, não estou nada admirado da IBM usar Linux.

  41. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Pedro ou alguém que possa apagar comentários, que apague estes dois meus comentários…
    O anterior porque enganei-me e tem lá informações que não são totalmente verdadeiras… E este porque… não é preciso justificar.

  42. Avatar de Italo
    Italo

    Minha distro escolhida também é o Arch Linux (embora eu esteja usando Windows neste instante). A simplicidade dela faz com que eu não consiga usar nenhuma outra distro. Depois de se acostumar com o poderoso pacman (e variados, como o powerpill), não é mais possível usar algo tão problemático e confuso como apt-get. A configuração centralizada via arquivos de texto também é uma mão na roda. Mas o melhor de tudo, é a capacidade de manter um sistema para sempre, sem necessidade de reinstalação, devido ao fato de ser um distro rolling release, ou seja, não é um ciclo de atualziações, os pacotes vão sendo atualizados conforme são lançados!
    Outro ótimo ponto é que os pacotes são lançados em sua forma original, são apenas compilados e empacotados, sem patches ou alterações. Você acaba tendo o que os desenvolvedores entregaram, e só.

    Estou mais familiarizado com o Arch em cojunto com o Openbox e outras aplicações (não uso muitas, pois instalo apenas o que vou usar), embora eu vá tentar usar o Compiz como WM Standalone.
    Vida longa e próspera!

  43. Avatar de pedro
    pedro

    A IBM é um dos maiores, senão o maior, investidor em Software Open Source…
    É uma empresa com visão…
    Como é claro, investe, mas também tira o seu proveito disso…

  44. Avatar de Tiago
    Tiago

    Novell… ainda tenho cá um file server com sistema operativo deles e só é reiniciado quando há intervenção eléctrica que obriga a desligar o quadro eléctrico… fantástico!